Gonçalo Paciência

Viena

Tribuna Presidencial
8 Março 2022
5,878
11,922
Conquistas
1
O número de golos diz isso. Tanto no Porto como na Bundesliga.

Mas é das tais coisas. Pode ser só embirrância minha e aceito isso, pode ter sido porque me ficou na retina uma jogada ou outra pelo Porto em que esteve mal... mas nunca, mas mesmo nunca vi nada de especial no André Silva.

Provavelmente o problema é meu e talvez sejam primeiras impressões difíceis de sair. Eu sei que acabou por ter uma fase aqui com o pé quente e o pessoal ficou entusiasmado porque era um puto da casa. Mas mesmo nessa fase eu via coisas que mostravam algumas limitações da parte dele. Não era lento mas não era particularmente explosivo, não tinha ginga nem nenhum detalhe tecnico dum gajo que tem pés para a coisa, não tinha grande jogo de costas para a baliza, não era particularmente possante, corria mas não parecia ter aquela garra que vem lá das entranhas, etc. Não era mau mas não havia uma valência muito pronunciada num detalhe qualquer que me fizesse entusiasmar... era ok mas via-o quase como um Postiga tenuemente melhorado se tanto.

Quanto ao Gonçalo e mesmo aceitando que possa ter sido pior pelo menos havia um detalhe ou outro em que as suas valências eram mais pronunciadas. Era francamente possante e com tecnica melhor que a generalidade dos jogadores da mesma estampa física, grande potência de remate sem ganhar balanço, etc. Havia ali qualquer coisa que me fazia pensar que pelo menos ia arrastar marcações e jogar melhor de costas para a baliza... não sei..
Não discordo da tua avaliação do André Silva. Foi um PL mediano no tempo em que vestiu a nossa camisola. Foi titular por falta de melhor e porque o NES também fez questão de colocar o Aboubakar fora. Mas acho que evoluiu depois disso e na Selecção chegou a ter exibições interessantes. Nunca foi grande coisa, thou, tirando aquela época na Bundesliga em que pareceu que ia catapultar a carreira para outro nível... foi simplesmente uma época muito boa de um PL razoável.

No fundo, acho que o André Silva está a ter uma carreira em linha com o que podia e pode dar, já o Gonçalo sinto que podia ter ido um bocadinho mais longe, mas o primeiro para mim é melhor.

• Like
Reações: tocoolant

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,047
20,490
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana

Momento decisivo da carreira. Estava muito bem em Setúbal na primeira metade da época, foi chamado de volta pelo Serjão para comer banco no Porto. Na época seguinte saiu para a Alemanha.

Valeu pela assistência para o golo da vitória contra os lagartos no Dragão.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
90,972
161,500
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

Momento decisivo da carreira. Estava muito bem em Setúbal na primeira metade da época, foi chamado de volta pelo Serjão para comer banco no Porto. Na época seguinte saiu para a Alemanha.

Valeu pela assistência para o golo da vitória contra os lagartos no Dragão.
Não, não é esse o momento decisivo na carreira, nem pouco mais ou menos sequer.
Ele aqui só podia vir como alternativa e veio e bem.
Os momentos decisivos estão entre lesões, problema cardíaco e lá atrás um empréstimo à Académica...que jogava em contra-ataque, afogada nos últimos lugares onde ele ficava a 50 metros dos colegas.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,047
20,490
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Não, não é esse o momento decisivo na carreira, nem pouco mais ou menos sequer.
Ele aqui só podia vir como alternativa e veio e bem.
Os momentos decisivos estão entre lesões, problema cardíaco e lá atrás um empréstimo à Académica...que jogava em contra-ataque, afogada nos últimos lugares onde ele ficava a 50 metros dos colegas.
Discordo.

O empréstimo ao Setúbal é posterior a essas situações que referes. Estava muito bem nessa época - 11 golos (um deles aos lagartos na final da taça da liga) e 5 assistências até Janeiro, quando veio para cá comer banco. Acho que ter mais continuidade nessa altura tinha sido importante para ele. E não digo que tivesse chegado a titular por cá nem coisa que se pareça, mas acho que podia ter feito melhor carreira.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
90,972
161,500
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Discordo.

O empréstimo ao Setúbal é posterior a essas situações que referes. Estava muito bem nessa época - 11 golos (um deles aos lagartos na final da taça da liga) e 5 assistências até Janeiro, quando veio para cá comer banco. Acho que ter mais continuidade nessa altura tinha sido importante para ele. E não digo que tivesse chegado a titular por cá nem coisa que se pareça, mas acho que podia ter feito melhor carreira.
Mas isso já é uma reminiscência do que podia ter sido sem os problemas anteriores.