Epá, pensei muito sobre se devia partilhar isto mas vou partilhar porque ainda estou meio em choque e a processar. Escolhi este tópico porque procurei e não vi nada mais ajustado e também não queria criar outro para isto. Mas cá vai:
Atualmente estou a fazer um estágio numa empresa de informática mas como ainda estou inscrito no IEFP porque o estágio é não-remunerado, tenho a ir às sessões do IEFP e fui a uma sessão de "Técnicas de Procura de Emprego". Para quem não sabe, é uma sessão onde uma pessoa do IEFP te dá algumas dicas sobre como procurar emprego, ajustares melhor o teu CV, etc.
Ora a meio da sessão, a formadora contou uma coisa que me deixou parvo. Diz ela que é um fenómeno em crescimento e que ainda não se fala muito disso mas começa a ser cada vez mais recorrente (e tanto a ACT como o IEFP têm recebido cada vez mais queixas desse tipo) que é um empregador ou entrevistador perguntar de que clube és. Às vezes até disfarçam a pergunta dentro de um contexto meio armadilhado tipo "foi como o nosso Benfica ontem.... é do Benfica, certo?". A ideia é saber de que clube és para, caso não sejas do mesmo clube que toda a gente ali, meter-te logo uma red flag porque acreditam que, sobretudo em empresas pequenas, surgem muitos conflitos e discussões por causa disso. Ou seja na prática, é contratar por clubismo.
Epá eu já sabia que existia preconceito político e até religioso em algumas empresas, sempre existiu, mas clubismo é uma coisa que me deixa parvo e completamente aberrante para mim. Eu posso ter o meu clube e não gostar dos outros dois mas epá, nunca na vida pensei em dar-me mal de antemão com alguém por causa disso, sobretudo sem conhecer a pessoa (há muitos benfiquistas e sportinguistas que são pessoas completamente normais e que quase nem ligam à bola ou sabem estar). Pelos vistos é um fenómeno que já começa a merecer a atenção da ACT e das autoridades de emprego mas que ainda não querem que se saiba muito porque é assunto delicado.
E depois pus-me a pensar: faz todo o sentido que isso exista na sociedade portuguesa, que é demencialmente atraida por clubismo (nem sequer é futebol). Basta ver na quantidade de pessoas que foi votar no presidente do benfica e que se calhar não sai de casa para votar nas eleições da sua autarquia (que impacta diretamente a tua qualidade de vida). Sei que os resultados do nosso clube também têm impacto no nosso estado de espírito, mas fds, haver PMEs que estão abusivamente a começar a segregar pessoas pelos clubes que escolhem, que é uma merda totalmente aleatória e nada diz da nossa personalidade ou competência, faz-me uma tremenda confusão.
Mas pronto, se calhar é overreacting meu mas queria partilhar isto porque não sei se alguém aqui já passou pela experiência. Eu nunca passei mas se algum dia me fizerem essa pergunta, acho que mando logo ali o entrevistador para a puta que pariu.