#HóqueiEmPatins Campeonato Placard, 5ª J.: Juventude Pacense-FC Porto 3-3

14 Janeiro 2025
3,214
4,772
Ele fala em tempo regulamentar e aí são 1/9.

Certo, tivemos adversários duros pela frente, mas lá está, no final só vencemos um único jogo.
Mas não podemos perder aquela Supertaça com o Sporting. Eles vinham bastantes desgastados do Mundial e inclusive no prolongamento, a nossa equipa é que parecia ter estado uns dias antes na Argentina a fazer quatro jogos em seis dias...

Perante equipas equilibradas é normal também termos um equilíbrio de V e D, mas infelizmente nem é o caso.
O Oquei jogou em casa, o Benfica jogou em casa, o Igualada jogou em casa, o sporting em Oeiras práticamente jogou em casa (e com arbitragens muito caseiras), e normalmente no hóquei o factor casa pesa muito.
Mas talvez este plantel não esteja talhado para defender como o Freitas quer e isso pode vir a ser um grande problema para ele e principalmente para o hóquei do Porto.
O que é facto é que no Sporting teve um enorme sucesso e até foi considerado numa das épocas o melhor treinador de hóquei do mundo.

14 Janeiro 2025
3,214
4,772
A maior parte desses jogos são em campo neutro.

Também jogamos 2 vezes com a juventude Pacense, 2 com igualada e 1 com Turquel. Só venceste 1

Jogos vencidos no desempate por GP não são vitórias, são empates
Deduzo então que em Barcelos, Luz, na casa do Igualada, Paços e Turquel jogámos em campo neutro. São 5 dos 9 jogos, a maior parte dos 9 jogos foram fora, é matemática básica.

E pelos vistos o Oquei de Barcelos também não foi campeão europeu porque jogos ganhos no desempate por penáltis não são vitórias, são empates.

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,748
8,430
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Ninguém é campeão em novembro e ainda menos na fase regular.
Se ficarmos em oitavo e formos campeões, eu assino já.

Questão não é essa, são mesmo os sinais que estão a ser dados e se é verdade que não é de agora esta irregularidade na fase regular, mas temos de fazer muito mais e naturalmente o treinador também é responsável.

Perdemos em Turquel e apesar de chateado com a derrota, não desgostei da exibição e foi daqueles jogos onde sentimos que todos deram tudo, mas infelizmente não deu.
Hoje, o medo venceu a ambição. Claro que há momentos do jogo onde faz sentido um maior cuidado a nível defensivo, mas neste caso, foi gritante as escolhas para os minutos finais...
Dúvidas iniciais sobre Freitas a adensarem-se. Mas não julguei um arranque tão mau.

Em organização ofensiva sem verdadeiras soluções coletivas desiquilibrantes para a dimensão do plantel. Uns laivos do que metodizou no Sporting com perfis individuais (de pista e fora dela) que não tem aqui. E Freitas está mais velho...
Sobram "levadas" individuais excessivas.

Se parte jogo, é uma roleta, porque ajudar a saber defender nesse estilo não é para todos. Nunca para ele.
Qualquer resultado positivo sacado no seu traço preferido (Igualada) é uma validação para seguir propondo o seu demasiado pragmático.
Mesmo não apreciando o estilo, Manrubia veio para acrescentar. Não pode ser "desperdiçado".

Uma vez mais: a médio, longo prazo, a equipa será sempre o reflexo do treinador. Mesmo no pequeno mundo do hóquei, que só tem 5 de pista, e onde a qualidade individual é de luxo, e somos clube de elite máxima.

Última edição:

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,748
8,430
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Esse argumento dos poucos meses tem muito que se lhe diga. O Ares na primeira época foi campeão e terminou em primeiro da fase regular com 1 empate e 4 derrotas. Nesta época já temos 1 empate e 2 derrotas em 5 jogos.
O Freitas ainda pode fazer melhor que esse registo do Ares. Mas é realista perante o que se vê?!
Pior é o que se antevê, tendo em conta o que ele não sabe propor coletivamente. Hoje na 1ª parte morna, parecia aparentemente controlado. Bastou Pacense ajustar na 2ª e subir ritmo e sofremos logo.

Parece que quis impor o seu estilo inicialmente, jogadores devem ter puxado por ele para jogarem mais ofensivo, mas em vários jogos houve demasiado jogo partido onde não se lucrou daí para contrabalançar com o que se ofereceu demais em transição.
Derrotas re-validaram a volta ao seu genuíno. Vitória em Igualada deu ainda mais força. Hoje, naturalmente, pagou a inaptidão e o receio de arriscar.

Não sendo uma total surpresa (lancei as dúvidas sobre ele desde que foi apresentado), mesmo assim não esperava tão mau início.

Última edição:

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,985
19,633
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Deduzo então que em Barcelos, Luz, na casa do Igualada, Paços e Turquel jogámos em campo neutro. São 5 dos 9 jogos, a maior parte dos 9 jogos foram fora, é matemática básica.

