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    O 3.º filme das prequels (também conhecido por SW Ep. III) é dos melhores de toda a saga...

    Por outro lado, o 3.º filme das sequels (aka SW Ep. IX) é dos piores de toda a saga, se é que não é mesmo o pior. E não tem que ver só com o facto de existir uma personagem "Mary Sue"...

    Tudo isto dito, Star Wars sempre foi incrivelmente progressista. Eu já disse aqui que não confundo progressismo com wokismo, os métodos empregues são diferentes.

    A luta de uma Resistência / Rebelião de jovens contra um Império do Mal, cheio de senhores impecavelmente fardados ou com armaduras brancas e liderados pela figura de um velho rico psicopata, que manipulou os senadores todos para chegar até aí, e um antigo guerreiro com PTSD, consumido pela dor e o ódio.

    Nas prequels, ainda mais claro se torna: o menino escravo (com um monte de críticas à escravatura e à desigualdade), inspirado na figura de Jesus Cristo, é resgatado por um bando de religiosos hipócritas, que rejeitam qualquer emoção humana. Entretanto, é manipulado pelo tal velho rico psicopata, que centra o seu discurso contra a insegurança e instabilidade, prometendo uma guerra contra o terror (que ele próprio cria nas sombras). A República é dominada por um conjunto de oligarcas, que estabelecem acordos de armas com empresas externas, chegando ao ponto de criar clones e droids, gerando um complexo militar-industrial sofisticado, e permitem ao Palpatine ascender no poder. A república acaba por cair e com ela qualquer resquício democrático; o novo imperador manda executar uma ordem que aniquila qualquer rival (uma espécie de noite das facas longas). O rapazinho, consumido pelo ódio, perde tudo e torna-se um mero instrumento do poder, ficando preso - literal e figurativamente - a um corpo que não quer, num mundo em que não quer viver.

    Posto isto, até dá para ver que as prequels são mais politizadas e mais progressistas do que as sequels. Portanto, o problema não é, nem nunca foi, o progressismo.
    Tens razão no 3o episódio (tb gosto muito) mas isso não salva a trilogia a meu ver.

    Mas a minha questão tem a ver com facto de o herói ser uma míuda ser a razão de muita gente para odiar a última trilogia. Se fosse igualzinho com um gajo, seria fraco na mesma mas não seria tão colado ao "wokiismo"

    Tens aí em cima um exemplar que na altura até chegou a criticar haver um black nas personagens principais. Na mesma saga do Chewbacca.
  • Vlk
    Vlk reagiu à mensagem de Cheue no tópico Actualidade Internacional com Like Like.
    tentar comprar a eleição de um juiz amigo e leal, gastar milhões e mesmo assim perder, e depois dizer isto logo a seguir... e ainda há...
  • Vlk
    Actualidade Internacional
    foi onde foram buscar o 'red pill'...

    foram logo escolher um filme "woke" escrito por trans, lol.
    O filme acaba com uma música de RATM. Só mesmo os MAGAtards para se identificarem tão fortemente com ele.
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  • Vlk
    Vlk reagiu à mensagem de Cheue no tópico Actualidade Internacional com Like Like.
    foi onde foram buscar o 'red pill'... foram logo escolher um filme "woke" escrito por trans, lol.
  • Vlk
    Vlk reagiu à mensagem de SUPERMLY no tópico Actualidade Internacional com Like Like.
    Parece me que ele é de carne e osso...dizem
  • Vlk
    Actualidade Internacional
    A partir do momento em que isso em entrevistas é dito abertamente pela produção e pela protagonista.
    E aqui entre nós em termos de empoderamento a personagem Leia dá 10 a zero a Rey.
    O Jar-jar binks é que é porreiro. E não é woke.
  • Vlk
    Actualidade Internacional
    A maior piada disto tudo é ver os "anti-woke" a defender a maior idiotice "woke", a luta contra apropriação cultural.

    Outra é serem tão liberais e depois queixam-se do que o mercado lhes dá. Não vejam o que não gostam, simples.
  • Vlk
    Actualidade Internacional
    Há um actor amplamente respeitado em Hollywood que explica bem isso.
    As entrevistas do Denzel Washington são uma lufada de ar fresco
    Este Denzel?

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  • Vlk
    Actualidade Internacional
    Estás a falhar o ponto de vista.
    A Princesa Leia era a líder da Aliança Rebelde, irmã de Luke e filha do Anakin.
    A crítica vem de ter aparecido uma personagem a Rey em que deliberadamente atamancaram uma série de poderes fora da lógica da história para exaltar feminismo.
    Daí o colega estar a dizer que as coisas não são feitas naturalmente mas sim para apaziguar uma opinião pública e ficar bem na foto.

    A saga já tinha a mulher empoderada que liderava o lado do bem, com o kicker de ter convertido um contrabandista que tenha a bússola moral por vezes desalinhada.

    Estava lá tudo e não era necessário ir para além da âmbito da histórica.

    Ainda hoje a Leia é adorada por mulheres da sua geração: liderança, poder e integridade
    Pá a 2ª trilogia era igual ou pior que a 3ª e não era "woke".
  • Vlk
    Actualidade Internacional
    Não retira como? Não há proposta artística. Nenhuma.

    Mudar de branco para negro vezes sem conta não é arte. É o contrário.
    É fazer da arte e do cinema em particular uma prostituta da política du Jour q pode ser q dessa forma haja produtora que pague.

