Futsal (Sub 13) - 2024/2025

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,047
42,475
Não estão a treinar Futsal nem irão fazê-lo. apenas vão jogar ao fim de semana.

O objectivo não é transformar estes atletas em jogadores de Futsal, é apenas acrescentar-lhes mais um contexto competitivo. A prioridade de todos eles continuará a ser o Futebol.
Obviamente.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,047
42,475
Então é num erro grande, e não devia ser esse o objetivo... E sendo assim fico muito triste que assim seja
Pois como treinador de futsal é uma falta de respeito a modalidade, eles não vão aprender nada, pois os conceitos de futsal fazem muito falta...mas é só a minha opinião.
Já agora sabes se o treinador é de futsal ou futebol?
Não concordo minimamente. Até porque dentro de um ano iremos ter escalões exclusivos para o futsal. Era melhor os jogadores ficarem em casa? Era melhor os jogadores não terem competição? Jogarem futsal não os ajuda a apurarem técnica? Para além de que há uma questão que tem que ser tida em conta: isto é permitido legalmente pelas associações e o FC Porto está a aproveitar muito bem essa questão. Pena não o ter feito há mais tempo.

vitor oliveira

Tribuna Presidencial
26 Janeiro 2007
5,195
3,458
Conquistas
4
47
Gondomar
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Vítor Hugo
Isso não é verdade. Há que entender o projeto. E não, não é um erro. Pelo contrário. Eu como treinador de formação aplaudo o que o clube está a fazer. Mas com esta condicionante: só até aos 13 anos.
Eu como treinador de futsal digo que é um erro. Os conceitos tácticos são diferentes, a nível de crescimento é outra história, o brasil,já o faz a muito até sub 15..

• Love
Reações: FCP82

vitor oliveira

Tribuna Presidencial
26 Janeiro 2007
5,195
3,458
Conquistas
4
47
Gondomar
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Vítor Hugo
Não concordo minimamente. Até porque dentro de um ano iremos ter escalões exclusivos para o futsal. Era melhor os jogadores ficarem em casa? Era melhor os jogadores não terem competição? Jogarem futsal não os ajuda a apurarem técnica? Para além de que há uma questão que tem que ser tida em conta: isto é permitido legalmente pelas associações e o FC Porto está a aproveitar muito bem essa questão. Pena não o ter feito há mais tempo.
Não estás a perceber o que eu estou a dizer.

Não sou contra eles fazerem as duas modalidades, bem pelo contrário, agora, devem é treinar Como jogadores de futsal, só assim vão crescer. Hoje tinhas 3 a defende contra 4... Com um jogador plantado no ataque, isso funcionou porque os outros eram fracos... é só uma das dinâmicas que falharam...
Eu sou treinador de futsal e aplaudo esta opção, além do mais já usei protocolos idênticos com equipas de futebol... Tenho miúdos a virem treinar do futebol precisamente para ter outras valências..
Por isso disse que usando o modelo de só colocar os jogadores rotativamente a jogar sem fazer treinos específicos, pouco ou nada os vão ajudar,disso podes ter a certeza...
Quero ter a certeza do clube que me falaram, que o nosso clube já tem acordo para próxima época, se realmente vão ser todos os escalões ou só seniores.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,047
42,475
Não estás a perceber o que eu estou a dizer.

Não sou contra eles fazerem as duas modalidades, bem pelo contrário, agora, devem é treinar Como jogadores de futsal, só assim vão crescer. Hoje tinhas 3 a defende contra 4... Com um jogador plantado no ataque, isso funcionou porque os outros eram fracos... é só uma das dinâmicas que falharam...
Eu sou treinador de futsal e aplaudo esta opção, além do mais já usei protocolos idênticos com equipas de futebol... Tenho miúdos a virem treinar do futebol precisamente para ter outras valências..
Por isso disse que usando o modelo de só colocar os jogadores rotativamente a jogar sem fazer treinos específicos, pouco ou nada os vão ajudar,disso podes ter a certeza...
Quero ter a certeza do clube que me falaram, que o nosso clube já tem acordo para próxima época, se realmente vão ser todos os escalões ou só seniores.
Mas tu ainda não percebeste que não temos interesse que eles até aos sub-13 cresçam como jogadores de Futsal? Logo aqui cai por terra todos os outros factores que falaste. O objetivo é lançar a modalidade sim, mas nesta fase dar minutos e competição a jogadores da formação até aos sub-13. No futuro iremos ter as equipas de formação exclusivas do futsal, onde os miúdos treinam e jogam apenas essa modalidade. Quem sabe se com estas experiências não saem daqui jogadores para integrar essas equipas...pode acontecer haver um jogador que até renda mais no futsal e acabe por seguir apenas e só essa modalidade.