E pelos vistos o Oquei de Barcelos também não foi campeão europeu porque jogos ganhos no desempate por penáltis não são vitórias, são empates.
Se não sabes, tens de te informar

Vai, por exemplo, ao zerozero, e vê como é que são contabilizados esses resultados.

14 Janeiro 2025
3,214
4,772
Se não sabes, tens de te informar

Vai, por exemplo, ao zerozero, e vê como é que são contabilizados esses resultados.
Já vi que eu não sei nada, tu é que sabes tudo... modéstia tua à parte, claro.

Quero lá eu saber da porcaria do Zero zerozero para alguma coisa, quero é saber dos títulos de final de época no final da época, passe a redundância, os troféus da treta de início de época dizem-me muito pouco e o Porto num deles até tem mais que os outros todos juntos.

Faz-me impressão a obsessão doentia em resultados que menospreza os títulos, por exemplo, desancar num seleccionador que foi campeão da Europa menosprezando o título importante que ganhou, só porque perdeu uns jogos no início da prova que não contavam para quase nada.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,840
18,549
Isto era um apontamento de humor?
Não vejo humor nenhum na situação. Achas que o hóquei não está em decadência? Achas normal teres na final-four da Liga dos Campeões 4 equipas portuguesas e a única com capacidade para se intrometer ser o Barcelona? Se só há 5 equipas competitivas no mundo, como podemos esperar ter muitas opções para arranjar um bom treinador?

Sobre a questão do treinador atual, confesso que não gostava nada da forma como a equipa jogava na época passada e não acho que tenha havido um retrocesso neste campo. A época passada foi muito sofrida até chegar aos playoffs, apesar de há quinta jornada na época passada estarmos melhor classificados do que o que estamos agora. Acho que os nossos problemas vão muito para além do treinador, mas o tempo o dirá.

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,985
19,633
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Já vi que eu não sei nada, tu é que sabes tudo... modéstia tua à parte, claro.

Quero lá eu saber da porcaria do Zero zerozero para alguma coisa, quero é saber dos títulos de final de época no final da época, passe a redundância, os troféus da treta de início de época dizem-me muito pouco e o Porto num deles até tem mais que os outros todos juntos.

Faz-me impressão a obsessão doentia em resultados que menospreza os títulos, por exemplo, desancar num seleccionador que foi campeão da Europa menosprezando o título importante que ganhou, só porque perdeu uns jogos no início da prova que não contavam para quase nada.
No mesmo post dizes que o que importa são os títulos, e ao mesmo tempo que os títulos do inicio da época são uma treta.

Depois chamas obsessão aos resultados que menosprezam os títulos, e acabas a dizer que perdeu uns jogos que não contavam para nada (perdeu 3 troféus).

Tens que te decidir. Niguém duvida quais são os troféus mais importantes mas, ao dia de hoje, temos 3 competições perdidas e um 7º lugar no campeonato. Isto são os dados que temos HOJE. Independentemente do treinador ser campeão europeu ou não.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,985
19,633
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Não vejo humor nenhum na situação. Achas que o hóquei não está em decadência? Achas normal teres na final-four da Liga dos Campeões 4 equipas portuguesas e a única com capacidade para se intrometer ser o Barcelona? Se só há 5 equipas competitivas no mundo, como podemos esperar ter muitas opções para arranjar um bom treinador?

Sobre a questão do treinador atual, confesso que não gostava nada da forma como a equipa jogava na época passada e não acho que tenha havido um retrocesso neste campo. A época passada foi muito sofrida até chegar aos playoffs, apesar de há quinta jornada na época passada estarmos melhor classificados do que o que estamos agora. Acho que os nossos problemas vão muito para além do treinador, mas o tempo o dirá.
Estava a falar do gostar da equipa, não da tua análise à modalidade.

Embora esse definhar já se lia ha 20 anos atrás. Isso, e não se ver a bola na tv.

Mas relativamente ao gostares da equipa, além do que escrevi no post anterior ao Panda Azul e Branco, já escreveram aí que é o pior arranque do século. Acho que isso define tudo. Ou quase tudo.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
24,019
32,811
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Tenho dificuldades em perceber como se avança para a contratação deste treinador.
Quando foi anunciado eu diria que uns 90% dos foristas que seguem o tópico disseram que era uma má opção.
Se nós sabemos, a direção não o sabe também?

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,840
18,549
Estava a falar do gostar da equipa, não da tua análise à modalidade.

Embora esse definhar já se lia ha 20 anos atrás. Isso, e não se ver a bola na tv.

Mas relativamente ao gostares da equipa, além do que escrevi no post anterior ao Panda Azul e Branco, já escreveram aí que é o pior arranque do século. Acho que isso define tudo. Ou quase tudo.

Há 20 anos atrás havia outras equipas fortes quer em Itália quer em Espanha. Hoje acho que está muito pior.

Sobre o gostar da equipa, seria o mesmo que dizer que prefiro o Porto do Vítor Bruno ao Porto do Anselmi. Acho efetivamente que a equipa tem um jogo mais coletivo que no ano passado, mas acho que precisamos de jogar muito mais.