    Isto não é arte. É neste momento até miserável para a cultura, a história e mapeamento étnico.
    É alterar a tez porque assim alguém paga para q seja feita.

    O cinema é outra coisa. Não é este capitalismo na cama com a política a enviarem dejectos às centenas por semana mascarados de arte.

    O capitalismo tem a politicazinha de identidade social na trela como um poodle, e a arte, a real arte vai passar muito mal.

    Entre líderes políticos obscenos, empresas maiores q PIBs de países a bancarem a arte e massas a comer à colherada não vai sobrar nada.

    Criar é outra coisa. Não se pode permitir q seja uma coisa doutro tempo.

    Li um post teu a elogiar o Ainda aqui estou...ISSO é cinema. E até é político, verosímil, bem feito, maduro, bem escrito, é político mas não é cinema ao serviço da política, é cinema sobre política. Há uma grande diferença.

    Do q estávamos a falar não é arte nenhuma.
    Não percebo bem onde queres chegar. As grandes produtoras sempre levaram as tendências ao exagero. Se mudar a cor das personagens é uma trend podes ter a certeza que vão abusar. Mas isso não torna 100% dos filmes que fizeram essa mudança uma merda.


    Duas perguntas:

    - Uma companhia de teatro em Nairobi, no Cairo ou ou no Harlem não pode encenar "A Gaivota" do Tcheckov? Se encenar não é arte?

    - O que achas do Maximus Decimus Meridius a falar inglês? E do Aquiles com sotaque californiano? Não se perde a arte na língua? Só na cor?
  • Vlk
    Vlk reagiu à mensagem de Cheue no tópico Actualidade Internacional com Like Like.
    personagens overpowered é a das cenas mias cliché de filmes e séries (e anime) não sei porque é que sendo uma mulher se deve logo supor...
  • Vlk
    Actualidade Internacional
    A ideia que tenho é nos últimos dez anos, dos grandes estúdios americanos quase só saiu caca politicamente correcta. Coisinhas tão pobres e burras que uma pessoa nem precisa de as ver para saber que são uma merda, basta ver o trailer, ou mesmo o cartaz.
    Não me preocupa nada se os grandes estúdios fazem só bons ou maus filmes. Nunca fui fão deles desde que vejo cinema. Desde que a Miramax não era um grande estúdio e apareceu a fazer melhores filmes que os grandes estúdios. Chateia-me que a qualidade global dos filmes esteja um bocado pior. Isso chateia-me. Mas atribuir culpas às intenções políticas dos estúdios é bem rebuscado. Há filmes muito maus "woke" como há filmes muito maus nada "woke", e tb há filmes bons dos dois (dois dos melhores filmes filmes dos últimos 10 anos são bastante "woke" segundo a escala de wokismo).
  • Vlk
    Actualidade Internacional
    Não acho que o Zelensky tenha desrespeitado o protocolo.
    Mas esta comparação não tem jeito nenhum. O Kid Rock não é nenhum chefe de estado...é um artista
    Quem desrespeita o que quer que seja nesta foto não é o kid rock, é quem o deixa entrar assim na sala oval. Mas por mim é na boa, o kid rock é um idiota que apoioa um idiota. Não fico muito incomodado.
  • Vlk
    Vlk reagiu à mensagem de cccmonteiro no tópico Actualidade Internacional com Like Like.
    Kid Rock?
  • Vlk
    Actualidade Internacional
    Horrível take, Manageiro. Primeiro, tens três filmes Star Wars que são classificados de forma elevadíssima, além de séries muito boas (pese embora os filmes da Disney sejam, hoje em dia, uma boa merda).

    Os filmes do 007 não têm tanta frequência como dizes, apenas é uma saga antiga. Casino Royale e Skyfall são dos melhores filmes deste século.

    Bom, vou dar o exemplo de Star Wars:

    1. Tinhas o escolhido, Vader / Anakin, que matou o Imperador Palpatine, sacrificando a sua vida num último ato de redenção, e restaurando o equilíbrio no universo.

    2. O filho, Luke, ficaria encarregue de construir uma nova ordem nesse universo, uma nova esperança.

    ---

    O que de facto aconteceu na nova trilogia da Disney:

    3. Criaram uma personagem feminina vinda do nada, sem qualquer tipo de treino, mas com poderes consideráveis.

    4. Tornaram o Luke num fã do Nietzsche, um velho rezingão.

    5. Conforme o avançar dos filmes, essa personagem feminina (Rey) torna-se super poderosa, revelando poderes nunca antes vistos na saga.

    6. Entretanto, o imperador Palpatine volta dos mortos, sem qualquer explicação, e é afinal o avô da Rey. Toda a redenção e missão do Vader / Anakin foi em vão.

    7. Mas a Rey consegue matar o avô e restaurar de vez o equilíbrio do universo. Mais uma vez, com super poderes, tipo conexão sonante com a força, lightsaber dourado e afins.

    Ou seja, tornaram essa personagem super forte só por ser uma mulher, retirando coerência à Saga. Nisso reside o Wokismo.

    Tens personagens femininas em Star Wars (Ahsoka) amadas, pois não retiram a harmonia à história.
    Isto não faz sentido nenhum. A triologia em si é má, tal como há muitos filmes de merda hoje em dia, tal como sempre houve muitos filmes de merda. Tanto filme em que o herói, sem qualquer justificação, faz um turnover do crl dos acontecimentos, completamente vindo do céu, em que nunca se questionam as intensões perversas dos realizadores ou dos estúdios... Culpar o wokismo por isto é não saber mais.