Pré-Época: FC Porto vs FC Twente 2-1

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,904
6,442
Gabriel Veiga muito apagado......pouco se viu do espanhol ate ao momento da expulsao.
Tem duas ou três acções muito boas, e criou individualmente a única oportunidade de golo clara que tivemos na primeira parte.
E no lance da expulsão mostrou que não é um cagãozinho, o que também é um sinal positivo quando estamos a precisar de voltar a ter jogadores à Porto..

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,080
15,898
A ver se ainda vamos a tempo de despachar o Varela para o At. Madrid e íamos buscar o Taylor....Que desilusao.

Em relacao ao Alberto Costa, aceitava ja a destroca com o JM....no estádio parecia muito desarticulado....Sem pulmao comparado com outros jogadores!

Prpic gostei....Certinho e sem complicar

Froholdt em todo o lado...Todos procuravam o dinamarquês em campo, que chegou apenas ha alguns dias.....

Gabriel Veiga muito apagado......pouco se viu do espanhol ate ao momento da expulsao.

Borja Sainz tem que mostrar tambem mais.

É notório que falta uma alternativa valida para o Samu...

E para terminar! Se o central é mesmo Bednarek so tenho a dizer que ninguem aqui sabe nadinha do que se passa no Porto!!
Que te exijam bastante no trabalho, mal regresses de férias 😂😂

Bala

Bancada central
16 Maio 2016
1,741
1,619
Braga
Fizemos um jogo positivo.
Para primeiro jogo a sério da pré época com vários jogadores novos não há milagres. A expulsão estragou a 2a parte.

Destaque para o Froholdt muito ativo em vários momentos do jogo.

William confirma o bom Mundial e fez a diferença.

Espero que o Mora seja titular nos próximos jogos. O melhor Porto passa por ele.

• Like
Reações: Jorge_Bruno

Porto037

Superior
4 Julho 2020
5
2
Um jogador que não sabe fazer assistências, não sabe progredir com bola a não ser que tenha uma passadeira pela frente, manso a defender a não ser que seja em corrida ou bola no ar, mas no X1 sem ser em velocidade minha nossa...

Mas agora vê a segunda parte
Já vi o golo deles e não acho que tenha culpa no mesmo …no início da jogada o Martins Fernandes fica no ataque e não recupera( ou melhor vem devagar, talvez pela bolada que levou.. ou não..) quem faz a cobertura do flanco e o Vitor…mas quem falha claramente o corte e o Pérez… que falha o carrinho . o zaidu depois é apanhado em 2 para 1 assim que eles viram o jogo de lado… ou seja o zaidu de 3 gajos é e o que menos culpa tem e pelo que já li em diversas msg no tópico de jogador e o responsável por todos os males!! Deixem o homem em paz… é bom profissional… que saia se conseguirem contratar um defesa esquerdo completo… mas não façam dele o ponto mais débil da equipa porque não o é… existem necessidades bem maiores!

• Like
Reações: mesenga

Nuno Oliveira

Bancada lateral
21 Fevereiro 2023
748
1,136
O primeiro jogo “oficial” para a nossa vista e existem pontos positivos e negativos a apontar, algo natural. Nota-se que a equipa também prefere este sistema e que se sente mais á vontade para jogar no mesmo. Infelizmente tivemos pelo meio uma expulsão que infelizmente também mudou um pouco o rumo dos acontecimentos. Aliás, acho que é a primeira vez que vejo uma expulsão num dos nossos amigáveis. Estranho.

No seu todo achei o jogo positivo apesar das incidências e nota-se que faltam 2/3 reforços para ficarmos com um plantel num nível bom. Salta logo á vista o facto do Zaidu ser titular. O Zaidu até pode ser a melhor pessoa do Mundo mas não o podemos ter sequer para segunda opção. Martim e Alberto vão criar uma boa disputa. Falta um central, óbvio, nada de novo.

