André Villas-Boas - Presidente

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
2,000
9,854
Com essa declaração, também é possível perceber que esta direção não alinha na teoria "CP = Liga", por isso essa luta é para esquecer.

O Campeonato de Portugal é um título oficial. Sempre foi, é e sempre será.

Independentemente do que se considera, faz parte da "contabilidade" oficial de todos os clubes.

Por isso, neste momento, temos 87 títulos conquistados, contra 86 deles.

O Campeonato de Portugal foi criado em 1921/22.

É a primeira prova oficial criada de carácter nacional.

O seu vencedor era o Campeão de Portugal, por isso se chamava Campeonato de Portugal.

Inicialmente disputado entre os vencedores do Campeonato Regional de Lisboa e Porto.

Com o passar dos anos foram-se juntando outras Associações do País.

Com o crescimento do número de clubes e da sua implantação, e no sentido de haver mais jogos, criou-se a partir de 1934/35 a Liga Experimental, todos contra todos, casa e fora, ao mesmo tempo que o Campeonato de Portugal prosseguia e era o mais importante.

Apenas a partir de 1938/39, decidiu-se definitivamente mudar o quadro competitivo.

A Liga Experimental passou a ser o definitivo Campeonato Nacional, o Campeonato de Portugal acabou, e foi criada a Taça de Portugal.

Dizer-se que o Campeonato de Portugal não atribui o título de Campeão de Portugal é basicamente o mesmo que dizer que o vencedor da Taça dos Campeões (um clube por país) não é o Campeão da Europa e apenas a partir da criação da Liga dos Campeões (mais abrangente, com vários clubes por país) é que se pode considerar como Campeão da Europa.

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
8,104
16,541

O Campeonato de Portugal é um título oficial. Sempre foi, é e sempre será.

Independentemente do que se considera, faz parte da "contabilidade" oficial de todos os clubes.

Por isso, neste momento, temos 87 títulos conquistados, contra 86 deles.

O Campeonato de Portugal foi criado em 1921/22.

É a primeira prova oficial criada de carácter nacional.

O seu vencedor era o Campeão de Portugal, por isso se chamava Campeonato de Portugal.

Inicialmente disputado entre os vencedores do Campeonato Regional de Lisboa e Porto.

Com o passar dos anos foram-se juntando outras Associações do País.

Com o crescimento do número de clubes e da sua implantação, e no sentido de haver mais jogos, criou-se a partir de 1934/35 a Liga Experimental, todos contra todos, casa e fora, ao mesmo tempo que o Campeonato de Portugal prosseguia e era o mais importante.

Apenas a partir de 1938/39, decidiu-se definitivamente mudar o quadro competitivo.

A Liga Experimental passou a ser o definitivo Campeonato Nacional, o Campeonato de Portugal acabou, e foi criada a Taça de Portugal.

Dizer-se que o Campeonato de Portugal não atribui o título de Campeão de Portugal é basicamente o mesmo que dizer que o vencedor da Taça dos Campeões (um clube por país) não é o Campeão da Europa e apenas a partir da criação da Liga dos Campeões (mais abrangente, com vários clubes por país) é que se pode considerar como Campeão da Europa.
Eu também estou inclinado a pensar isso mas com declarações desse teor, a direção só desvaloriza essa questão. Para nós, em termos de contabilidade geral é igual. Mas pronto, passaríamos a ter 34 Ligas, em vez de 31 Ligas + 3 CPs. Mas também acho que o Campeonato de Portugal, historicamente, reproduzia aquilo que podia ser considerado um campeonato nacional. Eu só acho que essa teoria não levanta mais poeira porque todos sabemos quem perde mais com ela.

• Like
Reações: fridolfresberg

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
8,104
16,541
E a federação?
A FPF há uns anos tinha no seu site um registo do palmarés de cada clube, agora deixou-se disso por causa das polémicas do Sporting com os campeonatos e do SLB com os títulos que vão inventando sempre que o Porto se aproxima (Taça Latina, Ribeiro dos Reis, etc). Como é óbvio, a FPF é picha murcha nesse assunto. Aliás, o ano passado, o próprio canal 11 falava em 25 títulos do scp, embora institucionalmente a FPF continue a reconhecer só 21. Mas teres o teu próprio canal em dissonância com a entidade, é logo um absurdo que mostra bem o que a FPF é.

• Like
Reações: mega_dragon

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
95,328
108,771
A FPF há uns anos tinha no seu site um registo do palmarés de cada clube, agora deixou-se disso por causa das polémicas do Sporting com os campeonatos e do SLB com os títulos que vão inventando sempre que o Porto se aproxima (Taça Latina, Ribeiro dos Reis, etc). Como é óbvio, a FPF é picha murcha nesse assunto. Aliás, o ano passado, o próprio canal 11 falava em 25 títulos do scp, embora institucionalmente a FPF continue a reconhecer só 21. Mas teres o teu próprio canal em dissonância com a entidade, é logo um absurdo que mostra bem o que a FPF é.
A FPF só reconhece os oficiais. Daí os 21 do scp.

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
18,574
10,218
32
Porto
Eu quero um lateral esquerdo puro não quero que continuemos a brincar na posição crl.
Isto também.
Basta de soluções de recurso.
Eu sei que são precisas várias condições estarem reunidas para termos um plantel fortíssimo, mas acho que nesta nova janela de transferências já poderá ser possível ter um 11 fortíssimo e talvez (espero eu) ter um banco verdadeiramente em condições.
Temos gente mais do que capaz e com vontade disso.

• Like
Reações: David Copperfield

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
8,104
16,541
Isso deve ter sido um caramelo sportinguista.

Mas devíamos lutar pelo reconhecimento oficial desses títulos.
Sempre pensei que não estivéssemos por uma questão de agenda (há outras prioridades) mas estas declarações de AVB tiram força à luta ou deixam antever que para ele a contabilidade está certa como está.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
13,332
16,612
36
Porto

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
2,000
9,854
Com essa declaração, também é possível perceber que esta direção não alinha na teoria "CP = Liga", por isso essa luta é para esquecer.

A declaração de ontem é sobre o total de títulos: 87 contra 86.

É a isso que se refere.

Quando fala em "revisionismo" e "títulos que não existem" refere-se à Supertaça oficiosa que Benfica contabiliza, mas que não é oficial.

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
8,104
16,541

A declaração de ontem é sobre o total de títulos: 87 contra 86.

É a isso que se refere.

Quando fala em "revisionismo" e "títulos que não existem" refere-se à Supertaça oficiosa que Benfica contabiliza, mas que não é oficial.
Não tinha pensado nisso. És capaz de ter razão. Por acaso interpretei logo como uma crítica aos lagartos.

• Like
Reações: fridolfresberg