Crise na Venezuela

Estado
Não está aberto para novas respostas.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
14,406
8,539
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Tu tens uma narrativa que adaptas às tuas convicções.

Os casos básicos, a tua narrativa sobre os direitos das mulhetes afegãs e a ausência de referência à reacção do povo venezuelano, sao bons exemplos.

Sabes porque nao dás importância ä reaccao dos venezuelanos? Porque te estraga a narrativa.

Tu em Portugal, no quentinho e em segurança, vens com argumentos que quem vive lá, pensa o contrário.

Dou-te um conselho, faz com ele o que quiseres, coloca no centro a preocupação nas pessoas em vez na tua narrativa que a culpa é dos americanos ou do povo que é oprimido e que a culpa é deles.
Às minhas convicções? Bem, como expliquei, eu detesto comunas, porque havia de estar com essa conversa toda? Por simplesmente achar errado que os EUA armam-se em polícias do mundo como se viu no passado? Trump ter actuado à revelia do senado norte-americano e do direito internacional, alimentando graves precedentes? Por simplesmente perceber que os EUA e Trump nem sequer estão preocupados com o povo venezuelano, e a conferência de imprensa de Trump ter demonstrando isso mesmo? E que o regime venezuelano nem sequer caiu? Porque os EUA nunca se preocuparam em libertar o povo cubano, mesmo ali ao lado dos EUA que durante 70 anos vive em opressão? Acreditas mesmo que os EUA querem realmente libertar o povo venezuelano?

Eu não desvalorizei a reacção dos venezuelanos, além disso, não são vídeos saídos em redes sociais que me dizem da realidade local. Ainda nos telejornais, havia residentes locais a dizerem que as ruas pela Venezuela estavam muito calmas, depois de Maduro ter sido capturado. Confesso, que ainda não tenho uma opinião ou "narrativa" formada, pois ao contrário de ti, eu não tiro conclusões precipitadas sobre um mundo que eu desconheço.

Continuas a recorrer a idealismos e sentimentalismos primários, sem entender um minímo de geopolítica, realpolitik e futuras consequências ou precedentes que isso pode criar. Sabes neste mundo não somos humanos, mas sim meros números e meros peões.

Última edição:
  • Like
Reações: deco macau

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
9,878
7,277
Foderam a cabeça do polvo mas os tentáculos estão lá na mesma.

Tem que fazer rolar mais umas cabeças para o regime cair.

Cubillas

Tribuna
9 Março 2012
3,668
5,073
48
Paris
gil-costa.wix.com
Na sua campanha Trump prometeu aos executivos do setor petrolífero que, se eles doassem um bilhão de dólares para a sua campanha, ele agiria em favor deles... eles doaram cerca de 500 milhões.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,488
47,245
Conquistas
7
109
Na sua campanha Trump prometeu aos executivos do setor petrolífero que, se eles doassem um bilhão de dólares para a sua campanha, ele agiria em favor deles... eles doaram cerca de 500 milhões.
mas é "anti-sistema" btw...

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,415
2,023
Foderam a cabeça do polvo mas os tentáculos estão lá na mesma.

Tem que fazer rolar mais umas cabeças para o regime cair.
O interesse não é o regime cair. O regime vai se manter e vai ficar tudo igual, exceto que os EUA vão explorar o petroleo.

Vai ser o acordo entre o Trump e este regime em vigor. O maduro é um peão no meio disto tudo. Os tentáculos vao continuar todos lá.

Para um regime cair, os EUA tinham que intervir militarmente no terreno, mas isso ia ser mais custoso.

Desta maneira, conseguem os seus objetivos sem perdas, e o regime mantem os seus interesses, mesmo que forneçam o petróleo aos EUA.

Vai ficar tudo igual.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,488
47,245
Conquistas
7
109
Tu tens uma narrativa que adaptas às tuas convicções.

Os casos básicos, a tua narrativa sobre os direitos das mulhetes afegãs e a ausência de referência à reacção do povo venezuelano, sao bons exemplos.

