Autor Tópico: 41º GP Internacional Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho (2.2)  (Lida 2053 vezes)

Offline Pedrix77

• Tribuna
O novo líder é o José Neves, por causa de um corte de tempo no sprint.

Tem 2s de avanço sobre o Rafael Reis.

Offline jpgm97

• Arquibancada
  • *
O novo líder é o José Neves, por causa de um corte de tempo no sprint.

Tem 2s de avanço sobre o Rafael Reis.

Esta edição é menos dura que o ano passado, se não me engano. Mas quais são os obstáculos a nível de dureza nas próximas etapas?

Offline Pedrix77

• Tribuna
Esta edição é menos dura que o ano passado, se não me engano. Mas quais são os obstáculos a nível de dureza nas próximas etapas?

Este edição é menos dura porque só tem uma chegada em montanha, o Alto de Montejunto. Nas outras edições tem havido uma subida ao Parque Eólico da Carvoeira, mas este ano não.

Basicamente amanhã é o circuito de Torres Vedras que pode fazer algumas diferenças, mas creio que tudo se vai resolver no Domingo, na subida ao Montejunto. 

Offline Pedrix77

• Tribuna
Classificação Portista:

Etapa:
5º Ricardo Mestre
18º José Neves mt
21º António Carvalho mt
27º Gustavo Veloso mt
35º Angel Rebollido 5s
74º Tiago Ferreira a 10:39

Geral:
1º José Neves
5º Gustavo Veloso a 9s
14º Ricardo Mestre a 24s
22º António Carvalho a 31s
32º Angel Rebollido a 1:03
73º Tiago Ferreira a 11:11

Geral Equipas:
1º W52 FC Porto

Geral Pontos:
5º Ricardo Mestre 10 pts
7º Tiago Ferreira 6 pts

Geral Montanha:
1º Tiago Ferreira 15 pts

Geral Metas Volantes:
3º Tiago Ferreira 6 pts

Geral Juventude:
1º José Neves
32º Tiago Ferreira a 11:11

Offline Pedrix77

• Tribuna
Barthe vence etapa e José Neves veste amarela

O francês Cyril Barthe (Euskadi Basque Country-Murias) ganhou hoje a primeira etapa em linha do Troféu Joaquim Agostinho, uma ligação de 162 quilómetros, entre a Ventosa e Sobral de Monte Agraço, aproveitada pelo alentejano José Neves (W52-FC Porto) para arrebatar a camisola amarela a Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA).

A tirada decidiu-se com um emocionante sprint, no qual João Matias (Vito-Feirense-BlackJack) tomou a dianteira, mas acabou ultrapassado, mesmo em cima da meta, por Cyril Barthe. O gaulês fechou a etapa com 4h06m22s, o mesmo tempo de João Matias e Mikel Alonso (Team Euskadi), segundo e terceiro, respetivamente.

“A etapa foi muito exigente, porque o percurso era constantemente a subir e a descer. Na fase final a equipa trabalhou bem para anular a última fuga, porque sabíamos que a chegada, ligeiramente a subir, era boa para mim. Estou muito feliz com esta vitória”, resumiu o vencedor da etapa.

A luta pela camisola amarela aqueceu nos últimos 15 quilómetros, quando seis homens se adiantaram, entre os quais candidatos ao triunfo final, como Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), Joni Brandão (Sporting-Tavira), Óscar Hernández (Aviludo-Louletano-Uli) e Henrique Casimiro (Efapel).

O pelotão reagiu e a tirada acabaria por decidir-se ao sprint, mas com consequências na classificação geral. Os “cortes” existentes no pelotão tiraram a camisola amarela a Rafael Reis. O símbolo da liderança passa a ser envergado por José Neves, que tem dois homens da Caja Rural-Seguros RGA à perna. Rafael Reis está a 2 segundos e Nicholas Shcultz tem uma desvantagem de 7 segundos.

“O objetivo para hoje passava por não perder tempo e por tentar bonificar alguns segundos para aproximar-me da amarela. Calhou bem, porque já cheguei à liderança. A equipa está num grande momento de forma e tudo vai fazer para tentar levar a amarela. Estou bem e penso que os meus colegas vão confiar em mim”, afirmou José Neves.

A etapa foi animada por uma fuga que se iniciou antes de percorridos os primeiros dez quilómetros. O pelotão consentiu a saída de Tiago Ferreira (W52-FC Porto), Gotzon Udondo (Euskadi Basque Country-Murias), Nicolas Sessler (Burgos BH) e Paulo Silva (LA Alumínios), mas a diferença máxima que autorizou rondou os dois minutos.

Gotzon Udondo aproveitou a escapada para assumir a dianteira na classificação das metas volantes e Tiago Ferreira garantiu as camisolas da montanha e do combinado. A 28 quilómetros da chegada acabou a fuga, depois de o pelotão acelerar na última subida pontuável da jornada. José Neves continua a ser o melhor jovem e Cyril Barthe é o primeiro na classificação por pontos. A W52-FC Porto continua no topo da geral coletiva.