Gostei do Prpic, será um atleta para crescer e o Neuhen… Vamos ver. Eu gosto do Alan, a sério que gosto mas não sei o que pensar. Ele não é um destruidor nem um construtor e num meio-campo onde o 6/8 podem ir assumir a bola para distribuir, o Alan fica aquém nesse momento. O Alan para segunda opção acho um luxo que não podemos ter e para titular não sei o que pensar. Venda? Tomás? O Froh deixou água na boca e o Veiga apesar de um ou outro momento parece que ainda vem com o ritmo das Arábias.

Gostei do Borja e será aquele típico extremo que vai precisar de se adaptar em alguns momentos com bola para singrar. Pepê? Nada de novo, é para sair porque o seu tempo por aqui já acabou á muito. Samu, Samu, Samu… Precisa acima de tudo de concorrência. Emprestar ou vender o Deniz!

Destaque claro para o William que já tinha acabado o Mundial de Clubes a gritar pela titularidade. Merece a titularidade e nós “merecemos” um ED sff. O Eustáquio é um excelente suplente que será para vender SÓ se a proposta for muito vantajosa. O Vasco entrou bem e o João Moreira também. Martim Cunha? Rodrigo Mora não pode ter o peso nas costas da época passada mas tem de ser um titular nesta equipa! Como? Não sei até porque não podem jogar todos. Vamos ver.

Muito trabalho pela frente, muitos detalhes para serem pensados, alguns atletas para serem dispensados/vendidos e 2/3 reforços para serem adquiridos. União, raça, vontade e querer ganhar! No Domingo já teremos um teste bem mais duro! Vamos! 🐉

Ps: Existe algo que me esqueci de mencionar e só me lembrei agora. A agressividade! Sim, esse aspecto tão importante no futebol e tão natural no nosso ADN hoje viu-se novamente. A vontade de defender o colega e a vontade de criar aquele espírito combativo em campo. Gostei. Aliás, gostei muito! Que seja sempre assim porque isso sim é inegociável.

Última edição:

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,583
29,421
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O primeiro jogo “oficial” para a nossa vista e existem pontos positivos e negativos a apontar, algo natural. Nota-se que a equipa também prefere este sistema e que se sente mais á vontade para jogar no mesmo. Infelizmente tivemos pelo meio uma expulsão que infelizmente também mudou um pouco o rumo dos acontecimentos. Aliás, acho que é a primeira vez que vejo uma expulsão num dos nossos amigáveis. Estranho.

No seu todo achei o jogo positivo apesar das incidências e nota-se que faltam 2/3 reforços para ficarmos com um plantel num nível bom. Salta logo á vista o facto do Zaidu ser titular. O Zaidu até pode ser a melhor pessoa do Mundo mas não o podemos ter sequer para segunda opção. Martim e Alberto vão criar uma boa disputa. Falta um central, óbvio, nada de novo.

Gostei do Prpic, será um atleta para crescer e o Neuhen… Vamos ver. Eu gosto do Alan, a sério que gosto mas não sei o que pensar. Ele não é um destruidor nem um construtor e num meio-campo onde o 6/8 podem ir assumir a bola para distribuir, o Alan fica aquém nesse momento. O Alan para segunda opção acho um luxo que não podemos ter e para titular não sei o que pensar. Venda? Tomás? O Froh deixou água na boca e o Veiga apesar de um ou outro momento parece que ainda vem com o ritmo das Arábias.

Gostei do Borja e será aquele típico extremo que vai precisar de se adaptar em alguns momentos com bola para singrar. Pepê? Nada de novo, é para sair porque o seu tempo por aqui já acabou á muito. Samu, Samu, Samu… Precisa acima de tudo de concorrência. Emprestar ou vender o Deniz!

Destaque claro para o William que já tinha acabado o Mundial de Clubes a gritar pela titularidade. Merece a titularidade e nós “merecemos” um ED sff. O Eustáquio é um excelente suplente que será para vender SÓ se a proposta for muito vantajosa. O Vasco entrou bem e o João Moreira também. Martim Cunha? Rodrigo Mora não pode ter o peso nas costas da época passada mas tem de ser um titular nesta equipa! Como? Não sei até porque não podem jogar todos. Vamos ver.