Agora, se isso é só culpa do treinador? Acho que não. Acho que muito deste mau arranque se deve a termos vários jogadores importantes em fase descende de carreira. O Malián deixou de ser uma garantia de solidez na baliza e neste momento é um ponto fraco da equipa... O Gonçalo está longe de ser o Gonçalo que todos gostamos e o Hélder Nunes nunca foi o mesmo desde que regressou... O Gonçalo desde que se estreou como profissional que todas as épocas acaba com mais golos do que jogos. Este ano tem 1 golo a cada 2 jogos...

Claro que não gosto das rotações do treinador, claro que não gostei da postura ontem com a equipa empatada 2-2... Mas acho que os problemas estão longe de ser só o treinador. Nunca o Malián de há 2 anos atrás sofria aquele golo no 3-2...

• Like

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,985
19,633
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Há 20 anos atrás havia outras equipas fortes quer em Itália quer em Espanha. Hoje acho que está muito pior.

Sobre o gostar da equipa, seria o mesmo que dizer que prefiro o Porto do Vítor Bruno ao Porto do Anselmi. Acho efetivamente que a equipa tem um jogo mais coletivo que no ano passado, mas acho que precisamos de jogar muito mais.

Agora, se isso é só culpa do treinador? Acho que não. Acho que muito deste mau arranque se deve a termos vários jogadores importantes em fase descende de carreira. O Malián deixou de ser uma garantia de solidez na baliza e neste momento é um ponto fraco da equipa... O Gonçalo está longe de ser o Gonçalo que todos gostamos e o Hélder Nunes nunca foi o mesmo desde que regressou... O Gonçalo desde que se estreou como profissional que todas as épocas acaba com mais golos do que jogos. Este ano tem 1 golo a cada 2 jogos...

Claro que não gosto das rotações do treinador, claro que não gostei da postura ontem com a equipa empatada 2-2... Mas acho que os problemas estão longe de ser só o treinador. Nunca o Malián de há 2 anos atrás sofria aquele golo no 3-2...
Pá, se para ti o Malian é um ponto fraco da equipa, estamos em polos totalmente opostos de opinião.

Não tenho argumentos para contrapor a isso, honestamente.

• Like
Reações: Deco_10

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
99,307
239,412
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Contei 3 isoladas e um LD que o Malian tirou ontem
Se não me falha a memória

E a jogar cheios de defesas

2 golos são erros absurdos do Hélder e Manrubia(no 1°)
O 3° nem sequer entra

• Like
14 Janeiro 2025
3,214
4,772
Pá, se para ti o Malian é um ponto fraco da equipa, estamos em polos totalmente opostos de opinião.

Não tenho argumentos para contrapor a isso, honestamente.
Se o Malian fosse assim tão tão bom neste momento, era titular da selecção espanhola, não? Ou pelo menos era convocado.
É que nem sequer convocado é há alguns anos. Ninguém dura para sempre.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,985
19,633
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Se o Malian fosse assim tão tão bom neste momento, era titular da selecção espanhola, não? Ou pelo menos era convocado.
É que nem sequer convocado é há alguns anos. Ninguém dura para sempre.
Malian nunca foi titular da seleção de forma consistente.

Ano passado também era fraco? Ha 2 anos? É que também não jogava.

Não me parece que isso seja critério, ou também achas que o Edo Bosch foi um GR fraco?

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,748
8,430
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20

Claro que houve bastantes jogos onde, pela forma envolvente como libertava a atacar e pela saturação e displicência de alguns, concedeu-se muito mas muito ao adversário. E pagou-se forte por isso.

Mas houve também jogos enormes ofensivamente com Ares. Até defensivamente (ganhámos dois títulos em contra-traço com o seu preferido). No fundo, aqueles que realmente interessavam. Mas porque havia autoridade de saber fazer e convencimento e aderência para isso.

Última edição:

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,748
8,430
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20

Além da idade, há ainda a barriga cheia. No fundo, são bicampeões.
E ainda o conforto de anos no Porto onde tudo sabem. A ver se o Carlo não se cansa de vez desse conforto "alheio"...
Acredito que jogos de Champions (querem ganhá-la de novo!) e POs, os motivem bem mais.
De qualquer modo, Supertaça e Continental, acredito (e notou-se) que havia fome de voltar a ganhar.

14 Janeiro 2025
3,214
4,772
Malian nunca foi titular da seleção de forma consistente.

Ano passado também era fraco? Ha 2 anos? É que também não jogava.

Não me parece que isso seja critério, ou também achas que o Edo Bosch foi um GR fraco?
No mundial de 2019 foi titular em 4 e suplente utilizado em 2. Pode dizer-se que era o titular.

No europeu de 2021 foi T em 3 e SU em 1. Ainda era o titular.

No mundial de 2022 foi T em 2 e SU em 4. Pode dizer-se que já não era o titular.

No mundial de 2024 e no europeu de 2025 não foi convocado.

Há 6 anos era titular, agora já não é sequer convocado. Tem 36 anos, está velho, está na altura de se reformar ou ser reformado, precisamos de melhor.

Última edição: