Actualidade Nacional

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,290
7,670
Bragança
Não é fácil...
Tenho um colega que quis tirar enfermagem, há já mais de 20 anos. Não tinha notas para e entrar aqui, acabou por conseguir entrar em Castelo Branco.
Entretanto formou-se lá, constituiu família e por lá ficou.

Mas a maioria faz o curso e quer é regressar o quanto antes para os grandes centros.

Pá, se o dinheiro não chega para levar médicos para o interior, voluntariamente, então tem de se pensar em alternativas.

Só que as alternativas também não são fáceis de concretizar e são sempre um bocado polémicas.

Por exemplo:
Apoiar financeiramente durante o curso os estudantes de medicina da Faculdade da Covilhã, com a condição de ficarem a exercer durante X anos no interior do país, após a conclusão do curso...

Ou então os médicos que se formam através das Forças Armadas, financiados pelo Estado, terem uma obrigatoriedade de trabalhar algum tempo (sei lá, 2 a 5 anos, por exemplo) no interior do país...

Para o interior do país era bom. Para estas instituições de ensino, não sei se ia reduzir o interesse dos candidatos...

Pá, acho que há aqui material para se discutir. E a mim não me incomoda nada que um médico no interior ganhe o dobro de um médico no litoral. Os sucessivos governos que temos tido arranjam sempre formas mais imbecis de gastar dinheiro do que na saúde. Não sei de quanto são os incentivos que estão a dar atualmente, mas se calhar têm de os aumentar. Fale-se das coisas, entre tanta gente ideias não hão de faltar.
Há tanta profissão que é colocada por imposição onde são necessários, não para onde escolhem.... Juízes, Procuradores, Professores, Policias, guardas prisionais, Militares….
Não é nada como nos velhos tempos, sempre foi e sempre vai ser … nem é só em Portugal é em todos os Países.. Se o superior interesse nacional assim o ditar, existem nas profissões de estado, colocações por imposição. Ou terias locais onde não haveria Juízes, policias, professores… e as pessoas de todo lado têm direito como contribuintes a ter esses representantes, essas profissões.

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
18,418
10,582
Curiosidade:
O ADN, sem representação parlamentar, mantém a possibilidade de pedir subvenção, uma vez que ultrapassou os 50.000 votos.

Estava a tentar perceber se o JPP iria receber, mas não vejo nenhuma informação nesse sentido. Não tendo atingido os 50.000 votos, não encontro em lado nenhum a dizer que por ter representação terá direito a receber.

Um bocado irónico, mas é assim mesmo.
O jpp teve 20 mil.
Enfim... método de hondt no seu melhor

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
85,676
204,070
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
"Passos Coelho foi responsabilizado por um programa de austeridade sem grande precedente e conseguiu ter mais 6 pontos que o atual Primeiro Ministro. Se o sistema apresenta candidatos assim tão maus, é evidente que dá força às forças anti-sistema" - Quasimodo Choné, Twitter.

Este gajo é tão burro e desonesto. O Passos Coelho com 36% conseguiu um resultado pior do que o Montenegro com 32% / 33%, porquanto não tinha um Chega e uma IL a roubar-lhe votos à direita.
Sem o Chega não havia esta viragem à direita
Mas assumindo que houvesse, sem o Chega a roubar votos, o Montenegro tinha pra aí 45% lol

É uma comparação sem sentido

• Like
Reações: bluemonday

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,272
4,429
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Seria giro fazer um estudo em relação às opções de voto de cidadãos portugueses nascidos nos estrangeiro.

Especialmente em relação àqueles brasileiros bolsonaristas que obtiveram a nacionalidade portuguesa. Será que votam em quem? Hmm...

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,272
4,429
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Sem o Chega não havia esta viragem à direita
Mas assumindo que houvesse, sem o Chega a roubar votos, o Montenegro tinha pra aí 45% lol

É uma comparação sem sentido
De Santarém a Viana, é um autêntico Cavaquistão. Lá para baixo é que a coisa muda de figura.

Existindo Chega ou não, o PS teria levado uma coça histórica.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,710
5,153
Olimpo
A % de informação falsa e propaganda nas redes é infinitamente superior à CS e os algoritmos estão feitos para te fazer acreditar naquilo que queres que seja verdade.

