Autor Tópico: Campeonatos Nacionais 2018  (Lida 881 vezes)

Offline Pedrix77

• Tribuna
Campeonatos Nacionais 2018
20/Jun/18, 15:44
O Campeonato Nacional de Estrada para corredores de elite e sub-23 da época de 2018, realiza-se em Belmonte, concelho que recebe a competição, entre 22 e 24 de junho.

Durante três dias, são esperados em Belmonte cerca de duas centenas de corredores, a que se juntarão as equipas de trabalho, os elementos da organização, os jornalistas e os adeptos, contribuindo, através do ciclismo, para a dinamização social e económica do interior do país, por via de uma competição com o simbolismo do Campeonato Nacional.

Calendário das Provas:

Sexta-feira - 22 de junho – 11h00
. Contrarrelógio Elites Femininas
. Contrarrelógio Sub-23 Masculinos
. Contrarrelógio Elites Masculinos

Sábado - 23 de junho – 11h00
. Prova de Fundo Feminina - Cadetes, Juniores, Elite, Masters

Sábado - 23 de junho – 15h00
. Prova de Fundo Sub-23 Masculinos

Domingo - 24 de junho – 11h00
. Prova de Fundo Elite Masculina

Perfil do CR Elites Masculinos

Perfil da Prova de Fundo Elites

Perfil Detalhado do Circuito Final

Offline Pedrix77

• Tribuna
Na prova do CR de Elites a nossa equipa vai estar representada pelo José Neves e pelo João Rodrigues.

Offline Pedrix77

• Tribuna
Ordem de Partida para o CR:

12h21 Daniel Silva - RP Boavista
12h23 Pedro Paulinho - Efapel
12h24 João Rodrigues - W52 Porto
12h25 João Benta - RP Boavista
12h26 António  Barbio - Miranda Mortágua
12h27 Edgar Pinto - Vito Feirense Blackjack
12h28 Tiago Machado - Katusha
12h29 Gaspar Gonçalves - Liberty Seguros
12h30 Sérgio Paulinho - Efapel
12h31 José Neves - W52 Porto
12h32 José Gonçalves - Katusha
12h33 Rafael Reis - Caja Rural
12h34 Domingos Gonçalves - RP Boavista

Offline Pedrix77

• Tribuna
Domingos Gonçalves revalidou o título de Campeão Nacional.

José Neves 4º e João Rodrigues 7º

Offline Pedrix77

• Tribuna
Classificação completa do CR Elites Masculino:

1. Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), 43m06s
2. José Gonçalves (Team Katusha Alpecin), 43m18s
3. Tiago Machado (Team Katusha Alpecin), 43m26s
4. José Neves (W52-FC Porto), 44m34s
5. Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA), 46m01s
6. Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass), 46m17s
7. João Rodrigues (W52-FC Porto), 46m20s
8. Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), 46m22s
9. Edgar Pinto (Vito-Feirense-BlackJack), 46m31s
10. João Benta (Rádio Popular-Boavista), 46m35s
11. António Barbio (Miranda-Mortágua), 47m35s
12. Sérgio Paulinho (Efapel), 49m59s
13. Pedro Paulinho (Efapel), 52m37s

Offline Pedrix77

• Tribuna
Nos sub23 o Campeão Nacional de CR agora é o Ivo Oliveira, que sucede ao nosso José Neves.

Nas elites femininas a nova campeã nacional de CR é a Daniela Reis

Offline Pedrix77

• Tribuna
Os corredores apontados como candidatos à conquista dos títulos nacionais de contrarrelógio confirmaram as expectativas e venceram, hoje, os exercícios individuais do Campeonato Nacional de Estrada, em Belmonte.

A prova de elite masculina assistiu a um duelo entre os gémeos Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista) e José Gonçalves (Team Katusha Alpecin), com Tiago Machado (Team Katusha Alpencin) a dificultar a tarefa aos irmãos de Barcelos.

Domingos Gonçalves acabou por ser o mais forte, concluindo os 33,7 quilómetros em 43m06s, menos 12 segundos do que José Gonçalves. O famalicense Tiago Machado completou o pódio, a 20 segundos do vencedor. Só os três minhotos cruzaram a meta em menos de 44 minutos.

“Dei o meu máximo, tentando gerir o esforço. Deu-me algum ânimo começar a ver o Rafael Reis na segunda subida do percurso, pois vi que estava a andar bem. Depois comecei a ver o Sérgio Paulinho ao longe. Na parte final, em paralelo, a roda da frente prendeu mais um bocadinho, quebrei aqui, mas os outros também. Consegui completar o meu objetivo: vencer o nacional”, descreve Domingos Gonçalves.