Sabes porque nao dás importância ä reaccao dos venezuelanos? Porque te estraga a narrativa.

Tu em Portugal, no quentinho e em segurança, vens com argumentos que quem vive lá, pensa o contrário.

Dou-te um conselho, faz com ele o que quiseres, coloca no centro a preocupação nas pessoas em vez na tua narrativa que a culpa é dos americanos ou do povo que é oprimido e que a culpa é deles.
ainda há dezenas de ditaduras e regimes no mundo...

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
9,878
7,277
O interesse não é o regime cair. O regime vai se manter e vai ficar tudo igual, exceto que os EUA vão explorar o petroleo.

Vai ser o acordo entre o Trump e este regime em vigor. O maduro é um peão no meio disto tudo. Os tentáculos vao continuar todos lá.

Para um regime cair, os EUA tinham que intervir militarmente no terreno, mas isso ia ser mais custoso.

Desta maneira, conseguem os seus objetivos sem perdas, e o regime mantem os seus interesses, mesmo que forneçam o petróleo aos EUA.

Vai ficar tudo igual.
Não é assim tão linear. Porque é que o regime haveria de aceitar acordos? Foram-lhes ao cu do nada e agora ainda pedem mais?

Não faz sentido nenhum.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
14,406
8,539
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Depois da Rússia atacar a Ucrânia, os EUA atacarem a Venezuela, ambos sem casus belli, não se admirem que a China se sinta legítima fazer o mesmo com Taiwan. E não é por falta de aviso.

Já agora Trump que diz tanto querer resolver o conflito na Ucrânia, com que cara ele vai ficar perante Zelenskyy e Putin depois desta palhaçada?

Última edição:
  • Like
Reações: deco macau

Dragao87

Tribuna Presidencial
5 Abril 2012
6,335
8,112
Conquistas
6
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
a única razão para esta operação foi simplesmente cortar o fornecimento de petróleo à china por via da venezuela. agora o fornecimento vai ser feito aos states mas o regime vai continuar lá na mesma.

• Like
Reações: Dragao_man

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,415
2,023
Não é assim tão linear. Porque é que o regime haveria de aceitar acordos? Foram-lhes ao cu do nada e agora ainda pedem mais?

Não faz sentido nenhum.
Para não serem mortos ou capturados. O maduro serviu como exemplo.

Assim fazem um acordo que dê jeito ás duas partes e ficam todos a ganhar com poucas perdas.

A libertação da venezuela é um romantismo que não aconteceu.

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
9,878
7,277
Para não serem mortos ou capturados. O maduro serviu como exemplo.

Assim fazem um acordo que dê jeito ás duas partes e ficam todos a ganhar com poucas perdas.

A libertação da venezuela é um romantismo que não aconteceu.
Não aconteceu mas o primeiro passo está dado.

Sabemos todos bem o que está em jogo... se isto servir de fagulha já é bom mas cheira-me que não vai ficar por aqui.

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,415
2,023
Não aconteceu mas o primeiro passo está dado.

Sabemos todos bem o que está em jogo... se isto servir de fagulha já é bom mas cheira-me que não vai ficar por aqui.
O que está em jogo é os EUA atingirem aquilo que querem. Não lhes interessa para nada andarem a meterem para lá militares e a criar golpes de estado, nem a tentar implementar outros regimes. O resto são romantismos.

Eles aprenderam com a porcaria que fizeram no médio oriente e agora estão a agir de outra maneira, de forma bem inteligente. Vão atingir o que querem sem perdas.

A Venezuela so vai mudar um dia para outro regime com uma revolta popular ou quando houver exercito que queira impor uma democracia. Até lá, vai ficar tudo igual.

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

Marco Sousa

Arquibancada
5 Junho 2024
206
419
Conquistas
3
Estados Unidos
  • Jorge Costa
  • Lucho González
  • Bobby Robson
Por favor se alguém estiver a ler, enviem o mais rápido possível, alguém que rapte o Trump e a Melania, e nos livre deste pedófilo e criminoso o quanto antes.

