Juniores (Sub 19) - 2024/2025

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,935
631
Sub-19: Reviravolta e liderança isolada

FC Porto levou a melhor sobre o Gil Vicente (3-1), em Pedroso, na 14.ª jornada do Nacional de Juniores A

A equipa de Sub-19 do FC Porto recebeu e bateu neste sábado o Gil Vicente (3-1), no Estádio de Pedroso, em jogo da 14.ª jornada da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A. Tiago Silva (47m), de penálti, e Leonardo Fajardo (49m e 88m) assinaram a reviravolta dos Dragões, que passam a ser líderes isolados, com 33 pontos, mais um do que os barcelenses.

Os Sub-19 portistas, orientados por Sérgio Ferreira, alinharam com Gonçalo Silva, Filipe Sousa (Duarte Nogueira, 80m), Mamadu Queta, Martim Chelmik, José Afonso (Gonçalo Paiva, ao intervalo), Tiago Silva (Rodrigo Gonçalves, 84m), Bernardo Lima, João Abreu (Guilherme Carvalho, 80m), André Miranda, Francisco Curvelo (Mateus Mide, ao intervalo) e Leonardo Fajardo.

Na 15.ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores A, o FC Porto desloca-se ao terreno do Rio Ave (sábado, 14 de dezembro, 15h00).

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,937
24,416
Gaia

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,937
24,416
Gaia
---------------------------------

Este Fajardo é um jogador moderno e joga em contra ciclo dos outros que gostam de muitos toques e de costas para a baiza, o Fajardo é um jogador de toque final sem flores mas de remate fácil em qualquer posição com objetividade e maturidade.

Renovar e segurar.
Ainda para mais parece que em 2025 fica livre? Será verdade? Temos tido tantas renovações e este?

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,935
631
Bernardo Lima assina contrato profissional

Médio de 16 anos é um dos capitães dos sub-19

O dono da braçadeira dos juniores é o mais recente futebolista do FC Porto a rubricar vínculo profissional com o clube. Bernardo Lima, de apenas 16 anos, trocou a Sanjoanense pelo emblema da Invicta em 2016, soma 13 jogos e três golos ao serviço dos sub-19 portistas na presente temporada e é internacional sub-17 português.

Acabado de assinar o novo contrato, “algo que já ambicionava há muito tempo”, o centrocampista fala da concretização de “um sonho que tinha desde pequenino”, agradece “ao clube pela confiança depositada” e promete “continuar a trabalhar para seguir o melhor caminho sem perder o foco”. “Chegar à equipa principal” é a meta de um jovem que “a curto prazo” só pensa no “objetivo de ser campeão nacional de sub-19”

O sonho comanda a vida
“Este contrato era algo que eu já ambicionava há muito tempo, era um sonho que tinha desde pequenino e quero agradecer ao clube pela confiança depositada em mim. Prometo continuar a trabalhar para seguir o melhor caminho sem perder o foco. Estou muito feliz e já só penso em continuar assim.”

Passo a passo
“À medida que os anos passam a competitividade e a responsabilidade são sempre maiores, mas eu já estou habituado a isso e quero desfrutar do momento porque é muito importante fazê-lo e nem todos os dias são especiais como este. Isto dá-me outra pujança, é sinal de que o clube confia em mim e o meu objetivo principal é chegar à equipa principal, se possível estreando-me no Estádio do Dragão, mas a curto prazo tenho como objetivo ser campeão nacional de sub-19 e vou ajudar a equipa a concretizar esse objetivo.”

Sempre a subir
“No ano passado já dei um grande salto, porque era sub-16 e representava os sub-17. Acabei por me lesionar e estive parado algum tempo, mas sinto que isso só me fez crescer e evoluir. Este ano não estava à espera de começar logo nos sub-19 e no início ainda foi difícil, mas depois acho que agarrei bem o lugar, deram-me a oportunidade de ser capitão de equipa e agora é continuar a trabalhar para evoluir todos os dias.”

• Like
Reações: fgomes

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,700
194,850
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,494
6,453
------------------------------

Hoje em dia os atletas que provocam altas transferencias a rondar os 80M ou mais, têm quase todos idades até 23 anos, e não valem pelas performances mas pela expetativa gerada, roulement de transferencias que podem gerar e upgrade possivel nos próximos 10 anos.