O bicampeão nacional não dá muito destaque à luta mano a mano entre irmãos. “É meu irmão, mas em cima da bicicleta é um rival como os outros. Fora da bicicleta é mais um amigo, como outros que tenho no pelotão”, salienta o boavisteiro.

O pódio de sub-23 foi integralmente composto por ciclistas que representam equipas estrangeiras. O melhor de todos foi Ivo Oliveira (Hagens Berman Axeon). O gaiense conquistou o primeiro título sub-23 de estrada da carreira, terminando os 24,1 quilómetros de prova em 31m35s, com uma folgada margem de 28 segundos sobre o companheiro de equipa João Almeida, segundo classificado. O terceiro foi Tiago Antunes (Aldro Team), a 1m51s do mais veloz.

“Vencer era o meu objetivo. Vim para aqui treinar duas vezes, com a ajuda do meu irmão Hélder, que me ajudou a perceber o que tinha de fazer para regular o esforço. Hoje, com as indicações do selecionador de pista, Gabriel Mendes, que vinha atrás de mim no carro, fiquei motivado. Era a minha última oportunidade de ganhar um título em sub-23 e consegui alcançar o objetivo”, frisou Ivo Oliveira, emocionado, após o final da corrida.

Se na prova de elite a luta pelo título foi entre irmãos, em sub-23 foi entre colegas de equipa. “Sabia que o meu companheiro era o principal adversário. Não vejo isso como uma coisa má. Se fosse ele a ganhar ficava igualmente contente, mas ele ainda tem mais dois anos de sub-23, pode esperar”, brincou Ivo Oliveira.

Daniela Reis (Doltcini-Van Eyck Sport) não deu a menor hipótese à concorrência ao longo dos 24,1 quilómetros da prova feminina de elite, conquistando o quarto título nacional de contrarrelógio da carreira na categoria superior. Daniela Reis gastou 38m43s, menos 1m09s do que Maria Martins (Sopela Women’s Team) e menos 3m26s do que a campeã do ano passado, Soraia Silva (Sopela Women’s Team), que a acompanharam no pódio.

“Gostei do percurso, porque tinha partes duras que me favoreciam bastante. Tinha também cerca de 6/7 quilómetros muito a rolar e a descer, nos quais tive maior dificuldade, devido ao meu baixo peso. Consegui ganhar tempo nas subidas e proteger-me bem nas partes mais rolantes”, explicou Daniela Reis.

A corredora que, na próxima semana, irá representar Portugal nos Jogos do Mediterrâneo, tanto na prova de fundo como na de contrarrelógio, já tem os olhos nessas corridas, a disputar em Tarragona, Catalunha. “Ainda não sei quais serão as minhas adversárias, mas já estive a estudar o percurso e acho que posso ter algumas hipóteses de conquistar um bom resultado”, adianta a nova campeã nacional de contrarrelógio.

O programa do Campeonato Nacional de Estrada prossegue neste sábado. Às 11h00 correm as femininas, integralmente no circuito desenhando em Belmonte. O pelotão vai juntar as ciclistas de elite com as juniores, as cadetes e as masters. As ciclistas da categoria principal vão percorrer 107 quilómetros, resultantes de cinco voltas ao circuito de 21,4 quilómetros. As juniores completam menos uma volta, ficando-se pelos 85,6 quilómetros, enquanto as cadetes e as masters têm de cumprir três voltas e 64,2 quilómetros.

Ainda no sábado, a partir das 15h00, é a vez de o pelotão de sub-23 competir pelo título nacional de fundo. Tal como acontecerá no dia seguinte com os corredores de elite, os sub-23 percorrem 76 quilómetros e só depois entram no circuito de Belmonte. A prova acabará à quarta passagem pela meta, quando estiverem cobertos 160,4 quilómetros.

