Economia Nacional

Edgar Siska

Por Ti JC2#
9 Julho 2016
95,265
171,647
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
É mentira que as medidas são, no geral, bem vistas na direita mas rejeitadas na esquerda?
Exceções há sempre como em tudo na vida...
São medidas para agradar ao Chega.
São bem vistas nessa direita.
É divisiva na restante.
O meu pai é PSD e discorda bem como uma boa parte do círculo de amigos.
Felizmente não há unanimismos ideológicos.

• Like
Reações: radiohead

liebe_fcp

Lugar Anual
16 Junho 2017
1,513
2,344
É divisiva na restante.
Começas por dizer que são medidas para agradar ao Chega e terminas a dizer que não há unanimismos ideológicos.

Offtopic, o tópico de filosofia é ao lado.

Edgar Siska

Por Ti JC2#
9 Julho 2016
95,265
171,647
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Começas por dizer que são medidas para agradar ao Chega e terminas a dizer que não há unanimismos ideológicos.

Offtopic, o tópico de filosofia é ao lado.
Se não reparaste que estou a excluir o Chega e que me referia aos grupos que em geral frequento e não a partidos....

O Chega é um partido sempre unanimista entre si. É um partido do "o boss mandou dar cabeçada na parede e eu só pergunto com que força "

Edgar Siska

Por Ti JC2#
9 Julho 2016
95,265
171,647
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Faz-me lembrar quando perguntaram ao Freitas do Amaral o porquê de ter virado para a esquerda. A resposta dele:

"Eu não virei para a esquerda, o país é que virou para a direita."
Houve uma altura em que o pêndulo de percepção foi tão para a esquerda que eu era um perigoso facho.

Agora o sentido oposto e estou quase um marxista para o pessoas que "swinga".

E eu nem saí do sítio.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
31,165
50,485
Conquistas
7
110
Raio de argumento tão gasto.

Não conheço ninguém que pede a fiscalização a sério no RSI, e eu aqui acrescento nos subsídios de desemprego fraudulentos, que não condene veementemente gajos como o Serrão e peçam medidas para os combater também.
é uma questão de prioridades.

também não há ninguém que não condene fraudes, seja no RSI ou outras.

mas por alguma razão a prioridade para muitas pessoas é o RSI
que é uma % muito pequena do orçamento.
contando só quem recebe indevidamente é uma % pequeníssima.

e no entanto é a prioridade e narrativa, essa sim mais que gasta, do 2o partido mais votado do país.
porque será?

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
2,118
4,195
É divisiva na restante.
O grande erro é pensar que este PSD ganhou as eleições porque virou à direita.

Não. Este PSD ganhou as eleições porque conquistou o centro.

No mesmo sentido, o grande erro deste governo é querer pegar em várias agendas do Chega e do Passismo, pois consideram que vão roubar votos a esse partido. Tremendo erro.

O truque seria comer o centro todo em Portugal, não saindo do centro-direita, ao mesmo tempo que em tópicos pontuais - como a imigração - iam sendo um pouco mais à direita.

Estão com medo do Passos quando o Passos só agrada a um certo eleitorado, expressivo decerto, à direita do PSD.

São vários erros de leitura, em suma:

i) Pensar que o Rui Rio perdeu as eleições por estar ao centro; perdeu-as por ter feito uma oposição muito pobre
ii) Pensar que ganharam por virarem à direita; ganharam porque o PS fez borrada no governo e depois apresentou um candidato infantil e demasiado à esquerda do habitual
iii) Pensar que precisam de roubar as agendas do Chega, quando só interessam agendas pontuais
iv) Pensar que têm de roubar tópicos ao Passos, quando o Passismo só atrai uns 30% do eleitorado

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
31,165
50,485
Conquistas
7
110
É mentira que as medidas são, no geral, bem vistas na direita mas rejeitadas na esquerda?
acredito que sejam mais rejeitadas na esquerda-esquerda e mais bem vistas na direita-direita.

nas pessoas que votam normalmente nos 2 partidos do centro deve estar bem dividido...

digo eu, tentando adivinhar...

não consigo ler isso sem criticar a mentalidade das pessoas de direita mais à direita sinceramente...