Ora nós vemos o benfica e o sporting a apresentarem atletas nesta gama quase todos os anos, aliás poucos sabem mas por exemplo o Quenda entre os 15 e os 16 anos fez 24 jogos nos sub 23 marcou 9 golos e fez 5 assistências, em contrapartida nós vemos as dificuldades que o Jorge Meireles, Gonçalo Sousa, Rui Monteiro, Gil Nunes, Joao teixeira, André Oliveira, Antonio, Gabriel Brás, e até o Mora, estão a sentir na transição dos juniores para jogar contra barbados.

Aliás até o Vitinha e o Fabio Vieira só conseguiram mostrar valor aos 21 anos, a transição foi péssima.

As despesas que o benfica e o scp têm na formação já estao bem pagas e estao sempre a expandir e nós nesta apagada e vil tristeza. Temos talentos, grandes talentos com enorne dificuldade em maturar e explodir e que acabamos por vender ao preço da uva mijona.
Permite me discordar.
A dificuldade da transição há em todos os clubes a diferença está no momento.
O Quenda aparece agora no SCP porque estavam( num passado muito recente) no melhor momento de décadas em que tudo corre bem e torna se mais fácil a introdução de jovens.
No nosso caso o jogador mais bem preparado é o Martim que até apareceu bem final época passada mas este ano já sofreu bastante com as circunstâncias da equipa( teve imensas dificuldades na derrota na Luz).
E até já sacudiu isso e tem se apresentado num nível bem aceitável mas isto são as dores de crescimento de jogadores num clube que até a bem pouco tempo era um arraial de merda e de incompetência.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,937
24,416
Gaia
Permite me discordar.
A dificuldade da transição há em todos os clubes a diferença está no momento.
O Quenda aparece agora no SCP porque estavam( num passado muito recente) no melhor momento de décadas em que tudo corre bem e torna se mais fácil a introdução de jovens.
No nosso caso o jogador mais bem preparado é o Martim que até apareceu bem final época passada mas este ano já sofreu bastante com as circunstâncias da equipa( teve imensas dificuldades na derrota na Luz).
E até já sacudiu isso e tem se apresentado num nível bem aceitável mas isto são as dores de crescimento de jogadores num clube que até a bem pouco tempo era um arraial de merda e de incompetência.
--------------------------
Caro SUPERMLY, o problema é que os dois de lisboa conseguem lançar jovens já com maturidade futebolistica com muito maior regularidade tanto nas equipas A como até nos emprestimos na I Liga. Nem é preciso falar em Nuno Mendes, Joao Neves, Quenda, António Silva recentemente, basta ver que nós nos ultimos aos não conseguimos emprestar um jogador na Liga I, enquanto os de lisboa têm tentáculos no Gil, Moreirense, Arouca, Farense, Estoril, etc.

É um trabalho que vai para 20 anos dessas Academias, enquanto nós andamos de malas às costas e a pagar campos e ginásios emprestados.

• Like
  • Haha
Reações: Tmgd99 e Lobo1981

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,383
11,260

Hoje em dia os atletas que provocam altas transferencias a rondar os 80M ou mais, têm quase todos idades até 23 anos, e não valem pelas performances mas pela expetativa gerada, roulement de transferencias que podem gerar e upgrade possivel nos próximos 10 anos.

Ora nós vemos o benfica e o sporting a apresentarem atletas nesta gama quase todos os anos, aliás poucos sabem mas por exemplo o Quenda entre os 15 e os 16 anos fez 24 jogos nos sub 23 marcou 9 golos e fez 5 assistências, em contrapartida nós vemos as dificuldades que o Jorge Meireles, Gonçalo Sousa, Rui Monteiro, Gil Nunes, Joao teixeira, André Oliveira, Antonio, Gabriel Brás, e até o Mora, estão a sentir na transição dos juniores para jogar contra barbados.

Aliás até o Vitinha e o Fabio Vieira só conseguiram mostrar valor aos 21 anos, a transição foi péssima.

As despesas que o benfica e o scp têm na formação já estao bem pagas e estao sempre a expandir e nós nesta apagada e vil tristeza. Temos talentos, grandes talentos com enorne dificuldade em maturar e explodir e que acabamos por vender ao preço da uva mijona.
Desculpa lá e como não me apetece escrever muito só digo, tás bem a leste do futebol de formação e do conhecimento da carreira desses jogadores.

