Juvenis (Sub 17) - 2024/2025

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
3,173
4,897
O Banjaqui tecnicamente é limitadissimo. Defensivamente impõe-se facilmente graças ao enorme poderio físico neste escalão. Quando apanhar jogadores que consigam equiparar-se fisicamente vai ter enormes dificuldades. Já se viu uma amostra disso no Euro.

O Mauro Furtado até tem qualidade técnica para um central. Tem péssimas decisões tanto a nível de passe como de condução. Defensivamente também tem muitas limitações no posicionamento e em coisas básicas como quando fazr contenção, antecipação, apoios...

O Dylan Neves é aquele jogador extremamente rápido que tanto o SLB como o SCP têm nas suas academias e que usam constantemente nas segundas partes para rebentar com as defesas adversárias. Dificilmente terá carreira em primeiras ligas
O Banjaqui e o Dylan Neves são o protótipo do jogador de formação, que tem uma vantagem física evidente e que sabem usar essa vantagem física! Essa vantagem física pode ser por se terem maturado mais cedo ou porque mentem na idade! Uma vez perdida essa vantagem, ou conseguem reconverter-se como jogadores de futebol ou acabam! Eu diria que mais de 90% dos miúdos acabam na primeira hipótese!

O Mauro é um caso diferente! O Mauro parece um miúdo que começou a jogar este ano! Pode ser um problema de capacidade de aprendizagem, mas precisa de aprender o jogo!

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,227
3,487
Lisboa, 1979
Pela capacidade fisica. Assim como o treinador do SLB não tirou o Anísio pela capacidade fisica.

Percebo, mas não concordo, que tenha começado a titular por causa disso.

Mas depois de 1h de jogo, onde foi comido por todos os centrais do regime nesse aspecto, onde falha um golo cantado, onde pouco ou nada cria, nem trabalho de pivot conseguiu fazer, não percebo e muito menos concordo, que o treinador do FC Porto não tenha dado um problema diferente aos centrais do FC Porto. Até podiam resolver esse novo problema com mais facilidade, acho muito difícil, mas em teoria poderia acontecer, mas pelo menos teriam que enfrentar um cenário novo, onde estaria em campo um jogador com outro perfume técnico.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,860
15,495

Estamos a trabalhar na sombra… vocês não estão preparados
Não é por aí, senão eles estavam muito atrás na formação, só agora conseguiram pela primeira vez o que nós já tinhamos conseguido por três vezes e o zbord uma...

Eu gosto de títulos na formação, mas quero é ver qualidade a chegar lá a cima e sobretudo, não ter jogadores desviados de zonas geográficas em que devíamos dominar, isso é que me preocupa.

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

FCP82

Bancada central
25 Novembro 2013
2,057
1,704
Com a roubalheira que se viu hoje torna-se fácil.
E o golo de baliza aberta que se falhou, foi culpa do arbitro??? Enquanto essa cultura de vitimismo e de culpabilizar os outros por resultados menos positivos na formação, nunca estaremos no bom caminho.

Albicastrense

Bancada central
12 Março 2016
1,644
1,840
Vi o jogo. Têm um futebol mais adulto, mais largo e atlético, mais moderno. Espera mais, muito mais, de alguns jogadores de quem se fala muito - não vi nada de especial.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,274
26,929
Gaia
Vi agora o resto do jogo, e na segunda parte os duelos fisicos, a intensidade, a pressão e a rapidez de reflexos deles acabaram por não permitir qualquer reação.

De qualquer modo e apesar da desilusão não tenho dúvidas que os nossos crescendo fisicamente têm muito maior potencial.

O trafica tem um modelo de desenvolvimento já com décadas todo virado para extrair o máximo dos jogadores até aos 20 anos e depois vender para pagar a Academia e dar lucro. cada vez mais se vê que produzem jogadores que atingem um pico até aos 20 anos e depois a carreira deles começa em queda livre, vejam o Gonçalo Guedes, o Renato Sanches, Ferro, joão Félix, Jota, Gedson Fernandes, Florentino, Ivan Cavaleiro, Yuri ribeiro, Tiago Dantas, Miguel Victor, etc.
Há poucos numa carreira longa e no topo como Diaz e Bernardo Silva.

