FC Porto
1
SL Benfica
0
Jan 14, 2026 at 08:45 PM

Taciturno

Tribuna
17 Março 2017
4,451
4,971
Eu sou muito a favor de grande ambiente, tudo a empurrar no estádio e a tentar ser mais um contra o adversário.

Mas é futebol, meus amigos, podem estar aí com essas paroladas todas. No ano passado, até mísseis podiam mandar vir dos Estados Unidos. É preciso é ganhar, no campo e contra todas as adversidades.

O Farioli é que é a nossa arma. E o Froholdt. Os parolos dos foguetes podiam continuar no cantinho onde estavam a mandar bocas aos FC Porto da Foz.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
25,563
45,636
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
O Kiwior a nível ofensivo vai dar 0 à equipa... e nestes jogos precisas de laterais que ajudem no processo ofensivo!

Jogar com 3 centrais, isso sim, vai ser um erro.
Não concordo.

A saída de bola e capacidade de passe do Kiwior neste jogo pode fazer a diferença.

Outra coisa é as bolas paradas.

Thiago, Jan, Kiwior, Pablo Samu..

• Love
Reações: Álvaro Valente

Álvaro Valente

Bancada central
5 Abril 2025
1,816
2,831
Eu sou muito a favor de grande ambiente, tudo a empurrar no estádio e a tentar ser mais um contra o adversário.

Mas é futebol, meus amigos, podem estar aí com essas paroladas todas. No ano passado, até mísseis podiam mandar vir dos Estados Unidos. É preciso é ganhar, no campo e contra todas as adversidades.

O Farioli é que é a nossa arma. E o Froholdt. Os parolos dos foguetes podiam continuar no cantinho onde estavam a mandar bocas aos FC Porto da Foz.
o Mou sabe se agarrar e prender o Froholdt no nosso meio campo não subimos...
Foi o que ele fez no jogo da Liga..

ele vai usar de novo a mesma tática não sabe mais...

O Farioli é que têm de desbloquear aquela defesa encornada

Aragami

Tribuna
1 Junho 2017
3,481
3,540
o Mou sabe se agarrar e prender o Froholdt no nosso meio campo não subimos...
Foi o que ele fez no jogo da Liga..

ele vai usar de novo a mesma tática não sabe mais...

O Farioli é que têm de desbloquear aquela defesa encornada
Vai e nos temos em principio o Gabri em campo para descobrir espaços e acima de tudo o Samu de agora é bem diferente do Samu do inicio do campeonato e não há o otamerda a atirar-se para o chão por tudo e por nada (há lá outros e vai ser um fartote mas ele era o pior). Resto é meter o Borja a aparecer mais no meio como em Alverca ao estilo do Lisandro.

Diogo Oliveira 98

Bancada central
12 Agosto 2015
2,100
1,118
Conquistas
4
  • Jorge Costa
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
E o mister explicou exatamente isso ontem. Já se mexeu imensas vezes na defesa este ano e continuou tudo igual.

Eu vou mais longe. Eu estou mais preocupado que jogue o Martim a lateral direito que o Alberto. Acho que o Alberto defende muito melhor e é mais seguro que o Martim que apesar de ter estado melhor nos últimos jogos , de vez em quando ainda tem umas paragens.
Percebo a apreensão, mas acho que o Martim, como bem referes, tem estado melhor e mais seguro defensivamente. Acho que perdemos mais é a nível ofensivo, porque o Alberto consegue dar aquelas cavalgadas, tem aquela explosão que o Martim não tem.
Mas a nível defensivo, no último mês e meio, tenho gostado do Martim, confesso.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
11,931
8,453
Jogo naturalmente difícil não só porque o árbitro estará condicionado e será preciso muito sangue frio da parte do Porto para lidar com isso, mas nesses jogos Mourinho está na sua praia porque ele sabe especular bem com o jogo jogando mais na retranca e depois aproveitar a velocidade do novo reforço deles.

Dito isto, optimista mas com muita moderação.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
11,717
9,791
36
Porto
Percebo a apreensão, mas acho que o Martim, como bem referes, tem estado melhor e mais seguro defensivamente. Acho que perdemos mais é a nível ofensivo, porque o Alberto consegue dar aquelas cavalgadas, tem aquela explosão que o Martim não tem.
Mas a nível defensivo, no último mês e meio, tenho gostado do Martim, confesso.
São opiniões e percebo também, mas acho precisamente o contrário. O Alberto é mil vezes melhor a defender e o Martim é melhor a atacar. Se bem que o Alberto também ataca bem , dai achar ser mais jogador e mais equilibrado.

De resto concordo, o Martim não tem estado excelente mas tem cumprido ( muito melhor do que estava no inicio da época ). Por gosto pessoal, gosto mais do Alberto. Está num ponto de maturação diferente.

Última edição:

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
7,935
2,792
Em condições normais, e com o plantel completo, não via o Farioli a mexer na estrutura base. A manutenção do Moura como lateral esquerdo e da dupla de centrais polaca faria sempre sentido do ponto de vista dos princípios: continuidade nos comportamentos defensivos, timings de pressão mais consolidados e uma saída de bola já bem rotinada. Mesmo em jogos de maior exigência, como o clássico de amanhã, haveria ganhos claros em preservar automatismos, sobretudo no primeiro e segundo momentos de construção.