• Love
Reações: grandeporto

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,383
11,260
Continuo muito céptico face aos benefícios de uma equipa sub23.

E estou convencido que é melhor uma equipa C no campeonato de Portugal (actual 4ª divisão), por exemplo, do que uma equipa sub23 na liga revelação. Futebol sénior e menos deslocações.
É excelente pra gastar dinheiro a formar jogadores pro Arouca ou assim.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,937
24,416
Gaia
Desculpa lá e como não me apetece escrever muito só digo, tás bem a leste do futebol de formação e do conhecimento da carreira desses jogadores.
---------------

Sinceramente, também não presto atenção ao que escreves, não te dês ao trabalho.
Neste âmbito tenho as minhas ideias e não vejo ninguém a me contrariar com argumentos fundamentados, sem ser o dinheiro. Na verdade agora somos um clube pobre e em termos de instalações, equipamentos e formação mal posicionados. Se não temos sub 23 é por pobre e indigente má gestão da Direção anterior, falas no Arouca, mas quem lá mete jogadores é o benfica.

Nós deixamos de ser encarados como um clube formador, o slb e o scp emprestam jogadores na Liga 1, nós não.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,937
24,416
Gaia
Continuo muito céptico face aos benefícios de uma equipa sub23.

E estou convencido que é melhor uma equipa C no campeonato de Portugal (actual 4ª divisão), por exemplo, do que uma equipa sub23 na liga revelação. Futebol sénior e menos deslocações.

O nosso prblema é o dinheiro e a falta de instalações, equipamentos e no fundo Academia?
Então estes clubes andam todos errados?
Achas melhor um jogador entre os 15 e os 17 anos andar a jogar contra bichos bombados em ginásio com quase mais 50% do peso deles na 4ta Divisão ?
1734014359511.png

Última edição:

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,937
24,416
Gaia
É excelente pra gastar dinheiro a formar jogadores pro Arouca ou assim.
---------------------

Diz lá quem emprestamos ao Arouca? Não me lembro de um empréstimo?

A nossa formação está tão mal que não temos crédito para emprestar jogadores. As nossas equipas levam 4 e 5 dos de lisboa.
Nos últimos 2 anos em 6 jogadores de juniores com o Famalicão e com o Braga quantos ganhamos?

Drago

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,112
3,213
Lisboa, 1979

O nosso prblema é o dinheiro e a falta de instalações, equipamentos e no fundo Academia?
Então estes clubes andam todos errados?
Achas melhor um jogador entre os 15 e os 17 anos andar a jogar contra bichos bombados em ginásio com quase mais 50% do peso deles na 4ta Divisão ?
Visualizar anexo 32964

Acho que isto deve passar por uma discussão racional e há argumentos favoráveis em ambos os cenários. Não quero transformar esta discussão, como quase tudo aqui no fórum, num "eu é que tenho razão".

Nesta fase, acho complicado para o FC Porto avançar para uma terceira equipa em espaço competitivo sénior, seja liga revelação (sub23) ou num campeonato nacional (C). No essencial por dois motivos: económico e logístico.
Do ponto de vista económico, o clube deve concentrar-se nas prioridades competitivas que tem e não abrir mais fontes de despesa. Seja sub23, seja C, haverá sempre que investir.
Do ponto de vista logístico, as limitações do FC Porto são evidentes. Resultam de uma apatia (propositada) da anterior cleptocracia em não dotar o clube das infraestruturas necessárias. E entramos agora numa situação autoalimentada, onde há esta necessidade infraestrutural, mas há limitações económicas, prolongando essa necessidade até haver folga financeira. Agravada pela introdução do futebol feminino. Nada contra, pelo contrário. Mas é manifesto que já haviam condicionantes infraestruturais de sobra no dia a dia da formação do FC Porto, que foram aumentadas pelas necessidades (legítimas) do futebol feminino.

Mas não é por esta dificuldade que a discussão deve ser silenciada. Acho que é bom que se discuta agora, para quando chegar o momento certo se saber o que é mais correto e mais ajustado às necessidades do clube.

