André Villas-Boas - Presidente

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,615
7,512
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
A ligação que tenho com o Porto é a mesma que tinha há um, dois, três, quatro e cinco anos. Sou sócio e amo o FC Porto. Nunca tive nem tenciono ter nenhum cargo ou proveito com o FC Porto ou sequer com outro clube. Tenho a minha opinião. Mas de ti é que não nos livramos, és a imagem deste Porto novo.
Este Porto Novo está a pagar anos e anos de gestão danosa e criminosa do teu Porto Velho.

F_Ferr

Não, não estive no treino.
11 Março 2012
9,753
12,941
:cool:

Acho que todos os portistas concordarão que batemos no fundo. Pelo menos, aqueles que vou encontrando, todos concordam com a minha ideia de que não temos memória de ver uma equipa de futebol tão fraca com as cores azuis e brancas. O ponto de partida há um ano era bastante complicado, mas, numa primeira apreciação, parecia que, apesar do aperto financeiro e da saída de jogadores importantes, os danos tinham sido minimizados graças a contratações ou empréstimos cirúrgicos. Mas depois saíram Galeno e Nico, Pepê embarcou numa temporada irreconhecível e as contratações revelaram-se afinal quase todas flops: Nehuén Pérez, Tomás Pérez, Deniz Gül, William Gomes e mesmo Francisco Moura, que, em minha opinião, é bem mais fraco do que Zaidu, sobretudo a atacar e a cruzar: salvou-se o emprestado Fábio Vieira, cujo valor já conhecíamos, e Samu, mas apenas enquanto Anselmi não o deixou sozinho com a missão de construir e finalizar golos. E temos agora Gabri Veiga, cujo valor ainda está por perceber, assim como a sua exacta posição e função no onze, que não sei se ele próprio saberá.

A somar a tudo isto, talvez o principal: a contratação de Martín Anselmi, apresentado como alguém que pensava muito à frente e que iria pôr a equipa a jogar um futebol entusiasmante. Seis meses passados, leio várias análises benevolentes ao seu trabalho, porque, dizem, aos poucos as suas ideias estão a firmar-se entre os jogadores. Eu, porém, confesso que, tirando a teimosia dos três centrais, não consigo ver que ideias são essas e muito menos que futebol espectacular poderá vir a ser o seu. O jogo contra o Inter Miami - uma espécie de selecção escalada entre os lares da terceira idade, da Florida - foi, a esse respeito, esclarecedor. Entrada recuada, como sempre, interrompida por um golo de penálti caído do céu. Depois, preguiça e falta de audácia para cavar a estocada mortal, bem patente nas trocas de bola a meio-campo para arrastar o jogo para o intervalo. Um longo intervalo que se supôs ter servido para Anselmi espicaçar a equipa, mas não, foi o contrário: dois golos sofridos em 7 minutos - o segundo dos quais por Messi no seu 176º golo de livre, através de uma daquelas execuções que todos os defesas conhecem e Cristiano Ronaldo tanto tem tentado imitar. E, depois, a habitual entrega à derrota, mesmo quando os velhotes do Inter já não se mexiam. A habitual incapacidade de reagir a uma desvantagem, de construir jogadas de golo outras que não o pontapé para a frente e o Samu que resolva, e ainda, desgraçadamente, uma falta de atitude estarrecedora. Com Anselmi a assistir, sem conseguir mudar nada. Enfim, dois empates e uma derrota, uma passagem de excursionistas pelo Mundial de clubes.

