Guerra Rússia - Ucrânia

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Falando a sério e pondo os nomes nos bois:
Foram os russos que deram cabo da máquina de guerra nazi, à custa de 27M de mortos, os americanos só apareceram para uns acertos finais e para ficarem com os louros, como de costume (onde eles foram vitais, aí sim, foi na frente do Pacífico, contra os japoneses, mas isso nada tem que ver com a Europa).
Goste-se muito, pouco ou nada dos russos, a verdade é esta, e qualquer historiador da 2a guerra mundial isento, diz isto.
É assim, eu nem gosto muito de vir aqui falar de política porque descamba quando se vira para fanatismos. Isenção? O teu comentário inicial em resposta ao que escrevi demonstrou claramente a tua isenção relativamente à situação EUA/URSS/Rússia, logo esse é um primeiro ponto, a tua isenção e a de muitos, pelos vistos é a moda atual, muito por culpa do Trump, infelizmente.

Os russos foram aliados dos nazis, isso é história, são factos documentados, aliados diferentes dos italianos, uma aliança não no campo de batalha, mas em dividir territórios a meio. A diferença aqui foi na personalidade, se quisermos misturar aqui um bocado de ironia e simplificação à coisa, o Hitler era o típico nazi um gajo que queria era tomar conta disto tudo, ir contra toda a gente, e vangloriar-se que era o maior. Já o Estaline queria (ao típico estilo dos ditadores soviéticos/russos/bolcheviques) ficar com esta merda toda tal como os nazis só que através de subterfúgios, esquemas "behind the curtain", digamos assim.

Os 27M de mortos soviéticos foram culpa da máquina de guerra nazi e da liderança russa, que fez parte do esquema de divisão da Europa e que só saltou fora porque foi traída. Glorificar um regime ou um país, ou uma federação, o que queiram, porque combateu uma guerra que ela própria criou acho que é a típica moda rebuscada que se vê hoje em dia.

Houve heróis e vilões em todos os lados, muitos deles gente comum, desconhecidos, e todos cometeram erros naquele tempo, mas julgar aos olhos de hoje é tudo muito fácil, principalmente quando estamos rodeados por políticos medíocres.

14 Janeiro 2025
3,707
5,283
É assim, eu nem gosto muito de vir aqui falar de política porque descamba quando se vira para fanatismos. Isenção? O teu comentário inicial em resposta ao que escrevi demonstrou claramente a tua isenção relativamente à situação EUA/URSS/Rússia, logo esse é um primeiro ponto, a tua isenção e a de muitos, pelos vistos é a moda atual, muito por culpa do Trump, infelizmente.

Os russos foram aliados dos nazis, isso é história, são factos documentados, aliados diferentes dos italianos, uma aliança não no campo de batalha, mas em dividir territórios a meio. A diferença aqui foi na personalidade, se quisermos misturar aqui um bocado de ironia e simplificação à coisa, o Hitler era o típico nazi um gajo que queria era tomar conta disto tudo, ir contra toda a gente, e vangloriar-se que era o maior. Já o Estaline queria (ao típico estilo dos ditadores soviéticos/russos/bolcheviques) ficar com esta merda toda tal como os nazis só que através de subterfúgios, esquemas "behind the curtain", digamos assim.

Os 27M de mortos soviéticos foram culpa da máquina de guerra nazi e da liderança russa, que fez parte do esquema de divisão da Europa e que só saltou fora porque foi traída. Glorificar um regime ou um país, ou uma federação, o que queiram, porque combateu uma guerra que ela própria criou acho que é a típica moda rebuscada que se vê hoje em dia.

Houve heróis e vilões em todos os lados, muitos deles gente comum, desconhecidos, e todos cometeram erros naquele tempo, mas julgar aos olhos de hoje é tudo muito fácil, principalmente quando estamos rodeados por políticos medíocres.
Eu falei dos russos, não falei do monstro paranóico que foi Estaline (foi ele que inicialmente foi aliado de Hitler para a divisão da Europa pelos 2, não foram os 27M de russos que morreram e os outros que ficaram vivos), que tanto mal fez, principalmente aos russos.
Concordo que somos dirigidos por políticos medíocres. Os líderes europeus são fracos que mete dó vê-los.

