André Villas-Boas

Estado
Não está aberto para novas respostas.
B

Bluedream

Guest


Luís André Pina Cabral Villas-Boas nascido em 1977-10-17, no Porto, foi treinador principal do FC Porto na época 2010/2011 onde venceu 4 títulos: Supertaça, Liga Portuguesa, Liga Europa e Taça de Portugal.

PERCURSO COMO TREINADOR


DE CANDIDATO A PRESIDENTE

No dia 17 de Janeiro anunciou a sua candidatura à presidência do FC Porto sob o mote de "Só há um Porto".

A 27 de Abril de 2024 a Lista B foi a mais votada nas eleições para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028 que decorreram este sábado no Estádio do Dragão. 26.876 sócios elegeram o 32.º líder da instituição.

O movimento Só há um Porto, liderado pelo técnico vencedor da Liga Europa em 2011, recolheu 21.489 votos dos associados e superou a concorrência da lista A, liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa (5.224 votos), e da lista C, de Nuno Lobo (53 votos). A lista D, encabeçada por Miguel Brás da Cunha, era apenas candidata ao Conselho Superior.


O Presidente

Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas nasceu no Porto em 1977. É o sócio n.º 7.616. Com raízes familiares intimamente ligadas à fundação do clube, tanto com António Nicolau d’Almeida como com José Monteiro da Costa, as conversas à volta do clube marcaram os seus primeiros anos. O orgulho em ser portista e a paixão pelo futebol contagiaram-no desde cedo e a presença no Estádio das Antas era uma constante.

Os aspetos técnicos do jogo e o treino entraram muito rapidamente na vida do adolescente. Num ato pensado e ponderado, aos 17 anos, interpelou o então timoneiro do FC Porto, Bobby Robson. O ídolo Domingos era tema de conversa. Surpreendido pelo que ouvira, Robson introduziu o jovem aspirante ao mundo do futebol, incentivou-o a obter formação e a frequentar cursos de treinador, apostando na sua formação em Portugal e no estrangeiro.

Villas-Boas iniciou a carreira nas equipas de formação do FC Porto, orientou todos os escalões desde as escolinhas até aos juniores e desempenhou várias funções técnicas no clube, desde o scouting à observação de adversários. A chegada de José Mourinho trouxe-lhe novas responsabilidades, quando passou a integrar a equipa técnica do Special One como observador de adversários. Assim, durante as cinco temporadas em que o clube venceu vários títulos nacionais e internacionais, nomeadamente a Taça UEFA de 2002/03 e a Liga dos Campeões de 2003/04, enriqueceu um vasto currículo.

Estreou-se como técnico principal na Académica de Coimbra, em 2009, e logo evidenciou o potencial que lhe era reconhecido. Esse caminho levou-o a receber um convite para assumir o comando do FC Porto. A oficialização deu-se a 2 de junho de 2010. Num só ano, André Villas-Boas conquistou uma Supertaça Cândido de Oliveira, um Campeonato Nacional - sem derrotas, festejando a vitória no estádio do maior rival -, uma Taça de Portugal e a Liga Europa.

Com a conquista da competição internacional, tornou-se também no mais jovem treinador de sempre a ganhar uma prova europeia. Como reconhecimento do sucesso, mas sobretudo reconhecendo o amor ao clube de sempre, o FC Porto decidiu homenageá-lo em 2011 com a atribuição de um Dragão de Ouro, troféu que recebeu das mãos de Jorge Nuno Pinto da Costa antes de agraciar os portistas com um discurso que ainda hoje perdura na memória do universo azul e branco.

Prosseguiu a carreira em vários emblemas reputados do futebol europeu e mundial, como treinado o Chelsea, o Tottenham, o Zenit de São Petersburgo, o Shanghai SIPG ou o Marselha.

Começou a preparar a candidatura à presidência do Futebol Clube do Porto há dois anos, altura em que reuniu uma equipa com as valências e competências necessárias. Reunido o apoio entusiástico da maioria dos votantes, André Villas-Boas define como bandeiras a modernidade, os valores, o rigor, o planeamento, a dedicação e o trabalho que o FC Porto merece para honrar e manter o clube numa senda de vitórias sem igual.

DIREÇÃO

Presidente
Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas

Vice-Presidentes
Rui Jorge Teixeira de Carvalho Pedroto
João Begonha da Silva Borges (pelouro financeiro)
Tiago Filipe da Veiga Guarda Gomes de Madureira
Francisco António Miranda Araújo
José Luís Gomes de Andrade

Vogais
Alberto de Sousa Babo
Teresa Paula Dias Figueiras
Joana Pinto Leite César Machado Ortigão de Oliveira

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente
António Manuel Lopes Tavares

Vice-Presidente
Jorge Manuel Araújo de Sousa Basto

Secretários
Susana Abreu Alves Pereira Furtado de Mendonça
Vasco Miguel Barros Leal Cardoso
Vasco Bruno de Figueiredo Azeredo

