Actualidade Nacional

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,054
2,073
vejo uma mulher de cara tapada tipo de 6 em 6 meses.

o Chega continua a não apresentar nada de jeito para o país, nem com 50 nem com 60 deputados.
E já são demasiadas.

Neste tema em concreto, acho que há espaço para discussão.
Já sabemos que esta proposta do chega surge da sua matriz xenófoba mas a verdade é que estes panos na cabeça têm a sua génese na opressão do homem sobre a mulher.

Não tenho dúvidas que há muitas mulheres que usam porque é algo intrínseco à sua cultura e por isso é opcional mas muitas outras, nomeadamente em regimes mais rígidos, não é o caso.

Dito isto, não me agrada que no meu país veja mulheres a serem oprimidas.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Cheue

12 Maio 2016
27,548
43,625
Conquistas
7
109
E já são demasiadas.

Neste tema em concreto, acho que há espaço para discussão.
Já sabemos que esta proposta do chega surge da sua matriz xenófoba mas a verdade é que estes panos na cabeça têm a sua génese na opressão do homem sobre a mulher.

Não tenho dúvidas que há muitas mulheres que usam porque é algo intrínseco à sua cultura e por isso é opcional mas muitas outras, nomeadamente em regimes mais rígidos, não é o caso.

Dito isto, não me agrada que no meu país veja mulheres a serem oprimidas.
eu não me importo nada que seja aprovado, até acho bem.
tudo o que seja contrariar delírios da religião, acho bem.

mas só mostra que as prioridades do chega é tudo virtue signal.
não passam propostas nenhumas que melhorem o país.

• Like
Reações: Hendrix

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,054
2,073

Isso é zero.
E a preocupação deles passa sempre por dar má imagem dos imigrantes.
Neste caso dos panos, eles estão-se mais a cagar para as mulheres. Aliás, se estivessem preocupados com elas não tinham nas suas fileiras grupos anti-mulher.

• Like
Reações: Cheue

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,448
7,782
46
Lisboa

Não me choca a ideia, mas não consigo perceber como seria a implementação
Como é que se mete isso na lei? Querem proibir toda a gente de andar de cara tapada?

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,597
15,696
Como é que se mete isso na lei? Querem proibir toda a gente de andar de cara tapada?
Há excepções: situações de saúde, climáticas (se estiver frio ninguém te impede de andar de cachecol a tapar a cara), eventos profissionais, e outras coisas que agora não me lembro.
Basicamente querem impedir mulheres de burka na rua. Estou para ver o que vai acontecer a essas pessoas, provavelmente não vão sair de casa. Também não sei o que acontece se a pessoa disser ao senhor guarda “amigo, mas eu gosto de andar assim”.

• Love
Reações: Edgar Siska

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,054
2,073
Pois. A parte da execução é que seria complicado.
Há algumas vestimentas que são óbvias, tipo burka ou assim.
Mas e aqueles lenços na cabeça? É que as freiras também usam. Íamos ter de identificar a religião que professamos? Tínhamos de usar um dístico para nos identificar?
A última vez que isso aconteceu acabou no extermínio de 6 milhões de pessoas.

• Like
Reações: Vlk

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,597
15,696
Pois. A parte da execução é que seria complicado.
Há algumas vestimentas que são óbvias, tipo burka ou assim.
Mas e aqueles lenços na cabeça? É que as freiras também usam. Íamos ter de identificar a religião que professamos? Tínhamos de usar um dístico para nos identificar?
A última vez que isso aconteceu acabou no extermínio de 6 milhões de pessoas.
É só cenas que tapam a cara.
para já.
não vi nada sobre proibirem o hijab, só o niqab.

Cheue

12 Maio 2016
27,548
43,625
Conquistas
7
109
em França, salvo erro, quem andar de Burka leva multa e quem obrigar uma pessoa a andar de Burka pode levar uma multa muito maior e eventualmente até pena de prisão.

pode-se dizer que é o estado a intervir na "liberdade" das pessoas.
mas sendo repressão da represssão, até acho bem.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,597
15,696
Dessas farpelas vou vendo com frequência. Essas burkas que tapam tudo só vi uma vez em Lisboa.
No Porto nunca me cruzei com tal coisa.
Não me lembro de ter visto cá ninguém de burka mas raramente vou a Lisboa.

há pouco esqueci-me de dizer que um dos sítios onde não vai ser proibido usar burka é nos aeroportos. As senhoras vão ter que levar uma mala com roupa de mão para não serem autuadas mal saírem do espaço aeroportuário.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,448
7,782
46
Lisboa
Há excepções: situações de saúde, climáticas (se estiver frio ninguém te impede de andar de cachecol a tapar a cara), eventos profissionais, e outras coisas que agora não me lembro.
Basicamente querem impedir mulheres de burka na rua. Estou para ver o que vai acontecer a essas pessoas, provavelmente não vão sair de casa. Também não sei o que acontece se a pessoa disser ao senhor guarda “amigo, mas eu gosto de andar assim”.
Eu sei o que querem, mas eu poder tapar a minha com um cachecol ou uma máscara quando quero e bem me apetece nunca pode ser uma exceção, tem que ser o normal (nem sei se é assim na legislação atual, mas espero que não)

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,448
7,782
46
Lisboa
em França, salvo erro, quem andar de Burka leva multa e quem obrigar uma pessoa a andar de Burka pode levar uma multa muito maior e eventualmente até pena de prisão.