A segunda etapa vai disputar-se na tarde deste sábado. Começa às 15h00 em Serra d’el Rei, terminando cerca das 18h25 no centro de Torres Vedras. Será uma tarde de muito ciclismo para os torrienses, que poderão ver o pelotão várias vezes, a partir das 16h50, primeira das cinco passagens na meta, já que os últimos 70 quilómetros serão percorridos no sobe e desce do circuito de Torres Vedras.

In Federação Portuguesa de Ciclismo

Offline Pedrix77

• Tribuna
Óscar Hernández (Aviludo-Louletano) vence a etapa e é o novo camisola amarela.

Ricardo Mestre 7º

Offline Pedrix77

• Tribuna
O espanhol Óscar Hernández (Aviludo-Louletano-Uli) venceu hoje a segunda etapa do Troféu Joaquim Agostinho, uma ligação de 144 quilómetros, entre Serra d’El Rei e Torres Vedras, e é o novo dono da camisola amarela.

Assistiu-se a uma etapa morna e lenta, que apenas aqueceu nas duas últimas voltas ao circuito de Torres Vedras, quando, a cerca de 30 quilómetros do final, um grupo de 14 corredores saiu de pelotão para discutir a etapa.

Óscar Hernández e Alejandro Marque (Sporting-Tavira) eram os mais bem colocados do grupo na classificação geral. O pelotão tentou contrariar a iniciativa do numeroso grupo, através da perseguição movida pela W52-FC Porto e pela Euskadi Basque Country-Murias, mas nada pôde fazer para evitar o sucesso de Óscar Hernández.

O espanhol da Aviludo-Louletano-Uli, já vencedor do Troféu Liberty Seguros nesta temporada, atacou no grupo dianteiro, a cerca de 4 quilómetros do final, na companhia do compatriota Jesús del Pino (Efapel). Os dois entenderam-se preparavam-se para discutir o triunfo na etapa, quando, nos dois quilómetros finais, Jesús del Pino caiu, estendendo, involuntariamente, a passadeira vermelha para o sucesso do colega de fuga.

Óscar Hernández cortou a meta com 3h59m19s de corrida, à baixa média de 36,103 km/h, condicionada pelo forte vento, com 4 segundos de vantagem sobre os mais diretos perseguidores. O uruguaio Fabricio Ferrari (Caja Rural-Seguros RGA) foi o segundo e o português António Barbio (Miranda-Mortágua) foi o terceiro. Devido à queda dentro dos três últimos quilómetros, Jesús del Pino foi creditado com o mesmo tempo do vencedor.

José Neves (W52-FC Porto) chegou no primeiro pelotão, a 26 segundos do vencedor, entregando a camisola amarela a Óscar Hernández, que está na dianteira com 14 segundos de vantagem sobre Alejandro Marque e com 19 segundos sobre António Barbio.

“O meu colega David da la Fuente fez um trabalho excecional na fuga, puxando sozinho 15 ou 20 quilómetros. A um quilómetro do alto da serra da Vila ataquei com o António Barbio e com o Jesús del Pino. Na descida fiquei apenas com del Pino, que caiu e eu ganhei. Sinto-me bem, mas não esperava chegar à liderança. Amanhã penso que poderei defender a camisola amarela. Veremos como respondem as pernas”, diz o novo comandante da geral, da classificação por pontos e do combinado.

José Neves perdeu a amarela, mas manteve a laranja, símbolo de melhor jovem. Tiago Ferreira (W52-FC Porto), na montanha, e Gotzon Udondo (Euskadi Basque Country-Murias), nas metas volantes, seguraram as respetivas lideranças. A W52-FC Porto segue no topo da geral por equipas.

A 41.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho termina neste domingo, dia em que se disputa a etapa-rainha. A tirada decisiva começa no Cadaval, 11h20, terminando cerca das 15h20, no alto de Montejunto, onde a meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria, no final dos 172 quilómetros da viagem. A derradeira subida é antecedida por duas outras montanhas, uma de segunda categoria e outra de primeira, ambas nos derradeiros 25 quilómetros.

Offline Pedrix77

• Tribuna
Classificação Portista:

Etapa:
7º Ricardo Mestre a 4s
19º António Carvalho a 26s
20º José Neves mt
42º Gustavo Veloso a 2:46
99º Tiago Ferreira a 16:59
Angel Rebollido DNF

Geral:
4º José Neves a 21s
6º Ricardo Mestre a 23s
17º António Carvalho a 52s
36º Gustavo Veloso a 2:50
95º Tiago Ferreira a 28:05

Geral Equipas:
1º W52 FC Porto

Geral Pontos:
5º Ricardo Mestre 16 pts
12º Tiago Ferreira 6 pts

Geral Montanha:
1º Tiago Ferreira 15 pts

Geral Metas Volantes:
5º Tiago Ferreira 6 pts

Geral Juventude:
1º José Neves
50º Tiago Ferreira a 27:44

Offline Pedrix77

• Tribuna

Offline Pedrix77

• Tribuna
Vitória na etapa para o Henrique Casimiro.