Muito trabalho pela frente, muitos detalhes para serem pensados, alguns atletas para serem dispensados/vendidos e 2/3 reforços para serem adquiridos. União, raça, vontade e querer ganhar! No Domingo já teremos um teste bem mais duro! Vamos! 🐉

Ps: Existe algo que me esqueci de mencionar e só me lembrei agora. A agressividade! Sim, esse aspecto tão importante no futebol e tão natural no nosso ADN hoje viu-se novamente. A vontade de defender o colega e a vontade de criar aquele espírito combativo em campo. Gostei. Aliás, gostei muito! Que seja sempre assim porque isso sim é inegociável.
O ps sim. Tanto é que houve aplausos de pé ao gabri.

Finalmente temos uma equipa unida, lutadora, com vontade.

PedroGrande

Bancada lateral
25 Maio 2014
649
1,159
Ora bem, sou um gajo Positivo.

Estamos no início. Mesmo com reforços quem acha que era só estalar os dedos e ficaríamos uma máquina sem erros está enganado. Queria ver a repetição da primeira parte mas ainda não o fiz. Quando o fizer faço análise melhor.

Na prática tivemos 35 de jogo para tirar algumas relações.

Não é nem um 433 nem um 4231. Ou melhor é um 433 mas um dos 8 está a descer para junto do 6 muitas vezes (tal como já fazia no Copenhagen). Não é uma saída de bola exactamente igual ao que acontecia no Ajax, o que prova que o Farioli joga com o que tem em vez de ter dogmas de como certas coisas tem que ser feitas.

Pressão alta homem a homem. Várias recuperações que não foram roubos de bola diretos mas forçaram passes diretamente para os nossos jogadores (alguns engraçados até). Pessoalmente gosto muito, nao pode ser feito durante 90 minutos nem com equipas com requinte técnico e físico para passar bem por isso.

Borja Sainz e o Gabri apesar de presentes e pressionantes e intensos sem bola não tiveram grandes desequilíbrios. O Borja sem a explosão com bola que já o vi ter (pre época) o Gabri fez a bola rolar mas tirando o remate ao poste não provocou desequilíbrios. Não me preocupam nenhum dos dois e nada que fizeram me indicam que tem menos qualidade.

Pepe surpreendeu me. Desequilibrou verticalmente sem complicar. Deu apoio. Jogou simples. Pressionou e recuperou com intensidade (há um momento que eu gostaria de comparar a intensidade dele com a dos jogos do mundial). A minha opinião em relação a isso é simples. Precisamos do dinheiro dele. Precisamos que jogue bem, quer seja para vender ou para ficar com ele. A maneira como a direção sempre deu espaço e perdoou as falhas dele do ano passado e as oportunidades que teve faz me pensar que os problemas que teve (que esperamos que tenham passado) são de nível de saúde mental. Como não sou um grunho sem empatia (que infelizmente estão na moda nos últimos anos) só posso desejar que sejam problemas do passado e que esteja melhor.

Martim precisa de melhorar o domínio. Está um bocado pés de chumbo.

Pripic ia ser adorado pelo Anselmi. Tem tanta confiança no jogo de pés que provoca mesmo que o adversário o venha pressionar e espera por isso para soltar sem tremer todo tipo companheiro do lado. Defensivamente falhou duas meias vezes.

Pérez: Precisa de algo, não sei bem exactamente o que jogava lá. Continuo a não entender.

Zaidu: jogo à Zaidu. Corre muito, posiciona se mal. Faz uma finta de génio e perde a bola de seguida. Não é tão fraco como às vezes se diz mas não é tão bom como precisamos que seja. Mas tem uma aura 🤣

Varela: precisa de ganhar confiança a jogar pressionado. É aí que estão as suas grandes falhas. Depois de frente para o jogo é bom jogador.

froholdt: vai ser caso sério, nem vou falar muito para não agoirar. É a presença física do meio campo que havia zero ano passado. A maior falha de construção do plantel do ano passado foi a debilidade nos duelos e em km comidos pelos jogadores do meio campo e ataque. Tudo jogadores demasiado de finesse e que nem sequer finesse suficiente tinham para compensar isso.