Vieira_Amares

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
26,011
88,189
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Falando a sério e pondo os nomes nos bois:
Foram os russos que deram cabo da máquina de guerra nazi, à custa de 27M de mortos, os americanos só apareceram para uns acertos finais e para ficarem com os louros, como de costume (onde eles foram vitais, aí sim, foi na frente do Pacífico, contra os japoneses, mas isso nada tem que ver com a Europa).
Goste-se muito, pouco ou nada dos russos, a verdade é esta, e qualquer historiador da 2a guerra mundial isento, diz isto.
Isso é verdade... tirando os milhares de camiões, as toneladas de alimentação, os milhares de jipes, os milhares de aviões, os milhares de blindados, as milhares de munições, as milhares de botas e os milhares de litros de combustível através do lend lease para a urss os EUA não fizeram nada.

Nem quero imaginar se tivesses a brincar.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Eu falei dos russos, não falei do monstro paranóico que foi Estaline (foi ele que inicialmente foi aliado de Hitler para a divisão da Europa pelos 2, não foram os 27M de russos que morreram e os outros que ficaram vivos), que tanto mal fez, principalmente aos russos.
Concordo que somos dirigidos por políticos medíocres. Os líderes europeus são fracos que mete dó vê-los.
E os russos fizeram-no para defender a sua "casa", tal como os franceses, os belgas, os finlandeses, os poloneses, os austríacos, enfim, todos os coitados que naquela altura se viram com com os alemães e com os russos a entraram pelas suas casas a dentro.
Uma coisa engraçada, que na prática não tem graça nenhuma, mas os únicos que foram ajudar a defender algo que não era a casa deles, mas era o bem comum de todos foram os americanos, com todas as críticas que se possam dirigir em muitos outros aspectos.

Diminuir o ato dizendo que eram 200 mil ou lá quantos seriam, até podiam ser 4 gatos pingados. A maioria deles voluntários, tal como na primeira guerra mundial. Aquela geração era definitivamente outra coisa...

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
26,011
88,189
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Tu proprio respondeste à pergunta no segundo paragrafo.

É um conto de embalar sereias para enganar o povinho e tentar que estes aceitem mais facilmente os gastos em defesa (das industraias dos states, claro) quando passam a vida a ouvir que nunca há dinheiro suficiente para saude, habitação, salarios, etc.
Que digam os ucranianos... os georgianos.

São tudo contos de fadas.

Adoro vir aqui só para te ver libertar o teu lado gustavo santos...

14 Janeiro 2025
3,707
5,283
Fala-se que a Rússia pode entrar em guerra com a NATO brevemente.

Tendo em conta que, passados vários anos, nem a guerra contra a Ucrânia conseguiram ganhar, como raio é que têm capacidade para se meter noutra guerra? E desta vez contra muitos países? Mesmo financeiramente é inviável, para além da derrota ser certa.
É a nova versão do Bicho-Papão... para adultos...

• Like
Reações: apocalypto

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
26,011
88,189
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Como ?

Não estás a mamar uma salsicha alemã por causa dos...eua ?

Completamente.

Os cerca de 200 e tal mil soldados que perderam a vida na frente ocidental, salvaram-nos a todos.

Em boa hora eles decidiram vir dar uma ajuda (arigato).

Esses 200 mil foram o núcleo central da nossa vitória, podemos mesmo dizer, foram a cereja decisiva em cima de um bolo composto...composto de quê, agora deu-me uma branca..

Talvez de milhões (não é gralha, milhões) de mortos que aguentaram sozinhos o outro flanco enquanto os yankees ainda estavam em modo playboy.
Os britânicos jogaram ténis durante a guerra não foi?

Aquilo da raf vs luftwaffe em 1940 foi apenas uma escaramuça no canal da mancha.

Ou os comboios intermináveis de suprimentos aliados para a urss.

Ou a abertura da frente ocidental que fez com o adolfo enviasse as suas melhores tropas para frança...

14 Janeiro 2025
3,707
5,283
Isso é verdade... tirando os milhares de camiões, as toneladas de alimentação, os milhares de jipes, os milhares de aviões, os milhares de blindados, as milhares de munições, as milhares de botas e os milhares de litros de combustível através do lend lease para a urss os EUA não fizeram nada.

Nem quero imaginar se tivesses a brincar.
Até isso os americanos têm de bom. Dão tudo e nunca cobram nada.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
26,011
88,189
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Os amaricanos são tão lindos, são sempre os salvadores do mundo, mesmo quando atiram com 2 bombas antónicas pra cima de centenas de milhares de civis (testa-se qual é a melhor das 2 a matar à fartazana, junta-se o útil ao agradável em cima das cobaias japonesas).
Gosto tanto de todo o lixo, perdão, todos os excelentes produtos amaricanos: comida de plástico, bebidas de plástico, divertimento de plástico, pronto a vestir de plástico, é tudo tão bom. Deve ser por isso que andamos com tanto plástico nos nossos tecidos e órgãos.
Diz ele enquanto utiliza uma rede criada por uma universidade soviética e num aparelho criado por um chinês.