Que não vamos a lado nenhum com estes jogadores e este treinador é evidente. Não há milagres. De todos os que lá estão, eu deixaria pouco mais de meia-dúzia: os dois guarda-redes, o Marcano, João Mário, Fábio Viera, Rodrigo Mora e Samu. Mas destes, dois são guarda-redes, um quer reformar-se e outro deve ser devolvido ao Arsenal. Restam então três jogadores de campo aceitáveis para uma equipe que aspira a ser campeã de Portugal. A desgraça total está ali, ao virar da esquina, e era de prever, face ao que se preparou nos últimos anos. Nunca será de mais lembrar que Villas-Boas encontrou um clube profissional europeu com 8.000 euros de cash-flow para fazer face a encargos mensais de milhões. Com uma prestação que contava receber, da venda de Otávio ao Al Nassr, recebida antecipadamente pela anterior administração, ao contrário dos pagamentos diferidos para a nova administração. Depois de anos a vermos os dirigentes a porem dinheiro do clube nos seus bolsos, vimos um presidente a fazer o contrário: a ter de pôr dinheiro seu no clube, para que ele não parasse logo aí. Convém nunca esquecer isto. Mas eu acho que o próprio Villas-Boas ainda não se deu conta do estado de degradação a que chegou a equipa profissional de futebol, em termos de qualidade e de atitude competitiva. Só isso explica que tenha podido acreditar que poderíamos ter sido campeões este ano ou, ainda mais extraordinário, vencer o Mundial de Clubes!

Não, deixemo-nos de sonhos impossíveis e desçamos à terra: com esta estrutura e 500 milhões de dívida acumulada, o FC Porto não se reerguerá tão cedo, se é que alguma vez o conseguirá. Tal como as coisas estão, os portistas estão condenados a assistir à morte lenta mas progressiva de um clube outrora vencedor. Independentemente das coisas que é urgente avançarem - como um scouting organizado e profissional em cada região futebolística do planeta, o naming para o estádio e um patrocinador para as camisolas - tudo isso, embora dramaticamente necessário, não será suficiente para dar a volta ao texto. Então, aqui fica a minha provocação: é altura de terminar com essa ficção bondosa do clube dos sócios, que acham que podem ser eles a comandar os destinos do clube, pagando uns trocos por ano, nas quotas. Se o FC Porto quiser, já não digo ombrear com os verdadeiramente grandes da Europa, mas apenas bater-se de igual para igual com os seus rivais portugueses e não fazer má figura na Europa, é altura de enfrentar as coisas como elas são e assumir a única solução possível: colocar-se à venda. Sim, procurar um parceiro que compre a maioria ou parte substancial das acções da SAD e que tenha envergadura financeira e vontade de reconstruir uma grande equipa para servir um grande clube. Se com isto ofendo alguns portistas, lamento. Mas digam-me então qual é a alternativa.

A próxima e provável eleição de João Noronha Lopes como presidente do Benfica não augura nada de bom para o ambiente do futebol português. A forma altiva e convencida como ele se apresenta aos sócios do Benfica, deixa antever, uma vez eleito, idêntica atitude no jogo de forças do nosso futebol: vamos ter a recuperação do espírito de um Benfica que acha que tem um direito particular a subjugar tudo e todos, não esperando nada menos do que três campeonatos em cada quatro ou cinco em cada sete, seja lá como for e seja qual for o valor da concorrência. Ainda nem sequer eleito, Noronha Lopes já "exigiu" à FPF e à Comissão de Arbitragem "explicações" sobre a "vergonhosa" arbitragem de Luís Godinho na final da Taça. Assim, passando a sua opinião à categoria de "facto" e o "facto" a uma fonte de direito, ele "exige"! E ainda não é oficialmente ninguém no futebol português...

Mais uma vez, chamo a atenção para este escândalo: em apenas três dias, o Liverpool, campeão inglês em título, gastou 237 milhões em reforços para a próxima época: o avançado Florian Wirtz, vindo do Bayer Leverkusen por 150 milhões (novo recorde mundial), o lateral-direito Frimpong, vindo do mesmo Bayer por 40 milhões, e o lateral-esquerdo Kerkez, vindo do Bournemouth, por 47 milhões. Se não roubam o título europeu aos milionários do PSG ou cedem perante os do Real Madrid, vai ser uma desfeita!
Não concordo com tudo, sobretudo a venda de "uma maioria das ações" mas reflete um opinião inteligente e construtiva.

bluegirl

Bancada lateral
9 Fevereiro 2018
551
746
Estas a falar do presidente com 7 titulos internacionais? Tomara que o AVB consiga metade ...
Mas não se pode ver só as vitórias. Em 42 tb tivemos anos bem maus. E nos ultimos anos fez muito mal ao clube permitindo que aos amigos negociatas que prejudicaram.o clube e chegamos a esta situacao

• Like
Reações: BestDragon e F_Ferr

João da Vinci

Lugar Anual
16 Abril 2024
446
511
Tu votaste em quem nos ia fazer o clube desaparecer para as distritais.
Avb é o homem certo, o Anselmi é que não é.
Não fez durante 42 anos mas estava quase quase.

