Super Dragões

vitor oliveira

Tribuna Presidencial
26 Janeiro 2007
5,614
3,805
Conquistas
4
47
Gondomar
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Vítor Hugo
Cantar por Pinto da Costa não é uma ofensa, foi o maior presidente da nossa história, mas os Super Dragões fazem-no por mera provocação.
Mal comparado, chamar paneleiro a alguém não é nenhum insulto, porque ser gay ou não ser é completamente indiferente, mas quem o faz fá-lo como insulto e com o objectivo de insultar.
A prova é que a primeira vez que cantaram PDC Allez, ainda se ouviu aplausos, mas voltaram a carga, e só nesse caso é que o estádio assobiou

• Like
Reações: Roma

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,365
3,444
35
Porto
Cantar por Pinto da Costa não é uma ofensa, foi o maior presidente da nossa história, mas os Super Dragões fazem-no por mera provocação.
Mal comparado, chamar paneleiro a alguém não é nenhum insulto, porque ser gay ou não ser é completamente indiferente, mas quem o faz fá-lo como insulto e com o objectivo de insultar.
Claro. Não vejo qualquer mal gritarem por pinto da costa e eles fizeram ao minuto 87. Parece-me legitimo e acho bem que o estádio também aplauda. Percebe-se o significado.

O problema é que passado uns minutos voltaram a cantar. E ai já levaram assobios claro. É mera provocação. Até nisso são burros porque com estas atitudes insultam a memória do ex-presidente.

jlmb

Superior
12 Dezembro 2023
25
92
Obviamente que era essa a razão que escolhiam (e concordo). Ou achavas que era porquê? Por ter melhor vista para o Douro?
Tenho 43 anos de vida e de associado, tive a felicidade de o meu pai me levar ao futebol desde pequeno, e desde que me lembro, sempre mas sempre, o FC Porto atacou na 2a parte para a bancada azul.

E nas minhas primeiras memórias não eram SD na sul, quando se falava de claque eram Dragões Azuis na arquibancada.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
2,559
4,859
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Tenho 43 anos de vida e de associado, tive a felicidade de o meu pai me levar ao futebol desde pequeno, e desde que me lembro, sempre mas sempre, o FC Porto atacou na 2a parte para a bancada azul.

E nas minhas primeiras memórias não eram SD na sul, quando se falava de claque eram Dragões Azuis na arquibancada.
Exactamente, sempre foi uma tradição.

29 Agosto 2022
4,794
5,560
Claro. Não vejo qualquer mal gritarem por pinto da costa e eles fizeram ao minuto 87. Parece-me legitimo e acho bem que o estádio também aplauda. Percebe-se o significado.

O problema é que passado uns minutos voltaram a cantar. E ai já levaram assobios claro. É mera provocação. Até nisso são burros porque com estas atitudes insultam a memória do ex-presidente.
Apesar de tudo, não gosto do fato de o estádio não acompanhar em alto e bom som o cântico a Pinto da Costa. Diria que é constrangedor até.
Sei bem que as pessoas têm em mente o que se passou recentemente e como tudo terminou, mas estamos a falar da maior figura da história do clube.

Não se pode ter memória curta, apesar de tudo. Nem muito menos pensar que ao entoar o nome de PdC se está contra AVB ou seja o que for.

devil may cry

Tribuna
18 Julho 2006
4,667
805
Genebra
O macaco caiu no erro de achar que Pinto da Costa e a sua liderança seriam eternos.

Completamente enganado.

Já agora é esquecer essa história de querer que ele devolva o que roubou do clube ou da claque, se o pai dele não devolve os 50m€ que roubou dos bombeiros, vai o filho devolver MILHÕES ao clube...
Erro? 3 anos de prisão mas mais pastel que jamais podia ganhar em 5 vidas... No final das contas ele fica a ganhar

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
2,559
4,859
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Apesar de tudo, não gosto do fato de o estádio não acompanhar em alto e bom som o cântico a Pinto da Costa. Diria que é constrangedor até.
Sei bem que as pessoas têm em mente o que se passou recentemente e como tudo terminou, mas estamos a falar da maior figura da história do clube.