Na procura por melhores modelos de formação. Acho que o caso espanhol é o mais evidente. Quer a nível de clubes e seleções, é evidente que alguma coisa deve andar a ser bem feita.

Em espanha, o último escalão de formação acaba aos 17 anos. Ou seja, os jogadores de 2006, em Espanha, são séniores. mas em Portugal são júniores de 2º ano. Há aqui um desfazamento de um ano entre os quadros competitivos em Portugal e Espanha.

Que consequências práticas tem isto? Em Espanha são empurrados para o futebol sénior 1 ano mais cedo, iniciando essa transição por via de equipas C integradas nos escalões mais inferiores dos campeonatos nacionais da RFEF e até algumas dessas equipas estão campeonatos "regionais" organizados pelas Federações das comunidades Autónomas.
Pelo que analiso, é mais benéfico para o desenvolvimento do jovem jogador espanhol do que prejudicial. Arrancam mais cedo, integrados em competições séniores não restrigidas por idade (como nos sub23) e que se vão ajustando ao valor global da equipa. Se a equipa for melhor, andará por um escalão mais alto. Se for pior, até nas competições regionais encontra meio para desenvolver talentos. Não são campeonatos fechados, há subidas e descidas. Há objectivos desportivos e tanto defrontam um veterano de 30 e muitos anos que passou anos nas ligas superiores e decidiu voltar ao clube da terra, como jovens promessas como eles noutras equipas C integradas nesse campeonato.

A título de exemplo, este foi o último campeonato "Juvenil de Honor", que corresponde ao nosso campeonato de Júnior ou sub19:

À fase final nem chegaram, por exemplo, Real Madrid e Barcelona. O que aqui seria grave e causa de histeria, lá é normal. Além disso, muitos dos melhores jogadores já estão aos 16/17 anos integrados nas tais equipas C.

E aqui, olho sempre com muita atenção o que faz o Athletic Bilbao. Para mim, uma referência. Pois é um clube que depende da sua formação como nenhum outro no mundo.

O Athletic acelera a integração dos seus melhores jogadores no Baskonia, que é um clube adquirido por eles e que funciona como equipa C. Estão integrados na 3ª Division RFEF, o que corresponde à 5ª (!) divisão espanhola (grupo 4).

Percorram os outros grupos e vejam quantas equipas C e até B andam neste escalão. Podem tb ver a 2ª division RFEF (4ª divisão) e reparem quantas B e algumas C lá estão.

Perante este exemplo competitivo, o espanhol, com o Athletic como modelo, acho que uma equipa C é mais conveniente do que uma sub23 numa liga fechada.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,937
24,416
Gaia
Caro @Drago também não procuro ter razão, mas procuro encontrar argumentos para além da das finanças e da logística, porque mais ano menos ano teremos de ter uma Academia digna e atingiremos a saúde financeira e é nesse pressuposto que quero analisar e pensar no futuro do clube. É uma coisa de médio prazo.

Sei que assentas a tua opinião em fundamentação lúcida e lógica, li com atenção a tua argumentação alicercada no exemplo do Atlético e do Futebol Basco, porque é realmente aí que nos teremos de colocar, tal como os de lisboa, não estamos no patamar nem na escala do Real ou do Barça porque não temos argumentos financeiros em Portugal. Além disso, o Atlético de Bilbau não perdeu o Norte e nos ultimos 20 anos de mercantilismo pós lei bosman tem sido dos clubes menos abalados porque a sua cantera funciona sempre enquanto o Coruna, o Valencia, o Sevilla, o Malaga, Zaragoça, e outros andam ao sabor das Gestões empresariais, Fundos e grupos e do mercado e andam a sofrer forte e feio com descidas e subidas e descalabros.

Posto isto, se realmente nessas Divisiones as equipas C não estão enxameadas de protorobots a jogar contra miúdos de 15 a 17 anos, entao tudo bem seria o caminho a seguir. O que interessa é encontrar um modelo de desenvolvimento para os miudos mais talentosos até aos 17/18 anos, para que aqueles não surjam de repente a competir na A ou na B como se fossem Davids contra Golias, sem ritmo, sem corpo e andem todos encolhidos e cheios de medo.

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,876
1,728
Eu defendo a participação numa liga revelação por exemplo apenas para colocar a jogar os juniores e da b que não jogam ao fim semana

• Like
Reações: grandeporto