Não ia haver uma remuneração este ano?
2026Não ia haver uma remuneração este ano?
___________________Houve um adepto que se fez sócio em Outubro e é o 166 mil e tal.
Acho que o Portal reflete a numeração em que nos encontramos.
O meu irmão fez se na altura para comprar bilhete para o Nottingham e é o 1661xx por isso deve refletir o número de sócio atualHouve um adepto que se fez sócio em Outubro e é o 166 mil e tal.
Acho que o Portal reflete a numeração em que nos encontramos.
Trás e Montes e Beiras é que nada.Na época 2024/25 inscreveram-se 17.500 novos sócios.
Sensivelmente o dobro das épocas anteriores.
26% Com <10 anos de idade
58% Com <30 anos de idade
Idade média: 27 anos
Homens: 71% (Idade média 29 anos)
Mulheres: 29% (Idade média 23 anos)
Portugal: 90% (Porto 65%, Braga 9%, Aveiro 9%, Lisboa 6%)
Estrangeiro: 10% (7% de Suíça, França e Luxemburgo)
É normal que tenham percentagens mais baixas, tendo em conta a densidade populacional. Se 10% do Distrito de Lisboa for simpatizante do nosso Clube, são mais de 200 mil pessoas. O Distrito de Vila Real tem 180 mil habitantes na sua totalidade. Se juntarmos ainda o fator económico, um Portista transmontano tem muito menor poder de compra que um Portista lisboeta e ser Sócio do nosso Clube deve ser das suas últimas prioridades.Trás e Montes e Beiras é que nada.
Um ponto que já há muitos anos me causa alguma tristeza é como é que não conseguimos ter mais implementação no interior Norte.Na época 2024/25 inscreveram-se 17.500 novos sócios.
Sensivelmente o dobro das épocas anteriores.
26% Com <10 anos de idade
58% Com <30 anos de idade
Idade média: 27 anos
Homens: 71% (Idade média 29 anos)
Mulheres: 29% (Idade média 23 anos)
Portugal: 90% (Porto 65%, Braga 9%, Aveiro 9%, Lisboa 6%)
Estrangeiro: 10% (7% de Suíça, França e Luxemburgo)
Nos Distritos de Vila Real e Bragança creio que temos uma boa implementação, apesar da população envelhecida e baixa densidade populacional, que como expliquei no post acima, faz refletir-se nas percentagens. Em Viseu conheço a realidade através de um primo que lá morou, vai lá com frequência e nota-se um crescimento significativo nos últimos 20 anos. Temos inclusive uma Casa/Delegação com boa dinâmica.Um ponto que já há muitos anos me causa alguma tristeza é como é que não conseguimos ter mais implementação no interior Norte.
Vila Real, Bragança, Guarda/Viseu.
Acho que devia ser feito um esforço ou pelo menos um estudo, se não é possível melhorar a nossa expansão nestas áreas.
Excluindo os pólos de Braga e Guimarães (por razões óbvias), Coimbra teve a Académica durante décadas e é uma cidade muito particular, devíamos tentar ter uma implementação bem maior pelo menos em Vila Real e Viseu/Guarda.
Bem sei que as últimas duas, conheço bem, são distritos já envelhecidos, que antigamente a grande maioria eram adeptos do regime e até mais zbord em algumas zonas, mas pela proximidade devíamos estudar campanhas de promoção do clube nesses distritos.
Falaste no distrito mas sabes se na cidade de Viseu e nas redondezas há muitos Portistas?Nos Distritos de Vila Real e Bragança creio que temos uma boa implementação, apesar da população envelhecida e baixa densidade populacional, que como expliquei no post acima, faz refletir-se nas percentagens. Em Viseu conheço a realidade através de um primo que lá morou, vai lá com frequência e nota-se um crescimento significativo nos últimos 20 anos. Temos inclusive uma Casa/Delegação com boa dinâmica.
Viseu e Coimbra são dois pólos a explorar melhor, sem dúvida. O interior mais profundo Norte/Centro diria que é indiferente, porque a densidade é muito baixa e a população envelhecida. Seria uma boa ideia abrirmos Lojas Azuis nos principais Centros Comerciais destas Cidades (Palácio do Gelo e Fórum Coimbra). Seria um bom ponto de partida. Acrescento ainda Viana do Castelo.
___________________Trás e Montes e Beiras é que nada.
Estava a referir-me mesmo à Cidade que é a realidade que conheço melhor. Nos Municípios à volta desconheço, mas também tem muito menos gente que Viseu que é o pólo agregador da zona. No Distrito temos ainda Municípios como Lamego, Resende e Cinfães, que ficam longe de Viseu e mais identificados com a Região do Douro, que tem muitos Portistas.Falaste no distrito mas sabes se na cidade de Viseu e nas redondezas há muitos Portistas?
_____________Um ponto que já há muitos anos me causa alguma tristeza é como é que não conseguimos ter mais implementação no interior Norte.
Acho que devia ser feito um esforço ou pelo menos um estudo, se não é possível melhorar a nossa expansão nestas áreas.
Excluindo os pólos de Braga e Guimarães (por razões óbvias), Coimbra teve a Académica durante décadas e é uma cidade muito particular, devíamos tentar ter uma implementação bem maior pelo menos em Vila Real e Viseu/Guarda.
