AVS SAD
0
FC Porto
5
Oct 28, 2024 at 08:15 PM
25 Maio 2013
4,891
3,186
Contra o Aves, mas foi uma primeira parte de antologia. Sempre a jogar muito, do início ao fim. Aquela coisa ali entre Nico, Vieira, Martim, Namaso, Pepê e Samu esteve forte. Vieira de sonho, a assumir. Martim a assistir como quem bebe finos. Pepê acima do habitual, mesmo com aquele escândalo. Nico cada vez mais forte. Namaso terá sido o abre latas táctico. O Samu a meter 3. Luxo, mesmo.

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
11,380
26,119
Conquistas
3
Porto
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Não é propriamente uma novidade com equipas que acabam campeonatos acima dos 90 pontos . Se a solução for a reformulação dos quadros competitivos teria que ser uma reformulação profunda . 12 equipas com playoff por exemplo e não sei se resultaria …
Eu não gosto da ideia de playoffs. É interessante para determinar um lugar extra de subida/descida, mas nunca para apurar um campeão. O futebol não tem essa identidade. Um campeonato é disputado a duas voltas e ganha quem tiver mais pontos no fim, não há que reinventar a fórmula.

Agora eu acho que a liga tinha muito a ganhar com o regresso às 16 equipas, mantendo os 2 lugares de descida direta + 1 via playoff. Nós não temos competitividade suficiente entre as equipas deste país para organizar um campeonato de primeira divisão com 18 equipas. Uma redução para 16 ia subir bastante o nível médio da liga, as equipas iam ter que dar mais à perna para ir buscar pontos, ao contrário do formato atual em que há demasiadas equipas fracas que não lutam por nada mas que também ninguém as tira daqueles lugares de conforto na parte de cima do último terço da tabela.

O calendário também não seria um problema, já temos jogos a mais de qualquer das formas. Caso queiram manter o número atual basta a Taça da Liga utilizar um formato em condições, em vez de ser uma inutilidade martelada para disputar clássicos e dar um título a um grande.

A questão é que qualquer candidato a presidente da liga que admita no seu programa uma redução do número de equipas na primeira divisão nunca será eleito. Os pequenos viram-se todos contra ele.

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
14,605
16,381
Eu não gosto da ideia de playoffs. É interessante para determinar um lugar extra de subida/descida, mas nunca para apurar um campeão. O futebol não tem essa identidade. Um campeonato é disputado a duas voltas e ganha quem tiver mais pontos no fim, não há que reinventar a fórmula.

Agora eu acho que a liga tinha muito a ganhar com o regresso às 16 equipas, mantendo os 2 lugares de descida direta + 1 via playoff. Nós não temos competitividade suficiente entre as equipas deste país para organizar um campeonato de primeira divisão com 18 equipas. Uma redução para 16 ia subir bastante o nível médio da liga, as equipas iam ter que dar mais à perna para ir buscar pontos, ao contrário do formato atual em que há demasiadas equipas fracas que não lutam por nada mas que também ninguém as tira daqueles lugares de conforto na parte de cima do último terço da tabela.

O calendário também não seria um problema, já temos jogos a mais de qualquer das formas. Caso queiram manter o número atual basta a Taça da Liga utilizar um formato em condições, em vez de ser uma inutilidade martelada para disputar clássicos e dar um título a um grande.

A questão é que qualquer candidato a presidente da liga que admita no seu programa uma redução do número de equipas na primeira divisão nunca será eleito. Os pequenos viram-se todos contra ele.
Percebo mas em que medida é que retirar 2 equipas iiria impactar a qualidade das equipas ? Talvez a expressão playoff nao seja a mas feliz. Não me estava a referir a jogos a eliminar mas mais a uma fase de apuramento de campeão com os 6 primeiros em que se conserva os pontos da primeira volta . Teria a vantagem de jogar 4 vezes contra calimero, corruptos e Braga …

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
6,787
7,441
Acho mesmo que nem era preciso ir ao mercado. Gostava de ver o Domingos a ter uma oportunidade.
Pois parece que o miúdo Domingos Andrade tem muito potencial.
Seria uma aposta muito interessante que também gostava que fosse possível.

Nuno Oliveira

Bancada lateral
21 Fevereiro 2023
546
772
Infelizmente só vi a primeira-parte mas também foi a melhor parte para se ver - que amasso neste Aves! Equipa compacta, aguerrida, sem tirar o pé do acelerador e com vontade de marcar golos atrás de golos. Existe pouco a dizer quando tudo sai bem. A circulação de bola e a reação á perda estiveram sublimes a par da capacidade de chegada á área com os cruzamentos. Nada a apontar, quase tudo perfeito!

Em relação ao Namaso. Eu acho que é ali que ele tem de jogar porque ele não é um PL, não tem as características de um extremo só que para a posição onde ele jogou temos abundância e qualidade (Ivan, Fábio Vieira e o Mora). Ou jogamos num 442 e ele é um apoio ao Samu ou ele joga a 10 e tapa o espaço a atletas mais capacitados que ele (para mim nenhuma delas é solução). Vai ser sempre um atleta por aqui para as Taças e para ir jogando “quando der”. Vender?

Sem palavras para o Samu, sobre ele nem preciso de dizer nada. Excelente comprometimento dos laterais, todos eles. Assistências, profundidade, interação com os extremos e cruzamentos bem colocados. Temos o Martim, João Mário e o Francisco com o Martim Cunha a dar para aparecer. Deixar sair o Wendell e arranjar colocação para o Zaidu. França?