Não se pode ter memória curta, apesar de tudo. Nem muito menos pensar que ao entoar o nome de PdC se está contra AVB ou seja o que for.
Eu talvez daqui a uns anos consiga, e espero sinceramente conseguir. Agora ainda estou com o trauma dos milhões que deram a mamar a esse mundo fora...

• Like
Reações: Gatão1983
29 Agosto 2022
4,794
5,560
Quanto aos SD, tipo, eu estou longe de saber qual é a solução, mas tem que haver uma. Para o bem do FC Porto, para o bem do ambiente do estádio. Seja o que for. Não estou a dizer para ceder a pressões, nem a dizer para se criar algo alternativo, isso nem será possível, em termos de claque, mas é um vazio enorme e problemático não ter uma claque com um tamanho considerável.

migrib88

Bancada central
2 Maio 2016
2,017
7,056
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto

A questão é simples. Enquanto esse cântico for encarado como uma afronta à atual direção, o estádio não vai acompanhar. Cabe aos super mudarem isso, tendo um comportamento digno de uma claque que defende O CLUBE, em vez de candidatos.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,365
3,444
35
Porto

Antigamente era muito raro o estádio todo acompanhar quando os super cantavam. Só mesmo em ocasiões muito especiais. O estádio começou a aplaudir quando começaram a cantar , fizeram a parte deles e bem.

Depois já não o fizeram , porque não se justifica. As pessoas normais e inteligentes sabem perfeitamente comportar-se e serem racionais.

Porque muitos desses elementos vão continuar todos os jogos a provocar e a cantar o nome de pinto da costa so porque sim. Os adeptos não vão andar a cantar sempre.

É como disse , estar com essa provações é insultar a memória de pinto da costa.

EmilioSantero

Bancada lateral
22 Março 2019
789
711
Grande confusão que por ali vai...

Esta coisa do comunicado "Curva Ultra" que depois é apagado do IG e criticado pelo "Tico", revela que há pelo menos duas facções neste momento: Aqueles que querem continuar como Super Dragões, muito provavelmente apadrinhados de perto pelos pretorianos, e aqueles que querem simplesmente uma claque naquela zona, seja Super Dragões ou não. Ora os pretorianos não vão deixar que isso aconteça pacificamente, seja SD ou não. Eu acho que eles nem sabem o que querem, mas sobretudo querem sentir-se reis do pedaço, dê lá por onde der. Ou então querem mesmo manter a proximidade para ver se conseguem reavivar algum tipo de negociatas antigas.

Não gosto do Varandas, mas lá nisso ele soube ser casmurro e teve a sorte de ter resultados desportivos que fizeram esquecer a crítica.
As claques do Sporting, ou pelo menos a Juve Leo, passaram meses e meses a cantar contra ele (ainda cantam?)
Creio que apenas uma hoje em dia está "legalizada", ou pelo menos tem acordo com o clube, a Brigada se não estou em erro.
Ainda assim, esses adeptos continuaram a juntar-se organicamente e a cantar, mesmo tendo esmorecido um pouco.
Esses gajos queriam era bola e Sporting e cantar.

Não me parece o mesmo em relação ao tal núcleo pretoriano. Pelo menos para alguns, a bola, o FC Porto, não está em primeiro lugar.
Em primeiro lugar está o ego e a imagem deles próprios, e os negócios logo de seguida provavelmente.

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,740
12,781
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel

O pessoal nao acompanhou porque sabe das 2as intençoes por trás do cantico.
E está farto desta merda que parece gravitar em torno de tudo o que está ligado aos SD.
A época começou agora, há uma lufada de ar fresco, esperança no ar...ninguém quem estar com esses dramas.
Os SD precisam de perceber quem querem ser e se estao aqui ara apoiar o Futebol Clube do Porto incondicionalmente, ou entao...

29 Agosto 2022
4,794
5,560
O pessoal nao acompanhou porque sabe das 2as intençoes por trás do cantico.
E está farto desta merda que parece gravitar em torno de tudo o que está ligado aos SD.
A época começou agora, há uma lufada de ar fresco, esperança no ar...ninguém quem estar com esses dramas.
Os SD precisam de perceber quem querem ser e se estao aqui ara apoiar o Futebol Clube do Porto incondicionalmente, ou entao...
Não é bem assim, e falo do primeiro cântico que foi efetuado precisamente num número simbólico.

