José Monteiro da Costa

ManuSantiFCP

No FC Porto não há impossíveis 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
10,983
15,342
José Monteiro da Costa nasceu no Porto a 12 de Outubro de 1881.

Reativou o Futebol Clube do Porto a 2 de Agosto de 1906 e foi Presidente do clube até 1911.

"O regresso à atividade do FC Porto ocorre em 1906, pelas mãos de José Monteiro da Costa, figura responsável por promover a prática de outras modalidades além do futebol.

Partindo de uma tertúlia chamada Grupo Destino, Monteiro da Costa reativa a prática do futebol no clube, apesar de não conseguir contar com o amigo António Nicolau d’Almeida, que se afastara das lides futebolísticas.

José Monteiro da Costa escolheu pintar o FC Porto de azul e branco, as cores da bandeira nacional de então, e aprovou o primeiro emblema: uma bola de futebol azul, com as iniciais F.C.P. em branco."

Última edição:
  • Like
Reações: BM e Dragao_man

ManuSantiFCP

8 Fevereiro 2023
10,983
15,342

Última edição:

ManuSantiFCP

8 Fevereiro 2023
10,983
15,342
José Monteiro da Costa, uma das figuras mais importantes da história do nosso Futebol Clube do Porto, nasceu precisamente há 143 anos.

Um obrigado é muito pouco para agradecer a este gigante Portista.

Última edição:
  • Love
Reações: mega_dragon

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,943
24,435
Gaia
Há aqui uma confusão entre o Monteiro da Costa ex Pesidente do Clube e um dos refundadores e o Monteiro da Costa ex-jogador e ex treinador.

• Like
Reações: Dragao_man

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,428
5,953
José Monteiro da Costa nasceu no Porto a 12 de Outubro de 1881.

Reativou o Futebol Clube do Porto a 2 de Agosto de 1906 e foi Presidente do clube até 1911.

"O regresso à atividade do FC Porto ocorre em 1906, pelas mãos de José Monteiro da Costa, figura responsável por promover a prática de outras modalidades além do futebol.

Partindo de uma tertúlia chamada Grupo Destino, Monteiro da Costa reativa a prática do futebol no clube, apesar de não conseguir contar com o amigo António Nicolau d’Almeida, que se afastara das lides futebolísticas.
Não eram amigos. Aliás, nem sequer se conheciam.

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,428
5,953
Há várias versões mas até existe uma carta escrita pelo José Monteiro da Costa ao António Nicolau D'Almeida.
Não existe nada.
Mas diz-me agora tu, se o FC Porto foi fundado em 28 de Setembro, porque é que no Museu está exposta uma convocatória de Assembleia Geral de Julho para eleger uma Direcção?

ManuSantiFCP

8 Fevereiro 2023
10,983
15,342
Não existe nada.
Mas diz-me agora tu, se o FC Porto foi fundado em 28 de Setembro, porque é que no Museu está exposta uma convocatória de Assembleia Geral de Julho para eleger uma Direcção?
1º No Museu está lá uma convocatória relativa a uma AG para discussão do regulamento, relativa a 16 de Junho se não me engano.

2º Não estávamos a falar da data de fundação mas sim se os 2 senhores se conheciam.

3º No próprio Museu tem uma carta escrita pelo José Monteiro da Costa ao António Nicolau d´Almeida.

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,428
5,953
1º No Museu está lá uma convocatória relativa a uma AG para discussão do regulamento, relativa a 16 de Junho se não me engano.

2º Não estávamos a falar da data de fundação mas sim se os 2 senhores se conheciam.

3º No próprio Museu tem uma carta escrita pelo José Monteiro da Costa ao António Nicolau d´Almeida.
1.º - Sim, erro meu. Convocatória para uma Assembleia Geral assinada no dia 16 de Junho de 1893 pelo Presidente da Assembleia Geral, Joaquim Duarte Ferreira.
2.º - Não estávamos a falar efectivamente da data da fundação. Mas eu decidi falar. Porque acho estranho que no dia 16 de Junho já existisse uma Direcção, já se realizassem Assembleias Gerais e o FC Porto só tenha sido fundado mais de 3 meses depois, em 28 de Setembro. Dia em que não aconteceu nada a não ser uma notícia de um jornal de Lisboa. E mais estranho acho que os portistas vejam isso como normal.
3.º - Chamaste-me mentiroso há uns dias. Não vou fazer o mesmo, só te vou pedir que me mostres a carta.

ManuSantiFCP

8 Fevereiro 2023
10,983
15,342
1.º - Sim, erro meu. Convocatória para uma Assembleia Geral assinada no dia 16 de Junho de 1893 pelo Presidente da Assembleia Geral, Joaquim Duarte Ferreira.
2.º - Não estávamos a falar efectivamente da data da fundação. Mas eu decidi falar. Porque acho estranho que no dia 16 de Junho já existisse uma Direcção, já se realizassem Assembleias Gerais e o FC Porto só tenha sido fundado mais de 3 meses depois, em 28 de Setembro. Dia em que não aconteceu nada a não ser uma notícia de um jornal de Lisboa. E mais estranho acho que os portistas vejam isso como normal.
3.º - Chamaste-me mentiroso há uns dias. Não vou fazer o mesmo, só te vou pedir que me mostres a carta.
Não te chamei mentiroso, disse apenas que uma coisa que disseste não correspondia à verdade e mantenho a minha opinião apesar da notícia referir o contrário.

Não tenho fotografia da carta mas está lá no Museu.

Umas coisas são factos, outras são conviccões. Há que saber separar as coisas.

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,428
5,953
Não te chamei mentiroso, disse apenas que uma coisa que disseste não correspondia à verdade e mantenho a minha opinião apesar da notícia referir o contrário.

Não tenho fotografia da carta mas está lá no Museu.

Umas coisas são factos, outras são conviccões. Há que saber separar as coisas.
É o que te estou a pedir. Um facto pressupõe uma prova que o valide. Estou a pedir-te essa prova, porque segundo o que eu sei essa carta não existe.
Factos eu queria. Quem me dera! Infelizmente, à parte a coincidência do nome, nunca vi nenhum.
Já agora, isto tambem está no Museu?

«

ManuSantiFCP

8 Fevereiro 2023
10,983
15,342
É o que te estou a pedir. Um facto pressupõe uma prova que o valide. Estou a pedir-te essa prova, porque segundo o que eu sei essa carta não existe.
Factos eu queria. Quem me dera! Infelizmente, à parte a coincidência do nome, nunca vi nenhum.
Já agora, isto tambem está no Museu?

«
Ok, é uma questão de ires ao Museu.

Relativamente a essa imagem, não estou a ver porque a colocas aqui dado que estávamos apenas a conversar sobre se os 2 senhores se conheciam ou não.

Se quiseres falar sobre a data de fundação é só ires ao respetivo tópico.

Última edição:

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,428
5,953
Ok, é uma questão de ires ao Museu.

Relativamente a essa imagem, não estou a ver porque a colocas aqui dado que estávamos apenas a conversar sobre se os 2 senhores se conheciam ou não.

Se quiseres falar sobre a data de fundação é só ires ao respetivo tópico.
Nem sabia que havia um tópico sobre o assunto.
Mas tens razão, aqui não é o sítio certo para falar disto. Peço desculpa.