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
2,118
4,195
Quanto a mim, já decidi que, nas próximas eleições, votarei no partido, independentemente de ser de esquerda ou de direita, que apresente propostas de reformas estruturais do SNS e da justiça.

E quando digo reformas estruturais, não me refiro a meras manifestações de intenção ou de objectivos a alcançar, mas sim de projectos pormenorizados e coerentes.

Caso não apareça nenhum partido assim, voto em branco ou num Candidato Vieira.

Vemos o nosso SNS a desmoronar-se, depois do PS o ter destruído completamente e agora assistimos ao PSD a enterrá-lo.

Quanto à justiça, é engraçado que este "novo PSD", que tanto gosta de roubar agendas do Chega, não queira mexer na Justiça. Será que lhes interessa o status quo?

De todo o modo, não me sinto confortável em saber que a minha filha vai viver num país onde isto é possível:

Cantor pedófilo com pena suspensa por abusar de duas meninas

• Like
Reações: marcometro

liebe_fcp

Lugar Anual
16 Junho 2017
1,513
2,344
acredito que sejam mais rejeitadas na esquerda-esquerda e mais bem vistas na direita-direita.

nas pessoas que votam normalmente nos 2 partidos do centro deve estar bem dividido...

digo eu, tentando adivinhar...

não consigo ler isso sem criticar a mentalidade das pessoas de direita mais à direita sinceramente...
Ora aqui está um ponto em que estamos de acordo.

Ignorando a ultima frase, obviamente. Mas concordemos em discordar e podemos viver em harmonia.

É o que faço com o meu primo benfiquista, há uns bons 10 anos em que o tema futebol não vem à tona com ele. Nem uma única piada seca de parte a parte. Só assim conseguimos conviver e ser bons amigos.

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
2,118
4,195
Só tenho uma dúvida muito sincera

Quando o PPC conquistar o PSD (já nem considero um "se", é mesmo um "quando) e for a eleições, o que acontecerá se o Chega ficar em primeiro?

O Ventura é PM e o PPC vice-PM?

Será que o Ventura aceitaria ser vice-PM, tal como o PPC quer, nesses termos?

Ou será que os grandes amigos fariam uma coligação pré-eleitoral?

Dúvidas honestas.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
81,007
58,286
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
e o pessoal que fez uma grande festa quando demoliram barracas de pessoas que por acaso até tinham emprego (e mesmo que não tivessem...)?...

só gente boa.

muitos são os mesmos que agora são grandes defensores desta medida.

porque o trabalho é secundário, até podem inventar trabalho a montar Legos, é preciso é ter poder para obrigar essas pessoas a fazer coisas à força.
o "prazer" é esse, a festa é essa.
Basicamente a construção de barracas pode resolver o "problema" da habitação, é só deixarem fazerem favelas.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
31,165
50,485
Conquistas
7
110
Basicamente a construção de barracas pode resolver o "problema" da habitação, é só deixarem fazerem favelas.
não é 8 nem 80

um presidente de câmara demolir barracas para ganhar votos mesmo antes das eleições e as pessoas festejarem isso parece-me um bocado nojento.

acho de uma mesquinhez enorme.

depois se virem as pessoas a viver na rua ainda ficam chateadas à mesma.
só falta cuspir-lhes em cima.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
81,007
58,286
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Há de tudo, como em todas as áreas de negócio.
Eu estou no ramo, tenho algum conhecimento de situações que já aconteceram comigo...
Já me aconteceu mais vezes do que os dedos que tenho nas mãos: eu arranjo malta para trabalhar, levo-os um dia a ver o tipo de trabalho específico que fazemos, eles dizem que estão interessados e querem trabalhar e eu passo a semana seguinte a colocá-los na SS, no Seguro, a fazer contratos, a agendar Fichas Médicas.
Ao fim do 1º dia de trabalho dizem-me que já não voltam, que é trabalho duro e que não é para eles.
E isto já me aconteceu com cidadãos estrangeiros (não vou dizer imigrantes porque era gente dos PALOP's e até pode ter nascido cá, embora tivessem documentação estrangeira) e com portugueses.

Nós cá na empresa temos um grande rigor financeiro, não há cá pagamentos por debaixo da mesa. Mas obviamente há imensas empresas que o fazem, declaram o salário mínimo e depois pagam ao dia.

