#HóqueiEmPatins Campeonato Placard, 7ª J.: Sporting CP-FC Porto 5-2

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
11,696
8,207
Há aqui pessoas com muito mais conhecimentos da modalidade que eu, mas também tenho a minha opinião de leigo.

Acho que o problema podendo passar pelo treinador vai mais além.

Não foi por acaso que o ano passado com o Aires a época também foi muito atribulada e valeu pelos últimos jogos que permitiram o título

Como todo o hóquei de hoje se calhar também é diferente do hóquei do passado. Agora todos os jogadores têm de ter disponibilidade para defender.

O ano passado o que permitiu o título no fim foi mesmo essa mudança de atitude nos últimos jogos do play-off onde até Gonçalo Alves defendia e nesses existiu um verdadeiro colectivo.

Não havendo essa intensidade, energia e propensão de certos jogadores para defender as coisas naturalmente ficam mais complicadas.

Com tudo isto não pretendo desculpar o treinador que naturalmente tem a sua dose de culpas.

petric

Bancada central
27 Julho 2021
1,296
1,333
Espero que acordem a tempo como na época passada, mas este ano não me parece que vá ser tão fácil.

Última edição:
  • Like
Reações: bluevertigo

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,760
8,441
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Há aqui pessoas com muito mais conhecimentos da modalidade que eu, mas também tenho a minha opinião de leigo.

Acho que o problema podendo passar pelo treinador vai mais além.

Não foi por acaso que o ano passado com o Aires a época também foi muito atribulada e valeu pelos últimos jogos que permitiram o título

Como todo o hóquei de hoje se calhar também é diferente do hóquei do passado. Agora todos os jogadores têm de ter disponibilidade para defender.

O ano passado o que permitiu o título no fim foi mesmo essa mudança de atitude nos últimos jogos do play-off onde até Gonçalo Alves defendia e nesses existiu um verdadeiro colectivo.

Não havendo essa intensidade, energia e propensão de certos jogadores para defender as coisas naturalmente ficam mais complicadas.

Com tudo isto não pretendo desculpar o treinador que naturalmente tem a sua dose de culpas.
Bom ponto.
Ares conseguiu convencer a jogarem em contra-traço ao seu registo mais ofensivo principalmente nesses dois jogos decisivos que deram dois campeonatos. Em pistas tão difíceis como Luz e Barcelos. Mas mesmo aí teve que gerir os minutos de quem não adere tanto à persistência defensiva. Só que tinham todos mais tempo de trabalho juntos, numa base de maior dinâmica e liberdade mas com ordem em como finalizavam ataques. Tinham o saber fazer no coletivo, não só no individual. Ajudou quando decidiram ativar.

Acho Freitas demasiado metódico e mais limitado e estático na proposta no seu global. E até se defende pior. Não acho que seja só por vontades (ou falta delas) individuais. Pode até ter sido já desafiado pelos jogadores a jogar mais ofensivo. Pelo que se vê em pista, está difuso e não é carne nem peixe.

Mas ontem foi demasiado gritante a diferença de intensidade e agressividade defensiva para o Sporting. Freitas queixou-se disso e deixou recados.
Espero que alguns se espicacem para melhorarem agilidade, rins, viradas e "torços" e disponibilidade para aguentarem marcações. Mas não haverá milagres.

É preciso a ajuda do treinador para jogarem "outro" hóquei, mais inteligente, com a bola mais rápida e movimentos para aclarar.
No genuíno e preferido de Freitas, não vão lá. Muitas dúvidas se saberá propor diferente.

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,760
8,441
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Com o avançar da idade de grande parte do plantel, fica complicado fazer 2 jogos por semana...
Mali, 36
Lamas, 34
Rafa, 34
Telmo, 32
Gonçalo, 32
Hélder, 31

Vai pesando mas assumindo que nenhum tem limitação de condição física específica, ainda devia dar para alguns mostrarem mais agilidade e rins, mudanças de direção e velocidade, do que se tem visto.
Mais velhos, mais difícil. Mas não impossível. Só que depende também do perfil físico, esquema de treino, vontade e autodeterminação.

Com este plantel e suas "fatalidades" acho que se podia tentar ir por um estilo de jogo que proteja debilidades no ritmo e pressing defensivo que nunca teremos e que possa lucrar da posse e organização ofensiva. Problema é treinador para isso.

• Like
Reações: Lobo1981