Suplentes
Fernando Nuno Fernandes Ribeiro dos Reis
José Manuel Duque Rodrigues
Mafalda Leão e Seabra Ortigão de Oliveira

CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR

Presidente
Angelino Cândido de Sousa Ferreira

Vice-Presidente
Carlos Manuel Maia da Rocha Nunes

Secretário
Rui Edgar Peixoto Araújo Duarte

Relatores de Contas
Rui Manuel Pais Brochado
Carlos Afonso Dias Leite Freitas dos Santos

Relator de Contencioso
Sofia da Costa Pimenta de Sá Azeredo
Relator de Sindicância
António Maria da Fonseca Côrte-Real Souto Neves

Suplentes
João Pedro Martins Costa
Miguel Paulo Pais Brochado


 
Última edição por um moderador:
S

SuperDragão

Guest
Agradeço as muitas vitórias saborosas (aquela dos 5-0 e dos 3-1 fora para a Taça foram divinais) e também os títulos conquistados, mas não me agradou a forma como saiu do FCPorto. Apesar disso ainda acabou por render 15M de Euros o que nos tempos que correm já não foi nada mau... :)
 
H

hm1893

Guest
Sentimentos distintos em relação a sua curta passagem pelo clube.
 

ElTigre

Bancada central
15 Abril 2011
1,710
4
London, UK
Um dia voltará.

Que lhe corra tudo bem no Tottenham, pois já teve penalização que chegue no Chelsea por abandonar o melhor clube do mundo.

PS: Na minha opinião, se há espaço nesta área para AVB, também tem que haver para José Mourinho.
 

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,193
7
46
Trofa
Deu-nos um ano de sonho, e no final talvez iludido pelos milhões deixou a sua cadeira... Mas se o meu presidente perdoou eu também perdoo. E por mim pode voltar quando quiser.
 

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
845
46
36
Barcelos
O meu treinador "favorito" de sempre no FC Porto (embora não tenha tido oportunidade de ver outroa grandes treinadores que por cá brilharam)! Diz muito!

Tudo, naquele ano, foi brilhante. O "melhor" (opinião puramente pessoal) futebol que vi o FC Porto jogar foi com ele, nunca jogamos um futebol tão parecido com o meu futebol "de sonho", como nessa época. Adorei, época inesquecível, jamais me esquecerei dos grandes jogos que fizemos, éramos uma equipa fortíssima, muito devido a este senhor.

Não fiquei chateado com ele, obviamente (não tenho razões para tal, nem compreendo tanta animosidade contra ele mas whatever), e tenho a certeza que em "breve" voltará e continuará a sua "história" com todos nós a apoiar e a vencer.

Mas um dia, com mais tempo, dedico-me a escrever sobre este Senhor, o treinador com que mais me identifico.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Foi de facto uma época de sonho por toda envolvência. Para além da equipa jogar futebol espectacular todos os portistas eram um só. Isto é que AVB consguiu muito bem e daí a grande dor pela sua saída. Também lhe chamei traidor a quente mas não foi. Muito antes da data anunciada estava tudo tratado.

Não consigo dizer que foi o melhor porque para mim foi o Mestre. As longiquas épocas 77-78 e 78-79 continuam a ser duas épocas de grande sucesso interno e o inicio da caminhada triunfal. Pedroto também uniu tudo e todos. Os festejos do golo de Ademir acabar o jogo continuam inesqueciveis. Foram festejos com muitas lágrimas á mistura.

Mas a época de AVB provocou igualmente muitas lágrimas de alegria. Não tenho problemas em contar isso porque nesse jogos tenho sempre o sentimento de alegria e tristeza de o meu pai não assistir a esses momentos.
Não tenho dúvidas que AVB há-de voltar.
 
P

Puma1981

Guest
Custou muito a saída do andré mas quando voltar espero que seja por alguns anos.... tenho dificuldades em desejar-lhe sorte..... porque quanto mais ganhar no estrangeiro mais tempo demora a regressar a sua casa:)
 

Gold

Bancada central
23 Abril 2012
1,722
8
O Treinador que me mais marcou, eu só gostava de ver o AVB de volta à sua cadeira ! Estou crente que esta para breve, não acredito no seu sucesso em londres e infelizmente também não acredito do sucesso prolongado do VP.
 
S

Son1c

Guest
Tem mais que merecidamente lugar nesta zona do fórum, isso só por si já diz muito. A sua história no clube ainda não acabou, o que me deixa feliz. Cadeiras há muitas ( umas de sonho outras não ), mas o mais importante para mim é que a pessoa que se senta nelas tenha competência para isso. Boa sorte no novo projecto, e que não demore muito o seu regresso.
 
G

goldragon

Guest
É com alguma alegria que vejo as derrotas dele. A tua cadeira é aqui AVB :)
É o nosso D.Sebastiao lol
 
B

BEN

Guest
O lloris ainda agora chegou e já haja confusão entre ele e o vilas.
O que vale é que ele é um exímio condutor de homens, senão....

 
Estado
Não está aberto para novas respostas.