Eu tinha vergonha de acreditar em histórias da carochinha.

O AVB é o homem certo porque tu acreditas não é? É que os resultados são do pior que já vi em toda a minha vida. E com certeza da tua.

• Like
Reações: AzeredoFCP

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
14,013
12,250
Pá, um Jesus
É o que precisamos neste momento
Eu nunca o quis no FCP
Mas tem que ser
É labrego, mas tem carisma, provas dadas, boa imprensa. É bom treinador, embora nunca o tivesse achado um super treinador
Mas é um gajo com arcaboiço para vir pegar nisto neste momento
E mesmo que não dê resultados imediatos o currículo dele dá lhe alguma margem..

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,174
26,926
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Continuo a Achar que o AVB é o homem certo.

Tem é de ir aprendendo com os erros e começar a ser mais pro-ativo e se deixar de politicamente correto.

A questão de errar em 2 treinadores seguidos é de um amadorismo gritante. Não há que ter receio de o dizer.

E ainda mais grave é os manter quando todos já antevemos o desfecho ha muito.

Foi com o VB e vai ser com o Anselmi. Vai ser até estar tudo perdido.

E é ai que o AVB tem de abrir o olho.

Em 1º o FCP
Em 2º o FCP
E em 3º Também
Os barómetros do Presidente que aqui andam no portal faziam bem em transmitir ao Presidente que os adeptos não vão tolerar este achincalhar e humilhar do clube por muito mais tempo.

RuiFilipe10

💙🔵⚪️
28 Abril 2015
16,797
16,732
29

O AVB é o homem certo porque tu acreditas não é? É que os resultados são do pior que já vi em toda a minha vida. E com certeza da tua.
Estava aos olhos de toda a gente , agora quem não quer ver é outra história

• Like
Reações: Filipe01

fcp4ever

Tribuna
9 Julho 2012
3,416
4,800
Conquistas
9
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
  • Hulk
  • Bobby Robson

E porque correu mal ? Teve culpas também sim, mas o mal já vem de antes, da situação encontrada e deixada por anteriores direções.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,174
26,926
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
A mobilização dos adeptos vai desaparecer Presidente. O Fcporto nao existe.
O que o senhor providenciou foi uma paródia ao Fcporto.

Votei em si porque quis livrar-me dos ladrões mas nunca imaginei que o senhor fosse tão incompetente para o cargo.

Agora vai aprender no cargo como o Almirante e o Fcporto a encher.

Os barómetros do presidente que andam aqui no portal já andam a avisar que o ideal é prepararmo-nos para um mandato inteiro para podermos competir...nao devem ter noção nenhuma coitados...

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
82,858
145,002
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

Uma coisa concordo absolutamente.

Não existe ninguém que "é antes de ser".
Ser o homem certo é através da prova que se é. Não porque se idealiza ou se acredita.

A nossa única fé tem que ser que ele é capaz de se mostrar esse homem. Não que ele já o é.

Urge tomar decisões e serem assertivas para se colocar nesses trilhos.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
82,858
145,002
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Mas não se pode ver só as vitórias. Em 42 tb tivemos anos bem maus. E nos ultimos anos fez muito mal ao clube permitindo que aos amigos negociatas que prejudicaram.o clube e chegamos a esta situacao
Isso é natural, num período tão longo existir uma minoria de anos maus.

Espero que nao se caia na tentação de reescrevermos a história "afinal não foi tão bom assim".

Um Portista ou uma Portista no início dos anos 80 se lhe dissessem que o Porto ia ser metade e fazer metade do que fez, até lhe caiam os tomates/ovários ao chão.

