Empregos e outras oportunidades

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,636
11,668
Conquistas
7
46
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Estimados,

não sabendo muito bem onde enquadrar o tópico aqui no fórum (e espero não estar a infringir nenhuma regra do mesmo)

proponho criar um thread com oportunidades de emprego e de negócios que possam interessar:

Neste momento encontro-me a recrutar:
- Engenheiro mecânico para projectos
- Engenheiros de projecto - diversas especialidades
- Contabilista júnior
- Engenheiro Director de Obra (Sénior e Junior)
- Encarregado de Obra
- Consultores imobiliários
- Arquitecto sénior

estejam à vontade de me enviar mensagem privada
um forte abraço

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
4,054
3,743
Vila Nova de Gaia, 1981
Bom tópico.

Se algum dos companheiros que esteja emigrado conhecer alguma empresa / agência de trabalho temporário que recrute gente de Portugal para o estrangeiro ,se possível com alojamento, unskilled work ( fábrica,armazém ,etc) por favor avisem.

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
2,745
6,283
Epá, pensei muito sobre se devia partilhar isto mas vou partilhar porque ainda estou meio em choque e a processar. Escolhi este tópico porque procurei e não vi nada mais ajustado e também não queria criar outro para isto. Mas cá vai:

Atualmente estou a fazer um estágio numa empresa de informática mas como ainda estou inscrito no IEFP porque o estágio é não-remunerado, tenho a ir às sessões do IEFP e fui a uma sessão de "Técnicas de Procura de Emprego". Para quem não sabe, é uma sessão onde uma pessoa do IEFP te dá algumas dicas sobre como procurar emprego, ajustares melhor o teu CV, etc.

Ora a meio da sessão, a formadora contou uma coisa que me deixou parvo. Diz ela que é um fenómeno em crescimento e que ainda não se fala muito disso mas começa a ser cada vez mais recorrente (e tanto a ACT como o IEFP têm recebido cada vez mais queixas desse tipo) que é um empregador ou entrevistador perguntar de que clube és. Às vezes até disfarçam a pergunta dentro de um contexto meio armadilhado tipo "foi como o nosso Benfica ontem.... é do Benfica, certo?". A ideia é saber de que clube és para, caso não sejas do mesmo clube que toda a gente ali, meter-te logo uma red flag porque acreditam que, sobretudo em empresas pequenas, surgem muitos conflitos e discussões por causa disso. Ou seja na prática, é contratar por clubismo.

Epá eu já sabia que existia preconceito político e até religioso em algumas empresas, sempre existiu, mas clubismo é uma coisa que me deixa parvo e completamente aberrante para mim. Eu posso ter o meu clube e não gostar dos outros dois mas epá, nunca na vida pensei em dar-me mal de antemão com alguém por causa disso, sobretudo sem conhecer a pessoa (há muitos benfiquistas e sportinguistas que são pessoas completamente normais e que quase nem ligam à bola ou sabem estar). Pelos vistos é um fenómeno que já começa a merecer a atenção da ACT e das autoridades de emprego mas que ainda não querem que se saiba muito porque é assunto delicado.

E depois pus-me a pensar: faz todo o sentido que isso exista na sociedade portuguesa, que é demencialmente atraida por clubismo (nem sequer é futebol). Basta ver na quantidade de pessoas que foi votar no presidente do benfica e que se calhar não sai de casa para votar nas eleições da sua autarquia (que impacta diretamente a tua qualidade de vida). Sei que os resultados do nosso clube também têm impacto no nosso estado de espírito, mas fds, haver PMEs que estão abusivamente a começar a segregar pessoas pelos clubes que escolhem, que é uma merda totalmente aleatória e nada diz da nossa personalidade ou competência, faz-me uma tremenda confusão.

Mas pronto, se calhar é overreacting meu mas queria partilhar isto porque não sei se alguém aqui já passou pela experiência. Eu nunca passei mas se algum dia me fizerem essa pergunta, acho que mando logo ali o entrevistador para a puta que pariu.

Última edição:

XaviJr

Lugar Anual
15 Janeiro 2018
4,322
5,636
Isso para mim é uma vantagem para o trabalhador. Se me fizessem isso numa entrevista serviria como filtro e não iria querer trabalhar nessa empresa.

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
2,745
6,283
Isso para mim é uma vantagem para o trabalhador. Se me fizessem isso numa entrevista serviria como filtro e não iria querer trabalhar nessa empresa.
Concordo e é logo o melhor sinal para nunca mais voltar a por os pés ali mas fico parvo e acho perigosíssimo que, do lado do empregador, haja ou comece a haver esse critério. Diz mais da nossa sociedade do que imaginamos.

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
2,745
6,283
Pá o meu antigo patrão dizia que nem mouros nem brasileiros.. não confia neles..
Mas se calhar o teu patrão é um gajo à antiga, com a tradicional empresa pequena ou de família, onde é ele que escolhe pessoalmente as pesoas e isso, mesmo eu discordando ou não dos critérios dele, até é meio normal porque o critério de contratação passa todo pelas ideias de um só pessoa. Agora aquilo que vos estou a contar está a começar a acontecer em empresas médias, com estruturas supostamente muito mais profissionais e menos tradicionais, e isso para mim é perigoso e até doentio.

