#FutebolFeminino Sofia Silva

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,622
2,270

Sofia Silva reforça o futebol feminino

Defesa de 22 anos troca o Valencia pelo FC Porto

Sofia Silva é a segunda cara nova do plantel feminino do FC Porto. Aos 22 anos, a defesa central que também pode atuar no meio-campo chega à cidade Invicta oriunda do Valência e reforça as opções de Daniel Chaves para os setores recuados. Vai vestir a camisola número 19 azul e branca. 

Nascida no dia 8 de agosto de 2002 em Barcelos, a futebolista de 1,69 metros deu os primeiros toques na bola ao serviço do Vilaverdense e mudou-se para o SC Braga em 2017/18, tendo representado o emblema minhoto durante cinco temporadas. 

As boas exibições com as cores arsenalistas valeram-lhe a transferência para o Sporting e a internacional jovem portuguesa, que disputou o Euro sub-17 de 2019, acabou por rumar a Lisboa depois de se sagrar Campeã Nacional e de vencer a Taça de Portugal em campanhas consecutivas. 

A meio da segunda temporada em Alvalade acabou cedida ao Marítimo e 27 jogos bastaram para receber um convite da reputada Liga Espanhola. Depois de uma época em Valência, Sofia Silva junta-se a Maria Negrão no leque de reforços para a estreia das portistas na Segunda Divisão. 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,622
2,270
“Prometo muito esforço e dedicação”

Sofia Silva não escondeu a felicidade ao assinar por “um clube muito grande”

“Muito feliz” por ter rubricado um contrato com “um clube muito grande”, Sofia Silva deixou a garantia de que “vai dar o máximo todos os dias” com “muito esforço e dedicação”. Ciente de que “em todos os jogos nos quais o FC Porto participa, é preciso jogar para ganhar”, a central mostrou-se determinada a “ajudar o Clube a atingir as metas traçadas” após “uma adaptação tranquila” no regresso a Portugal: “Tenho muito a aprender e a aportar à equipa”.

A grandeza do azul e branco
“Significa muito porque o FC Porto é um clube muito grande, está a fazer um investimento no futebol feminino e é um clube a ter em conta nesse sentido. Estou muito feliz por estar aqui.”

O projeto visto além-fronteiras
“Acompanhei alguns jogos, não muitos porque estive mais ligada à liga espanhola no ano passado, mas o FC Porto apresentou jogadoras jovens com muita qualidade, os resultados não foram surpreendentes porque todos esperávamos isto de um projeto do FC Porto.”

A adaptação
“Conheço algumas das minhas novas colegas, espero e acho que vai ser uma adaptação tranquila. Já tive a sorte de jogar com algumas em seleções jovens ou noutras equipas e acho que toda a gente está feliz por estar aqui. Temos a sorte de fazermos o que gostamos e o FC Porto dá-nos as condições para o conseguirmos da melhor forma, por isso acho que vai ser tudo muito bom.”

O passado nos relvados
“Eu iniciei o futebol profissional no SC Braga, clube que representei durante cinco épocas. Infelizmente tive uma lesão, fiquei quase um ano inteiro sem jogar, acabei por ir para o Sporting e, após mais uma época com recuperação à mistura, no ano seguinte fui emprestada ao Marítimo. Fiz lá uma época e na temporada passada estreei-me fora de Portugal, no Valência.”

A experiência em Espanha
“Valência é uma cidade incrível para se viver e na parte futebolística houve uma mudança ainda maior porque a liga espanhola está num nível que Portugal, infelizmente, ainda não chegou, mas está muito perto e a trabalhar para isso. Não estava numa equipa que lutava pelos lugares de topo, então tínhamos jogos muito complicados todos os fins de semana e é diferente jogar com esse nível e ritmo semanalmente. Foi bastante diferente.”

O regresso a Portugal
“Sinto que cresci muito enquanto jogadora e espero poder ajudar as minhas colegas em tudo o que for possível. Acredito que elas também me vão ensinar muito porque o futebol é mesmo assim, não há anos iguais. Tenho muito a aprender e a aportar à equipa.”

A renovada Segunda Divisão
“Já joguei na segunda divisão quando estava no SC Braga, mas a competitividade era completamente diferente. Tal como a primeira divisão está mais competitiva, também a segunda estará e o FC Porto tem um projeto com ambições maiores, então temos a obrigação de competir em todos os jogos e de sermos melhores. Em todos os jogos nos quais o FC Porto participa, temos de jogar para ganhar. O meu objetivo é dar o melhor todos os dias e ajudar o Clube a atingir as metas traçadas.”

O autorretrato
“Sou uma pessoa muito tranquila, uma jogadora muito grata pela oportunidade e podem esperar uma atleta que vai dar o máximo todos os dias. Posso prometer aos portistas esforço e dedicação.”

O número 19
“Tenho muitas datas especiais com esse número, entre as quais o regresso da minha lesão. Foi uma data que me marcou, tive uma lesão complicada e cheguei a duvidar do que queria fazer, mas quando pisei novamente os relvados foi como se estivesse a jogar pela primeira vez.”

O Estádio do Dragão
“É um Estádio lindo e toda a gente gostava de ter a sorte de pisar este relvado.”