Não discordo da tua avaliação do André Silva. Foi um PL mediano no tempo em que vestiu a nossa camisola. Foi titular por falta de melhor e porque o NES também fez questão de colocar o Aboubakar fora. Mas acho que evoluiu depois disso e na Selecção chegou a ter exibições interessantes. Nunca foi grande coisa, thou, tirando aquela época na Bundesliga em que pareceu que ia catapultar a carreira para outro nível... foi simplesmente uma época muito boa de um PL razoável.O número de golos diz isso. Tanto no Porto como na Bundesliga.
Mas é das tais coisas. Pode ser só embirrância minha e aceito isso, pode ter sido porque me ficou na retina uma jogada ou outra pelo Porto em que esteve mal... mas nunca, mas mesmo nunca vi nada de especial no André Silva.
Provavelmente o problema é meu e talvez sejam primeiras impressões difíceis de sair. Eu sei que acabou por ter uma fase aqui com o pé quente e o pessoal ficou entusiasmado porque era um puto da casa. Mas mesmo nessa fase eu via coisas que mostravam algumas limitações da parte dele. Não era lento mas não era particularmente explosivo, não tinha ginga nem nenhum detalhe tecnico dum gajo que tem pés para a coisa, não tinha grande jogo de costas para a baliza, não era particularmente possante, corria mas não parecia ter aquela garra que vem lá das entranhas, etc. Não era mau mas não havia uma valência muito pronunciada num detalhe qualquer que me fizesse entusiasmar... era ok mas via-o quase como um Postiga tenuemente melhorado se tanto.
Quanto ao Gonçalo e mesmo aceitando que possa ter sido pior pelo menos havia um detalhe ou outro em que as suas valências eram mais pronunciadas. Era francamente possante e com tecnica melhor que a generalidade dos jogadores da mesma estampa física, grande potência de remate sem ganhar balanço, etc. Havia ali qualquer coisa que me fazia pensar que pelo menos ia arrastar marcações e jogar melhor de costas para a baliza... não sei..
No fundo, acho que o André Silva está a ter uma carreira em linha com o que podia e pode dar, já o Gonçalo sinto que podia ter ido um bocadinho mais longe, mas o primeiro para mim é melhor.