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
9,945
8,436
45
Lisboa
Era por isto que AVB devia ter escolhido logo um bom treinador para o seu primeiro ano...para acabar de vez com as guerrilhas entre adeptos ... Pós eleições.
JNPC deu-nos muito, mas também tirou muito e deu a tirar, daí estarmos como estamos financeiramente e isso notamos nos últimos anos com o piorar de qualidade nos planteis que tivemos. Nem SC que fez milagres nos primeiros seus anos de treinador no FCP, conseguiu bons resultados nos últimos anos. Fomos intervencionados pela UEFA, mesmo assim há pessoal achar que JNPC geriu sempre bem o clube.
JNPC também errou, também escolheu maus treinadores, mas os seus 42 anos de gestão teve saldo positivo em escolhas de treinadores. Há que deixar então AVB ficar lá (se conseguir) 42 anos e depois sim, comparar títulos. Não podemos tirar conclusões só de 1 ano.
AVB está cometer demasiados erros nas decisões relacionadas com o futebol. Não esperava isso. Parece de amador
Discursos a alimentar conquistas que estão longe de acontecer. Promessas de super planteis difíceis de realizar. Algo que não percebo. Ou está com dificuldade em ver realidade ou está a atirar areia para os olhos de adeptos.
Espero que há 3° escolha de treinador seja de vez, no seu 2 ano de presidência e que consiga limpar e reforçar plantel.
É que os rivais também se vão reforçar, partem em melhores condições, pois também precisam de vencer.

• Like
Reações: apostador87

F_Ferr

Não, não estive no treino.
11 Março 2012
9,753
12,941
A mobilização dos adeptos vai desaparecer Presidente. O Fcporto nao existe.
O que o senhor providenciou foi uma paródia ao Fcporto.

Votei em si porque quis livrar-me dos ladrões mas nunca imaginei que o senhor fosse tão incompetente para o cargo.

Agora vai aprender no cargo como o Almirante e o Fcporto a encher.

Os barómetros do presidente que andam aqui no portal já andam a avisar que o ideal é prepararmo-nos para um mandato inteiro para podermos competir...nao devem ter noção nenhuma coitados...
Que falta de noção, é obra.

A mobilização nunca vai desaparecer. O FC Porto e o amor pelo Clube nunca desaparece.

Um paródia de FC Porto foi aquele que o Presidente AVB herdou. Um FC Porto falido, finito.

Aprender no cargo aprendem todos, ninguém nasce ensinado, até o ex-Presidente andou anos a aprender.

Ninguém alguma vez defendeu que o Presidente tem carta branca para perder 4 anos...ele só é presidente do FC Porto há UM ano, e até perfazer o mandato muito sucesso trará ele para o Clube.

Por muito que delirem de entusiasmo e alegria, o FC Porto existe, é um Clube sério, e cria condições para voltar a vencer. Não correu bem este primeiro ano. Ninguém o nega. Ninguém o esconde. Muito menos o Presidente.

Revejo nesta postura de querer fazer melhor com seriedade.

Para mentirosos e escondidos, para cenas escondidas, bastaram:
- um passivo de +500M
- dívidas a clubes
- salários em atraso
- cheques carecas para pseudo Academia
- parasitagem familiar
- parasitagem de claques
- parasitagem de empresários
- um Assembleia Geral digna de uma ditadura
- um Clube parado no tempo, um Estádio ao abandono
- um fair play financeiro escondido

Só aqui há uma infinidade de mentira. Isso sim, envergonhou o Clube. +de 80% não de revêm nisso.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
10,613
6,908
A nível de gestão financeira e até de Marketing muitos elogios.

A nível desportivo tem de melhorar porque apesar de herdar uma situação extremamente complicada também cometeu alguns erros que deve evitar cometer no futuro.

E não estou a falar apenas das escolhas dos treinadores,porque há mais coisas além disso, apesar de alguns adeptos acharem que não.

Para começar meteu uma argolada no início da época a nível de discurso. Uma boa gestão de expectativas é fundamental em comunicação e ai falhou em toda a linha.

Tem de fazer uma análise introspectiva, verificar os erros que cometeu e não repeti - los na próxima época.

BlueDragon

Bancada central
16 Março 2012
2,338
2,274

Não fez enquanto era um Presidente capaz e na plenitude das suas capacidades. Não o fez quando as perdeu porque os sócios na sua "enorme maioria" o retiraram de cena!

E sim, AVB é de facto o Homem certo!

• Like
Reações: Smaug