Deco

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,202
26,824
Gaia
Vai-se a ver e os sinais se calhar estavam lá todos. Esta merda do Cardoso Varela foi a mais óbvia e mais dificil ou absurda de contrapôr.
Fez cá no Porto das melhores épocas da carreira, decide acabar nuns randoms quaisquer do picanhão sem ligações passadas com ele (se fosse para o corinthians ainda percebia mas até nesses cagou), joga mais de meia centena de jogos por Portugal, vem viver para o Porto ou assim? Não, muda-se para o brasil porque afinal sempre se sentiu brasileiro. Já pra não falar das ligações ao Mendes e do extra futebol. Porque enfim não abona muito a favor um gajo casar umas três ou quatro vezes e não aguentar um casamento.
--------------------------

Excelente leitura, interpretação e análise da vida e careira do Deco.
Ora aqui está uma análise do perfil psicosocial e psicoprofissional do Deco. Lendo com atenção e pensando bem, o deco sempre foi assim, custa admitir mas foi um grande jogador mas errático e ziguezagueante incapaz da gratidão ou reconhecimento.

Parabéns ao @SafariNasCuecas.

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,231
3,609
Porto
É natural que estejamos todos magoados com o Deco, embora ainda me custe a crer que ele tenha feito parte daquele plano mafioso inicial. Esse sim, é a cara da porcaria do Barcelona, não do Deco. Ou seja, com ou sem ele os catalães iriam sempre fazer isto. São uns porcos. Sempre foram. E deixem-me que reforce o nojo que me dá o vosso - portistas - bi-clubismo com estes gajos que tanto mal fizeram, e fazem, ao meu FC Porto.

Voltando ao Deco, para mim, que não vi alguns dos nossos génios, é o melhor de sempre com a nossa camisola. É seguramente o melhor que vi jogar. Entre 2002 e 2004, já o disse varias vezes, foi o Oliver Tsubasa da vida real. Às vezes ainda parece um sonho.

Em 2004 considero até que seria a Bola de Ouro mais óbvia da história. Foi o melhor jogador do mundo com tanta distância que ainda hoje me causa revolta como foram capazes de dar ao... Shevchenko.

Assinou-me uma bola quando eu tinha 13 anos numa noite à porta de um restaurante na Foz. Nunca tremi tanto na vida e foi o único que algum dia quis e pedi. Não há Deco sem magia e sem saudades, apesar do que quer que tenha acontecido nos bastidores.

Além de tudo finta com os dois pés e é melhor que o Pelé.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
22,110
29,847
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Fico fodido com o Barça por nos foder desta maneira. Mas não vai ser por causa de um Cardoso Varela que vou mudar a memória que tenho do Deco.
O Cardoso Varela, tal como a guerra, que vá para o caralho.

Edit: e espero que aceite o dinheiro de Angola para jogar na seleção deles. Não quero este camelo na seleção nacional.

migrib88

Bancada central
2 Maio 2016
1,735
5,787
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
Fico fodido com o Barça por nos foder desta maneira. Mas não vai ser por causa de um Cardoso Varela que vou mudar a memória que tenho do Deco.

Edit: e espero que aceite o dinheiro de Angola para jogar na seleção deles. Não quero este camelo na seleção nacional.
Por acaso até quero que jogue pela seleção portuguesa, e que a sua estreia seja no Dragão para ter o tratamento que merece.

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
16,778
21,775

Eu espero que ele tenha uma carreira tão fantástica como o Tinaia e o Zeferino!!

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
15,148
8,209
Toronto
Mesmo que de hoje para amanhã venhamos a descobrir que o Deco como pessoa é um ultraje está e estará, futebolisticamente, num onze de sempre de qualquer Porto.
Depende da tua idade
E que o @grandeporto nao tem 30 nem 40 anos de idade que eu saiba entao como e que se pode dizer jogador a ou b tem que estar sempre no melhor onze quando nao viu outros grandes jogadores que jogaram no porto que outros viram e que por isso a escolha do seu melhor onze e diferente

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
15,148
8,209
Toronto
Melhor jogador de sempre ou, pelo menos, um dos melhores (do FC Porto). No melhor 11 da história terá sempre lugar como titular, sempre! Como homem, pelos vistos, é uma desilusão, mas a história não se reescreve.
Apo qyem somos nos para dizer isso quando estamos a falar de um user @grandeporto que com a sua idade viu muitos jogadores qye a grande maioria dos adeptos nunca viram

BM

Bancada central
30 Junho 2017
2,295
3,872
Conquistas
9
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
Apo qyem somos nos para dizer isso quando estamos a falar de um user @grandeporto que com a sua idade viu muitos jogadores qye a grande maioria dos adeptos nunca viram
Claro que há que respeitar a história e valorizar os do passado também mas o Deco só pelo que fez em 2003 e 2004 já entra sempre nestas discussões.