De qualquer modo esta Direção pode e deve diminuir o fosso para os de lisboa, mas não é com o CAR de Olival ou muito muda ou muito me engano. E mais uma vez, não concordo com aresponsabilização dos atletas, os miudos são as principais vitimas do sistema vigente e sabem que lutam com handicaps vestidos de negro e apito e ainda contra colegas da sua idade que têm muito mais horas de treino fisico e outras condições.

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,246
2,075
E o golo de baliza aberta que se falhou, foi culpa do arbitro??? Enquanto essa cultura de vitimismo e de culpabilizar os outros por resultados menos positivos na formação, nunca estaremos no bom caminho.
Mas foi culpa do árbitro o golo do empate encornado precedido de bola ajeitada com o braço. E o lance de vólei que era penálti pra cegos e o penálti sobre o Jamanca quando era só encostar. É pouco?

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,246
2,075
Vi o jogo. Têm um futebol mais adulto, mais largo e atlético, mais moderno. Espera mais, muito mais, de alguns jogadores de quem se fala muito - não vi nada de especial.
Concordo. Praticam um misto de futebol, andebol e voleibol, mais adulto, mais atlético, mais moderno. Futebol por futebol somos melhores mas contra o andebol e voleibol deles não temos hipóteses. Como se viu há umas horas.

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,246
2,075
Na minha modesta opinião, e indo por partes, começo por uma questao de base:

Qual a principal função da formação?

Posto isto, começo por questionar se faz sentido açambarcar atletas para jogarem em equipas A,B,C de cada escalão... para mais tarde, 80% serem dispensados? Qual o proposito disto? Alguem me pode explicar?

2. Existe algum projeto real, para o FCP rentabilizar os seus talentos de modo a que os mesmos tenham oportunidade no futuro na equipa principal? Ou estamos só a fazer "publicidade" formativa para mais tarde virem empresarios ou seja la quem for, colocar atletas estrangeiros no lugar daqueles que formamos hoje?

3. Nao fara mais sentido, ter menos atletas (os melhores), e lentamente ir faze-los evoluir sem saltar patamares? Hoje em dia, querem todos ser Rodrigos Mora ou Lamines Yamal. E necessário ter cuidado com os patamares de maturação.

4. Nao concordo nada com a ideia que o fator fisico por si só seja o principal para se ganhar titulos. Muitos desses atletas ja estao mais do que maturados e daqui a 3 anos, veremos onde estarão. Para mim, é mais importante ter um modelo de jogo unico em todos os escalões em que os atletas se sintam identificados com o mesmo para que possam evoluir tecnica, fisica, tactica e mentalmente.

Sou apologista de modelos de formação como escolas como o Ajaz ou Barcelona têm.

Penso que terá melhores resultados no futuro.
De muitos, só se vão aproveitar alguns (se se tiver feito boa prospecção), sempre assim foi e sempre assim será.
Vitinha, Fábio, Diogo, Leite, Mário, Chico, Martim, Mora, Vasco, Fábio Silva, na última meia dúzia de anos, achas pouco?

Última edição:

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,716
13,533

Posto isto, começo por questionar se faz sentido açambarcar atletas para jogarem em equipas A,B,C de cada escalão... para mais tarde, 80% serem dispensados? Qual o proposito disto? Alguem me pode explicar?

2. Existe algum projeto real, para o FCP rentabilizar os seus talentos de modo a que os mesmos tenham oportunidade no futuro na equipa principal? Ou estamos só a fazer "publicidade" formativa para mais tarde virem empresarios ou seja la quem for, colocar atletas estrangeiros no lugar daqueles que formamos hoje?

3. Nao fara mais sentido, ter menos atletas (os melhores), e lentamente ir faze-los evoluir sem saltar patamares? Hoje em dia, querem todos ser Rodrigos Mora ou Lamines Yamal. E necessário ter cuidado com os patamares de maturação.

4. Nao concordo nada com a ideia que o fator fisico por si só seja o principal para se ganhar titulos. Muitos desses atletas ja estao mais do que maturados e daqui a 3 anos, veremos onde estarão. Para mim, é mais importante ter um modelo de jogo unico em todos os escalões em que os atletas se sintam identificados com o mesmo para que possam evoluir tecnica, fisica, tactica e mentalmente.

