Última atividade de Paul Ashworth

  • P
    Academia sim, mas ao contrário do que pensa a maioria, a estrutura que faz mais diferença não são os campos de futebol, mas a capacidade...
  • P
    Este projecto devia ser completamente repensado de cima abaixo, gastar tanto dinheiro para ficar na mesma 5 anos atrasado em relação aos...
  • P
    Juvenis (Sub 17) - 2024/2025
    Mais um passe longo lol..

    Incrivel
    Estás a comentar os Sub-17 ou a Equipa B?
  • P
    Espero que o AVB tenha visão. Percebo o CAR como resposta eleitoral a um intentona da outra candidatura. Mais até que uma intentona...
  • P
    Para quando um centro de Formação no FC Porto?
    Nunca na vida a qualidade de vida dos nossos atletas e staff não será melhorada. Não concordo minimamente.
    Vais continuar a ter atletas a passar mais de 4 horas do seu dia metidos numa carrinha. Porque parece que nos esquecemos que uma percentagem considerável dos nossos atletas vem para os treinos através do sistema de rotas e não estarão alojados na Casa do Dragão.

    Mas para além desses, os que usam as rotas e que vão ter de continuar a acordar às tantas da manhã porque vão continuar a existir vários pontos de paragem logo pela manhã (Colégio, Escola, CAR e Olival), também os que vêm pelos próprios meios e os da Casa do Dragão terão de continuar a apanhar transportes durante todo o dia. Os da Casa do Dragão, por exemplo, logo de manhã para ir para a escola, como esta vai estar a 20km, precisam de transporte. Acabando a escola, precisam de transporte para o local de treino, porque este estará a cerca de 10km da escola. Acaba o treino e têm de voltar a passar na escola para ir buscar os atletas de outros escalões que lá estão a acabar as aulas e seguir depois para a casa do Dragão. Tudo isto, entre esperas e viagens, se transforma em horas de descanso que se perde, fora o stress diário de ter de estar sempre a saltar de local para local, não podendo haver atrasos. Tudo isso vai continuar a acontecer tendo os espaços referência (Escola, Colégio, Casa do Dragão e local de treino) separados por dezenas de km. E os da Casa do Dragão até estão mais confortáveis, agora imagina aqueles que têm de apanhar as carrinhas nos seus locais de residência às 05h30/06h00 , porque têm de estar no Colégio às 08h20, mas na mesma carrinha estarão outros atletas que têm de estar no treino no Olival às 08h00. O que vai acontecer é que o que tem de estar no Colégio, se vier de norte, vai chegar ao seu ponto de saída o mais tardar às 07h30, para que depois haja tempo para deixar os outros colegas às 08h00 no treino.

    Não faz sentido criar algo de raiz que não contemple resolver o maior problema que tens em mãos. E o maior problema é este caos logístico, que custa milhões de euros ao clube por ano e esgota completamente a energia dos nossos atletas. A solução não é assim tão complexa. E essa solução em termos de espaço existe. O Presidente tem a possibilidade de criar algo que resolve tudo isto, mas para isso não pode estar agarrado a promessas do passado.
  • P
    Para quando um centro de Formação no FC Porto?
    Ninguém duvida qué será um grande Salto.
    Entre não ter nada e ter um CAR, tudo é um grande salto.
    Mas acho que se continua a não perceber o problema.
    O CAR é um remendo e não resolve a longo prazo o que deveria ser uma infraestrutura do FCPorto qué englobe tudo.

    Se a visão é uma cidade desportiva, ninguem exige que se construa já.
    Podemos ter os terrenos e construir 5 campos tal como no CAR.

    A medida que as finanças permitirem mais folga, faz-se o restante.

    O problema não é a visão de curto-prazo do CAR. O problema é o terreno que não permite expansão.

