Já ganhamos dois jogos nos últimos minutos, na liga europaVeremos. Eu prefiro ser pragmatico nas analises, depois no final da época fazem-se as contas.
O FCP (mérito nosso obviamente) tem marcado sempre na primeira parte (tirando alvalidl e ontem) no campeonato e até bem cedo nos jogos. Isso naturalmente que dá logo outra tranquilidade. Mas nao fomos testados contra uma "muralha" ou autocarro que se aguenta.
Alias, em metade dos jogos marcamos o primeiro golo de bola parada (Gil, Nacional, Rio Ave). Contra o Arouca marcamos o primeiro numa falha clara de um defesa.
Contra os lagartos apesar do bom jogo acabamos por marcar dois golos de rajada quando eles estavam por cima.
Isto é uma la palissada mas os verdadeiros testes ainda estao por chegar. Ninguem ganha campeonatos sem jogos e vitorias à rasca. O sucesso da época passará pela quantidade de jogos em que conseguiremos evitar a perda de pontos arrancando a vitoria nos ultimos 5/10/15 minutos (ou até ja no tempo de compensaçao).
Sinto que falta creatividade à equipa. Mora pode ser o homem nesse sentido mas é o mais atrasado em tudo o resto.
Veiga nao é mau mas nao me convence. Ha ali qualquer coisa que nao bate certo. Nao sinto que o numero da camisola corresponde ao seu futebol.
Os nossos extremos e laterais tambem nao sao criativos (apenas Pepê consegue eliminar adversarios com facilidade mas mesmo assim continuo a achar que na direita se perde o melhor que pode dar) apesar de serem bons atletas e raçudos (o que ajuda ao facto de sermos uma equipa a quem é dificil marcar golos).
Borja é um tremendo jogador de equipa e é um prazer ver a sua entrega mas com bola nao cria nada.
Duas equipas (Salzburgo e lampioes) ja mostraram que somos algo facilmente paraveis. Outras equipas vao repetir a receita como é evidente mas com piores jogadores no tugao.
Vai ser necessario ganhar outras virtudes. Temos de saber ir para cima do adversario mesmo que destapemos um bocado mais.
Ter cabeça é fundamental mas nao vamos ganhar nada se aqui e ali nao formos capazes de ter mais coraçao que cabeça para forçar algo.
Não sofremos golos. Simplesmente enquanto tivermos estes dois centrais e o Diogo na baliza, vai ser muito dificil marcarem nos golos.
A intensa fisica que metemos nos jogos e as entradas enérgicas , as bolas paradas e o talento ao dispôr, quando bem organizados farão nos ganhar os jogos.
Esta equipa só pode ser parada se houverem lesões longas e em vários kogadorea.
Por outro lado, esta equipa ainda tem muito por onde crescer.
Concordo na análise ao Veiga. Eu acho que ele é o verdade joker desta equipa, mas tem de ser menos intermitente. Ou é patrão ou não é. Tem futebol para não ser só mais um.