André Castro

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
26,097
1,045

“Orgulha-me muito o FC Porto estar associado a isto”

André Castro apadrinhou o 1.º aniversário da INZONE

André Castro é um utilizador regular da INZONE e o novo padrinho da sala sensorial do Estádio do Dragão. No jogo em que se assinalou o primeiro aniversário do espaço premiado pela Liga Portugal, pela ESSMA e distinguido com o Dragão de Ouro Projeto do Ano, o capitão da equipa B elogiou “algo único que nasceu de uma ideia bonita”, confidenciou ser um “apaixonado pela INZONE” e fez uma revelação: “O autismo tem marcado a minha vida, porque ter um filho no espectro do autismo mudou-me para melhor. Isto é estar em família, trazendo o meu filho, que é a minha família, para dentro da minha família”.

Rui Martins da Silva, do Departamento de Saúde, falou de “um projeto vencedor e de um ano muito positivo” durante o qual “cerca de 150 famílias puderam usufruir da experiência de inclusão”, fazendo “um balanço extremamente positivo, principalmente por todos os sorrisos vistos ao longo deste tempo”. Já Teresa Santos, responsável pela área da Sustentabilidade, afirmou que “foram ultrapassadas todas as expetativas” e que “o mais importante é ver os sorrisos de todas as crianças e das famílias” que puderam usufruir da INZONE.

André Castro

“Quando eu vim cá pela primeira vez identifiquei-me logo, fiquei apaixonado pela INZONE, por ser algo único que nasceu de uma ideia bonita. Escolheram imagens muito bonitas, tanto do meu filho como de outras crianças, que aproveitam este sítio, podem vir ao estádio e orgulha-me muito fazer parte disto. Na camisola escrevi: INZONE, obrigado por fazerem da palavra inclusão algo real. Foi rápido, não gosto de pensar muito, não é algo para ficar bem na fotografia, para dizer que estamos a ser inclusivos. Não, aqui foram realmente inclusivos, pensaram em todos os pormenores para as crianças com necessidades especiais poderem vir ao estádio e aproveitarem em família algo que noutro sítio seria impossível. O autismo tem marcado a minha vida, porque ter um filho no espectro do autismo mudou-me para melhor, para muito melhor, porque há tanta coisa a acontecer neste mundo e assim podemos olhar para os outros e perceber quem precisa de ajuda. Isto é estar em família, trazendo o meu filho, que é a minha família, para dentro da minha família. Orgulha-me muito o FC Porto estar associado a isto.”

Rui Martins da Silva (Departamento de Saúde FC Porto)

“Este é um projeto vencedor e é um ano muito positivo, cerca de 150 famílias puderam usufruir desta experiência de inclusão. São muitos sorrisos de crianças, de adultos e das suas famílias, que tornam este projeto inclusivo e que tornam o futebol, um futebol para todos, o futebol como um motor de inclusão. É para nós um orgulho conseguir, ao fim de 365 dias, estar presente e estar abertos em todos os jogos em casa do FC Porto, na apresentação do futebol feminino e nos Jogos da seleção nacional. Portanto, é um balanço extremamente positivo, principalmente por todos os sorrisos que vimos ao longo deste tempo. O reconhecimento é sempre importante, não é para isso que trabalhamos, mas obviamente que nos dá mais alento para continuarmos a fazer projetos vencedores. Este é só um dos projetos inclusivos do FC Porto e temos mais alguns para tentar desenvolver e para tentar apresentar nos próximos tempos, para tornar o Estádio do Dragão e outras instalações do clube cada vez mais inclusivas e usar não só o futebol, mas o desporto como um todo, para potenciar esta inclusão de pessoas com dificuldades do processamento sensorial, com dificuldades de mobilidade, com alterações da parte auditiva, da parte ocular, tornando a sociedade mais inclusiva através do desporto.”

Teresa Santos (Sustentabilidade FC Porto)

“Sem dúvida que é importante sentirmos este reconhecimento tanto interno como nacional e internacional. O mais importante é vermos os sorrisos de todas as crianças e das famílias, é para isso que trabalhamos e ficamos muito contentes também por estes reconhecimentos. Os primeiros 365 dias já estão, o que é que nos reserva o futuro, o que é que querem que o futuro reserve para a INZONE? O futuro é o futuro da inclusão, é o futuro dos projetos inclusivos do FC Porto, que temos mais alguns na calha e que serão revelados ao longo do tempo, consoante os consigamos implementar, e acreditamos que vamos conseguir. Eu costumo dizer que a INZONE é que o nosso bebé, porque este projeto tem muito de nós e é um orgulho ver que ultrapassámos todas as expetativas. Estamos muito satisfeitos de ver que o FC Porto também é um exemplo nesta área.”

• Like
Reações: MartinsDragão