Depois insistiu-se sim, talvez por provocação, mas também pelo fato de o estádio não ter massivamente acompanhado o cântico, como quem não se está a dar a devida homenagem neste dia especial, neste minuto simbólico à maior figura da história do clube. Foi estranho e constrangedor.

Por muito que tenha sido com segundas intenções por parte de alguns, o cântico. Mas foi naquele minuto.

Mikev

Lugar Anual
14 Novembro 2023
3,252
7,784
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Eu gostava de cantar Pinto da Costa allez. Indiferentemente dos últimos anos em que andou a roubar o clube a descarada, todos os outros para trás fazem dele o maior e melhor da história.

No entanto, não canto porque o cântico não é para agraciar a memória de Pinto da Costa mas uma clara afronta ao Nosso Grande Presidente André Villas Boas. E enquanto assim for, só não assobio por respeito.
Partilho a 100% a tua opinião.
Sem tirar nem pôr.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
2,559
4,859
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Não é bem assim, e falo do primeiro cântico que foi efetuado precisamente num número simbólico.

Depois insistiu-se sim, talvez por provocação, mas também pelo fato de o estádio não ter massivamente acompanhado o cântico, como quem não se está a dar a devida homenagem neste dia especial, neste minuto simbólico à maior figura da história do clube. Foi estranho e constrangedor.

Por muito que tenha sido com segundas intenções por parte de alguns, o cântico. Mas foi naquele minuto.
Eu percebo o que querem dizer, mas percebam também que isto ainda é tudo recente. Daqui a uns anos as coisas acalmam e a malta pode ser que já cante o nome do homem sem tantos problemas.

É que por muito que seja a maior figura da história do clube, que o é, eu não sei como é que é tão difícil de entender que não é fácil para alguns estar ali a gritar e a cantar o nome de uma pessoa que deixou que fossem roubados milhões das contas do clube para amigos e compadres... eu acho perfeitamente normal.

Mikev

Lugar Anual
14 Novembro 2023
3,252
7,784
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Pelo que percebi ontem
O atual líder está do lado da curva PC e vão tentar tomar conta dos SD
A outra parte da comissão administrativa tem um pensamento mais equilibrado e quer modernizar e dar transparência à claque
Não acredito que o Presidente faça protocolo se a curva PC estiver ao poder.
O ideal será sem haver protocolo deixar o apoio orgânico se formar aos poucos e acredito que o Estádio vai surpreender muita gente
Não sei quem são, mas há no topo sul lado poente um grupo (penso serem uma facção dos sd) separados e que vão puxando vários canticos durante o jogo.
São algumas dezenas de pessoas, mas aos poucos podiam ir "recrutando" mais gente.
Preferia que se juntassem adeptos assim e outros que queiram unica e exclusivamente apoiar o Porto e assumirem até o topo sul do que ter uns SD, todos desunidos em conflitos constante entre eles.
E dependendo do "resultado" destas eleições dos SD, pelo que me parece (mera opinião atenção), vão estar ainda mais divididos dentro desta mesma claque.
Pelo que li no Twitter, até ouve conflitos porque uns estavam a puxar um cântico e outros recusaram-se a cantar (macaco, Pdc..)
Vai haver sempre o "grupo do tico" e a "curva pc".

E para concluir tenho quase a certeza que AVB não fará protocolo nenhum com aquela cambada da Curva PC. E bem.

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,740
12,781
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel

Entendo. Tu achas que o cântico não teria 2as intenções.
O público interpretou doutra forma, eu estava lá e só se ouvia "lá estão estes caralhos outra vez".

Qualquer que seja a verdade, o ponto aqui é que isto nao interessa para nada.

O que interessa mesmo é o arranque da nova época, com uma equipa renovada e cheia de ambição. Isso é que é importante.
Os SD neste momento são irrelevantes. E são-no porque assim o quiseram, preferindo comprar guerras perdidas à partida em vez de apoiarem incondicionalmente o FCP.

• Like
Reações: vitor oliveira