Actualidade Internacional

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,139
3,557
Tenho um caso próximo na família. Uma das minhas cunhadas - irmã da minha namorada - estava grávida na altura em que o pai delas teve uma doença horrível e acabou por falecer. O miúdo nasceu sem problemas mas mais tarde foi diagnosticado com autismo.
Não sei se há alguma relação entre as duas coisas mas especulo e digo que possivelmente o stress absurdo que teve durante a gravidez poderá ter contribuído. Daí especulo ainda mais para o estilo de vida moderno, altamente stressante, como uma possível causa. Mas isto é meramente empírico.
O stress mata mais do que o tabaco, e segundo algumas teorias polémicas um trauma pode causar cancro. Duas das minhas tias desenvolveram cancro depois de terem perdido filhos em acidentes. Coincidência? Talvez sim, talvez não. Havia que estudar o assunto.

• Like
Reações: Teófilo Cubillas

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,139
3,557
Tuberculose: 194 mortes por 100 mil pessoas em 1900; 16.4 mortes por 100 mil pessoas em 2022

Sarampo (EUA): prevalência em 1900 - 446.33 pessoas por 100 mil; prevalência em 2015 - 0.06. Mortes em 1900: 7.31/100000. Mortes em 2015: 0.

Tétano: 1900 - 356 mil mortes. 2015 - 59 mil mortes.

Varíola: século XVIII - 400 mil mortes por ano. 2024 - 0 (erradicada).

Não existe nada que indique que as vacinas provocam autismo. E sim, o facto de i) existir um maior discernimento para a possibilidade de ter autismo e ii) terem não só melhorado os meios de diagnóstico, mas efetivamente mudado a forma de diagnóstico, são fatores a ter em conta - os principais, aliás.

NOTA: existem vários estudos, na verdade, sobre a relação (inexistente) entre vacinas e autismo. É um tema que tem sido aprofundado desde os anos 90.
O que aparentemente não sabes é que a prevalência de todas essas doenças começou a descer abruptamente muito antes de as vacinas para as mesmas terem sido introduzidas. O que sugere que o que erradicou essas doenças foi sobretudo a melhoria nas condições ambientais ao longo do século XX, como melhor alimentação, mais fácil acesso a água potável, melhores noções de higiene e regulamentações sanitárias que no século XIX não existiam.

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,139
3,557
Mas não vacinar um cão contra a raiva não é sensato..
O último caso de "raiva" em Portugal foi há cinquenta anos.
Há muitos relatos de donos de cães (são raros mas existem) que dizem que o seu animal morreu/adoeceu subitamente depois de ter sido vacinado.
Diz-me porque é que não é sensato ter deixado de vacinar os meus jecos, que nasceram em 2013 e 2017?

Última edição:
  • Like
Reações: Teófilo Cubillas

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,954
45,511
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O último caso de "raiva" em Portugal foi há cinquenta anos.
Há muitos relatos de donos de cães (são raros mas existem) que dizem que o seu animal morreu/adoeceu subitamente depois de ter sido vacinado.
Diz-me porque é que não é sensato ter deixado de vacinar os meus jecos?
Porque ele pode morder em alguém.

• Haha
Reações: Dagerman

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,139
3,557
Fui mordido duas vezes, por isso acho que sim.
Cães vadios ou cães com dono? Porque se eram vadios não tinham de certeza as vacinas em dia, e mesmo com dono não sei não. Em boa parte do Portugal rural, que é onde eu moro, um cão pode passar uma vida inteira sem ver um veterinário.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,630
11,013
Esmoriz
Quem critica a economia do Biden das duas uma: ou é fanático do porco ou não estudou a fundo esse tocante. Veja-se a economia que o velhote herdou e a economia que ele deixará...

De todo o modo: o senhor minhocas na cabeça, aka RFK Jr., que:

1) andou com uma carcaça de urso no carro - deixando-a no Central Park;

2) associou vacinas a autismo

3) promoveu uma crise de sarampo na Samoa

4) ligou o Fauci e o Gates à criação da COVID

5) negou a ligação da HIV à SIDA

...assumirá a pasta da saúde no gabinete do Trampa.

Curioso que os checks and balances dependam do Marco Rubio (dentro das alternativas, é a melhor de todas), novo secretário de Estado, e do novo líder republicano do senado.
Esse bro dizia que a Sida era provocada pelo consumo de poppers.

é a pessoa indicada para o cargo.

• Like
Reações: joaovilasboas

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,954
45,511
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Cães vadios ou cães com dono? Porque se eram vadios não tinham de certeza as vacinas em dia, e mesmo com dono não sei não. Em boa parte do Portugal rural, que é onde eu moro, um cão pode passar uma vida inteira sem ver um veterinário.
Tinham dono.

A questão é se te queres meter nessa posição.

Claro que o que não falta são cães sem vacinas, por acaso não sei se ainda acontece, mas lembro-me que há uns 30 anos andavam pelos meios rurais nas juntas de freguesia a vacinar os caes gratis.

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,139
3,557
Eu gostava muito de acreditar que a raiva é uma doença infecto-contagiosa, mas como até hoje ainda não consegui encontrar o estudo científico que o provasse, vou continuar na minha. Os meus gatos não vacinados morreram com 19 e 18 anos, o meu cão mais velho está com 11 anos, circula pelas redondezas em liberdade e está cheio de pica (pun intended). Em contrapartida, o cão da minha juventude, devidamente vacinado, morreu aos onze anos. Coincidência? Não sei, mas o princípio da precaução diz-me que não vale a pena correr riscos desnecessários.

25 Maio 2013
4,687
2,891
Li os últimos comentários. Não sou negacionista das vacinas, nem da ciência. O facto é que o que move o mundo é o lucro. Temos que pensar pela nossa cabeça e fazer o que achamos correcto. Caso contrário, viveremos numa ditadura tecnocrática.

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,139
3,557
Esse bro dizia que a Sida era provocada pelo consumo de poppers.

é a pessoa indicada para o cargo.
Kary Mullis, cientista nobelizado por ter inventado os testes PCR, não conseguiu encontrar nenhum estudo científico que provasse que a SIDA é causada pelos vírus HIV, e partir daí, como cientista consciencioso que era, pôs em questão a teoria.Tu conseguiste?
Que os poppers não faziam lá muito bem à saúde, qualquer pessoa sensata percebe. Se causavam ou não os sintomas associados à SIDA, seria preciso demonstrar.

Ginjeet

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,122
7,563
O que Netanyahu está a conseguir fazer é criar uma segunda onda antissemita pelo mundo. Estão a conseguir unir o Médio Oriente, inclusive países que já se tinham distanciado desses conflitos por razões económicas (Arábia Saudita, Qatar), e terão repercussões para Israel no futuro.

Pessoalmente, penso que a União Europeia já deveria ter banido entradas de israelitas no seu território, mais não seja em protesto pelas 40 mil crianças mortas.

• Like
Reações: ManuSantiFCP