E tb pode escolher a CS que vês
Eu não estou a defender a informação que se consome nas redes sociais. Eu estou a alertar para o tipo de informação que os média tradicionais produzem, que é tudo menos informação. É mais propaganda e ativismo político, e nisso competem com as redes sociais, mas vão perder como já estão a perder. Porque nas redes sociais tu escolhes o que queres ver e ouvir e como tu dizes está montada para te dar mais daquilo que tu queres ver e ouvir e prender-te lá de forma incrível e até assustadora. As pessoas já não ligam a televisão. Os média tradicionais preferiam o caminho da descredibilização, deixaram de ser o bastião da informação séria e rigorosa, têm os resultados. Esta eleição nacional é paradigmática, saiu completamente ao contrário das redações, mas isto é um movimento mundial, tb acontece nos Estados Unidos e por essa Europa fora.

• Like
Reações: N.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,444
17,407
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Vi no resistência lusitana, contas por alto..
Estava a ser irônico. Mas existe malta que acredita que a solução dos problemas passará por isto e pela recuperação das colônias.. esses bons velhos tempos..
o resistência lusitana deve viver numa realidade alternativa, deve contar os ciganos todos desde 1800 ou antes como se fossem eternos e não morrerssem.

Mário Jardel

Bancada central
11 Setembro 2024
1,181
2,684
O PS ao lado de um 5 estrelas ou um França Insubmissa é um menino de couro. Não tem nada a ver. Aparecerá certamente um ventura à esquerda, alguém muito mais direto, mais básico e agressivo na linguagem do que aquilo que existe hoje. Quando aparecer alguém assim, se for minimamente "telegénico" vai crescer muito mais do que aquilo que os partidos mais à esquerda alguma vez cresceram.
Isso é combater os extremos com os extremos. Não vamos demorar muito a estar polarizados entre 2 extremos. PSD e PS, um deles vai acabar esvaziado para que o outro cresça e combata o Chega e isto vai-se tornar polarizado a dois como é nos EUA, na França, etc.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,081
7,370
46
Lisboa
Seria giro fazer um estudo em relação às opções de voto de cidadãos portugueses nascidos nos estrangeiro.

Especialmente em relação àqueles brasileiros bolsonaristas que obtiveram a nacionalidade portuguesa. Será que votam em quem? Hmm...
Já ontem tinha dito aqui. Nem é pedla ideologia (bolsonaro ou não) e é verdade para qualquer imigrante que já tem tudo regularizado. Quem é a sua concorrência no mercado de trabalho? Outros imigrantes, principalmente os que estão a chegar, logo não me espanta que mesmo aí o chega tenha muitos votos. Mas isso é a lei da democracia.

• Like
Reações: bluemonday

liebe_fcp

Bancada lateral
16 Junho 2017
654
887
Quero lá saber quem foi o sheik que governou os Emirados em 1700 e troca o pisco, quero é os petrodólares se receber uma proposta de trabalho para lá.

Acho que essa parte é exagerada.

De resto, são regras básicas para entrada no país.
Concordo, nem a maioria dos portugueses sabem.
Mas a cultura sim, é importante. Eu pelo menos não sinto conforto nenhum a ver uma fulana a partilhar uma piscina pública comigo a quem só consigo ver os dentes.

"À terra onde fores ter, faz como vires fazer".

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,534
8,044
Permitam-me ser advogado do Diabo, e da mesma forma que se nomeia de burros e analfabetos 1/4 dos portugueses,eu também quero dizer alto e bom som que quem não concorda com isto é alheado da realidade e completamente estúpido:

Regulamentar a imigração de forma que se permita apenas a entrada em Portugal de quem tenha condições para o fazer, respeite a nossa cultura e cujas funções/ profissões sejam úteis ao Estado português.
Assegurar que a atribuição de nacionalidade é regrada, que não é banalizada e apenas seja atribuída a quem tenha uma relação efetiva com o Estado português, fale a língua, conheça a história e abrace a cultura.
Assegurar que os imigrantes que tenham entrado no país de forma ilegal sejam reconduzidos ao país de origem, assim como aqueles que embora estando em situação legal, tenham cometido crimes.