• Like
Reações: jorgebest

Sergio7

Tribuna
2 Julho 2012
2,923
3,056
Conquistas
5
36
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • Ricardo Quaresma
  • Bobby Robson
Não me surpreende nada este relato do colega. Muita gente neste País tem clubite aguda

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,636
11,668
Conquistas
7
46
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Epá, pensei muito sobre se devia partilhar isto mas vou partilhar porque ainda estou meio em choque e a processar. Escolhi este tópico porque procurei e não vi nada mais ajustado e também não queria criar outro para isto. Mas cá vai:

Atualmente estou a fazer um estágio numa empresa de informática mas como ainda estou inscrito no IEFP porque o estágio é não-remunerado, tenho a ir às sessões do IEFP e fui a uma sessão de "Técnicas de Procura de Emprego". Para quem não sabe, é uma sessão onde uma pessoa do IEFP te dá algumas dicas sobre como procurar emprego, ajustares melhor o teu CV, etc.

Ora a meio da sessão, a formadora contou uma coisa que me deixou parvo. Diz ela que é um fenómeno em crescimento e que ainda não se fala muito disso mas começa a ser cada vez mais recorrente (e tanto a ACT como o IEFP têm recebido cada vez mais queixas desse tipo) que é um empregador ou entrevistador perguntar de que clube és. Às vezes até disfarçam a pergunta dentro de um contexto meio armadilhado tipo "foi como o nosso Benfica ontem.... é do Benfica, certo?". A ideia é saber de que clube és para, caso não sejas do mesmo clube que toda a gente ali, meter-te logo uma red flag porque acreditam que, sobretudo em empresas pequenas, surgem muitos conflitos e discussões por causa disso. Ou seja na prática, é contratar por clubismo.

Epá eu já sabia que existia preconceito político e até religioso em algumas empresas, sempre existiu, mas clubismo é uma coisa que me deixa parvo e completamente aberrante para mim. Eu posso ter o meu clube e não gostar dos outros dois mas epá, nunca na vida pensei em dar-me mal de antemão com alguém por causa disso, sobretudo sem conhecer a pessoa (há muitos benfiquistas e sportinguistas que são pessoas completamente normais e que quase nem ligam à bola ou sabem estar). Pelos vistos é um fenómeno que já começa a merecer a atenção da ACT e das autoridades de emprego mas que ainda não querem que se saiba muito porque é assunto delicado.

E depois pus-me a pensar: faz todo o sentido que isso exista na sociedade portuguesa, que é demencialmente atraida por clubismo (nem sequer é futebol). Basta ver na quantidade de pessoas que foi votar no presidente do benfica e que se calhar não sai de casa para votar nas eleições da sua autarquia (que impacta diretamente a tua qualidade de vida). Sei que os resultados do nosso clube também têm impacto no nosso estado de espírito, mas fds, haver PMEs que estão abusivamente a começar a segregar pessoas pelos clubes que escolhem, que é uma merda totalmente aleatória e nada diz da nossa personalidade ou competência, faz-me uma tremenda confusão.

Mas pronto, se calhar é overreacting meu mas queria partilhar isto porque não sei se alguém aqui já passou pela experiência. Eu nunca passei mas se algum dia me fizerem essa pergunta, acho que mando logo ali o entrevistador para a puta que pariu.
amigo,

por acaso já surgiu em contexto de entrevista (eu faço inúmeras todos os dias) perguntar a um funcionário se tem alguma preferência clubística... sem segundas intenções e sem macular minimamente o processo de entrevista... bem pelo contrário, já cheguei a dizer a candidatos que me disseram que eram benfiquistas, quando questiono e peço para me dizerem uma virtude e um defeito, que já lhes tinha encontrado o defeito, em jeito de piada

acho que vivemos tempos em que tudo serve para as pessoas se vitimizarem ou acharem que tudo as ofende... ir ao ACT com uma coisa dessas é estupido, mas pronto... só o deveriam fazer se alguém lhes dissesse... "olhe... não o contrato porque é do clube A, B ou C"... tudo o resto é estupido...

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,636
11,668
Conquistas
7
46
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Estimados,

não sabendo muito bem onde enquadrar o tópico aqui no fórum (e espero não estar a infringir nenhuma regra do mesmo)

proponho criar um thread com oportunidades de emprego e de negócios que possam interessar:

Neste momento encontro-me a recrutar:
- Engenheiro mecânico para projectos
- Engenheiros de projecto - diversas especialidades
- Contabilista júnior
- Engenheiro Director de Obra (Sénior e Junior)
- Encarregado de Obra
- Consultores imobiliários
- Arquitecto sénior

estejam à vontade de me enviar mensagem privada
um forte abraço
UPDATE:
encontro-me a recrutar:
- engenheiro mecânico de projecto
- engenheiro eletrotecnico de projecto
- director de loja para Figueira da Foz
- director de loja para Barreiro
- director de Marketing