Iniciados (Sub 15) - 2025/2026

Esquerdinha

Tribuna Presidencial
2 Junho 2011
10,576
31,250
Conquistas
3
  • Dezembro/16
  • José Maria Pedroto
  • Jorge Costa
Esta equipa do guimarães tem talento para jogar muito mais!
E é, para mim, surpreendente, o que o braga está a fazer! A equipa não é nada de especial!

Obviamente, temos tudo para ganhar este título, mas são miúdos de 14/15 anos!
Há muitas oscilações de rendimento sem explicação!
O próximo pode ser o jogo chave, mas, apesar de termos ganho os 3 jogos ao panzo, nenhum foi fácil... pelo contrário!
O paços, por exemplo, é uma equipa bem razoável, que até nos roubou pontos na primeira volta e esteve a ganhar...

Por outro lado, slb ainda vai a guimarães e scp a guimarães e a braga!

A esmagadora maioria dos adeptos não percebe as oscilações exibicionais nestas idades.

Sim, o título está mais perto mas longe de estar decidido.

O mais importante é que estamos a trabalhar bem e a apostar de forma cirúrgica e criteriosa no desempenho dos nossos jogadores

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
3,499
5,423
A esmagadora maioria dos adeptos não percebe as oscilações exibicionais nestas idades.

Sim, o título está mais perto mas longe de estar decidido.

O mais importante é que estamos a trabalhar bem e a apostar de forma cirúrgica e criteriosa no desempenho dos nossos jogadores
Concordo plenamente!
Mas, não nos enganemos... para mim, parece-me evidente que a chave deste escalão, está num plantel do slb muito menos recheado de gente, fisicamente, imponente...
Porque, o talento da nossa equipa é inquestionável desde agosto (... e até antes...)... como apareceram as motas do scp nas alas... o que eu não vi, foi uma equipa do slb com um trinco possante, capaz de aguentar, sozinho, o meio-campo, um central que domina o jogo ou um lateral que vai de mota... mas posso estar enganado...

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,880
22,479
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Vi os nossos golos e o segundo e o terceiro são qualquer coisa, os putos do Guimarães parecia que tinham a própria vida em jogo.

Imagino o discurso motivacional feito pelo treinador deles antes desta final da Champions. 😂

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
3,499
5,423
Não vou entrar na polémica sobre a idade dos atletas dos lagartos. Se estão ali a competir é porque têm documentos que o permite...

Eu também joguei alguns anos, com colegas negros e contra adversários negros... Não tenho dados que o comprovem, é apenas a minha experiência a falar... mas creio que os atletas negros deverão atingir um estado de pré-adolescência mais cedo ou algo do género. Conseguem ter um desenvolvimento físico precoce, e nos primeiros escalões de base isso nota-se imenso. Lembro-me que quando comecei a competir, com uns 9 anos, era um franguinho e tive de me bater com adversários mais fortes, mais agressivos e mais rápidos. Nessas idades a capacidade técnica nem faz grande diferença, porque os jogadores conseguem meter a bola na frente e ganhar na velocidade ou até com um encosto de corpo tiram-te da disputa.
Aos 17/18 anos essas diferenças já não se notam e os rapazes que sempre se superiorizaram pelo porte e valias físicas, acabam por ficar para trás porque nunca se deram ao trabalho de aprimorar a vertente técnica. Nunca precisaram de ser tecnicamente bons, nunca se importaram com isso. Até um dia em que precisam de melhorar mas já é tarde demais.

No meu caso lembro-me bem de ter imensas dificuldades nos sub13/15 com um adversário que defrontava todos os anos... Quando jogava com aquela equipa já sabia o que me esperava. E depois quando fui para o liceu acabamos até por ser colegas de escola, e nos sub17/19 já não tinha problemas nenhuns com ele porque eu também já tinha dado o salto físico, e quando consegues ter velocidade para acompanhar (ou perto disso) e robustez física, não lhes sobra grande coisa.

