Ele nunca foi construtor de jogo.
Agora essa segunda parte é mito. Mas isso acontece com vários. Mas é dificil perder isso. O Paim ainda tem o mito do melhor jogador da história ter dito que o Paim era melhor que ele ou que Quaresma na formação era melhor que ele.
Mesmo acreditando que tem que jogar mais na frente a evolução do futebol moderno faz com que até o número 9 muitas vezes recue um pouco para dar apoios. Quanto mais um jogador que joga no meio e não é o 9.
Sim, o Mora muitas vezes (e bem) recua e pega no jogo mais atrás. Seja ele ou o Gabri uma vez por outra têm que descer e ajudar a equipa na primeira fase de construção. Os nosso centrais não podem estar restritos a só terem a solução de meter no lateral ou tentar um passe arriscado para o Varela que normalmente já tem dois cães em cima dele. Tem que haver mais soluções de passe no meio e seja ele o Gabri, o Fofana, o Victor ou outro têm que aparecer e mexerem-se. E se a bola lhe for parar aos pés tem que ter o jogo "miudo" do "passa para mim passa para ti" dum Moutinho dos velhos tempos para articular as coisas.
O Mora nesses momentos tem poucas perdas de bola e já é um jogador mais ou menos fiável. A única coisa que a meu ver poderia evoluir é que, quando tem espaço arranca e conduz a bola logo para cima dos centrais. Isso pode não ser necessariamente mau (também tem que haver alguém com coragem para fazer uma inflecção interior) mas há mais opções. E uma coisa que pode ser melhorada é que pode melhorar um pouco o jogo de amplitude (fazer um passe firme de flanco a flanco) ou nessas conduções pelo meio faze-las com um ritmo um bocadinho mais lento para ter melhor temporização de último passe e não procurar sempre o remate de meia distância. Tem que ter mais calma e ganhar um pouco de sabedoria nestes pequenos nadas. Isto são coisas que vêm com o tempo. Muito raramente um jogador tem já toda a experiência do mundo nesta tomada de decisões.
Eu tenho uma crença cega que o puto irá lá chegar. Agora temos que ter todos um bocadinho mais de calma e não lançarmos uma chuveirada de assobios e criticas (alguma malta até parece que se baba de raiva) cada vez que o puto falha um passe. Temos que na medida do possível criar um ambiente estável para o natural desenvolvimento dele.
Para todos os que dizem, é egoísta, é isto, é aquilo eu direi o seguinte. Temos aqui um craque. Há coisas nele RARAS e desperdiçar isso por falta de paciência nossa quando o puto ao que se sabe é profissional e está a trabalhar seria absolutamente estúpido.