Percebo os teus argumentos e nem vou tentar refutar. Há efetivamente muita gente pouco séria. Mas também há muita gente que não quer trabalhar ou que acha que merece um trabalho melhor. Toda a gente quer ser doutor, só que hoje em dia um gajo que seja um bom pedreiro, canalizador, eletrecista, etc, pode ganhar muito mais do que muita malta licenciada...
Há muitos que simplesmente nem dizem nada, simplesmente deixam de ver, há uns meses estava numa empresa e estava a falar com uma pessoa dos recursos humanos que não conseguia contatar um para lhe pagar o dia que ele tinha ido trabalhar..

Um pedreiro há 20 anos ganhava perto de uns 3 ordenados minimos, se tu quiseres pagar isso tudo como manda a lei, atualmente tens que pagar entre 4500-5000 euros.

E para trolhas, ninguem se mete nisso para aprender porque vai ganhar o mesmo que ganha num supermercado que é muito mais leve.

Um trolha merece ganhar muito mais que um gajo que está numa caixa de supermercado, e um pedreiro muito mais, e um eletricista ainda mais.

O pessoal diz que as casas estão caras, mas ninguem quer ir trabalhar para as obras, nem pagar o justo a quem lá trabalha.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
81,007
58,286
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
não é 8 nem 80

um presidente de câmara demolir barracas para ganhar votos mesmo antes das eleições e as pessoas festejarem isso parece-me um bocado nojento.

acho de uma mesquinhez enorme.

depois se virem as pessoas a viver na rua ainda ficam chateadas à mesma.
só falta cuspir-lhes em cima.
É uma escolha, tens que escolher se queres fazer favelas, ou se queres demolir barracas.

No passado Lisboa estava cheia de barracas e foram demolidas..

Mas isso tambem está relacionado com outras coisas, há uma grande aposta numa industria em lisboa que precisa de mão de obra barata e que foi promovida, e tens que deixar essas pessoas fazerem barracas e viverem em condições miseráveis, para que essa industria possa ter lucro.

E na verdade possivelmente tem que se chegar a um acordo informal para deixar essas barracas porque não há outra solução possivel.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
2,338
2,636
Só tenho uma dúvida muito sincera

Quando o PPC conquistar o PSD (já nem considero um "se", é mesmo um "quando) e for a eleições, o que acontecerá se o Chega ficar em primeiro?

O Ventura é PM e o PPC vice-PM?

Será que o Ventura aceitaria ser vice-PM, tal como o PPC quer, nesses termos?

Ou será que os grandes amigos fariam uma coligação pré-eleitoral?

Dúvidas honestas.
Uma coligação pre eleitoral não acontecerá mesmo com o PPC. Seria nocivo eleitoralmente para ambos e eles sabem. E se o PPC voltar irá comer muitos votos ao Chega ao ponto de não estar a ver o Chega a ficar em primeiro. Improvável em todos os sentidos.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
15,012
21,540
Yep. O problema é que é muito mais popular falar nesses malandros que não querem fazer nada do que dizer que o RSI passou de 500 mil pessoas para 172 mil em quinze anos e que a prestação média é uma fortuna de 150 euros.

Essa malta é conhecida por ter empresas manhosas com sede na própria casa e por ter contactos priveligiados com empresas que depois têm negócios com o Estado.. é tudo muito complexo.

E como já falaram em construtores e manhosos, devem ser aqueles que fornecem 200/300 mil aéreos em betão...de graça...cenas muito estranhas.

Enfim, mantenham-se vigilantes e focados no essencial e não nos deixemos distrair com coisas acessórias.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
15,012
21,540
Não só perdoou como estava lá sempre batidinho ao beija mão no estádio da Luz e era signatário das candidaturas do Vigareira.

Deixa lá que sejam do "pepedê ou do paiesse" nenhum tem as mãozinhas limpas.
Ambos já tiveram personagens que gostaram de se prostituir ao serviço dessa agremiação corrupta.
Continuaste sem me dizer, exatamente, o que é que perdoou ao regime...

Que lá andava sei eu bem, ele e tantos outros antes dele.

Andarem lá se depois não mexerem influências políticas para os ajudar não me incomoda nada, preocupa-me bem mais juízes e policias, por exemplo.