Classificações do Contrarrelógio
Elite Masculina: Belmonte – Belmonte, 33,7 km
1.º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), 43m06s (Média: 46,914 km/h)
2.º José Gonçalves (Team Katusha Alpecin), a 12s
3.º Tiago Machado (Team Katusha Alpecin), a 20s
4.º José Neves (W52-FC Porto), a 1m28s
5.º Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA), a 2m55s

Elite Feminina: Belmonte – Belmonte, 24,1 km
1.ª Daniela Reis (Doltcini-Van Eyck Sport), 38m43s (Média: 37,348 km/h)
2.ª Maria Marins (Sopela Women's Team), a 1m09s
3.ª Soraia Silva (Sopela Women's Team), a 3m26s
4.ª Celina Carpinteiro (5Quinas/Município de Albufeira), a 4m57s
5.ª Liliana Jesus (BTT Seia), a 5m43s

Sub-23: Belmonte – Belmonte, 24,1 km
1.º Ivo Oliveira (Hagens Berman Axeon), 31m35s (Média: 45,784 km/h)
2.º Joâo Almeida (Hagens Berman Axeon), a 28s
3.º Tiago Antunes (Aldro Team), a 1m51s
4.º Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua), a 2m11s
5.º Pedro Miguel Lopes (Liberty Seguros-Carglass), a 2m56s

In Federação Portuguesa de Ciclismo

Offline Pedrix77

• Tribuna

Offline Pedrix77

• Tribuna
Domingos Gonçalves campeão Nacional de Fundo.

César Fonte 5º

Offline Pedrix77

• Tribuna
Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista) ganhou hoje, com um ataque pleno de força, a prova de fundo do Campeonato Nacional de Estrada, disputada em Belmonte. Depois sagrar-se campeão de contrarrelógio, na sexta-feira, o barcelense também conquistou o título de fundo.

A prova de 181,8 quilómetros, com início e final no centro de Belmonte, foi espectacular, muito disputada desde as primeiras pedaladas, percorridas a alta velocidade. À semelhança do que que aconteceu ontem, na prova de sub-23, os corredores mais fortes movimentaram-se de início. Ao quilómetro 13 estava na dianteira um grupo de 17 ciclistas, entre os quais a maior parte dos favoritos. A sina da corrida ficou ali traçada, pois a luta pelo título resumiu-se àqueles homens.

Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), Joaquim Silva (Caja Rural-Seguros RGA), Tiago Machado (Team Katusha Alpecin), Luís Fernandes e Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli), Henrique Casimiro e Bruno Silva (Efapel), Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass), António Barbio (Miranda-Mortágua), Luís Gomes e Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), Joni Brandão e Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), João Matias (Vito-Feirense-BlackJack), António Carvalho, José Neves e César Fonte (W52-FC Porto) foram os ciclistas que se destacaram para enfrentar o calor e os quilómetros.

Os primeiros 96 quilómetros, até ao circuito de Belmonte, deixaram o grupo unido, com exceção de Rúben Guerreiro, que desistiu vítima de indisposição, e de José Neves, que perdeu o contacto com a frente. As cinco passagens pelo circuito foram palco dos momentos mais emocionantes e da batalha, física, tática e psicológica entre os pretendentes ao título.

As passagens na subida de acesso à meta provocaram uma corrida eliminação, na qual se sucederam os ataques e a quebra dos menos bem preparados. As formações com mais do que um homem na frente procuraram desgastar os adversários. Para isso, Luís Fernandes (Aviludo-Louletano-Uli), Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira) e César Fonte (W52-FC Porto) isolaram-se e passaram adiantados na entrada para a última volta, obrigando os oponentes a trabalhos redobrados. Percebendo o perigo, Domingos Gonçalves foi dos primeiros a reagir.

Já nos derradeiros 20 quilómetros, juntou-se na frente um grupo de oito corredores, os mais resistentes do grupo inicial de 17. Quando se começava a pensar na possibilidade de a prova decidir-se na subida de 1500 metros para a meta, Domingos Gonçalves surpreendeu os adversários, atacando a cerca de 15 quilómetros do fim. Joni Brandão esboçou a reação, mas nunca conseguiu colar-se ao minhoto.

Domingos Gonçalves, demonstrando ser claramente o mais forte de todo o pelotão de 57 corredores, foi conquistando terreno e cortou a meta isolado. Joni Brandão teve de contentar-se com o segundo lugar, a 30 segundos. O terceiro classificado, a 34 segundos, foi Henrique Casimiro.

“O segredo da vitória foi conseguir poupar-me, graças à ajuda do Luís Gomes, que estava no grupo da frente, sempre a apoiar-me. À medida que o grupo foi diminuindo, percebi que podia ganhar, porque fiz um super-contrarrelógio na sexta-feira, o que é um excelente indicador. À entrada para a última volta, estiquei para me aproximar dos ciclistas que iam fugidos. Com ajuda do Tiago Machado e do Henrique Casimiro consegui fazer a junção. Depois arranquei para tentar ganhar. Ser duplo campeão enche-me de orgulho”, confessa o campeão nacional de fundo e de contrarrelógio.

In Federação Portuguesa de Ciclismo

Offline Pedrix77

• Tribuna