Sou apologista de modelos de formação como escolas como o Ajaz ou Barcelona têm.

Os melhores atletas precisam saltar etapas. Basta ver o Duarte Cunha que pra mim já devia tar nos sub-19.

Agora isto sim e concordo plenamente...

"Para mim, é mais importante ter um modelo de jogo unico em todos os escalões em que os atletas se sintam identificados com o mesmo para que possam evoluir tecnica, fisica, tactica e mentalmente."

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,246
2,075
Vai-se batendo um bocado na formação que tem sido feita no Porto (apesar da falta de estruturas), e eu pergunto:
Onde é que os outros, nos últimos anos, produziram em qualidade e em quantidade melhor que nós? Vitinha, Diogo, Fábio, Chico, Martim, Mora, para falar só nos melhores, onde é que eles fizeram mais e melhor que isto?

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,716
13,533
Vai-se batendo um bocado na formação que tem sido feita no Porto (apesar da falta de estruturas), e eu pergunto:
Onde é que os outros, nos últimos anos, produziram em qualidade e em quantidade melhor que nós? Vitinha, Diogo, Fábio, Chico, Martim, Mora, para falar só nos melhores, onde é que eles fizeram mais e melhor que isto?
João Mário, Fábio Silva e Leite podiam tar aí. E veremos o Tomás Esteves quando voltar da lesão.

Dos outros que foram aposta forte veremos o Vasco e pena a lesão do Gonçalo Sousa.

Claro que há falhanços tipo Baró, Borges e Queirós e surpresas tipo Afonso Sousa.

E algo muito importante...quem apostou neles? Sei que muitos não gostam de admitir.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
33,757
15,259

A formação deve ser encarada como um processo de desenvolvimento integral do atleta, sustentado em quatro pilares:

- plano técnico, tático, físico e psicossocial.

Não se trata de “ganhar campeonatos de formação”, mas de formar jogadores capazes de jogar a um nível profissional elevado, preferencialmente na equipa principal.

Quando se massifica o recrutamento, o foco passa de desenvolver qualidade para gerir quantidade. A taxa de dispensa alta, muitas vezes após anos de investimento emocional e logístico, é reflexo da ausência de uma matriz de prospecção e planeamento individual de carreira. O ideal seria um modelo centrado em grupos de elite reduzidos, com acompanhamento personalizado e definição clara de metas por ciclo de formação (U13-U15, U16-U18, U19-U23).

Sem uma ponte estruturada entre a formação e o futebol profissional, o talento perde-se. O Ajax, por exemplo, tem três mecanismos de integração: minutos na equipa B (Jong Ajax), treino semanal com a equipa A e partilha metodológica transversal. No FCPORTO parece que falta essa articulação vertical consistente. Uma “equipa B” competitiva e pensada como prolongamento da formação (e não só como plataforma de retoma física ou vitrine de mercado) é chave para validar o processo formativo.

Um modelo de jogo unificado em todos os escalões (conceitos, princípios, comportamentos-chave) permite criar jogadores “maduros” taticamente e que se identificam com a ideia de jogo do clube. O modelo Barcelona, por exemplo, implementa comportamentos base desde os pré-infantis com ocupação racional do espaço, superioridades, perfis funcionais por posição, leitura situacional. Isso cria uma identidade e facilita transições internas.

O desenvolvimento por patamares não pode ser ignorado. Um atleta de 15 anos com maturação precoce física pode parecer “top”, mas sem indicadores de inteligência de jogo e adaptabilidade, tende a estagnar. O acompanhamento maturacional, com métricas regulares permite definir percursos personalizados. Ter mais critério na retenção de talento implica, sim, arriscar, mas o desenvolvimento de elite é sempre um processo seletivo.

O FCPORTO tem potencial para ser referência como formador, mas para isso precisa de equilibrar scouting, treino, avaliação e transição num modelo coerente, sustentado em critérios técnicos e não em interesses de mercado ou resultados de fim de semana.

