Arquitectura

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,009
26,122
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sakamoto disse:
rFdx, o Jorge Mendes é presidente da CM de onde moras? :D
O problema neste país não são (nem sempre) os presidentes de câmara..
O problema é a entourage que existe, e a entourage que resta, a entourage que é preciso colocar e esta coisa chamada empresas municipais que é um dos maiores cancros do nosso país.
 

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
10,891
12,887
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Deco
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
MiguelDeco disse:
Eu falei agora com o técnico que fez a obra para efetuarem uma avaliação da situação. Mas com isto passa mais tempo, eu enervo-me mais. E eu já estou em modo conspirativo, o que não é saudável para ninguém mas acredita que infelizmente tenho motivos para isso.. Esta gente brinca comigo porque infelizmente não posso defender-me..

O problema é que toda a gente me fala sempre nesses valores, não sei é porque raio o meu técnico avaliou aquilo em 15 mil euros.. Só se for tudo em ouro..

Mas eu verei o que ele me diz agora e vou tirando mais algumas dúvidas convosco. Obrigado.
Tens ideia que estimativa de custo de obra que o projetista colocou no pedido de licenciamento?
 

malaiko

Bancada lateral
29 Setembro 2016
926
197
@MiguelDeco 

- Dado que vais escolher cores escuras tem em atenção ao isolamento térmico que colocas nas fachadas porque a estrutura vai sofrer com isso.

- Obviamente que a escolha dos materiais terá que ser ainda mais refinada por questões de durabilidade.

- Importante que o Arquitecto seja muito bom na definição de todos os pormenores e que acima de tudo, face ao estilo de arquitectura optado, que te elucide bem dos pros e contras deste tipo de casas "clean" e "reto"... acautelar o comportamento das águas pluviais é deveras importante para não correres o risco de teres custos brutais na sua manutenção (terás q tirar fotos da casa antes do primeiro inverno senão ela já terá o mesmo aspecto ;) ).

- Essas palas, essas linhas retas e esses envidraçados terão que ser muito bem acautelados...não me acredito que fiquem tão "clean" como nessas perspectivas...a menos que o arquitecto nem queira saber do que disse no paragrafo anterior.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,009
26,122
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Paredes5 disse:
Tens ideia que estimativa de custo de obra que o projetista colocou no pedido de licenciamento?
100.000
Agora o que engloba este preço não sei.. Não sei se é só trolha e pedreiro ou algo mais.. Pelo orçamento que tenho fica muito mais caro do que isto..
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,009
26,122
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
malaiko disse:
@MiguelDeco 

- Dado que vais escolher cores escuras tem em atenção ao isolamento térmico que colocas nas fachadas porque a estrutura vai sofrer com isso.

- Obviamente que a escolha dos materiais terá que ser ainda mais refinada por questões de durabilidade.

- Importante que o Arquitecto seja muito bom na definição de todos os pormenores e que acima de tudo, face ao estilo de arquitectura optado, que te elucide bem dos pros e contras deste tipo de casas "clean" e "reto"... acautelar o comportamento das águas pluviais é deveras importante para não correres o risco de teres custos brutais na sua manutenção (terás q tirar fotos da casa antes do primeiro inverno senão ela já terá o mesmo aspecto ;) ).

- Essas palas, essas linhas retas e esses envidraçados terão que ser muito bem acautelados...não me acredito que fiquem tão "clean" como nessas perspectivas...a menos que o arquitecto nem queira saber do que disse no paragrafo anterior.
Uma casa, pelo que me têm dito, é sempre uma aventura..
Eu sei bem que o desenho é uma coisa e a realidade por vezes é outra.. mas eu ainda nem quero chegar lá porque ando mesmo super enervado com os problemas que se levantam a quem quer fazer alguma coisa neste país..
Chega a ser de loucos.

Quanto ao resto, eu não percebo nada de construção mas o empreiteiro que escolhi é um gajo de confiança, e que eu sei que fará um bom trabalho.. E tenho a ajuda do meu pai que nesse aspeto me deixa ainda mais sossegado porque ele trabalhou em grandes obras sempre e sabe o que faz..

