Não são os mesmos jogadores.
Perdeste Nico e Galeno pelo caminho, 2º e 3º melhor marcador da equipa naquele momento e foste buscar 2 projectos de jogadores.
De uma equipa já nada de especial no ano passado, perdeste talento no Verão, e ainda perdeste mais talento no mercado de Janeiro.
Um espírito de decadência e perda de qualidade que ainda foi mais agravado pela falta de maturidade e carácter do plantel.
Não discuto o verão! Até porque a "tal" perda de qualidade é bastante relativa! Mas não é essa a conversa que será mais importante!
Para mim, a conversa importante são 40 pontos na primeira volta! Contra 71, no máximo, na segunda volta! Em que a única deslocação fora, até ao 7º lugar, foi braga! Todos os jogadores, menos Nico e Galeno, reforçados com Marcano e ... já agora, um super Rodrigo Mora, que, se calhar, até foi mais decisivo do que o Nico...
A perda do Galeno e do Nico teria de ter importância! É indesmentível! Embora, colocar o Galeno como segundo melhor marcador da equipa é esticar, na medida em que 50% dos golos dele foram penalties! E, por exemplo, o scp está em primeiro e o pedro gonçalves vai fazer menos jogos do que o Nico!
Mas, esta fulanização, é que não me parece que ajude nada! Daqui a pouco, estamos a aceitar que o Nico e o Galeno valiam 9 pontos numa volta do campeonato e seriam imprescindíveis para sermos competitivos contra uma equipa que está em 4º a contar do fim e que não ganhava em casa desde dezembro! E, com isto, o miúdo de 17 anos que foi "responsável" por 9 dos nossos últimos 9 pontos (em que marcou "sozinho" 4 dos nossos 5 golos - o outro foi penalty e e que fizemos uma diferença de golos de 5-2... com o Amadora, ficaria 5-4...), não valeria pontos...
Mas, lá está... isto é pensar que com o Nico ou o Galeno, as coisas seriam boas... não seriam...
Uma vez mais, sem ir a agosto... os xG... só as vitórias mais recentes, na segunda volta...
0,59 contra o famalicão, 0,83 contra o casa pia, 1,79 contra o estoril...
Eu entendo que seja preciso acreditar (e acreditar muito...) neste treinador e que qualquer solução alternativa nunca seria/será fácil! Mas, colocar as culpas todas nos jogadores é varrer para debaixo do tapete! Até porque, realisticamente, ainda que assim seja, não vai ser possível alterar 50/60% deste plantel!