A AD pode governar em paz, agradar à maioria dos "burros e analfabetos", e ao mesmo tempo diminuir o bicho papão Chega. Basta admitir que é este o ponto da discórdia e agir em conformidade.
Quer dizer que, se a entrada dos emigrantes for limitada, o Chega desaparece?

• Haha
Reações: MiguelDeco
31 Julho 2024
3,269
5,294
A AD acaba por ser um dos vencedores, porque cresceu num contexto difícil.

De qualquer forma, precisam tambem de retirar ilações destas eleições e perceber o que têm que fazer na questão da imigração. E eles sabem disso.

Deportação em massa e restrição na entrada de imigrantes. Tudo o que nao for isto, é o chega nos 30% em breve.

A AD recebeu um voto de confiança mas tambem um aviso para limparem a porcaria que o ps fez nesse capítulo.

Mário Jardel

Bancada central
11 Setembro 2024
1,181
2,684
É perigoso achar que toda a gente que vota chega ou é incel, ou racista, ou xenofobo, porque daqui a 4 anos apanha-se outra surpresa. Portugal tem de mudar muita coisa, se não, daqui a 4 anos o chega manda de vez o PS ao chão e vai morder os calcanhares, ou pior, ao PSD (AD).
Isto ou corre muito bem e há grandes mudanças, tanto na governação e resultados, como no PS e na sua liderança, ou o Chega está destinado a ficar em 1º nas próximas eleições.

Vai encostar o Montenegro à parede agora. O Montenegro vai continuar a dizer que o não é não e o Ventura vai encostá-lo com uma CPI, desgastá-lo ao máximo, no entretanto se calhar descobrem-se podres que não se sabiam porque o Montenegro se não foi 100% claro até agora é por algum motivo e se não queria a CPI também. E acaba com o Montenegro arrumado a um canto e o Chega a ganhar-lhe votos porque afinal "PS e PSD mostram-nos mais uma vez que são corruptos, que nos falham consistentemente, dêem-me uma oportunidade, blah blah blah".

Entretanto no PSD há-de surgir o Passos Coelho que não ganhando com maioria, porque será impossível com uma esquerda + PS a votar toda junta contra ele e uma direita com 20% no Chega, vai acabar por levar de uma vez o Chega ao governo.

É futurologia mas não me parece que vá andar muito longe disto. Isto ou acaba com Chega a ganhar umas eleições ou com o Passos Coelho a voltar e a levá-los ao governo.

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,619
1,260
O chega vai fazerais hospitais? Vai contratar mais médicos? Vai-lhes aumentar o salário para os fixar cá, principalmente no interior? Mais enfermeiros, Técnicos superiores e auxiliares? Ou seja o chega vai assumir o populismo do programa do BE ou da CDU para o SNS?
nao perceberam a ironia.
O hospital da Guarda ja existe ha muitos anos. Nem faz sentido haver mais hospitais.
Nao é por ir qualquer partido para o governo que vai fazer com que a minha aldeia esteja mais perto da Guarda.
:)

• Like
Reações: Vlk

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
85,676
204,070
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Não é cair no ridículo nem ridicularizar... estamos em 2025, pessoas que nasceram em 2007 já fazem 18 anos, essas pessoas votam e votarão daqui para a frente, tens que chegar a eles de alguma maneira.
Se for preciso estupidificar a mensagem a pontos mínimos, fica difícil

E depois é preciso ver o que essa geração quer
Saúde, educação, habitação, energias renováveis, melhoria nos transportes públicos ou só mandar os indianos embora? Qual é a prioridade?

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,081
7,370
46
Lisboa
Isso é combater os extremos com os extremos. Não vamos demorar muito a estar polarizados entre 2 extremos. PSD e PS, um deles vai acabar esvaziado para que o outro cresça e combata o Chega e isto vai-se tornar polarizado a dois como é nos EUA, na França, etc.
Não estou a defender. Estou só a dizer que é uma forte possibilidade.

O BE dentro do seu populismo nunca se aproximou dos níveis do chega porque ainda tem por trás uma forte matriz ideológica. Um partido de extrema esquerda sem essas amarras terá tudo para cavalgar a ignorância e o descontentamento até uns 25%.