Quanto ao resto, e para já, é um pormenor ainda. Eu gosto das coisas clean´s e minimalistas, mas sei que algures a realidade poderá fazer-me mudar de opinião.. Mas cada coisa a seu tempo..

Mas obrigado pela ajuda :)

Quando estiver pronta, se algum dia estiver, a francesinha fica marcada para minha casa. Está prometido :)
 

ncosta

Bancada central
11 Julho 2016
1,412
1,783
malaiko disse:
@MiguelDeco 

- Dado que vais escolher cores escuras tem em atenção ao isolamento térmico que colocas nas fachadas porque a estrutura vai sofrer com isso.

- Obviamente que a escolha dos materiais terá que ser ainda mais refinada por questões de durabilidade.

- Importante que o Arquitecto seja muito bom na definição de todos os pormenores e que acima de tudo, face ao estilo de arquitectura optado, que te elucide bem dos pros e contras deste tipo de casas "clean" e "reto"... acautelar o comportamento das águas pluviais é deveras importante para não correres o risco de teres custos brutais na sua manutenção (terás q tirar fotos da casa antes do primeiro inverno senão ela já terá o mesmo aspecto ;) ).

- Essas palas, essas linhas retas e esses envidraçados terão que ser muito bem acautelados...não me acredito que fiquem tão "clean" como nessas perspectivas...a menos que o arquitecto nem queira saber do que disse no paragrafo anterior.
Não leves a mal o que te vou dizer...

Mas escreveste um post cheio de asneiras baseado em lugares comuns (errados).
Espero que não opines assim sobre o porto.
Ainda vais dizer que o relvado do dragão não devia ser plano e recto por causa do correcto escoamento das aguas pluviais...
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,009
26,122
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Aboio disse:
Não leves a mal o que te vou dizer...

Mas escreveste um post cheio de asneiras baseado em lugares comuns (errados).
Espero que não opines assim sobre o porto.
Ainda vais dizer que o relvado do dragão não devia ser plano e recto por causa do correcto escoamento das aguas pluviais...
Eu percebi o que ele quis dizer.. E de certa forma tem alguma razão para quem não tem precaução neste tipo de coisas. Bem sei que as águas pluviais e o seu escoamento são essenciais quer em linhas retas quer em linhas ditas mais normais.
Por exemplo, um amigo meu fez uma casa parecida com a minha, mas sem o 1º andar, e entregou a um fulano que ele não conhecia de lado nenhum.. resultado, tem a casa toda fo****, infiltrações por todo o lado e uma casa com 2 anos tem a pintura toda estragada. Agora o erro por vezes é pensar que a culpa está na retidão das linhas arquitetónicas. Pois no caso dele, o problema está mesmo na questão de não ter precavido bem o processo construtivo e foi tudo feito em cima do joelho e com um fulano que deve ter poupado em imensa coisa..
Mas o sr. que me vai fazer a casa, caso eu consiga resolver este problema, é um fulano que já fez imensas casas, inclusive fez a casa dos meus pais, e que eu sei que não será por ele que terei problemas..
A ajudar a isso, o meu pai era responsável por uma central de betão e chefiava equipas na construção de barragens, estradas, prédios e conhece bastante do processo construtivo.. Aliás, na minha casa fez-se um muro a dividir a minha propriedade do meu vizinho, e metade fez ele metade fizeram uns trolhas avulsos e se forem lá ver conseguem ver quem fez o quê..
Tirando isso, conheço muito boa gente que têm casas ultra modernas e que nunca tiveram problemas nenhuns.. Como conheço muito boa gente com casas ditas "normais" e que quando chove têm águas dentro de casa..
Mas acredito que com qualidade de produtos, de mão de obra e procedimentos não deverei ter problemas nesse aspeto..
 

malaiko

Bancada lateral
29 Setembro 2016
926
197
Aboio disse:
Não leves a mal o que te vou dizer...