Estes miúdos não estiveram mal e mostram algumas qualidades, margem de progressão e, sobretudo, compromisso. Mas é fundamental que exista uma matriz metodológica clara desde os escalões de base até à proximidade do profissional. O desenvolvimento nem sempre é linear, pois existem jogadores que “clicam” aos 15, outros aos 18. É por isso que um modelo sustentado, com equipas multidisciplinares integradas (treinadores, analistas, preparadores físicos, psicólogos e coordenadores de desenvolvimento individual) é essencial.

Cabe-lhes garantir que cada atleta recebe o estímulo certo, no momento certo, para maximizar o seu potencial.

Formar não é apenas identificar talento, é saber desenvolver com propósito e direção.

• Love
Reações: FCP82

FCP82

Bancada central
25 Novembro 2013
2,057
1,704
Mas foi culpa do árbitro o golo do empate encornado precedido de bola ajeitada com o braço. E o lance de vólei que era penálti pra cegos e o penálti sobre o Jamanca quando era só encostar. É pouco?
Mas o que adianta reclamar?? Na formação nao existe VAR para reverter ações erradas dos árbitros.
Os árbitros irão sempre errar.
O que adianta andar sempre a fazer ruido com insultos?
Basta ir assistir a jogos de miudos de 6-10 anos para se ver a vergonha nas bancadas.
Alias, muitos pais sao tao "cegos" que nem se apercebem que estao a fazer mal aos proprios filhos. Porque no futebol, em idades prematuras em que o cérebro ainda esta em desenvolvimento, quanto mais ruido existir, quanto pior o ambiente e a pressao existir, mais esses miudos nas idades de adolescência irão sentir essa pressao psicologica e vao querer desistir.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
10,565
6,850
Vi agora o resto do jogo, e na segunda parte os duelos fisicos, a intensidade, a pressão e a rapidez de reflexos deles acabaram por não permitir qualquer reação.

De qualquer modo e apesar da desilusão não tenho dúvidas que os nossos crescendo fisicamente têm muito maior potencial.

O trafica tem um modelo de desenvolvimento já com décadas todo virado para extrair o máximo dos jogadores até aos 20 anos e depois vender para pagar a Academia e dar lucro. cada vez mais se vê que produzem jogadores que atingem um pico até aos 20 anos e depois a carreira deles começa em queda livre, vejam o Gonçalo Guedes, o Renato Sanches, Ferro, joão Félix, Jota, Gedson Fernandes, Florentino, Ivan Cavaleiro, Yuri ribeiro, Tiago Dantas, Miguel Victor, etc.
Há poucos numa carreira longa e no topo como Diaz e Bernardo Silva.

De qualquer modo esta Direção pode e deve diminuir o fosso para os de lisboa, mas não é com o CAR de Olival ou muito muda ou muito me engano. E mais uma vez, não concordo com aresponsabilização dos atletas, os miudos são as principais vitimas do sistema vigente e sabem que lutam com handicaps vestidos de negro e apito e ainda contra colegas da sua idade que têm muito mais horas de treino fisico e outras condições.
Exacto. O Benfica aposta muito na formação deles por uma questão de marketing. Para ganhar títulos e estarem prontos para o futebol profissional mais cedo para lhes permitirem aquelas vendas que tem conseguido nos últimos anos.

Com esta forma de pensar que eles privilegiam eles estarão sempre mais perto de ganhar os títulos, mas isso nestas idades não é o mais importante.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,274
26,929
Gaia
Exacto. O Benfica aposta muito na formação deles por uma questão de marketing. Para ganhar títulos e estarem prontos para o futebol profissional mais cedo para lhes permitirem aquelas vendas que tem conseguido nos últimos anos.

Com esta forma de pensar que eles privilegiam eles estarão sempre mais perto de ganhar os títulos, mas isso nestas idades não é o mais importante.
Eles craim aquela expetativa de que aos 18 anos têm craques e génios graças ao seixal lab todos bombados, mas grande % deles têm carreiras curtas fracas, à exceção, mesmo exceção de R Diaz, B lopes e pouco mais.

Digam um formando do benfica com mais de 10 anos no topo? Vejam o Félix, o G Guedes, o Sanchez, o cavaleiro, etc.