Samu: precisa de umas aulas com o Jesualdo. Mas à la Haland, lá marca o seu com os seus pés quadrados. Acho que quando falha uma vez complica e falha o resto do jogo. Tem que fazer o reset mental a jogar de costas para a baliza e tem que se trabalhar individualmente isso.

William: afinal pode jogar na direita. Nunca tinha entendido porque diziam sempre que não.

das entradas para além do William a única coisa a ressalvar é a passada enormemente larga do Alberto. Como não fez pre época nenhuma rebentou em 10 minutos por isso tenham calma.

Última edição:
  • Like
Reações: mesenga e DeZ

PedroGrande

Bancada lateral
25 Maio 2014
649
1,159
Dizem que o Gabi Veiga pode apanhar 1 ou 2jogos de suspensão. Se forem 2 pode falhar a1ª jornada...
O Porto não pode organizar um jogo extra entretanto para limpar o castigo? Nem que pusesse os jogadores da B a fazer o jogo...
As regras dos amigáveis são tão estupidas e sem lógica que sim, era o que devíamos fazer. Continua a ser o clube que escolhe o árbitro a apitar os amigáveis certo? Se fizermos amigáveis à porta fechada já não conta? Quando começa a contar? Sempre achei, na altura em que até fomos nós os primeiros prejudicados(típico) que a lei de amigáveis provocarem suspensões em jogos oficiais uma estupidez. E continua a ser. É que não faz mesmo sentido nenhum (a não ser claro que seja algo mesmo grave tipo cabeçadas a árbitros, *ola Luisão*)

De qualquer das maneiras, pela falta de bom senso, Este árbitro nunca mais seria convidado para apitar qualquer jogo amigável da equipa A e B.

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
14,027
25,198
Conquistas
3
49
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Primeiro jogo de portas abertas na pré época. Como é natural e após semanas de trabalho físico intenso, a condição física não é a melhor e isso nota-se.

Posto isto, gostei na generalidade. Boa organização, espírito de equipa, reforços já muito bem integrados.
Nota-se o 4-3-3 bem definido com 2 extremos muito verticais e o apoio dos dois 8s (Veiga e Victor).
Pressão alta bastante bem feita para pouco tempo de trabalho.
Varela a descer para linha de 5 no processo defensivo e mais próximo da área.
Falta claramente entrosamento que surgirá com mais tempo de trabalho.
Erros individuais continuam a acontecer com mais frequência que o desejável.

No que toca aos reforços parece-me que claramente vêm acrescentar qualidade.
Para quem não conhecia o Victor e tinha dúvidas acho que ontem se dissiparam. Um 8 box to box com largo raio de acção, forte nos duelos, capacidade de ganhar muitos metros com a bola controlada e uma grande personalidade. Com 19 anos e acabado de chegar não foram raras as vezes que o vi dar indicações aos colegas.
Prpic é talvez a maior surpresa porque a maioria de nós não o conhecia. Concentrado, forte, muito bem posicionado, muito bom com a bola nos pés e com mais liderança naquela linha que o seu colega de sector. Mais um com grande personalidade e confiança.
Borja muito interventivo e dinâmico. Um pouco ansioso o que o levou a perder algumas bolas mas acredito que só pode melhorar.
Veiga um pouco preso e um pouco escondido mas a espaços vê-se a qualidade dele. Com o melhorar da condição física o rendimento também irá subir.
Uma boa notícia é o acordar do Pepê. Se for este Pepê que vamos ter esta época então esqueçam lá a sua venda.
William é um agitador. Algumas vezes ansioso mas sem dúvida que traz coisas novas quando a equipa precisa.

