André Villas-Boas - Presidente

lucho

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
14,237
4,615
Vila do Conde, 1974
Vou deixar aqui a minha homenagem a Jorge Costa, AVB e Farioli.

"E esse teu ar grave e sério num rosto de cantaria, que nos oculta o mistério dessa luz bela e sombria”. O Porto é campeão. Se querem chorar abracem-me demoradamente e leiam o que a seguir escrevo. É do fundo da alma. Porque hoje é dia 2 e isto é pelo nosso número 2.

Não me lembro de um campeonato assim, com tantas dificuldades, com tantos dramas, com tantas angústias que foram deixando mossa. André Villas Boas nunca quebrou, perdeu Jorge Costa, foi ganhando inimigos e soube estar à altura do cargo que ocupa. Senhor Presidente quero que saiba que tenho um orgulho imenso em tudo o que fez por um clube que estava a dois passos da ruína financeira e ao 2º ano, contra todos os prognósticos, tornou o FC Porto campeão Nacional e líder destacadíssimo nos outros escalões. É isso que preocupa a imprensa centralista, como é possível em tão pouco tempo toda esta inversão de marcha? É isso que os atormenta, aquela geração de vermelhos e verdes que cresceu a ver o Porto ganhar tudo, gerindo frustração em cima de frustração. É essa geração que hoje respira contra o Porto e se alimenta das mais variadas e sujas estratégias para tentar destabilizar. Estão assustados, e isso ficou bem visível naquela conferência de imprensa do Sr. Varandas completamente alterado e descompensado. A tudo isso o André resistiu, de pé, sem pestanejar, sem se sentar uma única vez, tal como fez no funeral de Jorge Costa.

E agora, Farioli. Francesco Farioli. Mister, se por acaso chegar a ler isto, acredite que nunca tive nenhuma dúvida da sua competência. Nunca vacilei. Empolgou-me com o Vitória na noite que homenageamos o Jorge. Deixou-me extasiado com a vitória enorme alcançada em Alvalade. Perdeste o Luuk e depois o Samu, mas não perdeste a fé nem o carisma. E com o andor bem seguro aos viscondes parecia que o mundo tinha acabado ao minuto 98 do jogo com o Famalicão. Mas com o FC Porto não. Era expectável que o sol nascesse de novo no dia seguinte e todos confiávamos que o mister saberia como unir o grupo. Eram semanas após semanas com o fantasma do ajax a ser recordado por tudo e todos e o mister a ser bombardeado pela imprensa com esse tema. A forma como fez o grupo acreditar na ideia e ver os rostos de alegria de cada um deles em campo é algo de extraordinário. “Nas ruelas, nas calçadas, da ribeira até à Foz”, todos estamos orgulhosos de si mister. Sentimos desde cedo o quão especial eras Francesco. E em Braga na noite de Fofana, contra tudo e todos, ergueste os braços para a bancada e todos sentimos a mesma coisa. Sim, também fui importante, sim também eu contribuí para este momento. A família Portista!

E agora que ganhamos o campeonato mais difícil da nossa história ergamos todos os braços ali de pé de bandeira no ar olhando o Jorge Costa bem lá no alto. Foi para ti capitão. E pronto, deixem lá as lágrimas caírem. Não tem mal. Fiquem de pé, o tempo que precisarem, olhando o céu, como o André. Porque o FC Porto não é só um clube, é um sentimento. Quem não entender isso não pertence à nossa família.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
105,608
255,914
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas

É o que digo.

Há adeptos que sendo adeptos dos rivais(neste caso, lagarto) e mostrando azia em determinados momentos, na hora da verdade sabem reconhecer o mérito aos outros.

Depois há os Rui Santos, os Mário Figueiredo, as Marianas Fernandes, etc que a única coisa que sabem e fazem é destilar vendido contra o Porto.

Diferenças de posturas.
O Pipa que escreva ou diga na televisão o objetivo do clube para os próximos 20 anos: passar o benfica em campeonatos
Seja com este ou outro presidente

Já esteve 26-7, agora está 38-31
Estamos a chegar

Mário Jardel

Tribuna
11 Setembro 2024
3,461
8,163
A primeira é um dos meus sonhos exequíveis também. Á uns anos quando eles estavam a meio do "Treta" tinha conhecidos Portistas mais cotas que diziam que apesar disso íamos chegar primeiro aos 40 Campeonatos que eles. Adorava ver isso. Sem minas nem armadilhas é uma questão de tempo até ultrapassá-los em Campeonatos.
Outro sonho era ver um Penta e quem sabe mais a seguir.
Mas adorava ver um Penta. Era bébé quando fomos Penta nacionais
Acredito que AVB está nisto para marcar uma era.