vitor oliveira

Tribuna Presidencial
26 Janeiro 2007
5,195
3,458
Conquistas
4
47
Gondomar
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Vítor Hugo
Mas tu ainda não percebeste que não temos interesse que eles até aos sub-13 cresçam como jogadores de Futsal? Logo aqui cai por terra todos os outros factores que falaste. O objetivo é lançar a modalidade sim, mas nesta fase dar minutos e competição a jogadores da formação até aos sub-13. No futuro iremos ter as equipas de formação exclusivas do futsal, onde os miúdos treinam e jogam apenas essa modalidade. Quem sabe se com estas experiências não saem daqui jogadores para integrar essas equipas...pode acontecer haver um jogador que até renda mais no futsal e acabe por seguir apenas e só essa modalidade.
Tu é ainda não entendeste o ponto de vista. E mantenho o que disse, assim o que ele está a fazer é "só" cumprir uma promessa...para mim perde todo o interesse.
Não vamos ajudar em nada os miúdos,pois eles não estão a treinar futsal, nem jogar futsal... E a resposta deles no fim demonstra isso, que tal e jogar no dragão arena, não é o estádio do dragão.
Como apaixonado da modalidade, não concordo com este modelo então..
E ideia não seria ter só formação de futsal, mas os jogadores fazer as duas modalidades, sempre e não só este ano, como fazem no brasil.

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,635
17,070
Isso não é verdade. Há que entender o projeto. E não, não é um erro. Pelo contrário. Eu como treinador de formação aplaudo o que o clube está a fazer. Mas com esta condicionante: só até aos 13 anos.
O próprio AVB afirmou que na próxima época está planeado criar o escalão Sub15 que será exclusivo na prática de Futsal.

• Like
Reações: Roberto_FCP

FCP82

Bancada central
25 Novembro 2013
1,943
1,568
Não estão a treinar Futsal nem irão fazê-lo. apenas vão jogar ao fim de semana.

O objectivo não é transformar estes atletas em jogadores de Futsal, é apenas acrescentar-lhes mais um contexto competitivo. A prioridade de todos eles continuará a ser o Futebol.
Se nao treinam futsal, lamento mas nao faz sentido entrar em competição de futsal, porque nao irao tirar o melhor partido e objetivo do mesmo.

Para se competir futsal tem que treinar os conceitos do mesmo. Porque as dinâmicas de treino no futsal sao diferentes.

E sim, é possível conciliar ambas as competiçoes, uma vez que no futsal o atleta alem de ter maior rotatividade, porque nao existe limite de substituições (contrariamente à estupidez que persiste, nos escalões de formação de futebol de 11 de sub-12/13 onde nem todos, infelizmente, têm oportunidade de jogar), adquirem dinâmicas de pensamento intuitivo porque sao obrigados a agir rapidamente com e sem bola. Alem do aperfeiçoamento da criatividade, uma vez que adquirem maior mobilidade e mais importante, têm muito mais tempo de bola nos pes. Sao estas vantagens que o futsal ajuda no desenvolvimento do futebol de 11.

Basta assistir a um jogo de sub-12/13 de futebol de 11 para se verificar que os miúdos tem receio de ter a bola, por causa da pressao de resultados. Ja o disse e torno a dizer... Na sua maioria, todos eles que agora, nestas idades, jogam um futebol sem critério (bater para onde esta virado) e numa base de resultados, nao vao chegar la acima. Mais importante do que os resultados é saber identificar os erros e corrigi-los. É importante os treinadores incentivarem a assumir o risco, mesmo com erros. E acima de tudo, é importante todos os pais nas bancadas, estarem calados porque se começam a dizer "passa a bola", "chuta para a frente", etc, etc.. Irao prejudicar os miudos e o desenvolvimento dos mesmos. Nisto os clubes terao de ser implacáveis, com todos os pais. Isso tera de acabar, para bem dos miudos mais criativos.

Quem nao aceitar essas regras, teria imediatamente de ser excluído do recinto dos jogos dos filhos.

Acreditem que a percentagem de talento subiria.

• Love
Reações: vitor oliveira

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,047
42,475
Infelizmente há pessoas que não entendem ou não querem entender o contexto e/ou o projecto que temos para este primeiro ano de Futsal no clube nos escalões de Sub-11 e Sub-13. Mas pronto...🤷 Siga.