• Haha
Reações: Panda Azul e Branco

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
26,011
88,189
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Até isso os americanos têm de bom. Dão tudo e nunca cobram nada.
Não desconverses.

Todos tem os seus interesses e os EUA não são exceção.

Os últimos anos dos EUA não apagam as coisas maioritariamente positivas que trouxeram ao mundo nas décadas anteriores, seja em termos tecnológicos ou de modo de vida.

Mas não te preocupes... o futuro pertence à China e muito provavelmente irão ocupar o trono dos americanos e serem eles os influenciadores do mundo.

Daqui a 50 anos, se cá estivermos os dois, fazemos o saldo.

• Like
Reações: Dragaoinvicto
14 Janeiro 2025
3,707
5,283
Diz ele enquanto utiliza uma rede criada por uma universidade soviética e num aparelho criado por um chinês.
O smartphone por acaso é de marca chinesa (Huawei), mas a www, se não estou enganado, foi criada por um inglês.

PS Vou terminar por aqui a troca de galhardetes, que os comentários que têm sido feitos, inclusive por mim, pouco ou nada têm a ver com a guerra Rússia-Ucrânia, e não quero contribuir para que este tópico seja mais 1 a ser encerrado.

14 Janeiro 2025
3,707
5,283
Não desconverses.

Todos tem os seus interesses e os EUA não são exceção.

Os últimos anos dos EUA não apagam as coisas maioritariamente positivas que trouxeram ao mundo nas décadas anteriores, seja em termos tecnológicos ou de modo de vida.

Mas não te preocupes... o futuro pertence à China e muito provavelmente irão ocupar o trono dos americanos e serem eles os influenciadores do mundo.

Daqui a 50 anos, se cá estivermos os dois, fazemos o saldo.
Eu não estou, quase de certeza absoluta, a não ser que dure até aos 110 anos.

• Wow
Reações: Raba

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
26,011
88,189
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
O estudo da aversão em grande escala, de hoje em dia, aos EUA, nomeadamente ao seu papel nas grandes guerras e a romantização da URSS/Rússia é algo que eu gostava de ver aprofundada, acaba por ser um pouco geracional.
É maioritariamente bias ou ignorância.

A verdade é que nas escolas em Portugal pouco se aborda isso nas escolas.. perde-se mais tempo a falar do austropitecus do que um conflito que mudou de vez a humanidade e nos conduziu onde estamos hoje.

Em adolescente tive que procurar informação de maneira quase auto didata... felizmente tinha um amigo do meu pai (comunista, a ironia) que era bibliotecário e me dava sempre livros porque sabia que eu gostava do tema.

Mesmo da guerra colonial, pouco se fala... pouco se explica.

Não acredito que alguém que seja exposto ao que eu fui sobre o nazismo e o fascismo (livros) algum dia vote num partido como o do ventura.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
26,011
88,189
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
O smartphone por acaso é de marca chinesa (Huawei), mas a www, se não estou enganado, foi criada por um inglês.

PS Vou terminar por aqui a troca de galhardetes, que os comentários que têm sido feitos, inclusive por mim, pouco ou nada têm a ver com a guerra Rússia-Ucrânia, e não quero contribuir para que este tópico seja mais 1 a ser encerrado.
Não tem porque ser encerrado... estamos só a discutir. Mais nada.

• Like
Reações: Edgar Siska

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
É maioritariamente bias ou ignorância.

A verdade é que nas escolas em Portugal pouco se aborda isso nas escolas.. perde-se mais tempo a falar do austropitecus do que um conflito que mudou de vez a humanidade e nos conduziu onde estamos hoje.

Em adolescente tive que procurar informação de maneira quase auto didata... felizmente tinha um amigo do meu pai (comunista, a ironia) que era bibliotecário e me dava sempre livros porque sabia que eu gostava do tema.

Mesmo da guerra colonial, pouco se fala... pouco se explica.

Não acredito que alguém que seja exposto ao que eu fui sobre o nazismo e o fascismo (livros) algum dia vote num partido como o do ventura.
Esse ponto é interessante. Eu recordo-me de abordar o tema na escola mas de uma forma digamos superficial, culpa dos professores talvez, ou até do pouco tempo disponível para leccionar certas temáticas em detrimento de outras, como referes.