As boas intenções, aliadas a uma personalidade ambiciosa, perfecionista, detalhada, planeada.

AVB é um estratega por personalidade, era assim enquanto treinador do nosso clube, foi assim durante a preparação e campanha para ser presidente e, depois de um primeiro ano com alguns erros, tem um segundo ano implacável e quase perfeito nas decisões que tomou.

Claro que é sempre preciso uma pontinha de sorte, claro que é tudo muito mais difícil porque lutamos contra todos. Mas acredito que AVB está nisto, não para se contentar com uns campeonatos e umas taças mas para tentar bater recordes. Quem não se lembra dele próprio falar que enquanto treinador do nosso clube era obcecado com recordes e queria o 6-0 contra os lampiões porque o 5-0 era o recorde?

Acho genuinamente que não será por ele que vamos baixar a exigência, que vamos nos contentar com pouco. Acho que por ele, a fasquia vai aumentar a cada ano, a qualidade dos plantéis vai aumentar a cada ano e os próximos anos no clube vão ser marcados por competência, rigor e foco 100% no que é melhor para o clube.

Espero ter para 26/27 um plantel em que olhamos no papel e se diga logo "o Porto é o principal candidato ao título, não só por ser o atual campeão mas porque além de manter a base reforçou-se muito e bem naquilo que eram as suas lacunas". Que o mister não fique agarrado aos jogadores que tem agora, a maioria dos treinadores comete esse erro depois de uma época de sucesso. Moura, Zaidu, Varela, Pepê e Borja são para vender, Moffi é para dispensar, Prpic e Gul são emprestar, e para o lugar destes têm de vir alguns reforços que venham aumentar o nível da equipa. Tem de ser esse o foco e o objetivo e não o contentarmos com "ah, mas o X até esteve bem esta época".

Vem aí época de Champions e a época será muito mais exigente.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
26,880
91,612
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Presidente, agora que vai ter mais margem financeira, espero que consiga fazer nas modalidades o que fez no futebol. Sobretudo no basquetebol e andebol. A começar
O Pipa que escreva ou diga na televisão o objetivo do clube para os próximos 20 anos: passar o benfica em campeonatos

Estamos a chegar
Esse tem que ser o desígnio de qualquer presidente do Porto... ser o clube em pt com mais campeonatos.

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
6,325
8,109

Estamos a chegar
São 34, se a contagem for a correcta e não a que convém ao benfica.
Com a contagem certa fica 38-34, o benfas fica a tremer...
Alguém tem de informar/convencer o presidente para esta luta justa, são 3 campeonatos que nos estão a ser roubados, isto não pode ser como convém ao benfas, tem de ser como é de facto.

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,971
9,671

Estamos a chegar

Verdade, no final da época 1983/84.

E no que toca a todas as competições, o maior atraso foi no final da época 1982/83: 16, contra 48 deles. O triplo, portanto.

Hoje, 87/86 para nós.

Recuperação incrível.

Em Campeonatos ainda vamos demorar um pouco a ultrapassá-los...

Já estivemos a 5... Chegou aos 9... Estamos a 7...

Se, por exemplo, estimarmos 5/6 títulos a cada década para nós, contra 2/3 para cada um dos rivais... serão necessárias 2 décadas...

Estamos de novo na rota certa...

(Editada: estivemos a 5 e não a 6)

Última edição:

drummerfcp

Superior
31 Maio 2017
40
60
Presidente, quando diz quem é o calimero do ano? Levantar acusações e depois fechar a boca.....
Também o que fez na capital não se faz... Agora as galinhas e os perus vão andar a bulha por causa do 2 lugar. Essa luta era para nós, so que entre 3 e 4. Sinceramente Que começem a rebentar as pipocas...

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
14,237
4,615
Vila do Conde, 1974

Verdade, no final da época 1983/84.

E no que toca a todas as competições, o maior atraso foi no final da época 1982/83: 16, contra 48 deles. O triplo, portanto.

Hoje, 87/86 para nós.

Recuperação incrível.

Em Campeonatos ainda vamos demorar um pouco a ultrapassá-los...

Já estivemos a 6... Chegou aos 9... Estamos a 7...

Se, por exemplo, estimarmos 5/6 títulos a cada década para nós, contra 2/3 para cada um dos rivais... serão necessárias 2 décadas...

Estamos de novo na rota certa...
ia perguntar isso, se já tínhamos estado a menos de 7 deles...já li que escreveste que já estivemos a 6, isso foi quando em 2013?