Economia Nacional

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
14,550
6,929
Porto
Conheço empreiteiros, gente decente e honesta, que desesperam porque não arranjam quem queira trabalhar. E garanto que pagam bem, não é descabido um "moço" entrar a ganhar 1200€ sem saber fazer nada, desde que mostre que queira trabalhar e aprender. Essas pessoas não podem sujar as mãos? É desumano e humilhante?
Também conheço esses empreiteiros "decentes e honestos". Conheço mesmo. A honestidade deles normalmente tem é um problema: Querem pagar ao dia, sem contratos, sem subsídio de alimentação, sem seguros, sem 13° e 14° mês. A famosa expressão "sem direitos". Quem aceita isto?

Normalmente imigrantes. Mas isso acarreta outro problema: são contra os imigrantes. Porra.

liebe_fcp

Lugar Anual
16 Junho 2017
1,512
2,344
Também conheço esses empreiteiros "decentes e honestos". Conheço mesmo. A honestidade deles normalmente tem é um problema: Querem pagar ao dia, sem contratos, sem subsídio de alimentação, sem seguros, sem 13° e 14° mês. A famosa expressão "sem direitos". Quem aceita isto?

Normalmente imigrantes. Mas isso acarreta outro problema: são contra os imigrantes. Porra.
Estás a generalizar sem saber o que dizes. Conheço de muito perto dois casos, garanto-te que são pessoas muito sérias.
Aliás, alguns não ficam nem um dia porque querem exatamente isso: trabalhar no escuro para continuar a receber subsídios.

Numa coisa tens razão, quem tem aparecido maioritariamente são imigrantes, os portugueses não gostam muito de sujar as mãos. Mas mesmo desses, a maioria não aparece no dia após o primeiro, cansa e faz calos.
Claro que há exceções, um deles contratou um brasileiro há talvez dois anitos, por aí, e está maravilhado com o homem, ainda há dias me disse que o vai pôr como encarregado de equipa para lhe libertar tempo para outros trabalhos. Esse atualmente já ganha cerca de 2000€ (trabalha sábados também), e vai ter aumento.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
80,999
58,284
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

Empreiteiros/empresarios contra imigrantes? onde é que viste isso? quantos mais melhor, menos têm que pagar e mais lhes fica no bolso. Grande parte deles não é quer é tugas..

• Like
Reações: Tiago_Oliveira_10

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
14,550
6,929
Porto
Estás a generalizar sem saber o que dizes. Conheço de muito perto dois casos, garanto-te que são pessoas muito sérias.
Aliás, alguns não ficam nem um dia porque querem exatamente isso: trabalhar no escuro para continuar a receber subsídios.

Numa coisa tens razão, quem tem aparecido maioritariamente são imigrantes, os portugueses não gostam muito de sujar as mãos. Mas mesmo desses, a maioria não aparece no dia após o primeiro, cansa e faz calos.
Claro que há exceções, um deles contratou um brasileiro há talvez dois anitos, por aí, e está maravilhado com o homem, ainda há dias me disse que o vai pôr como encarregado de equipa para lhe libertar tempo para outros trabalhos. Esse atualmente já ganha cerca de 2000€ (trabalha sábados também), e vai ter aumento.
Sei o que digo porque não conheço dois, conheço vários. Dois deles com alvará e seguros. Tudo direitinho. E pagam ao dia, e pagam assim porque querem.

De que subsídios falas? Do RSI? Abdicam de seguros, subsídio de férias, subsídio de Natal, de uma futura reforma digna, subsídio de alimentação, putativo subsídio de desemprego, por que tipo de "mama"?

Esses empreiteiros "honestos" não se preocupam em lesar o estado? Se calhar, digo eu, essa fuga a impostos custa-nos mais que os desgraçados que recebem duzentos e tal euros para matar a fome.

Mas esses são honestos porque permitem a acumulação de rendimentos. Está certo.

• Like
Reações: Tails
5 Janeiro 2026
54
84
o desvalorizar o trabalho dos outros é algo muito comum, sim, tratar as pessoas como inferiores porque trabalham em X

em Portugal, o emprego que normalmente serve como "piada" ou é considerado de baixo nível é trabalhar nas obras.
é sempre engraçado ver pessoal com empregos que não requerem nem metade do trabalho do gajo das obras a desvalorizarem esse trabalho.

outro muito clássico em muitos países é trabalhar no McDonalds.

por exemplo...
"hahaha aquele gajo não joga nada, que vá é trabalhar para as obras ou para o McDonalds, hahaha, estão a ver implicação aqui? eu considero esses trabalhos INFERIORES e essa gente INFERIOR a mim!! hahahaha, hilariante."

quanto a esta medida: o problema é a obrigação e é a implicação.
primeiro diz-se à pessoa que está OBRIGADA a fazer o que mandamos ou cortamos 'isso' que já é uma ninharia.
come e cala e não estrebucha ou então estás lixado. claro que isto é em parte para humilhar, mesmo que não seja esse o objectivo, ~e o que acontece.