Bem sei que as últimas duas, conheço bem, são distritos já envelhecidos, que antigamente a grande maioria eram adeptos do regime e até mais zbord em algumas zonas, mas pela proximidade devíamos estudar campanhas de promoção do clube nesses distritos.
Até porque ser Sócio na cabeça de muita gente, implica conseguir ir a jogos. Na minha maneira de sentir o Clube, faz parte da minha Identidade e seria sempre Sócio, mesmo que um dia morasse longe do Porto. Mas a esmagadora maioria das pessoas não pensa assim. São Sócios se "compensar", se tiver "vantagens", ou se a vida permitir ir ao Dragão com frequência. Tenho amigos que têm a sua vida estabilizada, que não lhes fazia diferença nenhuma pagar 12 euros por mês, inclusive até podiam tornar-se Sócios Correspondentes porque moram em Lisboa, mas mesmo assim não têm a iniciativa de se inscreverem, porque simplesmente moram longe. Então quando arranjam uma folga para vir ao Dragão, queixam-se dos preços porque pagam valores de Público. Nessas alturas volto a recordar que se deviam fazer Sócios, mas não vale a pena. Cada cabeça, sua sentença. Agora imaginem Portistas de Trás-os-Montes e outras zonas do interior, onde os salários em média são mais baixos e moram longe. A probabilidade de se tornarem Sócios é ainda mais baixa. Por isso é natural, e será sempre assim, que os Distritos do Porto, Braga e Aveiro, pela proximidade e densidade, liderem sempre o Pódio de Sócios._____________
Número de adeptos ou de sócios?
O incremento de número de adeptos é algo que acontece de forma natural.
(Quase) Ninguém muda de clube só porque o seu clube deixou de ganhar durante algum tempo e outro passou a ganhar regularmente.
Os adeptos ganham-se enquanto crianças.
Não esquecer que a taxa de natalidade a partir do período em que começamos a ganhar regularmente não tem nada a ver com aquela das décadas anteriores.
É nas crianças que o nosso crescimento disparou nestes últimos 40 anos e sobretudo a partir da década de 1990 e ainda mais a partir de 2002/03 em diante.
O diferencial para benfica e a recuperação e muito provável ultrapassagem face a sporting deu-se por aí e pelo bem maior número de mortes de adeptos desses dois em relação a nós.
No que diz respeito ao número de associados, em termos de percentagem, Porto e os distritos vizinhos serão sempre aqueles que terão a maior e a larga distância dos restantes.
Isso não invalida que haja crescimento de associados no resto do país. Mas percentualmente serão sempre valores residuais faces aos principais distritos de implantação.
_____________________Até porque ser Sócio na cabeça de muita gente, implica conseguir ir a jogos. Na minha maneira de sentir o Clube, faz parte da minha Identidade e seria sempre Sócio, mesmo que um dia morasse longe do Porto. Mas a esmagadora maioria das pessoas não pensa assim. São Sócios se "compensar", se tiver "vantagens", ou se a vida permitir ir ao Dragão com frequência. Tenho amigos que têm a sua vida estabilizada, que não lhes fazia diferença nenhuma pagar 12 euros por mês, inclusive até podiam tornar-se Sócios Correspondentes porque moram em Lisboa, mas mesmo assim não têm a iniciativa de se inscreverem, porque simplesmente moram longe. Então quando de vez em quando arranjam uma folga para vir ao Dragão, queixam-se dos preços porque pagam valores de Público. Nessas alturas volto a recordar que se deviam fazer Sócios, mas não vale a pena. Cada cabeça, sua sentença. Agora imaginem Portistas de Trás-os-Montes e outras zonas do interior, onde os salários em média são mais baixos e moram longe. A probabilidade de se tornarem Sócios é ainda mais baixa. Por isso é natural, e será sempre assim, que os Distritos do Porto, Braga e Aveiro, pela proximidade e densidade, liderem sempre o Pódio de Sócios.
Em Bragança há muitos portistas!Um ponto que já há muitos anos me causa alguma tristeza é como é que não conseguimos ter mais implementação no interior Norte.
Abertura mais Escolas Dragon Force e Lojas Azuis em alguns locais estratégicos é essencial.Em Bragança há muitos portistas!
Eu faço o comparativo em relação aos meus tempos de escola, e o que vejo agora com os meus filhos nas turmas deles.
Na turma do meu mais velho há mais portistas do que benfiquistas... impensável da década de 90 por exemplo.
Outra vertente é na formação... Braga e benfica com polos em V.Real e nós nada...
Vamos ver se se confirma a abertura no próximo ano.
Muita gente de Macedo, Mirandela, Bragança estão nos 2 polos já existentes.
Eu de Cinfães conheço 2 ou 3 freguesias por motivos familiares.Estava a referir-me mesmo à Cidade que é a realidade que conheço melhor. Nos Municípios à volta desconheço, mas também tem muito menos gente que Viseu que é o pólo agregador da zona. No Distrito temos ainda Municípios como Lamego, Resende e Cinfães, que ficam longe de Viseu e mais identificados com a Região do Douro, que tem muitos Portistas.
Em Viseu, onde moro, os portistas têm aumentado muito, conheço muita gente jovem e menos jovem portista.Um ponto que já há muitos anos me causa alguma tristeza é como é que não conseguimos ter mais implementação no interior Norte.
Em Viseu tiveram 5 novos sócios só na minha família.Um ponto que já há muitos anos me causa alguma tristeza é como é que não conseguimos ter mais implementação no interior Norte.