Deco

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,414
18,913
Para concluir, o Deco é uma espécie em vias de extinção, num futebol cada vez mais atlético e mecanizado onde a intensidade e as valências físicas se sobrepõem às técnicas, Deco era diferenciado unicamente pela sua relação com a bola, pela técnica, pela seua inteligência e subtileza em campo.

Quantos assim existem no futebol actual?
Por acaso, acho o contrário.

Deco foi talvez o protótipo do médio ofensivo moderno.
Podia ter sido um puro 10 como o Rui Costa (para dar um exemplo mais familiar) que só jogava quando a bola lhe chegava aos pés mas acabou por assumir o papel do médio contemporâneo com obrigações defensivas mas sem descurar a capacidade técnica que o diferencia.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,880
11,937
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Por acaso, acho o contrário.

Deco foi talvez o protótipo do médio ofensivo moderno.
Podia ter sido um puro 10 como o Rui Costa (para dar um exemplo mais familiar) que só jogava quando a bola lhe chegava aos pés mas acabou por assumir o papel do médio contemporâneo com obrigações defensivas mas sem descurar a capacidade técnica que o diferencia.
sim. a época chave da mudança foi a de 2003/2004. foi a bandeira da mudança do Porto para equipa mais controladora em vez de dominadora.

uma vez, o octávio disse que o deco era o nosso zidane. digo mesmo que foi o nosso xiquinho da época. soberbo.
 

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,414
18,913
O jogo em que percebi que este homem era um predestinado foi num Porto - Santa Clara na época 01/02 no antigo tribunal. Já era o Mourinho treinador.

Ganhamos 5-2 (ou algo assim) e o Deco, se não me falha a memória, marcou 2 e ainda assistiu pro Benny.

Estava nas Antas, na Norte, e o Porto estava a atacar para esse lado.
Há lá uma jogada à entrada da área (já não me recordo se deu golo) em que o Deco esventra 2 ou 3 gajos e o último dá-lhe uma sarrafada valente. O jogo não pára porque tínhamos a bola e o Deco - o Mágico Deco - volta para trás, sai da área com a bola controlada só para voltar a fintar o filho da puta que lhe acertou. E fintou!
 

guardabel

Bancada central
O jogo em que percebi que este homem era um predestinado foi num Porto - Santa Clara na época 01/02 no antigo tribunal. Já era o Mourinho treinador.

Ganhamos 5-2 (ou algo assim) e o Deco, se não me falha a memória, marcou 2 e ainda assistiu pro Benny.

Estava nas Antas, na Norte, e o Porto estava a atacar para esse lado.
Há lá uma jogada à entrada da área (já não me recordo se deu golo) em que o Deco esventra 2 ou 3 gajos e o último dá-lhe uma sarrafada valente. O jogo não pára porque tínhamos a bola e o Deco - o Mágico Deco - volta para trás, sai da área com a bola controlada só para voltar a fintar o filho da puta que lhe acertou. E fintou!
Lembro-me desse jogo.
Mas a primeira vez que vi o Deco e percebi que estava ali um gajo diferenciado foi quando o Salgueiros veio às Antas. Este jogo:
 
  • Love
Reações: F_Ferr

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,880
11,937
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
tantos que se lembram da sua 1ª vez com o deco.

de facto, deco era um comedor, tinha fama disso.
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,434
14,184
Se for metade de Diretor como foi jogador, já será uma mais valia ao clube.

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
Diz muito da importância que o Deco teve enquanto jogador e o perfil que pode acrescentar num clube da dimensão do Barça. Imagino as capas de certos jornais se fossem outros.
 
  • Like
Reações: Moreira e otilious

DeZ

Tribuna
9 Março 2012
4,818
6,939
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
O meu jogador favorito, duvido muito que alguém o supere.

Os momentos de magia foram imensos, mas este golo foi especial de ver ao vivo:

 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,171
23,899
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O jogo em que percebi que este homem era um predestinado foi num Porto - Santa Clara na época 01/02 no antigo tribunal. Já era o Mourinho treinador.

Ganhamos 5-2 (ou algo assim) e o Deco, se não me falha a memória, marcou 2 e ainda assistiu pro Benny.

Estava nas Antas, na Norte, e o Porto estava a atacar para esse lado.
Há lá uma jogada à entrada da área (já não me recordo se deu golo) em que o Deco esventra 2 ou 3 gajos e o último dá-lhe uma sarrafada valente. O jogo não pára porque tínhamos a bola e o Deco - o Mágico Deco - volta para trás, sai da área com a bola controlada só para voltar a fintar o filho da puta que lhe acertou. E fintou!
A jogada que me lembro mais, é no Porto Lázio.

Recebe a bola de costas, o Simeone sai para a pressão e ele espeta-lhe uma picadinha de costas fazendo um cabrito.

Parecia que via o jogo antes dos outros, e não sendo explosivo tirava adversários da frente com dribles onde a técnica era predominante.

Teve de prestar reverência a Ronaldinho, caso contrário jogando com mais liberdade ia soltar ainda mais o talento.

No Porto desfrutámos do Deco mais irreverente, um jogador muitooooooo à frente da realidade do campeonato.

E aparecia quase sempre nos jogos grandes, como os grandes costumam aparecer.
 
  • Like
Reações: Y_Chippo e Moreira