#FutebolFeminino Maria Negrão

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
19,793
53,787

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,684
2,313
Maria Negrão reforça o futebol feminino

Média de 21 anos chega ao FC Porto oriunda do SC Braga

Maria Negrão é a primeira cara nova da equipa de futebol feminino do FC Porto para 2025/26. A internacional pelas sub-23 de Portugal chega do SC Braga, da Liga BPI, para integrar um plantel que contará também com Cláudia Lima, Verónica Khudyakova, Inês Oliveira, Ema Gonçalves, Adriana Semedo, Matilde Vaz, Joana Ferreira, Bárbara Marques, Karoline Lima, Tatiana Beleza, Catarina Pereira, Beatriz Amorim, Mariana Queirós e Carolina Aroso.

Natural da Invicta e Sócia do FC Porto com Lugar Anual no Estádio do Dragão, a média de 21 anos deu os primeiros passos no Boavista e passou ainda pelo Salgueiros e pelo SC Porto antes de subir à primeira divisão nacional com o Famalicão - ao lado de Cristina Ferreira - em 2019/20 e de se estrear pelo emblema minhoto no principal escalão português na época seguinte.

Três golos e uma assistência em 25 jogos despertaram o interesse do Benfica, clube pelo qual se sagrou Campeã Nacional e debutou na Liga dos Campeões com apenas 18 anos. A esses feitos, somou as conquistas de mais um Campeonato, uma Supertaça e uma Taça da Liga em Lisboa antes de regressar ao Famalicão num empréstimo que durou um ano e meio e que lhe rendeu uma Taça de Portugal.

A desvinculação definitiva do emblema da capital surgiu na época passada e antecedeu uma aventura no SC Braga, terceiro classificado da Liga BPI em 2024/25 pelo qual a internacional jovem por Portugal - 49 jogos e 19 golos distribuídos entre as sub-15, sub-16, sub-17, sub-19 e sub-23 - alinhou em dez ocasiões e fez uma assistência. Segue-se agora o regresso à cidade natal com o objetivo de levar “o clube do coração” aos “mais altos patamares” do futebol feminino.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,684
2,313
“Sou uma jogadora à Porto”

Maria Negrão quer levar “o clube do coração” aos “mais altos patamares” do futebol feminino

Com todos os títulos nacionais no palmarés e minutos somados na Liga dos Campeões, chegou o momento de Maria Negrão viver “um sonho de criança”: representar o FC Porto. “Muito orgulhosa e com muita responsabilidade” por vestir a camisola do “clube do coração”, a detentora de Lugar Anual no Estádio do Dragão alimenta a esperança de passar o amor pelo azul e branco da bancada para o relvado e descreve-se como uma “jogadora à Porto”: “Sou uma jogadora à Porto com raça e atitude - isso nunca vai faltar -, mas também com qualidade técnica e visão de jogo”.

Para a média, “vencer a segunda divisão e chegar à Liga BPI” são os objetivos imediatos, mas os planos para o futuro passam por “chegar à Liga dos Campeões”. Nessa caminhada “muito competitiva”, os adeptos terão um papel ainda mais fundamental: “Vamos precisar ainda mais dos adeptos porque haverá maior qualidade e exigência nos jogos. Precisamos muito deles para conquistarmos mais um título.”

Finalmente em casa
“Estou muito orgulhosa. É um sonho de criança, tenho muita responsabilidade por estar a representar este clube. Tenho Lugar Anual, costumo vir ao Estádio ver o FC Porto com a minha família, que é toda portista. Foi-me incutida desde pequena a raça de Dragão e o que é ser portista.”

A criação do futebol feminino
“Foi o passo necessário no futebol feminino. O FC Porto é um grande clube, era necessário ter uma equipa feminina para acrescentar ainda mais valor ao clube. Sem dúvida a equipa feminina fez uma excelente época, estiveram muito bem e esta época queremos continuar assim.”

Caras conhecidas no plantel
“Já conheço a Carolina Aroso e a Inês Oliveira.”

A renovada segunda divisão
“Sinto que vai haver um grau de exigência diferente do que existiu nas últimas edições da segunda divisão porque vão descer algumas equipas da Liga BPI. Vai aumentar a competitividade. O fundamental é focarmo-nos em nós e darmos uma boa resposta em todos os jogos para vencermos.”

O autorretrato
“Sou uma jogadora à Porto com raça e atitude - isso nunca vai faltar -, mas também com qualidade técnica e visão de jogo.”

Sonhos por concretizar
“Foi um percurso trilhado com muito sacrifício e dedicação, mas quero fazer história neste que é o meu clube do coração e chegar à Liga dos Campeões com o FC Porto. Claro que chegar à seleção nacional é o objetivo de qualquer jogadora, mas não penso muito nisso porque o importante é dar o melhor no clube e o resto virá.”

Objetivos para 2025/26
“A nível coletivo, ambiciono vencer a segunda divisão e chegar à Liga BPI. No parâmetro individual, quero dar o meu melhor e ajudar a equipa da melhor forma para levarmos o FC Porto aos mais altos patamares.”

O sonho de pisar o relvado do Dragão
“Seria um sonho de criança realizado jogar no Estádio do Dragão, é algo que ambiciono muito e desde que comecei a jogar futebol que sonho com isso. Seria um sonho concretizado.”

Mensagem para os consócios
“Vamos entrar num nível muito mais competitivo, vamos precisar ainda mais dos adeptos porque haverá maior qualidade e exigência nos jogos. Precisamos muito deles para conquistarmos mais um título.”

L

lopis10

Arquibancada
10 Julho 2022
412
914
Horta
Para quem não conhece a Maria Negrão deixo aqui um vídeo que fiz com lances da última temporada no SC Braga, temporada essa que foi frustrante para ela muito por causa das lesões que teve e depois quando recuperou a época já estava no final e a intensidade era muito superior à que ela estava capaz de apresentar. A partir do minuto 10:28 poderão ver lances doutras temporadas, aqueles que eu consegui encontrar.