Há 87 e há 2011 mas as de 2003 e 04 são da mesma equipa onde o melhor jogador era o Deco.

Mas nesta situação foi porco. Isso é certo. À boa imagem do Farsa.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
81,876
143,384
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
O Cubillas foi importante... no Perú... e tem aquele livre num mundial que deixa o pessoal todo maluco... mas o relevo dele fica por aí. Tirando um FC Porto ainda longe da glória europeia, não jogou em nenhum clube importante da Europa. Ele veio do Basileia, se não estou em erro... já o Deco, ganhou duas Champions e foi jogador do ano 2004 na Champions. Aquele Porto sem Deco não teria ganho qualquer troféu europeu... além de que foi o último 10 puro a ter sucesso no futebol europeu... claro que ele conseguiu isso, pois também conseguia fazer de 8 relativamente bem. Mas, apesar de ser malandro, não era um gajo extravagante em público... e ter sucesso no Porto, nas últimas décadas, nunca incentiva ninguém a criar mitos, pois não vende o suficiente... e quando foi para o farselona tinha o dentuças, que sendo também estrela da selecção brasileira e sendo mais extrovertido, era o candidato ideal para criar um mito.
Até o gaymar, que nem jogador profissional de futebol é, tem mais fama que o Deco... mas enfim, os holofotes são postos naqueles que fazem vender, e o público alvo nem é tanto o pessoal com interesse por futebol. Até por isso houveram alguns chineses nas redes sociais chinesas a perguntar-se o porquê do cúnaldo não ser considerado oelhir jogador da liga das nações!! Lol

De resto, do pouco que vi do Oliveira no Porto e na selecção e também do que ouvi, era grande craque, sim senhor! Mas sendo o irmão dele lagarto, e ele não tendo regressado ao Porto com o PdC, fico sempre com a sensação que algo o puxa para o chupoting...
O Cubillas é de um outro tempo, não havia anto aquela coisa de os jogadores sairem, era pelo que me dizem um craque fabuloso, mas além de ter apanhado um Porto numa das suas piores fases históricas ( a fase marcelista da ditadura foi muito má para o FCP, fizemos classificações atrozes) também tinha infelizmente muita inveja em alguns colegas, ele ganhava mais que eles e o ambiente não era top com alguns colegas.
Se o Cubillas tivesse coincidido depois já com o FCP de PdC e Pedroto tinha sido bem diferente.

• Like
Reações: Vinha

tocoolant

Bancada lateral
7 Abril 2016
956
746
Depende da tua idade
E que o @grandeporto nao tem 30 nem 40 anos de idade que eu saiba entao como e que se pode dizer jogador a ou b tem que estar sempre no melhor onze quando nao viu outros grandes jogadores que jogaram no porto que outros viram e que por isso a escolha do seu melhor onze e diferente
Tenho quase 40. Não vi o Porto de 87. Mas por inúmeras conversas que tive com portistas, 10, 20 e 30 anos mais velhos que eu é quase unânime que a equipa de 87 era melhor que a de 2004. Mas mesmo assim quase todos eles (senão mesmo todos) dizem que o Deco entraria nessa equipa. E se entaria nessa equipa e na de 2004 entraria em qualquer equipa da história do FC Porto.

Não tenho uma máquina do tempo para ver os jogadores dos anos 30 do século passado mas sejamos honestos. O FC Porto com projecção europeia apareceu nos 80. O que estiver para trás nunca terá o selo de credibilidade que as vitórias internacionais dão mesmo que a qualidade estivesse lá.