Eu posso dizer que sou fascinado pelas grandes guerras, maioritariamente a segunda e também pela guerra colonial. Aconselho um livro que comprei á pouco de sobre o tema, a quem interessar claro, é do Major António Lobato, foi o mais longo prisioneiro de guerra português - "Liberdade ou evasão".

Aqui igual, nem Ventura nem Comunistas. Acho que já tivemos demasiados exemplos de ambos os lados para ver no que dá.

• Like
Reações: Vieira_Amares

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
26,011
88,189
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Esse ponto é interessante. Eu recordo-me de abordar o tema na escola mas de uma forma digamos superficial, culpa dos professores talvez, ou até do pouco tempo disponível para leccionar certas temáticas em detrimento de outras, como referes.

Eu posso dizer que sou fascinado pelas grandes guerras, maioritariamente a segunda e também pela guerra colonial. Aconselho um livro que comprei á pouco de sobre o tema, a quem interessar claro, é do Major António Lobato, foi o mais longo prisioneiro de guerra português - "Liberdade ou evasão".

Aqui igual, nem Ventura nem Comunistas. Acho que já tivemos demasiados exemplos de ambos os lados para ver no que dá.
não ponho no mesmo patamar.. apesar de tudo o legado do comunismo é carregado de mortos, opressão e sangue, mas deixa algumas coisas positivas para o trabalhador, nomeadamente os sindicatos que são o escudo contra o patronato.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
não ponho no mesmo patamar.. apesar de tudo o legado do comunismo é carregado de mortos, opressão e sangue, mas deixa algumas coisas positivas para o trabalhador, nomeadamente os sindicatos que são o escudo contra o patronato.
Ui isso é outra conversa com pano para mangas... Eu tendo a acreditar que os sindicatos foram criados por movimentos mais ou menos orgânicos, nomeadamente em Inglaterra, por trabalhadores (obviamente que alguns com ideias comunistas) mas grande parte pretendia era melhores condições de vida e trabalho.

Aliás, eu acredito profundamente que num país comunista os sindicatos não funcionam. Basta até ver um pequeno exemplo que temos por aqui, quando o PCP fez parte da geringonça as uniões sindicais quase não se viam...

Eu tendo em conta o número de mortos e opressão provocadas pelo comunismo não o consigo não os pôr no mesmo patamar. Acho que a grande diferença entre eles é que os fascistas normalmente são maus e assumem-no, por isso são tendencialmente mais assustadores, os comunistas são maus mas tentam "encapotar" as coisas, fazendo o ar de bonzinhos, o ar típico de avôzinhos. É a minha perspetiva...

• Like
Reações: Edgar Siska
N.

N.

Tribuna
20 Junho 2019
4,039
5,638
Conquistas
4
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Tu proprio respondeste à pergunta no segundo paragrafo.

É um conto de embalar sereias para enganar o povinho e tentar que estes aceitem mais facilmente os gastos em defesa (das industraias dos states, claro) quando passam a vida a ouvir que nunca há dinheiro suficiente para saude, habitação, salarios, etc.
Com todo o respeito, mas isto não passa de demagogia.

Na área de intervenção do estado se há sector que tem vindo a receber muito dinheiro e aumentou substancialmente nos últimos dez anos foi a saúde. Os orçamentos que o digam. Se esse pacote orçamental está a ser bem gerido é outra conversa. Mas Portugal é Portugal.

O tema habitação nem percebi porque vem à baila. Onde é que o orçamento para a defesa é chamado ao barulho? É em relação à burocracia? Décadas de corrupção entre CMs e empreiteiros? Ou a queda acentuada que tivemos na construção durante grande parte deste século? Será que Portugal e a Europa têm realmente um problema da habitação por causa do lobby para a defesa?!

Um país que ainda há pouco tempo se viu metido numa trapalhada entre Almirante e marinheiros amutinados, porque até para patrulhar a costa nos faltam navios em condições. Ou não fossemos nós, um país de mar e de marinheiros, mas de água doce aparentemente. Sim, é por causa do orçamento de estado e gastos em defesa que não saímos da cepa torta. Nem a meta de os 2% somos capazes de cumprir, apesar do acordo com a NATO...

Este país tem incompetentes e corruptos em quantidade e qualidade. Não precisa de usar a defesa como subterfúgio para a sua incapacidade em se desenvolver ou reformar. Queiramos ou não investir mais dinheiro em defesa, é demasiado evidente que é uma necessidade. De todos os países da Europa livre.