segundo a implicação que essas pessoas não fazem nada, que são uns malandros, uns drogados, isto e aquilo e por isso é bom que sejam tratados como criminosos e obrigados a fazer o que nós queremos.

medidas estas criadas muitas vezes por pessoas de famílias de bem com uma falta de noção e arrogância gigantescas, tipo a actual ministra do trabalho.

tudo isto enquanto os que são um bocado menos pobres lambem botas e festejam porque estrão a bater nos mais pobres, nos inferiores a mim, nessa gentalha.

vem tudo de uma mentalidade de quem tem a mania que é mais que os outros, de uma mentalidade com 0 empatia, muita mesquinhez e muito populismo da tasca mais javarda do bairro.
Explanaste na perfeição o pensamento mesquinho de muitos portugueses. Tenho pena é que nas televisões não haja pessoas com coragem e inteligência para dizerem as coisas como elas são.

• Like
Reações: Tails

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
14,332
20,667
O RSI são duzentos e tal euros. Não é um valor digno sequer, na minha opinião. A solução está na fiscalização e não no "castigo" de pessoas em situação de enorme vulnerabilidade.

Limpar a praia e a mata? Por duzentos e tal euros? Quanto custaria ao estado a sub-contratação de uma empresa para o efeito? Se querem triar os "malandros", arranjem empregos e salários dignos às pessoas.

Quem ouvir alguns a falar, parece que as migalhas do RSI dão para viver, andar de Ferrari e ir de férias para Miami. Este país está cada vez mais desumano e alegremente ignorante.

Se Portugal fosse um animal seria o cão naqueles momentos em que anda atrás da própria cauda.
Yep. O problema é que é muito mais popular falar nesses malandros que não querem fazer nada do que dizer que o RSI passou de 500 mil pessoas para 172 mil em quinze anos e que a prestação média é uma fortuna de 150 euros.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
80,999
58,284
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Conheço um caso que só contrata tugas, sim. Aliás, na minha empresa, numa unidade enorme de produção, o responsável só aceita portugueses. Os estrangeiros "são malandros" e "só têm direitos".
Pronto conheces 1 caso... há sempre alguma exceção para confirmar a regra.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
14,332
20,667
Como em qualquer outra questão relacionada com trabalho, obviamente tem de ser pensado, planeado e devidamente regulado.
O curioso é que me lembro, por exemplo, de uma amiga que foi trabalhar um ano para um infantário através do centro de emprego. A formação dela para o efeito era a mesma que a minha: zero. Também conta para as tuas preocupações?

Mas só existe trabalho que lide com bebés, crianças, idosos, ...?
Não há vias públicas para limpar? Florestas? Praias? Se são dinheiros públicos que recebem, porque não retribuir melhorando a vida de quem desconta para tudo isso?
É o que está textualmente na proposta do governo

“De acordo com a proposta do Governo, a atividade de solidariedade social deve ser prestada a favor de entidades públicas, entidades sem fins lucrativos, do setor da economia social ou da proteção civil.

As entidades promotoras poderão ser, por exemplo, autarquias, escolas, instituições de saúde, lares, bombeiros, etc.”

liebe_fcp

Lugar Anual
16 Junho 2017
1,512
2,344
Sei o que digo porque não conheço dois, conheço vários. Dois deles com alvará e seguros. Tudo direitinho. E pagam ao dia, e pagam assim porque querem.

De que subsídios falas? Do RSI? Abdicam de seguros, subsídio de férias, subsídio de Natal, de uma futura reforma digna, subsídio de alimentação, putativo subsídio de desemprego, por que tipo de "mama"?

Esses empreiteiros "honestos" não se preocupam em lesar o estado? Se calhar, digo eu, essa fuga a impostos custa-nos mais que os desgraçados que recebem duzentos e tal euros para matar a fome.

Mas esses são honestos porque permitem a acumulação de rendimentos. Está certo.
Eu não disse que só conheço dois. Conheço vários, trabalhei praticamente uma década no meio deles e por isso conheço muito bem por dentro a realidade da construção civil.

Sei e conheço gente que não vale o ar que respira, que abusa dos "coitados" e depois para pagar é um castigo.

Mas vi muito mais o inverso. Gente a querer ganhar bem, mas alguns nem o salário mínimo mereciam, tal era a nulidade.

Inverteste o que eu te disse: eles querem tudo direitinho, mas os "trabalhadores" não querem ficar assim. Preferem ganhar em cash, sem declarar nada. Para um patrão que se esteja a borrifar, é mais barato pagar 1200€ limpos ao homem do que pagar 1000€ com todos os direitos. Para o trabalhador é mais confortável ter mais 200€ no bolso no fim do mês e ainda juntar um RSI ou até mesmo um subsídio de desemprego. O futuro? Logo se vê.

Está à vista de toda a gente, só não vê quem não quer. Na construção civil é um fartote.

liebe_fcp

Lugar Anual
16 Junho 2017
1,512
2,344
É o que está textualmente na proposta do governo

“De acordo com a proposta do Governo, a atividade de solidariedade social deve ser prestada a favor de entidades públicas, entidades sem fins lucrativos, do setor da economia social ou da proteção civil.