Pela negativa destacaria não ter vislumbrado melhorias em Nehuen e Varela. Pensei que um virar de página pudesse ajudar psicologicamente dois jogadores que são capazes de muito melhor do que fizeram a época passada.
Samu, apesar do golo e de ter contribuído algumas vezes a segurar de costas para a baliza, mostrou-se algo trapalhão em algumas situações. Tem de melhorar alguma ansiedade que demonstra próximo da área adversária.
Necessitamos claramente de uma alternativa credível a Samu. Gul, apesar de me parecer um jogador com potencial, precisa de jogar, ganhar ritmo e confiança.
Outra posição onde precisamos de alternativa é a de lateral esquerdo. Zaidu apesar de cumprir, apresenta as limitações que todos conhecemos. Ainda assim não esteve mal no jogo de ontem.

Para poucas semanas de trabalho com uma nova equipa técnica e muitas mudanças não me parece um mau ponto de partida. A base parece estar lá, a ambição e o espírito de conquista (mesmo num jogo a feijões) também. Juntos e com maior ou menor beleza de jogo, penso que poderemos ambicionar a lutar por títulos esta época.

Vamos acreditar.

Padovano

Superior
9 Julho 2016
93
116
Não te tiro Alguma razão embora ache que estás a exagerar um bocado nos defeitos. Como comparação, a meu ver, o moura é pior em todos esses pontos a defender ( Tudo mesmo) . E bastante melhor que o zaidu na condução de bola..nos cruzamentos, sim sem dúvida, mas não consigo dizer que um é uma cepo e o outro um bom jogador… um é melhor numas coisas outro em outras…
O Moura e fraco e para mim nao e defesa esquerdo, quando muito medio esquerdo que eventualmente pode deflectir. E um bom finalizador de cabeca, marcou varios golos, mas ele, o zaidu, o Varela e o nehuen perez nao tem qualidade que queremos para estaequipa. em todo o caso seja o zaidu seja o moura sao bons elementos de balneario. Nesta fase os cepos sao mais cepos e os bons sao menos bons, precisamos de confiança...

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
4,062
268
43
Cascais
Penas as expulsões, estávamos a ter uns momentos interessantes e assim ficou difícil analisar.

Ainda muito trabalho pela frente, os reforços parecem-me mesmo reforços mas é preciso dar tempo ao tempo.

fcportos90

Lugar Anual
30 Julho 2020
29,790
24,683
Conquistas
27
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • José Mourinho
  • Paulinho Santos
As regras dos amigáveis são tão estupidas e sem lógica que sim, era o que devíamos fazer. Continua a ser o clube que escolhe o árbitro a apitar os amigáveis certo? Se fizermos amigáveis à porta fechada já não conta? Quando começa a contar? Sempre achei, na altura em que até fomos nós os primeiros prejudicados(típico) que a lei de amigáveis provocarem suspensões em jogos oficiais uma estupidez. E continua a ser. É que não faz mesmo sentido nenhum (a não ser claro que seja algo mesmo grave tipo cabeçadas a árbitros, *ola Luisão*)

De qualquer das maneiras, pela falta de bom senso, Este árbitro nunca mais seria convidado para apitar qualquer jogo amigável da equipa A e B.
O árbitro é mais um corrupto que aproveitou para um expulsar um dos nossos reforços para condicionar já.

Completamente ridículo. E propositado maisssss uma vez.

Reacher

Bancada central
11 Maio 2025
1,326
1,493
À consideração dos moderadores:
Não poderiam fazer uma poll para classificar o desempenho dos jogadores ?
Era só para ver uma coisa...

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,002
5,489
Olimpo
O árbitro é mais um corrupto que aproveitou para um expulsar um dos nossos reforços para condicionar já.

Completamente ridículo. E propositado maisssss uma vez.
foram bem expulsos, os dois, a padre devia era ter posto mão nos animais do Twente mais cedo.

Azul_Eterno

Tribuna Presidencial
23 Agosto 2013
11,536
10,534
Conquistas
14
36
Suiça
  • Jardel
  • Lucho González
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
Dizem que o Gabi Veiga pode apanhar 1 ou 2jogos de suspensão. Se forem 2 pode falhar a1ª jornada...
O Porto não pode organizar um jogo extra entretanto para limpar o castigo? Nem que pusesse os jogadores da B a fazer o jogo...
Eu organizava era um jogo contra o Vaticao, so para os gozar