Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

29 Agosto 2022
4,802
5,625
Hoje, o universo azul e branco ficou mais pobre. Perdemos mais do que um jogador, mais do que um capitão. Perdemos uma lenda, um símbolo da raça, da entrega e do verdadeiro espírito portista.

Jorge Costa foi, é e será sempre uma parte da nossa história — um exemplo de liderança, de paixão e de amor ao FC Porto.
As suas entradas duras, o olhar firme e o coração gigante ficarão eternamente na memória de todos os que o viram vestir a nossa camisola com orgulho.

Neste momento de dor, envio um abraço solidário à família, amigos e a toda a nação portista.

Descanse em paz, Capitão. A Mística viverá sempre contigo.

Gatão1983

"Estaremos sempre a teu lado, pelo nosso FCPorto"
14 Março 2023
3,249
9,441
Conquistas
3
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
A personificação em pessoa do "Ser FCPorto".

Foi contigo a nosso capitão, a ver o teu espírito indomável, inquebrável e bravo, que cresci e aprendi o que representa ser deste clube.

O dar tudo, o não virar a cara à luta, o assumir as responsabilidades. O ser feliz, por dar tudo de nós e mais um pouco.

Parte a maior referência do nosso clube, a nível de campo, do século XXI. Não sei se foste o maior ou melhor capitão do nosso clube, porque há coisas e pessoas que não se devem comparar, e João Pinto merece também esse respeito.

Mas sei que deixas um legado de vitórias incomparável.
Um pentacampeonato inédito e histórico.
A Taça UEFA.
A Liga dos Campeões.
A Taça Intercontinental.

Acima disto tudo, o amor incondicional pelo nosso Futebol Clube do Porto.

Partiste na tua casa. Feliz da vida. Que, infelizmente, foi demasiado cruel para ti.

Nunca te esqueceremos. És e sempre serás, o nosso Bicho.

Que descanses em paz, campeão.

RPires

Arquibancada
9 Janeiro 2018
138
94
46
Viana do Castelo
Não consigo acreditar, que notícia terrível! O Jorge Costa era a minha referência como O Capitão do FCP, dos jogadores que mais eu reverenciava, que marcou imenso, a nível desportivo, a minha juventude e o meu Portismo.

Descansa em paz Bicho, meu eterno Capitão!!!

• Like
Reações: mestre

carmim

Tribuna
30 Julho 2018
3,109
3,408
Hoje, o universo azul e branco ficou mais pobre. Perdemos mais do que um jogador, mais do que um capitão. Perdemos uma lenda, um símbolo da raça, da entrega e do verdadeiro espírito portista.

Jorge Costa foi, é e será sempre uma parte da nossa história — um exemplo de liderança, de paixão e de amor ao FC Porto.
As suas entradas duras, o olhar firme e o coração gigante ficarão eternamente na memória de todos os que o viram vestir a nossa camisola com orgulho.

Neste momento de dor, envio um abraço solidário à família, amigos e a toda a nação portista.

Descanse em paz, Capitão. A Mística viverá sempre contigo.
Foi, é e será um dos nossos grandes simbolos...vamos sentir a sua falta..resta-nosrecordar os grandes momentos que nos deu ao serviço do nosso clube do coração!! Será eternemaente recordado!!
Esta época é unir-nos mais que nunca, juntar a família portista e ganhar tudo mas tudo o que haja para ganhar e dedicar ao nosso eterno Capitão!!
Descansa em paz Capitão!!

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,734
24,006
34
Vila Das Aves
A puta da vida é cruel como tudo.

O homem parte na sua casa (Olival), ao serviço do seu clube do coração e perante uma das épocas mais prometedoras da história recente do clube.

Isto não é uma despedida, é um passar de testemunho a quem faz parte da vida do clube, a nós adeptos, que agora mais que nunca temos que carregar connosco o que é ser "PORTO".

Esta época tem que ser por ele, pelo Bicho, pelo presidente Pinto da Costa, pelo Diogo e por todos aqueles que transportam o "PORTO".

fernandoneves9

Bancada central
3 Setembro 2013
1,101
2,279
Matosinhos
Tudo o que possa querer escrever vai ser curto.
Não sou velho o suficiente para perceber a mistica que João Pinto tinha quando envergava o número 2. O 2 era o Jorge Costa para mim - era ele a tenacidade e a liderança que nos fazia estar sempre mais próximo de vencer. Era ele o balneário, o exemplo a seguir, a voz de comando. Mesmo os momentos de loucura que tanto nos fazem vibrar no estádio, são "o Bicho".

A mossa que vai deixar nesta época em particular, só pode ser superada pela ânsia inabalável de vencer através da herança que Jorge Costa no deixou.

Quando lhe dei os Parabéns depois das eleições de Abril, pedi-lhe para lhes mostrar o que era ser Porto e que nos enchesse de orgulho. Queria mesmo que ele visse esta equipa a triunfar... agora teremos de triunfar também por ele.

Obrigado por tudo, Capitão

B

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,926
18,197
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
O Bicho representou os adeptos.

Conseguiu chegar à 1a equipa sem nenhum talento especial, exceto uma mentalidade filha da puta.

Chegou a Capitão por isso e esteve até onde pôde, com um intervalozinho por causa de um cabraozito agricultor.

Conseguiu ganhar tudo com a sua camisola de sempre, como todos nós queríamos ganhar. O que não lhe deve ter passado pela alma quando levantou a orelhuda com a nossa camisola....

Afastou se enquanto treinador, talvez acalentando um dia ser o nosso treinador.

Voltou quando tinha mesmo de ser.

Como ele disse, sem ser contra nada nem ninguém, mas para ajudar quem se propunha a repor o clube onde ele estava quando o deixou.

Ajudou, conseguiu.

Que tenha sido o último ato Portista dele de onde brote um novo período de sucesso, como ele tantas vezes viveu connosco.

Seguimos juntos, Bicho.