As entidades promotoras poderão ser, por exemplo, autarquias, escolas, instituições de saúde, lares, bombeiros, etc.”
Não vejo qualquer problema na proposta, só peca por tardia.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
80,999
58,284
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Eu não disse que só conheço dois. Conheço vários, trabalhei praticamente uma década no meio deles e por isso conheço muito bem por dentro a realidade da construção civil.

Sei e conheço gente que não vale o ar que respira, que abusa dos "coitados" e depois para pagar é um castigo.

Mas vi muito mais o inverso. Gente a querer ganhar bem, mas alguns nem o salário mínimo mereciam, tal era a nulidade.

Inverteste o que eu te disse: eles querem tudo direitinho, mas os "trabalhadores" não querem ficar assim. Preferem ganhar em cash, sem declarar nada. Para um patrão que se esteja a borrifar, é mais barato pagar 1200€ limpos ao homem do que pagar 1000€ com todos os direitos. Para o trabalhador é mais confortável ter mais 200€ no bolso no fim do mês e ainda juntar um RSI ou até mesmo um subsídio de desemprego. O futuro? Logo se vê.

Está à vista de toda a gente, só não vê quem não quer. Na construção civil é um fartote.
Um pedreiro ganhava 1200 euros limpos em 2006, não em 2026..

E é mesmo isso, o pedreiro quer ganhar dinheiro, e quem quer comprar a casa não quer pagar o que custaria pagar um ordenado bruto de 4K a um pedreiro.

liebe_fcp

Lugar Anual
16 Junho 2017
1,512
2,344
Um pedreiro ganhava 1200 euros limpos em 2006, não em 2026..

E é mesmo isso, o pedreiro quer ganhar dinheiro, e quem quer comprar a casa não quer pagar o que custaria pagar um ordenado bruto de 4K a um pedreiro.
Em 2006 1000€ limpos já era um bom salário. Mas o ponto nem é esse, o que se está a discutir é "como" e não "quanto", e aí estamos de acordo...

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
8,037
10,760
Todos os anos compro uma carga de lenha para alimentar a lareira no inverno. Por norma vem uma carrinha de caixa aberta com dois homens, em 10 min deixam ficar a mercadoria e vão à vida.
Em 2025 recorri à junta de freguesia local, que distribui cargas de lenha das árvores que cortam durante o ano. Já me arrependi porque a lenha não vale um caracol, mesmo custando metade do habitual, mas essa parte nem interessa para o ponto.
Vieram 4 homens na carrinha. Ao fim de 20min eu não aguentei mais e pedi que atirassem a lenha toda para o chão, que eu depois me entretia a arrumar direitinha. São homens com capacidade física idêntica aos homens do setor privado, mas ficaria mais barato pagar 3000€ ao privado do que 1000€ ao público.

São os meus impostos que pagam isto.
Estou a ser injusto? Sou de extrema direita por conseguir observar isto? Por achar que não podem haver só direitos e que têm de ser acompanhados por deveres?

Conheço empreiteiros, gente decente e honesta, que desesperam porque não arranjam quem queira trabalhar. E garanto que pagam bem, não é descabido um "moço" entrar a ganhar 1200€ sem saber fazer nada, desde que mostre que queira trabalhar e aprender. Essas pessoas não podem sujar as mãos? É desumano e humilhante?
A função pública em Portugal serve em primeiro lugar para garantir empregos, que significam votos, mas também uma espécie de almofada económica para a população, sobretudo no interior, onde muitas vezes as câmaras são o maior empregador. Quando vemos oito empregados da câmara a fazer o trabalho que quatro poderiam fazer, isso significa apoio social a funcionar. Sem isso haveria mais gente desempregada ou candidata ao RSI.
Há países, como o Japão, onde esta mentalidade ainda é mais exacerbada e as câmaras pagam a reformados para arrancar ervas nos passeios, ou seja a mentalidade de que toda a gente merece ter uma actividade e poder sentir-se útil e incluída, mesmo que economicamente isso não faça sentido nenhum.

liebe_fcp

Lugar Anual
16 Junho 2017
1,512
2,344
A função pública em Portugal serve em primeiro lugar para garantir empregos, que significam votos, mas também uma espécie de almofada económica para a população, sobretudo no interior, onde muitas vezes as câmaras são o maior empregador. Quando vemos oito empregados da câmara a fazer o trabalho que quatro poderiam fazer, isso significa apoio social a funcionar. Sem isso haveria mais gente desempregada ou candidata ao RSI.
Há países, como o Japão, onde esta mentalidade ainda é mais exacerbada e as câmaras pagam a reformados para arrancar ervas nos passeios, ou seja a mentalidade de que toda a gente merece ter uma actividade e poder sentir-se útil e incluída, mesmo que economicamente isso não faça sentido nenhum.
Eu até concordaria com a componente social da máquina, faria todo o sentido, mas nunca num país onde existe uma enorme falta de mão de obra...