    Quanto ao Olival, ninguem disse para não cumprir protocolos, nem deixar o Olival. Tem muitas utilidades.
    Faltou dizer que "a casa para acomodar os jovens de fora" referida pelo DVP não será nossa. Ou seja, as nossas infraestruturas vão crescer zero com a nova Casa do Dragão. Para além disso, vai continuar a estar a mais de 20km do local de treino, o que vai manter o caos logístico que temos hoje. Vamos gastar cerca de 50 milhões entre CAR, pavilhão e melhorias no Olival para melhorar em zero a qualidade de vida dos nossos atletas e staff.
  • P
    Para quando um centro de Formação no FC Porto?
    Maior iniciativa de todos? Referes-te a quem?
    Quem é que tem essa responsabilidade? A direcção? Personalidades importantes afectas ao FCPorto?
    No meu entender, dos sócios, que são quem manda no clube, sejam eles anónimos ou figuras públicas. E também de quem está à volta do Presidente, que lhe façam ver que decisões destas não podem ser tomadas só porque se prometeu algo quando nem se sabia sequer como era ao certo a realidade do clube e as suas verdadeiras necessidades.
  • P
    Para quando um centro de Formação no FC Porto?
    Se o AVB mantivesse uma decisão estrutural destas só por medo do FJM… pedia que se demitisse
    Ninguem votou nele pelo CAR nem nenhum adepto mudava o sentido de voto por isso. Nao acredito minimamente nisso. Acredito que achem que é a melhor decisão custo/beneficio.
    Então fala com ele e explica-lhe isso. Porque a questão custo/benefício já foi desmontada e mesmo assim a opção continua a ser o terreno do Olival. Por mais que custe aceitar, o motivo desta opção é "eleitoralista".
  • P
    Para quando um centro de Formação no FC Porto?
    Eventualmente dará para pedir explicações numa próxima assembleia. O AVB candidatou-se com esta proposta, nunca falou que ia para outra alternativa, nunca falou em cidade desportiva.

    Razões levantadas (que podemos discordar) foram os custos e o tempo de construção (importância de rápidamente os escalões profissionais tererm melhores condições).

    Eu gosto do conceito de cidade desportiva mas acho que há uma sobrevalorização tremenda. O que não falta são terrenos vazios ali à volta. Se tivermos equipas separadas por 1km (ou até mais) não vejo problema nenhum dependendo da divisão que se faz. Ter sub19, B e equipa Principal no CAR e ter os miudos a 1km não vai ter grande problema. Ter futebol num lado e modalidades noutro também não. Penso que a direcção tem a mesma perspectiva.
    A perspetiva da Direção é a mesma da maioria que vai comentando por aqui. O ideal é ter tudo junto.

    O problema está em compromissos assumidos pré-eleições e que, a serem quebrados, seriam motivo para um ataque cerrado da "oposição". Na perspetiva da Direção, o CAR no Olival foi uma bandeira demasiado grande para ser agora alterado, mas a realidade é que, escolhendo uma melhor opção e sendo esta bem explicada e justificada, a grande maioria dos sócios iria entender perfeitamente a mudança e concordaria a 100% com a mesma. Porque existem opções muito melhores e o Presidente sabe disso.

    Basta pensar em algo óbvio como ser um terreno com 31 hectares onde só podes utilizar 19ha, e nesses 19ha só consegues construir 5 campos. De referir que um campo de futebol tem menos de 1ha, só que o enorme declive do terreno impossibilita a construção em grande parte do terreno, limitando o número de campos a 5. Com 31ha de área útil fazias uma Cidade Desportiva, nem que seja em 10 ou 15 anos, como fez o Braga.

    Não sendo muito, ainda há tempo para se mudar isto, mas era preciso maior iniciativa de todos, porque as alternativas existem.
  • P
    Para quando um centro de Formação no FC Porto?
    Uma questão talvez ingénua. Para os que apoiam o conceito de Academia que recebesse todos, o que fazer com os espaços atuais: Olival, Constituição e Casa do Dragão? Haveria soluções razoáveis para isso?
    A Casa do Dragão não é do clube, é só devolvê-la ao proprietário.