Mas escreveste um post cheio de asneiras baseado em lugares comuns (errados).
Espero que não opines assim sobre o porto.
Ainda vais dizer que o relvado do dragão não devia ser plano e recto por causa do correcto escoamento das aguas pluviais...
Obviamente não levo a mal, apenas fico curioso relativamente ao que dizes.

Lugares comuns?? Nem sei a que te referes...eu simplesmente falo da experiência que tenho, não tivesse eu ligado à reabilitação do existente e patologia de edifícios.

Falo em manutenção...garantir que o aspeto das fachadas e a integridade das zonas horizontais se perdurem no tempo.

Reparei agora que és Arquitecto...leve ser isso que te leva a reagir dessa maneira ;)
 

ncosta

Bancada central
11 Julho 2016
1,412
1,783
malaiko disse:
Obviamente não levo a mal, apenas fico curioso relativamente ao que dizes.

Lugares comuns?? Nem sei a que te referes...eu simplesmente falo da experiência que tenho, não tivesse eu ligado à reabilitação do existente e patologia de edifícios.

Falo em manutenção...garantir que o aspeto das fachadas e a integridade das zonas horizontais se perdurem no tempo.

Reparei agora que és Arquitecto...leve ser isso que te leva a reagir dessa maneira ;)
Sim sou arquitecto e não leves a mal.
Mas esse tipo de discurso é muito perigoso, quase a dizer às pessoas, por exemplo, que uma cobertura inclinada é melhor que uma cobertura plana. Há boas e más em ambas as situações - posso arranjar dezenas de exemplos -e não tenho preferencia por nenhuma porque já fiz das duas.
Sao bitaites perigosos para a minha profissão porque leva as pessoas a ter uma ideia pre-definida das coisas e na maioria dos casos, ideias erradas. Falar assim das coisas é como dizer que o messi é melhor que o ronaldo porque joga com o pé esquerdo ou o ronaldo é melhor que o messi porque joga melhor de cabeça. Sao comparações sem sentido, são ambos ótimos no seu todo como jogadores, cada um com as suas qualidades e defeitos.
Nao sei o que fazes propriamente ligado à reabilitação mas por causa disso mesmo denotei uma pequena resistencia à contemporaneidade. Ja fiz reabilitacao e ja fiz obra nova, e se as coisas forem mal feitas, vai entrar agua nas duas...

 

malaiko

Bancada lateral
29 Setembro 2016
926
197
- Aconselhei o user a ter precauções relativamente e 2 ou 3 pontos.
- Não disse, em momento algum, que esta Arquitectura é melhor ou pior que a tradicional.
- Não tenho qualquer resistência à contemporaneidade...antes pelo contrario.
- Não toquei sequer no tema "cobertura Inclinada" vs "cobertura plana ou invertida"...ambas tem os seus prós e contras.
- Volto a reforçar que é importante que haja muita consciência, e acima de tudo que, por parte do Arquitecto, haja um bom dialogo com o cliente. Se propõe X tem que explicar as consequências e prós e contras dessa escolha.
- Quando falo em linhas retas/clean e escoamento das águas falo em pormenores que se não forem devidamente acautelados o aspecto da moradia e posteriormente a integridade dos materiais vão ficar afectados...estou a falar de coisas simples como parte deste tipo de Arquitectura de não aceitar testas de palas/consolas com muita espessura porque a espessura vai tirar a "beleza" e a "simplicidade" do design mas sem essa espessura como o arquitecto vai resolver a questão do escoamento da pala de forma "funcional" para que não aparente escorridos passado pouco tempo? Vai aceitar pingadeiras (com alguma expressão) ou outros perfis que vão tirar o tal aspeto "clean"?

A água tem que ficar o menos tempo possível em contacto com os materiais e os materiais tem que ficar protegidos da melhor maneira de forma a minimizar as variações de temperatura que são sujeitos.

Gosto da inovação, gosto do design moderno, gosto do projecto apresentado....prefiro aliás ;) .
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,009
26,122
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
malaiko disse:
@MiguelDeco 

- Dado que vais escolher cores escuras tem em atenção ao isolamento térmico que colocas nas fachadas porque a estrutura vai sofrer com isso.