Com o Moura indisponível, e sem um lateral esquerdo de raiz, acredito que em contextos de dificuldade média a solução passaria sempre pelo Martim. Apesar de jogar com o pé direito sobre a esquerda, o impacto seria relativamente controlado se o adversário não pressionar de forma muito agressiva. A equipa conseguiria, ainda assim, garantir superioridade na primeira fase, usando o Kiwior como principal eixo de progressão no centro-esquerda, com o Martim a dar largura apenas em momentos específicos.

Mas num jogo como o de amanhã, frente a um adversário que pressiona alto, com agressividade e qualidade individual, faz sentido equacionar uma estrutura não de três centrais, mas com os três centrais: Jan, Kiwior e Thiago. Não tanto por reforço defensivo, mas para otimizar a saída de bola. Com o Kiwior a descair para o corredor esquerdo, a equipa ganha um canhoto natural nesse lado, melhora os ângulos de passe sob pressão e aumenta a variabilidade na construção, seja em saída curta a três, seja na capacidade de encontrar o médio interior entre linhas ou explorar o lado fraco após atração. Essa solução pode permitir, ainda, libertar melhor os médios para receberem em zonas mais altas, reduzindo o risco de perdas em zonas proibidas e aumentando a probabilidade de ultrapassar a primeira linha de pressão adversária com critério. A isto soma-se uma vantagem adicional importante: as bolas paradas. Com três centrais em campo, a equipa ganha capacidade no jogo aéreo, tanto ofensiva como defensivamente, um fator que pode ser decisivo num jogo deste género, muitas vezes resolvido nos detalhes e onde as bolas paradas tendem a assumir um peso determinante.
Esta é a minha opinião relativamente ao jogo de hoje, partilhada ontem. Nos próximos jogos, entendo que só se justifica o Kiwior à esquerda se não houver nem o Moura, nem o Martim, nem sequer o Zaidu. Mas hoje é um jogo especial, com características diferentes, e tendo o Moura indisponível, aceito melhor se a opção do Farioli passar por uma linha defensiva com DD, Thiago, Bednarek e Kiwior.

• Love

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
42,897
33,798
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Equipa na máxima força, martim à esquerda, 11 fulanos com faca na liga e vamos para cima deles com mais 50 mil aproximadamente no estádio para dar cabo deste fdps..

• Love

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
11,537
13,040
Segundo dados do transfermarkt tem cerca de 150 jogos como central e pouco mais de 30 como lateral.
Ate pode desenrascar mas a posição natural é no centro de defesa.
Ser opção a lateral num jogo como hoje pode ser um risco e a amostra que fez a lateral ( Moreirense se não me falha a memória) não foi muito positiva.
Mas ate ao dia de hoje o treinador soube tomar as melhores opções.
Basta goleada de 1.0 jogue quem jogar é isto que me interessa.
Eu sei que vocês não gostam de o ouvir, até pela experiência que tivemos na época passada ...
Mas jogar com 3 centrais não implica que o Kiwior tenha que ser forçamente o lateral esquerdo, nem significa que as movimentações e dinâmicas da equipa sejam as mesmas do que jogando com Moura ...
Eu não sou treinador ma eu se fosse Farioli já deveria estar a começar a encontrar formas de jogar diferentes ... porque as outras equipas também se habituam a anular-nos ...
Tivemos 10dias limpinhos para preparar o jogo, um mini-estágio pelo meio ... claro que Farioli deu o tudo por tudo para preparar este jogo, e o contrário não poderia acontecer ...
De qualquer forma, o 11 contra o rabolhos pode não ter muitas surpresas ... mas acho que haverá surpresas nas dinâmicas da equipa ...

Eu gostaria de um 11 assim, não liguem muito a disposição tática ... isto para mim são as dinamicas a atacar ... talvez Aberto pelo Pepê fosse mais seguro ...

---------------DC/CR
------ Thiago Bed Kiwior
---------------Pablito
Pepê Frodo Gabri Borja
----------Mora
-----------------Samu

• Love

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
11,905
20,602
Conquistas
7
63
Porto
Vou ver em Londres. Já vão uns anos valentes do último clássico que vi fora do país.
Espero, como quase todos, um jogo razoavelmente controlado com o regime a tentar explorar o contra-ataque e as investidas de Dedić para acionar os triângulos exteriores na direita (à atenção a quem jogar na esquerda do nosso ataque, em comunicação direta com quem estiver no meio centro esquerdo). Se houver Kiwior na esquerda espero ver mais vezes um salto da pressão do regime com a bola a entrar diretamente no Samu, veremos como se safa hoje enquanto outlet de saída.
Não antevejo goleada nem tão pouco jogo fácil. Mas vamos ver.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
11,537
13,040
São opiniões e percebo também, mas acho precisamente o contrário. O Alberto é mil vezes melhor a defender e o Martim é melhor a atacar. Se bem que o Alberto também ataca bem , dai achar ser mais jogador e mais equilibrado.

De resto concordo, o Martim não tem estado excelente mas tem cumprido ( muito melhor do que estava no inicio da época ). Por gosto pessoal, gosto mais do Alberto. Está num ponto de maturação diferente.
O Alberto em boas condições físicas é melhor que o Martim ... de longe ...
Tem que recuperar a melhor forma física ... porque se estiver bem ... é a nossa locomotiva da diireita ...
martim se continuar focado e não se distrair com cenas menos profissionais será um grande lateral direito