É um erro as equipas fazerem plantéis unicamente baseados na capacidade física. É também um erro que estes jogadores não tentem aprimorar a capacidade técnica ao longo do anos. Isto é especialmente visível nos PL, e nós temos o caso do Anhá ou tivemos o Sambu (e os rivais também tiveram vários)... São jogadores possantes, fortes, com capacidade física acima da média faziam 30 ou 40 golos a cagar nos esclões de base. Mas não evoluem tecnicamente e depois não conseguem dar o salto dos sub17 para os sub19 ou para os campeonatos profissionais.
Tinha este post guardado, porque é um tema muito interessante!
Para mim, a questão da raça é apenas ilustrativa! Ilustrativa, porque é mais comum suceder em países onde o registo do nascimento é menos criterioso e onde alguns vigaristas se procuram aproveitar dessas lacunas! Nesta altura, já existem testes não invasivos e bastante rigorosos que permitem identificar essas vigarices! Note-se que, nestas idades, há miúdos em estágios muito diferentes, independentemente da idade! É perfeitamente possível teres miúdos que têm um perfil físico de 16/17 anos, que têm 15 e outros com um perfil físico de 13/14 anos, que têm 15... assim, como existem vários estudos que comprovam que a grande maioria das seleções jovens são compostas por miúdos nascidos no primeiro semestre e, sobretudo, nascidos em janeiro!
Mas, esta é a vertente física! Que dá uma grande vantagem competitiva, e que até pode, eventualmente, ser legal, mas não dá o resto!
O resto vem com miúdos que têm mais 3 ou 4 anos! Não é preciso serem muito mais velhos! Esses 3 ou 4 anos, para além, da dimensão física, dão um entendimento do jogo que miúdos mais novos não têm! Eu dou um exemplo: nos sub-15, a maioria das faltas (90% diria eu) táticas (para travar um contra-ataque ou um adversário que ultrapassou o seu defensor) são agarrões ostensivos; ocasionalmente, há aquele pontapé de quem foi ultrapassado, que, muitas vezes, é o amarelo alaranjado; é raríssimo, um miúdo conseguir fazer uma falta em que trava o adversário, sem magoar, nem dar nas vistas (estilo boavista, do jaime pacheco...)! Um miúdo "normal" de 15 anos, não tem malícia suficiente, para fazer a "faltinha" a meio-campo! Com a idade, essas faltas vão aparecendo! Um miúdo mais velho, consegue dominar o meio-campo, com faltas dessas! Entender o jogo dessa forma, não implica um tipo, particularmente, inteligente, ou com uma capacidade física invulgar! Basta, ter essa capacidade para perceber como e quando fazer uma falta!
Ou seja, isto não é só robustez física! O panzo é mais baixo do que muitos dos nossos jogadores! Certo, que é mais forte do que o plantel todo junto... mas o entendimento do jogo, a capacidade de fazer a falta necessária, de empurrar quando ninguém vê... que diabo, de levar palitos ou alfinetes... isso, vem com a idade... e não há técnica que se consiga aprender, porque são miúdos que atingiram o seu patamar de evolução! Acabou ali!
Podem trabalhar muito, mas há um momento em que não dá mais...

• Like
Reações: Tmgd99

Jose Cordeiro

Superior
29 Julho 2017
17
49
Amigos, boa tarde, foi a primeira vez que os nossos miúdos e gostei bastante dos centrais (principalmente o esquerdino) os médios 6 e 8, o extremo 11 e claro está o nosso ponta de lança, muito bom, já agora tenho que acrescentar o miúdo que entrou que por coincidência é meu conterrâneo visto ser angolano, posto isto um abraço a todos vós, desculpem lá qq coisa, saúde.

Massive

Tribuna
29 Setembro 2017
4,347
7,915
Estádio do Dragão
Jogo muito difícil, foi uma grande vitória que nos aproxima muito do título e do tão almejado e merecido pleno :dragão

O golo do Tiago é de uma classe, pqp 💙

E o Lemos continua a deixar água na boca, aquela ginga...

Está quase rapaziada 🙏

• Love
Reações: cybersoze35

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
21,183
14,201
Aqui tudo encaminhado.
"Basta" ganhar os 2 jogos em casa e o jogo fora contra o último
E daqui a 2 jornadas tem um braga x sporting.

• Like

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
35,091
31,166
Gaia
Só agora acabei de ver a segunda parte no toutube do vitória, gostei da personalidade da equipa, sempre virada para a frente e com jogadores de qualidade técnica mas sentido coletivo. Os golos foram bonitos principalmente o 3º mas também gostei do do Paulo Leite.

• Like

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
9,375
7,423
Vamos fazer o flawless victory este ano?
Não ganhamos iniciados à quanto tempo? 20 anos?
Se n me falha a memoria a última equipa a ser campeã de iniciados foi a nossa geração de 1992 com Sérgio Oliveira, Pipo e Edu.
Alguém confirma?

Ps: Já verifiquei ganhamos em 2010/2011 com os 1996...talvez a pior geração que tivemos nos últimos 20 anos.

O que abre um belo debate entre ganhar na formação / preparação de jogadores para o profissionalismo

Última edição:
  • Like
Reações: Tmgd99
8 Fevereiro 2023
22,271
28,043
Se ganharmos o Campeonato ficaremos com 14 títulos de Campeão Nacional.

Neste momento há empate a 13 entre nós, Lumiar e Carnide.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,818
1,232
O miúdo que subiram dos sub 14 (Ruben Queiroz) para fazer estes últimos jogos do nacional sub 15 tem pormenores de craque. Já tinha gostado muito contra o Belenenses.

Um daqueles casos que mais vale subir já aos sub 17 (B) na próxima época do que andar a fazer outra vez este campeonato sub 15.

• Like
Reações: Superblack98

Fonseca

Bancada lateral
1 Julho 2017
833
959
O Panzo voltou hoje aos sub 15.

Os sub 17 deles já estão praticamente condenados... Não me admirava que jogasse contra nós no domingo

Vitorino Melo

Bancada central
14 Setembro 2017
1,670
2,701
Vamos fazer o flawless victory este ano?
Não ganhamos iniciados à quanto tempo? 20 anos?
Se n me falha a memoria a última equipa a ser campeã de iniciados foi a nossa geração de 1992 com Sérgio Oliveira, Pipo e Edu.
Alguém confirma?

Ps: Já verifiquei ganhamos em 2010/2011 com os 1996...talvez a pior geração que tivemos nos últimos 20 anos.

O que abre um belo debate entre ganhar na formação / preparação de jogadores para o profissionalismo
Felizmente e finalmente acabou o discurso, de que, o que é importante é formar, não ganhar titulos.

• Like
Reações: Um Portista