- Obviamente que a escolha dos materiais terá que ser ainda mais refinada por questões de durabilidade.

- Importante que o Arquitecto seja muito bom na definição de todos os pormenores e que acima de tudo, face ao estilo de arquitectura optado, que te elucide bem dos pros e contras deste tipo de casas "clean" e "reto"... acautelar o comportamento das águas pluviais é deveras importante para não correres o risco de teres custos brutais na sua manutenção (terás q tirar fotos da casa antes do primeiro inverno senão ela já terá o mesmo aspecto ;) ).

- Essas palas, essas linhas retas e esses envidraçados terão que ser muito bem acautelados...não me acredito que fiquem tão "clean" como nessas perspectivas...a menos que o arquitecto nem queira saber do que disse no paragrafo anterior.
Pelo que depreendi tu andas pelo mundo das remodelações.. Diz-me uma coisa, ultimamente tenho visto imensos prédios na ribeira, de ambos os lados, tudo com soalho em pinho.. pelo que me parece.. não sei se do nacional ou do estrangeiro..
Sabes mais ou menos preços para esse tipo de soalho? o que te diz a tua experiência em termos de soalhos?
Obrigado
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,009
26,122
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sakamoto disse:
@MiguelDeco tens que pagar uma cerveja ao @André Farinha que te ressuscitou o tópico, de repente ainda te ajudam a resolver o problema e a pagares menos :D
Por mais que possa ficar agradecido pouca gente me pode ajudar neste meu problema..
E eu pago-lhe a cerveja e a francesinha dele, contando que ele não me encha a casa com post´s daqueles que vocês sabem que eu estou a falar..
 

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
16,088
19,611
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
MrKovac disse:
Só queria escrever aqui. Taveira.
Não fodas ainda mais isto , o Farinhas está a deixar este tópico pior que os pacotes das universitárias
 

ncosta

Bancada central
11 Julho 2016
1,412
1,783
malaiko disse:
- Aconselhei o user a ter precauções relativamente e 2 ou 3 pontos.
- Não disse, em momento algum, que esta Arquitectura é melhor ou pior que a tradicional.
- Não tenho qualquer resistência à contemporaneidade...antes pelo contrario.
- Não toquei sequer no tema "cobertura Inclinada" vs "cobertura plana ou invertida"...ambas tem os seus prós e contras.
- Volto a reforçar que é importante que haja muita consciência, e acima de tudo que, por parte do Arquitecto, haja um bom dialogo com o cliente. Se propõe X tem que explicar as consequências e prós e contras dessa escolha.
- Quando falo em linhas retas/clean e escoamento das águas falo em pormenores que se não forem devidamente acautelados o aspecto da moradia e posteriormente a integridade dos materiais vão ficar afectados...estou a falar de coisas simples como parte deste tipo de Arquitectura de não aceitar testas de palas/consolas com muita espessura porque a espessura vai tirar a "beleza" e a "simplicidade" do design mas sem essa espessura como o arquitecto vai resolver a questão do escoamento da pala de forma "funcional" para que não aparente escorridos passado pouco tempo? Vai aceitar pingadeiras (com alguma expressão) ou outros perfis que vão tirar o tal aspeto "clean"?

A água tem que ficar o menos tempo possível em contacto com os materiais e os materiais tem que ficar protegidos da melhor maneira de forma a minimizar as variações de temperatura que são sujeitos.

Gosto da inovação, gosto do design moderno, gosto do projecto apresentado....prefiro aliás ;) .
Ok, tranquilo.
Posso só perguntar exatamente o que fazes?
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,009
26,122
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Lucho75 disse:
Agora tenho a certeza que o @André Farinha é um boot.

O homem a pedir ajuda para o seu projecto e este vem postar sobre pontes.?!!!

Que comédia.

@MiguelDeco,

Desculpa vir meter nojo so teu topico mas isto é demais.

Abraço
com os problemas que eu tenho pode é ser uma inconsciente oferta de solução para mim..

:)