#Basquetebol NBA - 2025/2026

BM

Tribuna
30 Junho 2017
2,676
4,710
Conquistas
10
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
  • Jorge Costa
Primeiro, entender o que é a família do +/-, os impact stats. Familiarizares-te com o que é o APM, RAPM, xRAPM etc. Este ramo dos analytics não vai ser em sites como o que o @cccmonteiro publicou que vais encontrar. Ou pelo menos não vão ser versões boas. Mas antes de os veres, e eu posso-te recomendar as pessoas que deves seguir e os fóruns que deves frequentar para te deparar com esse tipo de spreadsheets (ex: https://docs.google.com/spreadsheet...EsWl_H1Y9QGTaMPaT4v6dSEIBIo/edit?usp=drivesdk), tens que os entender, porque senão vais tirar conclusões erradas. Se não tens background universitário de números pode ficar complicado, dependendo do quão fundo quiseres escavar.
Para lá dos impact stats, começaram a surgir composits do boxscore (os números que tu e toda a gente conhece - a estatística normal de um jogo de basquetebol como aparece no nba.com) e de determinadas versões do APM/RAPM corridas por statisticians individuais (engelmann, colts, squared2020). O objetivo destes stats é unir ambas as famílias de estatística (boxscore + impact stats). E destes há alguns exemplos, e primeiro também aconselho a tentares perceber o que são e como são feitos - RAPTOR, EPM (dunksandthrees.com), RPM, LEBRON, DPM/Darko etc - e estes os sites que já te mencionaram têm alguns deles compilados.
Já ouvi falar de muitas dessas coisas que referes mas sou leigo na matéria.

De qualquer forma, se me puderes indicar quem seguir e os fóruns onde possa encontrar mais sobre isso gostava de tentar perceber um pouco mais, sim.

O que estou mais familiarizado é com RAPM, não sei exatamente como funciona mas sim que é a métrica mais precisa para avaliar o impacto de cada jogador. E que supostamente o BPM não diz muito.

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
25,743
42,123
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Tantas conversas de trades à volta do Ja Morant, o gajo precisa de um líder que o motive e o ajude a estar no caminho certo.
Posto isto, welcome to Milwaukee. O Giannis bem que precisava de um jogador com o perfil dele para elevar o patamar da equipa.

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
11,165
19,485
Conquistas
7
63
Porto
Já ouvi falar de muitas dessas coisas que referes mas sou leigo na matéria.

De qualquer forma, se me puderes indicar quem seguir e os fóruns onde possa encontrar mais sobre isso gostava de tentar perceber um pouco mais, sim.

O que estou mais familiarizado é com RAPM, não sei exatamente como funciona mas sim que é a métrica mais precisa para avaliar o impacto de cada jogador. E que supostamente o BPM não diz muito.
O que é o RAPM: https://basketballstat.home.blog/2019/08/14/regularized-adjusted-plus-minus-rapm/

Os números por trás do RAPM: https://squared2020.com/2017/09/18/...d-adjusted-plus-minus-i-introductory-example/

Depois de perceberes isto, perceber que os stats híbridos (boxscore + impact) utilizam o input do boxscore como prior. Ou seja, ao contrário do RAPM em que o prior é o próprio, aqui o modelo no cálculo da temporada X tem à partida o input do boxscore da temporada X-1, X-2,X-3, até X-5, dependo. O modelo já assume que um jogador é bom jogador (pelo boxscore). Já sabe que o Lebron é o Lebron, por exemplo. Há quem ache que faz sentido incorporar isso no RAPM, há quem ache que mancha a pureza do segundo, como eu. O RAPM só quer saber do resultado, dos pontos. Os híbridos querem saber do resultado E dos pontos/ressaltos/assistências etc que fizeste para ensinar ao modelo a priori quem é bom e quem é mau.
Depois ainda há outros stats como o PIPM ou o WOWY que não chegámos a falar ontem.

Fóruns, sem dúvida seguires o RealGM.com, especificamente e apenas o sub-fórum Player Comparisons. A premissa deste fórum é comparar jogadores, como o próprio nome indica (acho que este fórum podia ter uma thread de comparação de jogadores, era interessante). Eu já lá ando e escrevo há muitos anos. Lá encontras gente com grande conhecimento da modalidade, dos jogadores, da história da nba e stat nerds. Muita da malta que calcula este stats/cria estas métricas escreve lá e há malta que escrevia lá e agora trabalha para equipas da NBA. Vais aprender muito sobre o que queres se seguires esse sub-fórum.

Seguir o podcast do Ben Taylor (inclusive se quiseres gastar pouco dinheiro, ser patreon do blog dele - thinking basketball), seguir o blog do Justin Jacobs (squared2020), seguir o Jeremias Engelmann, seguir o Taylor Snarr.

Última edição:
  • Love
  • Like
Reações: BM e Bitaites

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,825
19,472
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Tantas conversas de trades à volta do Ja Morant, o gajo precisa de um líder que o motive e o ajude a estar no caminho certo.
Posto isto, welcome to Milwaukee. O Giannis bem que precisava de um jogador com o perfil dele para elevar o patamar da equipa.
Por acaso acho que tem o perfil oposto, do que uma co-star do Giannis deve ter

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,780
17,797
Expliquei-me mal. Na sportTv quero dizer

Enviado do meu SM-G990B2 através do Tapatalk
os jogos da league cup ou lá como se chama aquele campeonato de inverno são exclusivo da Amazon prime. Como têm sido todos à sexta feira, de sexta para sábado a sport tv não tem transmitido jogos.

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
5,457
6,490
Que grandes números do Cade...

46-12-11-5-2

Mas depois olhas para os FGA e foram só 45 haha mas está a jogar muito.

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,873
6,313
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Este Heat-Cavs está a ser épico. Depois de tantos anos ainda me consigo supreender