Exibição muito segura de todo o elenco sem esquecer nunca a solidez defensiva da zona central da defesa e do meio-campo onde a progressão de passes e chegada á área saiu na perfeição. Excelente partida tanto do Pepê como do Fábio. Bom momento para o golo do Mora.

+3! Seguimos 🐉

Ultra1992

Tribuna Presidencial
23 Maio 2016
11,919
10,134
Porto
Grande vitória e belo ambiente no estádio, é tão fácil ser feliz com o FCP 💙

Até deu para eu e um amigo aproveitarmos um som que estava a tocar ao intervalo para lançar sem querer aquele novo cântico para o Samu 😎
Era galhofa mas pegou bem e rapidamente alastrou à bancada inteira 😆

Seguir assim, vencer jogando à bola sabe muito melhor...
O repórter da sportv referiu isso na 2.parte que os adeptos do porto tinham adaptado um cântico de um musica que tinha tocado ao intervalo. 🤣

ricardofcp

Bancada lateral
14 Abril 2012
518
735
A equipa sem o Galeno tem muito mais ligação entre sectores, acho que por ele procurar sempre a profundidade parte a equipa. Teria sido uma venda brutal, pois parece que vai comer muito banco.

FCP_Blue_Dragon

Bancada lateral
30 Abril 2024
558
1,168
No jogo de ontem o que viu-se foi:
- Um rolo compressor azul-e-branco imparável!
- Um coletivo em crescendo em que o céu é o limite!
- Um treinador que entusiasma para grandes feitos!
- Individualidades que valem milhões e que devem ter meia dúzia de tubarões malucos para nos comprar!

Estou a exagerar... não sou histérico, se fosse teria ficado em pânico e teria exagerado após o jogo contra o Hoffenheim e teria dito que não dominámos, que estávamos a cair a pique de jogo para jogo, que o treinador estava a inventar e não tinha olhos na cara, que temos ali uns não sei quantos futebolistas que não servem para o nosso clube, mas não sou desses.

Orgulhoso pelo que temos feito até agora, de resto, o caminho faz-se caminhando...

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
2,176
3,831
Conquistas
2
Portugal
Dos poucos jogos até agora que me encheu as medidas, os números ajudam como é obvio, mas a primeira parte foi aquilo que qualquer Portista adora e que já sentia saudades, a equipa marcou e foi atrás de mais, arrumou o jogo por completo e na segunda parte foi ir gerindo. Das poucas vezes em meses que ao intervalo me sentei na cadeira do estádio, refastelado e satisfeito.
É sempre bom golear, aumenta os índices de confiança da equipa e até dos adeptos na equipa. Vão existir testes mais exigentes pela frente e que irão demonstrar algumas das fragilidades que sabemos existir na equipa, no entanto, é sempre bom trabalhar após goleadas desde que sempre com os "pés assentes na terra".

carmim

Bancada central
30 Julho 2018
2,065
2,264
Só tenho pena que não tenhamos substitutos á altura da qualidade do Moura ( não pode fazer os jogos todos!! ) do Varela, falta nos claramente um bom 6 para rodar com o Varela e para o Samu...pelos vistos o sueco nem convocado tem sido e o Navarro não convence nadinha...no resto acho que temos alternativas e podemos gerir melhor com a densidade de jogos que temos!!
Continuo a achar que o Franco é o «fetiche» do nosso treinador!!

Dexter90

Tribuna
2 Abril 2015
3,684
2,145
34
Lisboa
nada a dizer ontem, a segunda parte não foi tão bom mas a ganhar 4-0 justifica-se

fossem todas assim e ninguém dizia mal do VB, esperemos que seja para manter!

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,493
5,570
Só tenho pena que não tenhamos substitutos á altura da qualidade do Moura ( não pode fazer os jogos todos!! ) do Varela, falta nos claramente um bom 6 para rodar com o Varela e para o Samu...pelos vistos o sueco nem convocado tem sido e o Navarro não convence nadinha...no resto acho que temos alternativas e podemos gerir melhor com a densidade de jogos que temos!!
Continuo a achar que o Franco é o «fetiche» do nosso treinador!!
Qual é a equipa que tem substitutos à altura para todos os jogadores / posições? Vendo bem, nós nem estamos mal. Ainda está lá o Wendell que, goste-se ou não, terminou a última época em boa forma que garantiu a chamada à seleção, e ainda temos Zaidu, que serve muito bem como lateral mais recuado (atacando mais o lateral oposto) para este tipo de jogos em que jogamos com a defesa bastante subida.

O Franco deve trabalhar muito bem durante a semana, só pode. O ptreinador disse que mexeu na equipa, entre outros motivos, também apra premiara quem trabalhou bem e esforçou-se durante a semana. E não faz muito tempo, houve um jogador qualquer que disse que o Franco tinha o melhor pé esquerdo, ou algo parecido.

De resto, grande vitória, todos jogaram bem, a defesa não teve muito trabalho mas esteve segura e não se deu por eles. Na frente, Samu a ser Samu, mas queria destacar o bom jogo de Namaso (trabalha muito para a equipa e é um monstro de poder físico), de Pepê, que fez um grande jogo enqyanto teve pernas, assumiu a bola e fez muitos movimentos de rutura em velocidade, e de Fabio Vieira, que não se escondeu e assumiu a posse de bola. Nota-se que é um jogador diferenciado, nunca se sabe o que vai sair daqueles pezinhos...