Martim Cunha

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,611
20,046
Boa renovação. A dar-lhe confiança e garantias do reconhecimento da sua qualidade enquanto recupera de intervenção cirúrgica. É assim que se trabalha!

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,264
26,892
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Boa renovação
Espero que recupere bem porque tem potencial para ser um bom jogador

Um bocadinho diferente do lateral moderno mas bom jogador
Faz-me lembrar muito o Nuno Valente.

Sóbrio, inteligente, mas pouco espetacular ou rotativo.

Se for um backup de um titular na equipa principal já seria bem bom.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,314
500
Martim Cunha renova até 2028

Lateral esquerdo de 17 anos fez a pré-época com o plantel principal

Martim Cunha é o mais recente futebolista do FC Porto a estender a ligação ao clube. O defesa internacional jovem português trabalhou às ordens de Vítor Bruno durante a pré-temporada e integrou a convocatória para o estágio do plantel principal na Áustria antes de ser titular (e totalista) nas cinco primeiras jornadas da Segunda Liga, até sofrer uma lesão no tornozelo esquerdo que o mantém afastado dos relvados desde finais de setembro.

Nascido em Vila Nova de Famalicão no último dia de fevereiro de 2007, a meio de uns oitavos de final da Liga dos Campeões que opuseram o FC Porto de Jesualdo Ferreira ao Chelsea de José Mourinho, Martim Cunha começou a jogar futebol no clube da terra antes de rumar a Guimarães e de começar a vestir as cores do Vitória SC. Após cinco anos na Cidade Berço, mudou-se para a Invicta e ingressou nos sub-15 portistas.

Sempre a subir de escalão, o canhoto de 1,82 metros dividiu a última campanha entre os juniores A e B, acabando convocado para o Campeonato da Europa de sub-17 e contribuindo decisivamente para a chegada da seleção portuguesa à final do torneio. A lesão de Zaidu e a chamada de Wendell à Copa América abriram-lhe as portas da equipa A e o camisola 84 aproveitou a oportunidade para somar minutos frente à Sanjoanense, ao Desportivo de Chaves e ao Nacional da Madeira, em quatro treinos com jogo no Olival, no amigável conta os cataris do Al Arabi e na sessão conjunta com os húngaros do Tatabánya, em solo austríaco.

Numa altura em que Martim Cunha recupera de intervenção cirúrgica, o FC Porto renova contrato com o promissor lateral esquerdino e prolonga o vínculo por mais quatro épocas, até 2028.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,314
500
“É mais um sonho concretizado”

Martim Cunha renovou contrato até 2028

Acabado de prolongar por mais quatro temporadas o vínculo que o liga ao FC Porto, Martim Cunha falou de “um sonho concretizado”, mostrou-se focado em “recuperar bem da lesão” sofrida em finais de setembro e sublinhou a importância de “continuar a trabalhar para fazer bons resultados na equipa B e para chegar à equipa A”.

“Conviver com os ídolos” durante o estágio do plantel principal na Áustria reforçou a vontade de “aprender mais” do admirador confesso de Francisco Moura e Alex Telles, um jovem lateral esquerdo desejoso de cumprir “o maior sonho” e “jogar no Estádio do Dragão perante os adeptos do FC Porto”.

Passo a passo
“Em primeiro lugar quero agradecer às pessoas que me ajudaram a chegar até aqui. Ao presidente e à equipa técnica que me chamou no início da época, porque foi um passo muito importante para mim. Depois da assinatura do contrato profissional esta renovação é mais um sonho concretizado, agora tenho de recuperar bem da lesão, continuar a trabalhar para fazer bons resultados na equipa B e para chegar à equipa A.”

A mentalidade certa
“Está tudo a correr bem, tudo tranquilo, por acaso pensei que ia ficar um pouco mais ansioso, mas estou com a cabeça limpa. O mais importante é viver o dia a dia e pensar no que posso fazer hoje para amanhã ser ainda melhor. Quero sempre melhorar, isso faz-se aos poucos e agora tenho de recuperar para voltar com a força suficiente para ajudar a equipa.”

Uma utopia na Áustria
“Se não foi mesmo o melhor momento da minha curta carreira, foi um dos melhores, a par do Europeu de sub-17. Pude conviver com os meus ídolos, aqueles com quem eu jogava na PlayStation, aqueles que eu via a jogar na Champions… conviver com eles durante o estágio na Áustria foi o culminar de um sonho que nunca pensei ser possível aos 17 anos. Foi tudo muito bom, gostei imenso e agora só quero aprender mais. Quero treinar com eles esta época e também ajudar a equipa B, vou trabalhar para isso.”

Fã de Moura e de Telles
“O Francisco Moura chegou agora e eu olho muito para ele quando penso no futuro. O Alex Telles, sem dúvida, também passou por aqui e tive oportunidade de conviver com ele no jogo de apresentação, um momento muito especial para mim. Olhando para as pessoas que tenho à minha frente serei capaz de evoluir muito. Sempre vi os jogos do Alex Telles cá, como vejo os do Francisco Moura, e só penso em continuar a trabalhar para fazer os meus.”

Metas bem definidas
“Para já quero recuperar da lesão e ajudar a equipa B. Foram jogos muito bonitos na Segunda Liga, pude estrear-me e acho que nesses cinco jogos evoluí muito. Depois da lesão e de ajudar a equipa B ainda esta época quero jogar no Estádio do Dragão perante os adeptos do FC Porto, senti o carinho deles no jogo de apresentação e vou continuar a trabalhar cada vez mais para me estrear neste estádio, que é o meu maior sonho.”