Quanto ao obrigar alguém, acho que toda a gente concorda.

Mas como é que se define uma burka? Há um código em que isso está escrito? Aquelas do Afeganistão ainda é naquela que são muito específicas, agora entre isso e um hijab há muita coisa pelo meio.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,318
51,583
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

Ninguém obriga ninguém a andar de burka... vai lá encontrar quem se tenha queixado disso.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Obviamente que sei o que é e tinha uma ideia dos critérios, entre os quais está a segurança interna.

Mas tens razão quanto à classificação. Eu vi o 7º lugar e para perceber como é que isso se distribuía em cada um dos critérios fui confirmar no ChatGPT qual foi a classificação específica para a segurança interna e ele respondeu que também foi 7º. Como me deu resultados aceitáveis e plausíveis para os outros critérios achei que estava certo.
Agora, depois da tu resposta, fui ver o relatório e na realidade é 22º. Não é mau, mas sim, não é tão bom.
Repara, mas nós não sabermos isso é normal.

Anormal é ver políticos e a comunicação social a reportar esse ranking dessa forma. No máximo, somos o sétimo país mais pacífico. Repito, acho que somos um país seguro.

No entanto, pior de tudo é ver um diretor da PJ a papaguear tal coisa e a enganar os portugueses. Das duas uma: ou o responsável máximo da PJ não sabe o que é o Global Peace Index - e isso é preocupante -, ou é propositadamente desonesto e distorce as coisas. Não sei qual prefiro.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,597
15,696
Repara, mas nós não sabermos isso é normal.

Anormal é ver políticos e a comunicação social a reportar esse ranking dessa forma. No máximo, somos o sétimo país mais pacífico. Repito, acho que somos um país seguro.

No entanto, pior de tudo é ver um diretor da PJ a papaguear tal coisa e a enganar os portugueses. Das duas uma: ou o responsável máximo da PJ não sabe o que é o Global Peace Index - e isso é preocupante -, ou é propositadamente desonesto e distorce as coisas. Não sei qual prefiro.
Onde é que o Luís Neves se referiu ao GPI?

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
8,612
7,103
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Ainda esta semana, penso, se soube que mais de oitenta por cento do território que ardeu teve mão criminosa. Eu digo, no entanto, que esse valor há-se ser acima de 95%. No entanto, lá voltam os ingénuos, para não lhes chamar de outra coisa, alertar para as propícias condições ao desenvolvimento de incêndios. Estou a prever um domingo em grande. As autoridades têm que estar de prevenção máxima, não a lembrarem os criminosos.

• Like
Reações: Costinha

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,800
6,231
Ainda esta semana, penso, se soube que mais de oitenta por cento do território que ardeu teve mão criminosa. Eu digo, no entanto, que esse valor há-se ser acima de 95%. No entanto, lá voltam os ingénuos, para não lhes chamar de outra coisa, alertar para as propícias condições ao desenvolvimento de incêndios. Estou a prever um domingo em grande. As autoridades têm que estar de prevenção máxima, não a lembrarem os criminosos.
O estado gastou no ano passado 638M no combate aos incêndios, 354M dos quais na prevenção.
O que significa que em teoria este ano vamos ter muito pouco incêndios (isto acreditando que o balúrdio gasto em prevenção não escorreu para os bolsos de alguns).
Mas como os incêdnios são um negócio que interessa a muita gente, não me admiraria que toda essa prevenção desse muito poucos resultados.
É esperar para ver.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,800
6,231
Não deixa de ser comicamente contraditório quererem obrigar as pessoas a andar de cara descoberta, quando ainda há poucos anos as obrigavam (incluindo crianças da primária) a andar de cara tapada e a "socializar" a dois metros de distância uma das outras.
Quanto ao carácter repressivo da burka, talvez não seja tão tão simples comp pensamos. Não conheço a cultura burkiana, mas não ficaria muito espantado se uma mulher burkada olhasse para uma ocidental de mini-saia e pensasse: coitada, anda semi-nua na rua porque os homens a obrigam. 🙃

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
83,755
147,139
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
vejo uma mulher de cara tapada tipo de 6 em 6 meses.

o Chega continua a não apresentar nada de jeito para o país, nem com 50 nem com 60 deputados.
Cabelo não vejo mal se for crença própria e quiserem por sua vontade.

Caras tapadas não, até porque se um cidadão andar de cara tapada normalmente salvo excepções (como no tempo da COVID) e passar um agente, é logo abordado, já vi aqui no Porto chunguedo que ia de hoodie com o carapuço na cabeça e um lenço à gangster a tapar a cara e a polícia a abordar logo os ditos para fazerem o favor de destapar a cara se não queriam ter sarilho.

Acho que isso deve de ser normal, facilita a identificação das pessoas em todas as circunstâncias.
Logo sou a favor de caras destapadas.