Pedido em nome de muitos milhões de americanos.

brunovale1893

Arquibancada
18 Setembro 2025
392
487
O mundo está cada vez mais fracturado, temos aqui um exemplo perfeito de como 15 pessoas vêm o mesmo acontecimento e são completamente de polos opostos.
O povo venezuelano? Feliz,aliviado porque finalmente podem suspirar de alívio e ter alguma esperança.
Os portugueses a milhares de kms de distância?
"Ai os ingénuos, só tirou de lá o Maduro pelo petróleo".

Quem diria que na vida, alguém que te faz um favor gigantesco(o maior possível),passe a ser alguém que tentas sempre ajudar e beneficiar em tudo que é possível.
Ajudaram-nos na pior fase da história do país, nos damos alguns recursos naturais e a economia finalmente consegue sair das amarras em que se encontra há largas décadas.
Mas não, é tudo um extremismo doente. E com isto só me apetece dizer,mais uns votos para o Ventura. E eu nem tolero o gajo,mas ver esta malta a falar e os jornalistas a fazer o contorcionismo que vi hoje só ajuda à subida de quem só teve a declaração mais sincera possível quanto a isto.
Se alguém mandar a merda da ditadura da Coreira do Norte abaixo,vão dizer que "só queriam roubar uns calhaus preciosos"
Que falta de empatia com um povo que tanto sofreu,tive uma parte da minha vida partilhada com uma Venezuelana e é surreal a merda que leio aqui.
Tens razão numa coisa: cada um tem a sua opinião e não vamos sair daqui.
Eu não percebo com que direito um país invade outro país soberano, rapta o seu presidente da República e leva-o para ser julgado no seu país. Nem compreendo como se pode achar isto uma coisa normal.
A partir de agora, cada país pode fazer o mesmo com os países que lhe apetecer e com os regimes de que não gosta. Basta arranjar uma mentira qualquer: são narcotraficantes, têm armas de destruição maciça, têm muitos neo-nazis no seu território, etc.
Se os Estados Unidos estão tão preocupados com os direitos humanos, porque não invadem a Arábia Saudita e prendem o rei? No índice dos direitos humanos, a Arábia Saudita está ainda mais abaixo do que a Venezuela. Ou uma qualquer ditadura em África?
Para terminar, achas mesmo que a preocupação do Trump é os direitos humanos na Venezuela?

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
15,104
13,742

Não faz sentido nenhum.
Agora quem for o presidente já sabe que pode ser morto ou capturado fácil.. lol
Mesmo que agora aumentem a segurança e tornem uma operação de captura quase impossível, os EUA podem simplesmente mandar uns Tomahawks para a área geral onde o próximo/próxima presidente estiver a dormir..
E o Trump tá se a cagar, ele sabe que pode fazer o que lhe apetecer

brunovale1893

Arquibancada
18 Setembro 2025
392
487
A minha vizinha debaixo tem 27 anos e é venezuelana, hoje falou comigo com lágrimas nos olhos...de alegria.

Fugiu de lá, até os emails lhes controlavam.

São estas as pessoas q realmente sabem do q estão a falar.
Se a minha vizinha for vítima de violência doméstica por parte do marido e eu chegar lá e matar-lhe o marido, ela também vai ficar muito contente.
Eu salvei a senhora, matei um criminoso, o gajo teve o que merecia, a senhora está contente. Todos estão felizes. E eu vou preso, porque não se pode fazer justiça pelas próprias mãos.
Só que no direito internacional a única lei é a do mais forte. É por isso que os Estados Unidos podem invadir um país soberano e raptar o seu presidente; que Israel pode praticar um genocídio sobre um povo e invadir/atacar todos os países que lhe apetecer; que a Rússia pode atacar e destruir um país soberano como a Ucrânia só para lhe ficar com terras.
Foi muito bom para os venezuelanos a queda de Maduro. Mas o que queremos é um mundo sem lei onde os países mais fortes fazem o que querem com os mais fracos?

Estado
Não está aberto para novas respostas.