Liga Portugal Betclic 2025/2026

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
6,110
7,086
O exemplo que deste é de loucos claro. Até pelo valor da champions que é sempre imensamente superior a uma liga europa. E até porque o Porto já tinha esse campeonato conquistado. Por isso, a taça de Portugal era completamente cagativa. Lá está, contexto.

Este ano quero ser campeão mais do que tudo. Não é de loucos, porque não sou o único a pensar assim. E é uma opinião muito pessoal. E tenho a certeza absoluta , mas absoluta mesmo, que a grande prioridade da direção/ equipa técnica , apesar de não o dizerem claro, é e será sempre o campeonato, este ano. Mas não tenho a minima dúvida disso.
Não teve nada a ver com o valor de champions ou não, como deves imaginar, mas sim pela dor que é perder contra o regime, até no berlinde, como se costuma dizer, ainda para mais numa final.

Como disse, a grande prioridade é e deve ser o campeonato porque é algo que é mais atingível, mais realista, não está sujeito à subjetividade de uma competição europeia, o que eu digo é, se pudesses escolher, e essa foi a pergunta original, escolher um campeonato que seria o 31 ao invés de uma competição europeia é de loucos sempre.

As épocas mais memoráveis do FC Porto são as épocas de conquistas europeias e isso está bem ao display no próprio museu do clube.

8 Fevereiro 2023
20,248
25,500
A prioridade deve ser o Campeonato pois racionalmente é a competição que temos mais hipóteses de ganhar.

Já pensando no que seria melhor para o palmarés e prestígio do nosso clube sem dúvida que seria a Liga Europa. Mesmo estando a haver uma carga emocional superlativa neste Campeonato, daqui a 5, 10, 20 anos ou o que seja, iremos olhar para esta época com mais sentimento caso tenhamos ganho a Liga Europa.

Não é por acaso que temos 33 Campeonatos Nacionais e apenas 2 Ligas Europa, a dificuldade e o valor das duas provas não tem comparação.

Este ano temos uma oportunidade rara (até porque somos um clube de Champions) sobretudo se o sorteio de amanhã nos favorecer.

Última edição:

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
12,383
12,144
36
Porto
Não teve nada a ver com o valor de champions ou não, como deves imaginar, mas sim pela dor que é perder contra o regime, até no berlinde, como se costuma dizer, ainda para mais numa final.

Como disse, a grande prioridade é e deve ser o campeonato porque é algo que é mais atingível, mais realista, não está sujeito à subjetividade de uma competição europeia, o que eu digo é, se pudesses escolher, e essa foi a pergunta original, escolher um campeonato que seria o 31 ao invés de uma competição europeia é de loucos sempre.

As épocas mais memoráveis do FC Porto são as épocas de conquistas europeias e isso está bem ao display no próprio museu do clube.
Mas eu percebo quem prefere a liga Europa se dessem a escolher. Perfeitamente legítimo. E ficava igualmente feliz se isso acontecesse como é óbvio e era uma época extraordinária.

Eu , neste momento, e com tudo que está à volta , o ruído todo e o contexto , eu escolhia ganhar este campeonato. Nem penso em mais nada. E o foco da equipa tem que ser esse. O resto por mim vem por acréscimo.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
22,106
7,082
Conquistas
1
  • Junho/18
Pergunta difícil (ou não...).

Se pudessem escolher só uma opção, qual queriam?

1- Ganhar o campeonato.

2- Ficar em segundo, mas ganhar a liga Europa e a taça de Portugal.
Ganhar a liga europa vale mais que 1 campeonato, é sempre uma competição europeia mesmo que não seja a mais importante, e na prática garante o mais importante para além do troféu em si que é o acesso directo à Champions, e provavelmente também ganharíamos mais dinheiro nesse cenário porque para além do valor por ir à final (7M), vencendo ganhamos mais (6M) e garantimos lugar na supertaça europeia (4M), tudo somado com o que ganhamos até aí e uma presença a esse nível na competição seria como ter ido nesta época à Champions mas ficado pela fase de grupos.