3º José Neves e 4º António Carvalho

Offline Pedrix77

• Tribuna
Ganhamos a geral com o José Neves!!!

Offline Pedrix77

• Tribuna
Alentejanos Neves e Casimiro coroados na serra

A terceira e última etapa do Troféu Joaquim Agostinho, hoje disputada ao longo de 172 quilómetros, entre o Cadaval e o alto de Montejunto, foi um duelo de alentejanos com dois vencedores. Henrique Casimiro (Efapel) ganhou a etapa e José Neves (W52-FC Porto) conquistou a classificação geral.

A viagem foi movimentada por um grupo de 17 corredores, que atacou ao quilómetro 17, mas que não resistiu aos derradeiros 23,9 quilómetros, nos quais estavam colocadas três montanhas, uma de segunda e duas de primeira categoria, a última coincidente com a chegada.

A subida de segunda categoria foi aproveitada para endurecer a corrida e fazer a primeira seleção, mas nas duas escaladas em plena serra de Montejunto, no Avenal e no alto da montanha, tudo mudou de figura.

Do grupo de favoritos destacaram-se António Carvalho e José Neves (W52-FC Porto), Joni Brandão (Sporting-Tavira) e Henrique Casimiro (Efapel). A cerca de 4 quilómetros da meta, o almodovarense da Efapel atacou e pedalou em solitário para a vitória na etapa.

Henrique Casimiro cortou a meta com 4h26m50s, menos 6 segundos do que Joni Brandão e menos 9 segundos do que José Neves, que ocuparam as posições imediatas. A ousadia de Casimiro deu-lhe a etapa e quase lhe permitia a conquista da camisola amarela.

“Foi uma etapa muito nervosa, era a etapa mais dura e todos sabíamos que seria aqui que se decidia a corrida. Não é por acaso que chamam ‘Angliru’ à subida do Avenal, porque fez logo uma grande diferença. Quando os candidatos ficaram destacados achei que era o momento certo para atacar, porque estava um pouco mais distanciado na geral e poderia ter alguma margem. Ficar apenas a 4 segundos da camisola amarela deixa um certo sabor amargo, mas quem ficou atrás de mim ficou um pouco mais longe. Perdi cerca de 20 segundos no prólogo, o que é muito difícil de recuperar para um contrarrelogista como o José Neves numa prova com um contrarrelógio e apenas três etapas em linha”, admite o vencedor da etapa.

José Neves acabou no topo da geral, recuperando a camisola amarela que ontem perdera para Óscar Hernández (Aviludo-Louletano-Uli) e concretizando um objetivo delineado há muito tempo. Henrique Casimiro foi o segundo classificado, a 4 segundos e Joni Brandão fechou o pódio a 5 segundos, diferenças mínimas que espelham o equilíbrio e a competitividade patentes no encerramento da 41.ª edição do Troféu Joaquim Agostinho.

“Durante a primeira etapa do Grande Prémio Abimota, quando estava lesionado e ia no carro da equipa, disse ao diretor desportivo, Nuno Ribeiro, que quando voltasse a treinar ia preparar-me física e psicologicamente para discutir o Troféu Joaquim Agostinho. Já no início do ano assumi que seria um dos meus objetivos. No prólogo foi por pouco que não vesti a amarela, mas fiquei com ela no segundo dia, quando nem tinha intenção de o fazer. Ontem perdi a amarela. Foi uma batalha perdida, mas não a guerra. Hoje viemos prontos para a guerra. Eu tinha algum receio de arrancar, mas os meus colegas disseram-me para não ter medo e motivaram-me”, conta José Neves.

Além da camisola amarela, José Neves também levou para casa a laranja, que simboliza o melhor jovem da competição. O equilíbrio da geral individual também se refletiu nas classificações por pontos e da montanha. A primeira foi ganha por Henrique Casimiro, em igualdade pontual com Óscar Hernández e Cyril Barthe (Euskadi Basque Country-Murias). David de la Fuente (Aviludo-Louletano-Uli) foi o melhor trepador, embora com os mesmos pontos de Henrique Casimiro e Joni Brandão. O espanhol do Louletano venceu ainda a classificação do combinado. Gotzon Udondo (Euskadi Basque Country-Murias) venceu a geral das metas volantes. Por equipas impôs-se a W52-FC Porto.

Offline Morais

• Tribuna Presidencial
Esse José Neves está demonstrando um grande potencial.Muito bom.

Offline Pombal

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Setembro/16
Penso que a vaga para a Volta será entre ele e o João Rodrigues, sendo este ultimo o mais que provável.

Offline Pedrix77

• Tribuna
Classificação Portista:

Etapa:
3º José Neves a 9s
4º António Carvalho a 10s
18º Gustavo Veloso a 2:18
31º Ricardo Mestre a 5:30
47º Tiago Ferreira a 7:03

Geral:
1º José Neves
4º António Carvalho a 36s