> hast Comentou:
Nicolau de Almeida e o Foot Ball
Nas páginas, já puídas pela usura dos anos, de uma das primeiras edições da revista «CAÇA & SPORT» pode ler-se, em entrevista de Amadeu Muaze a Eduardo Almeida Coquet: «Já em 1891 e 1892 um grupo de rapazes, entre os quais António Nicolau d´Almeida, Fernando Nicolau d´Almeida, Vieira da Cruz, Lacy Rumsey, Artur Rumsey e George Dagge, vinha trabalhando afincadamente a favor da velocipedia. No primeiro ano, sob o nome de Clube Excursionista, e, seguidamente, em 1892, sob nova designação de Clube de Velocipedistas do Porto, tentam levar a efeito passeios e excursões em bicicleta, algumas corridas, fazendo uma boa propaganda à custa do seu enorme entusiasmo. Àqueles vêm juntar-se outros. Eduardo Rumsey, António Leite de Faria, António Tasso de Sousa, Benedito Ferreirinha, Carlos Rothes, Guilherme Anderssen, Pedro Amorim Júnior, Caetano Marques Rodrigues, Carlos Chambers e Jorge Nunes de Matos, completam o grupo dos apaixonados do pedal. O entusiasmo cresce, e, finalmente, o Velo Clube, pela junção de 44 sócios, ao Clube de Velocipedistas do Porto, passa a usar a designação de Real Velo Clube do Porto, que tinha as suas instalações no Palácio de Cristal. Durante o segundo semestre de 1893 entram muitos sócios, entre os quais figura Sua Alteza o Senhor Infante D. Afonso e, em fins do mesmo ano, Sua Majestade El-Rei concede a quinta do seu palácio da Rua do Triunfo para construção do velódromo, mostrando bem assim o grande interesse que as coisas de sport lhe mereciam.»
António Nicolau de Almeida! Com seu pai era sócio de uma empresa exportadora de vinho do Porto. E assumido sports-man. Praticante do portuguesíssimo jogo do pau, do remo e da natação. Em 1893 tinha 20 anos. Pouco depois de se lançar na aventura da fundação do Real Velo Club partiu em viagem de negócios para Inglaterra. Por lá entreviu o fascínio do jogo da moda. O futebol.
-------------------------------------------------
o prometido está aqui;
O logotipo do Real Velo Clube do Porto fundado por Nicolau de Almeida.
Este emblema deve ser raríssimo e eu devo ser um dos poucos que o tem, estavam nas coisas do meu avô que ficaram para o meu pai e eu guardei.
É um emblema/pin (como se diz agora) feito no século XIX de uma qualidade invejável.
Reparem que as cores do RVCP são azuis e brancas exactamente como a bola de 1906 (infelizmente não há imagens do logotipo de 1893 mas tudo leva a crer que Monteiro da Costa o deve ter mantido talvez excluindo a coroa monárquica de cima mas isso é especulação minha)
Creio que é a 1ª vez que é visto na Internet este emblema
http://img703.imageshack.us/i/digitalizar0001i.jpg/