Última atividade

Em tempo real

Mendes

Bancada central
    1 Maio 2007
    1,814
    1,096
    Actualidade Nacional
    Sou natural e resíduo na zona centro “rural”, tendo crescido habituando-me aos incêndios no Verão

Sei na pele o que é ver terrenos teus serem queimados pelo fogo. Sei o que é ajudar a combater incêndios. Sei o que é ter amigos, colegas de trabalho, vizinhos, em corporações de BOMBEIROS arriscando a vida nesta altura, sem pedirem nada em troca.

Sei o que foi crescer a fazer caminhadas ou praticar BTT em florestas apenas com carvanhos, pinheiros e outras árvores autóctones. A ir à pesca e olhar à minha volta e só ver pinheiros. Hoje em dia saio com a bicicleta ou vou à pesca e é raro ver uns simples 100m2 sem eucaliptos. Uma autêntica praga.

Sei o que era percorrer dezenas de quilómetros nas serras e não ver uma habitação. Hoje deu-se lugar a uma construção descontrolada, para dar lugar às famosas e tão chiques casas de campo, que estão 10-11 meses do ano vazias.

Sei o que era chegar ao cimo de uma serra e o único elemento não natural que encontravas era um vértice geodésico, hoje encontras dezenas e dezenas de torres eólicas.

E o pouco de floresta natural que vai resistindo, chega esta altura do ano desaparece, para dar lugar a mais eucaliptos, torres eólicas, casinhas, etc.

Estamos a chegar a um ponto de não retorno. Vamos acabar por perder a Floresta neste país, e como disse um Autarca estes dias (penso que da CM da Guarda), é necessário urgentemente um pacto de regime para atacar todas as causas dos incêndios rurais.

Pessoalmente, vou fazendo o que posso. Herdei vários eucaliptais e já só me restam eucaliptos num terreno. Até ao final do ano serão arrancados também e substituídos por pinheiros. Recuso-me a contribuir para a proliferação dessa praga australiana. Vou limpando os meus terrenos e até serventias públicas, porque sei que ningúem o vai fazer a tempo e horas.

Tudo isto revolta-me bastante.

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
    1 Setembro 2012
    7,824
    13,053
    Conquistas
    6
    • Lucho González
    • Bobby Robson
    • Paulinho Santos
    • Jardel
    Rodrigo Mora
    Mais engraçado é quando dizem que podia jogar como ED. Não é esquerdino para vir para dentro com a bola dominada, não tem velocidade, nem aquele drible necessário a quem joga na linha e havia pessoas só porque o Mora é diferenciado que achavam tinha de jogar a ED.
    É super engraçado, até porque o teu ED actual destroca essas características todas que mencionaste.