    A Constituição todos os dias a partir das 18h00 é utilizada apenas pela Dragon Force, pode perfeitamente continuar a sê-lo.

    O Olival, ao contrário do que muitos pensam, não custa só 500€ por mês ao clube. Entre manutenção, tratamento dos relvados, segurança, limpeza, etc., são 2,5M por ano. A solução é ter lá algo que possa ser igualmente uma fonte de receita. Fazer lá uma Dragon Force, utilizar os espaços para os clinics da Dragon Force, servir para estágios de equipas internacionais... Não faltam boas soluções para o espaço, que não só dariam utilidade ao mesmo como permitiria fazer frente a esse gasto, já que ter lá a Formação dará sempre prejuízo.
  • P
    Vê-se que não estás por dentro deste tema ... Eu não sou especialista mas o que tenho procurado fazer é ver o que os nossos rivais têm e...
  • P
    Para quando um centro de Formação no FC Porto?
    Então não estamos a discutir nada nao é?

    Se preferia ter uma mega cidade desportiva com todos escaloes e modalidades juntos? Acho que todos preferiam. Se temos 70 ou 80M para o fazer se calhar nao e como tal temos de fazer escolhas.
    Estamos a discutir fazer ou não o CAR num terreno que não permite expansão.
  • P
    Para quando um centro de Formação no FC Porto?
    Vai dar ao mesmo não ? é uma questão de prioridades.

    Com a solução da Maia terías 10 campos para as camadas jovens e o Olival para a equipa principal. Provavelmente iria ficar mais caro (nao me acredito no orçamento apresentado) e terias de investir em condiçoes para o futebol profissional mais à frente.

    Haverá quem perceba mais de formação, mas na minha opinião o momento decisivo é 16,17 anos e a transição para o futebol senior. Com essas idades jão são jogadores possivelmente de sub19 (os melhores) e já estarão a trabalhar no CAR, ao lado dos treinadores da equipa principal e dos seus idolos. Acho que mentalmente assumimos que sub19 são jogadores de 18/19 anos mas a abrangência de idades é bem maior.

    Pré 16 anos é mais uma questão de recrutamento e aí ao termos menos "residencias" o CAR será pior .. .mas em termos de prioridades gosto mais da soluçao que agrupe sub19, B e equipa principal do que uma soluçao que mantenha A afastada da formação ad eternum.
    Enquanto não se conseguir perceber que a Maia não entra nesta discussão, é inócuo debater este assunto.
    • Like
    Reações: arichard
  • P
    Para quando um centro de Formação no FC Porto?
    Sinceramente acho que temos uma tendência natural para apoiar tudo que é formacao e isto influencia como olhamos as coisas.

    Nao estudei os assuntos com profundidade mas a grande diferença dos projectos era:

    Maia - focado na formação, mas muito distante da princpal
    Gaia - focado na ultima etapa de formacao e equipa principal

    O que trará melhores jogadores ao clube?ter sub19, B e principal a trabalhar juntos, com os tecnicos a verem e a trocarem informacao ou tarem a 40km de distancia?

    O anselmi se quiser ver o novo mora, pode ir ao campo ao lado observar.

    Gaia é melhor conceito e nao impede que se faça uma academia ate aos sub19 no futuro (noutro local).
    Se não deres melhores condições à Formação, a probabilidade de veres um Mora no campo ao lado diminui drasticamente.

    E quando dizes que não impede de fazer uma Academia, estás a pensar em quantos anos depois? É que após gastares o que vais gastar no CAR+Olival, nem nos próximos 30 anos gastas novamente dinheiro em infraestruturas.
  • P
    Eu votei AVB porque o projecto de AVB não era um CAR, era uma imensidão de coisas, melhor gestão, melhor governança, etc ... E do outro...