Mas a questão é que o campeonato neste momento é uma aposta mais segura que a liga europa, e não conseguimos infelizmente construir uma margem que nos permita apostar forte na liga europa, como tal faz sentido secundarizar a competição e tentar nos focar no que temos maior probabilidade de ganhar.

• Like
Reações: apocalypto

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
6,110
7,086
Mas eu percebo quem prefere a liga Europa se dessem a escolher. Perfeitamente legítimo. E ficava igualmente feliz se isso acontecesse como é óbvio e era uma época extraordinária.

Eu , neste momento, e com tudo que está à volta , o ruído todo e o contexto , eu escolhia ganhar este campeonato. Nem penso em mais nada. E o foco da equipa tem que ser esse. O resto por mim vem por acréscimo.
Claro, daí ter dado o exemplo que dei. Estás a pensar no momento e isso é realmente legítimo. Agora e sempre falando da subjetividade ao que nos leva este pequeno exercício, daqui a uns anos, e ao olhar para trás, ter mais uma Liga Europa a mais a um 31º campeonato, faria sempre muito mais sentido.

Daí dizer que, dada a escolha, isto nem deveria ser uma questão e não seria para o AVB, com certeza. Competição europeia deixa-te na história como mais nenhuma outra competição te deixa.

• Like
Reações: Roma

Ricky Silva

Tribuna Presidencial
18 Julho 2025
5,897
12,145
Pergunta difícil (ou não...).

Se pudessem escolher só uma opção, qual queriam?

1- Ganhar o campeonato.

2- Ficar em segundo, mas ganhar a liga Europa e a taça de Portugal.
O campeonato há todos os anos. Ganhar uma competição europeia é algo que nos marca de uma forma muito diferente. Eu sei de cor quase todos os 120 minutos de Sevilha. Cada passe, cada jogada. E mal me lembro do jogo do Kelvin a não ser dos golos. Sei que é polémico mas se calhar ia para a segunda. A questão é que o pragmatismo manda lutar sempre pelo campeonato porque é uma prova mais controlável, mais margem de erro, e menos suscetível a surpresas do que as competições a eliminar.

Flames

Lugar Anual
20 Maio 2021
10,223
22,759
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Este campeonato está num nível de importância muito maior do que qualquer outro. Por todas as razões. Mas principalmente porque marca o ponto de partida de um novo ciclo de estabilidade e vitória no clube, e também porque é uma mensagem fortíssima para todos os que nos estão a tentar mandar abaixo neste lodo que é o futebol português. Eu não penso em mais nada senão em ser campeão e em poder esfregar isso nas trombas de todos os merdas que nos querem tirar isso. Sinceramente, acho que nem a Liga Europa me tirava o "vazio" de perder este campeonato.

8 Fevereiro 2023
20,248
25,500
Estes gajos da Liga são mesmo palhaços.

2 Taças dos Clubes Campeões Europeus em vez de meterem 1 Liga dos Campeões mas depois distinguem a Taça UEFA e a Liga Europa.

Cambada de burros

• Like
Reações: Vinha
Dexter2020

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
47,854
79,604
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Sábado, 7 de março
Braga - Lagartos, 18h00 – Sport TV

Domingo, 8 de março
SL Lampiões - Porto, 18h00 – BTV
O lindo seria matarmos o campeonato nesse fim de semana: derrota do sporte em Braga e vitória nossa na cesta. Deixem-me sonhar!

• Love
Reações: peterdragon
avr1922

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
10,588
7,885
O lindo seria matarmos o campeonato nesse fim de semana: derrota do sporte em Braga e vitória nossa na cesta. Deixem-me sonhar!
Nem é preciso tanto, basta o empate na pedreira e a habitual vitória azul e branca no circo de carnide

• Love
Reações: peterdragon