Acho esta época similar em termos de racional: Construiu-se um bom plantel mas desportivamente falhou: O treinador foi fraco, peças chave do passado eclipsaram-se (Pepe, Galeno e FV) e a juntar ao mal plantel herdado e à saída do Nico em cima do mercado provavelmente levou à conclusao é que época está perdida. Decidiram salvar a época financeiramente e espera-se que no próximo mercado, com já uma parte significativa do plantel renovado, se tenha armas para adicionar qualidade à equipa.
Discordo desta analise.
O ataque ao mercado dá-se com o Porto em 2° lugar ex-aequo com o Benfica, a 6 pontos dum Sporting que na minha opinião tb se fragilizou em varias vertentes (fisica, tactica e de mercado), com dificeis mas legitimas aspirações de lutar pelo titulo e com tudo em aberto para lutar pela Champions e pelo apuramento para a Liga Europa.
Não há nenhum racional que motive essa bandeira branca e para o ano é que é.
Além disso fez-se um esforço para ir buscar um treinador com clube e pagando clausulas.
Qual o sentido estrategico de não esperar para o Verão onde há uma miriade de opcoes de treinador ou arranjar um Peseiro só para ir levando para depois desistir no plantel?
Se demos tudo para trazer já o treinador que queremos para o futuro faz sentido tirar-lhe o tapete logo a seguir piorando significativamente o plantel sem tentar minorar as inevitáveis perdas?
Não há uma opção estrategica do "deixa-me encaixar dinheiro" porque nenhuma gestão pode planear encaixes dum volume que pouco dela dependem.
Se o Alex Baena se chamasse Gabri Veiga não havia Galeno por 50M.
O Nico também foi uma maluqueira pouco previsivel quando a 27 de janeiro AVB prometia um ataque ao mercado para ajudar o Anselmi a corresponder à louca pressão e exigência do maior clube nacional.
Surgiram essas oportunidades, a SAD soube aproveita-las e espremer bem o City.
Eu faria o mesmo e porventura até diria sim antes do City chegar aos 60 com medo de perder o comboio.
Agora há 2 hipóteses.
Ou depois dos 110M inesperados e pelas perdas desportivas de vulto se achou que não valia a pena investir para aproximar o Porto dos rivais.
Ou houve incompetência e impreparação da estrutura que não tinha negocios pré programados para 4 ou 5 jogadores elegíveis para possiveis propostas do género.
Eu prefiro pensar na 2a. Prefiro que Avb e Zubizarreta estejam fodidos com o seu proprio falhanço porque isso é sinal que sabem que navio comandam, que saibam que o que vem aí podia ser evitavel.
Já vi treinadores e dirigentes fazer merda. Quando fazem, o meu maior medo é a falta de noção da merda que se fez ou que se inventem desculpas para ver se há um auto fingimento que está tudo bem e a merda foi planeada porque há um vaso na janela a precisar de estrume.
A 1a, que pareces defender, seria gravíssima. Seria não perceber a dimensão do clube e da sua exigência.
Eu acho que o AVB é um Capitão Roby que usa e abusa de discursos romanticos como que crendo que essa nuvem pode navegar por si e dar vida ao sonho sem que as acções correspondam ao palavreado.
Essa minha percepção pouco importa agora. Só a reitero porque mesmo eu que o acho um palavroso enganador, não nos quis enganar a todos quando a 27 de janeiro insinuou que o que seria dado a Anselmi a 4 de fevereiro lhe permitiria competir pelo que falta.
Podia não contar com as vendas, é certo que não tinha como dizer que não, mas tenho a certeza absoluta que está frustrado pela incompetência ou incapacidade ou azar de termos ficado a apanhar bonés.
Portanto eu acho que a minha avaliação 'fizemos merda" está mais proxima da que AVB faz à propria actuação da sua estrutura do que as fabulas que vejo aqui enumeradas para dar uma racionalidade estrategico, financeira e de sustentabilidade que cada um vai trazendo com meritorio esforço.
Do género: Temos grandes probabilidades de levar na boca forte e feio, ficar fora da Champions e dos 70M e dando via verde aos rivais para lá chegar, não ir longe na Liga Europa mas isso "faz parte do plano"
Ou "tinha que ser assim"
Ou "isto é para ganhar um puto dum balanço para atacar o Mercado de Verão que vocês nem estão a ver"
Eu estou fodido porque vou levar na boca, mas tenho confiança que o AVB tenha aprendido com o colossal erro e que jamais o repetirá.
O que aqui vejo é uma grande maioria a estar igualmente fodida, mas a pensar que isto é AVB cooking na mesma porque há um plano maravilhoso ou estes 110M tinham que ser integralmente para tapar o buraco.
Está num plano tal que se por absurda e impossivel hipotese ficassemos na Conference ou fora da Europa era mais uma planificação de dar 2 passos atrás para 3 à frente porque o Nápoles do Conte e o Chelsea do Maresca sem jogos a meio da semana têm caminho livre para o campeonato.