E desculpa até posso acreditar que tenha havido um centrocampista melhor que ele. Três não me acredito (e seriam precisos 3 para o tirares fora dum onze). Além disso o Deco não foi um dos melhores jogadores dos últimos tempos. É indiscutivelmente o melhor jogador dos ultimos 30 anos por larga margem!

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,532
12,087
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
O Deco continua a ser por larga margem o melhor e mais importante jogador do FCP desde que vejo bola, do inicio dos 90s.
Não muda nada.
Tal como o Baía continua a ser o meu grande ídolo das balizas, símbolo do meu FCP.
O que fazem depois de pendurarem as botas não belisca em nada o que fizeram com elas calçadas. Pelo menos para mim.

MaffiOoZz

Arquibancada
25 Agosto 2023
347
407
Fico triste como está situação se está acumular! Triste pelo deco, triste por perdemos o melhor jogador da nossa formação a par de Rodrigo mas mais novo 2 anos!! Custa mas é mais uma prova que a antiga direção andou a passear mais uma vez!

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
16,778
21,775
O Cubillas é de um outro tempo, não havia anto aquela coisa de os jogadores sairem, era pelo que me dizem um craque fabuloso, mas além de ter apanhado um Porto numa das suas piores fases históricas ( a fase marcelista da ditadura foi muito má para o FCP, fizemos classificações atrozes) também tinha infelizmente muita inveja em alguns colegas, ele ganhava mais que eles e o ambiente não era top com alguns colegas.
Se o Cubillas tivesse coincidido depois já com o FCP de PdC e Pedroto tinha sido bem diferente.
Eu também ouvi coisas fantásticas do Cubillas... e também ouvi falar de invejas (do Oliveira, por exemplo... se é verdade, ou uma desculpa para outras coisas, não sei)... mas o futebol dos anos 50, 60 e 70 (até mesmo 80) era muito mais propenso a criar mitos do desporto. Ou melhor, hoje em dia ainda há essa criação de mitos, mas numa perspectiva mais comercial. Antigamente era numa perspectiva quiçá mais nacionalista. E sim, até 95 era complicado ser estrangeiro... havia o limite, até por isso o farselona "despachou" o Aloísio (para abrir espaço para o Stoichkov...), mas o próprio futebol era muito diferente. Mas a olhar para a carreira do Cubillas dá sempre a sensação que ficou aquém das expectativas... um craque como ele deveria facilmente ter tido lugar em alguma equipa europeia de maior relevo.

Daqui a uns anos (já acontece até... desde sempre), o Quaresma também será (é) como um gajo que fazia coisas que mais ninguém fazia... mesmo genial quando queria!!! A verdade é que flopou sempre quando tentou subir um nível!

O Deco, tirando a burrice do boifica, teve sucesso por onde passou! Mesmo no Chelsea, numa fase em que as lesões eram mais frequentes (a pagar as farras dos ano anteriores), continuou a ser importante!

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,737
8,415
Tenho quase 40. Não vi o Porto de 87. Mas por inúmeras conversas que tive com portistas, 10, 20 e 30 anos mais velhos que eu é quase unânime que a equipa de 87 era melhor que a de 2004. Mas mesmo assim quase todos eles (senão mesmo todos) dizem que o Deco entraria nessa equipa. E se entaria nessa equipa e na de 2004 entraria em qualquer equipa da história do FC Porto.

Não tenho uma máquina do tempo para ver os jogadores dos anos 30 do século passado mas sejamos honestos. O FC Porto com projecção europeia apareceu nos 80. O que estiver para trás nunca terá o selo de credibilidade que as vitórias internacionais dão mesmo que a qualidade estivesse lá.

E desculpa até posso acreditar que tenha havido um centrocampista melhor que ele. Três não me acredito (e seriam precisos 3 para o tirares fora dum onze). Além disso o Deco não foi um dos melhores jogadores dos últimos tempos. É indiscutivelmente o melhor jogador dos ultimos 30 anos por larga margem!
Claro que o Deco tinha lugar na equipa de 1987. O nosso meio-campo era o André e o Quim, dois carregadores de piano, e o Sousa, tecnicamente muito evoluído. O André era um dos que tinha lugar em qualquer equipa do FC Porto, incluindo na de 2004.
De resto, nunca vi tão bom futebol como essa equipa de 1987. Era um futebol de sonho. Lindo, lindo.