Mas termino onde comecei, a ferreirinha, é factual, continuo sem saber de que falam.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
14,341
20,677
É uma escolha, tens que escolher se queres fazer favelas, ou se queres demolir barracas.

No passado Lisboa estava cheia de barracas e foram demolidas..

Mas isso tambem está relacionado com outras coisas, há uma grande aposta numa industria em lisboa que precisa de mão de obra barata e que foi promovida, e tens que deixar essas pessoas fazerem barracas e viverem em condições miseráveis, para que essa industria possa ter lucro.

E na verdade possivelmente tem que se chegar a um acordo informal para deixar essas barracas porque não há outra solução possivel.
Acho que o problema não foi de demolição de barracas.

O problema foi que, segundo a Lei de Bases da Habitação, as autarquias não podem promover o despejo de pessoas sem garantir soluções de realojamento. Nos dias seguintes à demolição não faltavam pessoas a viver em tendas improvisadas à beira das barracas destruídas. Parecia Gaza.

Daí as criticas ao gajo do PS. Que aliás já tinha defendido ideias do género, tipo retirar RSI a quem não paga as refeições escolares.

• Like
Reações: Tails

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
14,341
20,677
Depende.
Mais do que esquerda ou direita a questão aqui é de humanismo.

"Porque tive fome e destes-me de comer; tive sede e destes-me de beber; era estrangeiro e acolhestes-me; estava nu e vestistes-me; adoeci e visitastes-me; estive na prisão e fostes ter comigo." não é propriamente uma mensagem política.

Quando pago os meus impostos e contribuições para a Segurança Social, não me importo que uma parte desse dinheiro seja canalizada para apoiar os mais desprotegidos através do Estado Social. Prefiro isso a comprar quilos de arroz no supermercado ao preço de venda ao público, aumentando o lucro das grandes empresas de distribuição, para depois os colocar numa caixa que ficará armazenada até ser entregue como ato de caridade. Um por cento do orçamento da segurança social é gasto na RSI. É essa a contribuição de cada um de nós. Num salário bruto de 2000 euros, corresponde a 2 euros por mês.

O RSI garante o mínimo indispensável para que essas pessoas possam sobreviver. Dá para comida e pouco mais. A vida de quem depende deste apoio não é glamorosa, não é confortável e está longe de qualquer ideia de privilégio. Pessoalmente, preferia cortar os pulsos a passar a vida inteira na esplanada dependente de um apoio mínimo para sobreviver.

Basta olhar para muitos bairros mais carenciados para perceber isso. Uma parte significativa destas pessoas acaba por morrer relativamente cedo, depois de décadas marcadas por má alimentação, habitação degradada e estilos de vida pouco saudáveis. Há muito pouca gente acima dos 60 anos. Tiras-lhe os 150 paus por mês e a situação ainda vai piorar.

O RSI existe para evitar que estas pessoas caiam na indigência absoluta. Haverá abusos? Claro que sim. Mas se, em cerca de 15 anos, o número de beneficiários passou de cerca de 500 mil para 170 mil, isso sugere que os mecanismos de controlo estão a funcionar e os abusos não estarão propriamente a aumentar. E, sinceramente, não me parece que a pobreza tenha diminuído na mesma proporção.

Outra questão é o tipo de apoio social que deve acompanhar estas prestações. Acompanhamento de proximidade, formação, integração profissional e percursos de recuperação. Idealmente, todos devemos poder contribuir de alguma forma para a sociedade, e o objetivo deve ser sempre a autonomia das pessoas, não a dependência permanente. E fiscalização, claro, estamos todos de acordo nesse ponto.

Claro que isto tem uma dimensão algo utópica e muitos caem na indigência completa. Mas também é utópico acreditar que o problema se resolve apenas obrigando as pessoas a trabalhar ou assumindo que lhes falta um simples "abrir de olhos" e tirando-lhes o dinheiro eles vão acordar para a vida. Não vão. Vai ser a mesma merda de quem nasceu na pobreza endémica, exclusão e falta de oportunidades, carregando esse peso desde o berço até à idade adulta e que vai continuar na mesma, porque não foram educados nem tiveram formação para estudar, arranjar um emprego, gerir um orçamento, progredir na vida passo a passo. O RSI serve para ajudar literalmente os excluídos do sistema.

• Like
Reações: Tails e radiohead