1o - Foi muito superior, nas tuas palavras, num sorteio medíocre. Grande feito, realmente.... Apanhou 1 tubarão na final, perdeu. Coincidencia... O que fizeram Benfica e Sporting, pouco me interessa. E é irrelevante para a conversa.
2o- Vamos comparar a Liga Europa que tem décadasde história, com um torneio que inventaram para a fifa encher mais de dinheiro? Na altura em que os jogadores já só querem ir de férias? A seguir vais dizer o quê, que a Liga das Nações tem o mesmo interesse e peso que o Euro?
3o - Não tou a defender ninguém, tou a dizer é que nós não temos essa superioridade galática que tu e outros querem pintar, o que custa a muitos engolir, talvez por ilusão ou qualquer complexo mental. O assunto inicial era que não fizemos melhor que eles na Europa até ao momento nesta temporada, e isso é factual. Tou-me a lixar se o Sergio foi bajulado ou não, isso não é o assunto. Mas tu tens muito a mania de puxar assuntos irrelevantes para tentar desviar a conversa, já reparei nisso. E não és só tu. O Sérgio era super pressionante, e depois em jogos que nem 1 golo marcava acabava com 35% de posse. Essa pressão louca estava na sala connosco? Devia estar, mas só na tua sala. Até quando eliminámos a juventus, fizemos metade dos remates e tivemos 30 e poucos % de posse, contra a Juventus medíocre do Pirlo. Ganhámos, mas queres ver que foi a asfixiar o adversário? Deve ser por isso que eles fizeram mais de 40 remates em 2 jogos. Os jogos que realmente pressionaste a sério, levámos no lombo, nomeadamente com o Liverpool, o que é normal porque é isso que acontece a quem se aventura contra tubarões, sai de saco cheio. Mas segundo tu, a gente a pressionar era tipo o Flick em 19-20 ou o Heynckes 12-13. O que tu disseste é feito é pelo Farioli, que se apanha a ganhar e encosta o barco, até lá carrega em cima.
4o - O Sporting jogou contra a equipa que venceu o triplete o ano passado. Precisas de um desenho? Eu como treinador também evitaria expor a minha equipa a uma possível goleada, quem sabe o jogo pode desenrolar de forma positiva. Mas agora até vou matar a questão. Nós somos tão superiores galáticos, mas na 1a volta recebemos o Benfica com hipótese de os matar, um Benfica moribundo e todo cagado, e o Farioli na hora da verdade teve medo e não foi buscar a vitória. E depois vens aqui dizer que nós contra os tubarões não nos adaptamos, quando com o Benfica na nossa casa esta mesma época tivemos medo de perder e gerimos a situação pontual. com dezenas de users aqui mesmo a reclamar que o Farioli foi cagão. Ah vais dizer o quê, é mentira queres ver? Nós podemos ter medo do Benfica, e o Sporting não pode ter medo de ser humilhado pelo PSG e mexer com a confiança dos jogadores? Epah dá-me licença.
A ver se a gente se entende.
Ninguém está a dizer q uma equipa portuguesa tem de dominar o PSG. A questão é outra, é a coerência entre a narrativa e a realidade.
O Sporting é vendido como uma equipa dominadora e avassaladora, mas quando apanha equipas do topo, e nem precisa de ser o PSG ou o Bayern, basta um Braga, abdica completamente dessa identidade. Isso para mim é revelador de uma mentalidade pequenina e cagona, de uma equipa que é forte contra fracos e fraca contra os fortes.
A comparação com o Porto do Serjão n tem qualquer cabimento, n havia mudança nenhuma no estilo de jogo do Porto do campeonato para os jogos europeus.
Mas sabes o que é mais fascinante no meio disto tudo? É ver um gajo num fórum do Porto tão empenhado em relativizar o percurso europeu do Porto enquanto faz uma ginástica mental do caralho para valorizar o do Sporting.
Deve ser coincidência.
Vamos falar então de factos e n de narrativas:
O FC Porto tem 7 troféus Internacionais.
O Sp. Lisbon tem 1 irrelevante.
O FC Porto ganhou 2 Ligas dos Campeões.
O Sp. Lisbon nunca sequer chegou aos 1/4 de final.
O FC Porto ganhou 2 Ligas Europa, 1 Supertaça Europeia e 2 Intercontinentais.
O Sp. Lisbon tem como maior feito moderno… uma final perdida no Ecoponto contra o colosso CSKA.
O FC Porto é consistentemente respeitado e temido na Europa há décadas.
O Sporting é consistentemente humilhado.
Isto não é opinião. É factual. É história. É pedigree. É estatuto.
E precisamente por isso é que é hilariante ver alguém tentar normalizar a mentalidade minúscula que o Sp. Lisbon demonstrou contra o PSG como se fosse virtude, quando o Porto ao longo dos anos construiu o seu nome europeu precisamente por competir e eliminar equipas desse nível.
Tu falas do triplete do PSG como se uma coisa inédita (triplete mais fraquinho da história btw), mas esqueces-te que o Porto construiu a sua história europeia a vencer e eliminar os tubarões europeus e n a celebrar derrotas honrosas ou empates sofridos.
Mas o melhor de tudo é a tua obsessão constante em desvalorizar tudo o que o Porto fez enquanto tentas proteger e justificar tudo o que o Sporting faz.
Num fórum do Porto.
Acho curioso, no mínimo.
É que um portista até pode criticar o clube, mas nunca perde a noção da dimensão europeia do Porto. Isso é algo que está enraizado em quem viu, viveu ou estudou a história do clube.
Já quem passou décadas a ver o seu clube ser irrelevante na Europa tem tendência a ficar mais impressionado com “boas figuras” é “derrotas honrosas”.
São perspetivas diferentes. Uns cresceram a ver o Porto ganhar finais europeias, outros cresceram a ver o Sporting a tentar n ser humilhado.
Nada contra. Cada um está habituado ao seu normal.