Estádio do Dragão

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
13,363
20,536
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Não.
Não acho que precisemos de remodelar arquitetonicamente o Dragão.
Existem algumas coisas que podem ser feitas. Em todas as entradas para as bancadas tens filas de cadeiras junto à 'boca de entrada' que podiam estar agrupadas com as restantes, deixando a escada junto ao muro em vez das cadeiras.

As escadas nos cantos das bancadas podiam ser recolocadas e permitir um ligeiro aumento no número de lugares. São alterações simples e não envolvem grandes custos.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,753
24,067
Gaia
O Estádio venceu prémios e é muito bonito, sem dúvida dos mais belos que conheço, então a sua envolvente é monumental. Contudo nada é imutável e mesmo a beleza é passível de melhorar e não se deixar degradar ou modernizar. Eu sou um filho das Antas, que foram sendo ampliadas ao logo de décadas e acabaram por se tornarem um inferno para os adversários. A Pedreira é outro caso absurdo de estádio muito premiado e obra de arte, mas dos piores em conforto.

Posto isto, quero vincar que acho inadmissível termos topos ao nível do Guimarães ou Boavista, para mim e em minha opinião o arquiteto Manuel Salgado é um benfiquista num Gabinete de Arquitetos de Lisboa que subdimensionaram os topos do Dragão porque no seu imaginário somos um clube de menos dimensão que o scp e o benfica. Essa falha de grandeza nos topos foi mistificada com a necessidade de vento para a saúde do relvado. O que é certo é que mesmo com topos abertos e grandes correntes de ar raramente vimos no Dragão a excelência de relvados que tínhamos nas Antas.

Pinto da Costa que sempre confundiu as suas amizades com os interesses do clube não quis saber de algumas opiniões nem deu eco à necessidade de bancadas mais altas nos topos na discussão pública.

O que eu gostaria de melhorar no Dragão:
-a acústica é muto pior que as Antas e não é tão incendiário como outros, porque a Acústica não é ligar as colunas………
-a intenção de comodidade e conforto falha no inverno, quando a chuva e o vento conseguem tornar o Dragão num estádio a céu aberto
-acho infeliz estarmos num Estádio com vistas para o shopping e ouvir dizer, vamos mas é ao Cinema ou ao Shopping ………
-os sistemas de manutenção

Soluções:
-a acústica é um ramo da Física há Laboratorios para estudar como se pode melhorar antes de fazer obras e erguer bancadas, investiguem. Por exemplo no Brasil, temos alguns exemplos de aplicação de tecnologias acústicas em estádios, como o Arena Corinthians, que tinha previsto um efeito sonoro em 113 decibéis e, como resultado, a sensação sonora é de estádio cheio mesmo quando tem menos público. Já li aqui e noutros espaços que fechar os topos além de melhorar a acústica e parar o frio e o vento, seria acabar com a estranha sensação de se ver um shopping no topo norte, que é excelente para o shopping mas uma coisa raramente vista num Estadio de futebol
-colocar acrílicos transparentes ou bancadas suspensas outra hipótese

Discutir é sempre melhor do que enfiar a cabeça na areia.

Última edição:
Dexter2020

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
34,357
58,950
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Eu fechava os topos do estádio. Gosto da arquitetura no geral do estádio, é o mais bonito dos grandes, mas aqueles buracos ali nos topos, com uma bancada mais baixa à lá equipa pequena sempre me fizeram confusão. Acho que o ambiente e a acústica do estádio melhorariam se os topos fossem fechados. Já para não falar do vento e da chuva que passam por ali.

Última edição:
4 Maio 2018
2,432
2,848
Conquistas
2
38
Cascais
  • Deco
  • Ricardo Quaresma
Sei é que os lagartos estão a renovar o estádio aos poucos, coisa que já o deviamos ter feito, salvo uma coisa ou outra.

Agora é dar tempo ao presidente de endireitar as contas e pensar no investimento do estádio a longo-prazo.

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
9,123
7,419
44
Lisboa
Hoje ao ler a notícia dos calimeros...
Já tinha pensado nisso... Porque na altura não fizemos um estádio com um pouco mais de lugares...ou se quando o fizeram deixaram uma hipótese de poder, um dia mais tarde, aumentar a capacidade.
Sei que nem sempre se enche o estádio mas quando se enche (este ano parece que vai aumentar a quantidade de casa cheia ao longo da época) decerto seria mais dinheiro que entraria para o clube e daria oportunidade a mais adeptos ver os jogos.

• Like
Reações: mega_dragon

maliano

Bancada central
27 Fevereiro 2022
1,392
3,848
Conquistas
3
Eu fechava os topos do estádio. Gosto da arquitetura no geral do estádio, é o mais bonito dos grandes, mas aqueles buracos ali nos topos, com uma bancada mais baixa à lá equipa pequena sempre me fizeram confusão. Acho que o ambiente e a acústica do estádio melhorariam se os topos fossem fechados. Já para não falar do vento e da chuva que passam por ali.
Esse tipo de solução teria de passar por aprovação dos sócios em assembleia geral?

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
13,363
20,536
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Vão ter mais 10mil aproximadamente.
Mas sobre o encher estádios ou não, é cultural em Portugal. Nenhum clube em Portugal tem essa cultura.
Se fores ler o programa que eles lançaram hoje, os 10k a mais estão dependentes de estudos arquitetónicos e dessas coisas todas. Nem daqui a 10 anos eles têm esses lugares.

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,391
126,704
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Se fores ler o programa que eles lançaram hoje, os 10k a mais estão dependentes de estudos arquitetónicos e dessas coisas todas. Nem daqui a 10 anos eles têm esses lugares.
Curioso porque seria muito mais fácil arquitétonicamente meter mais lugares no Dragão do que no de alvalixo tirando a cena do fosso.
O estádio deles só pode crescer para cima (remover cobertura, adicionar lugares, colocar cobertura) ou para baixo (rebaixar relvado).
O Dragão tem o tal espaço nos topos que parece que alguns colegas não gostam e descobriram agora in media rés que afinal era culpa das amizades da direcção anterior que parece que até do conflito da Palestina irá ser culpada nos próximos tempos (são culpados do que são, não podemos inventar novas culpas em coisas que nunca foram grande assunto nem são um problema mas talvez uma opinião) porque são amigos do Salgado ou lá o que é.
E diz isto alguém que sempre defendeu fazer na altura um estádio mais "britanizado", ou estilo Wesfalenstadion azul e branco (mas mais pequeno que os 80 mil do alemão, entre os 50 e 55 mil).
Mas foi o projeto do Dragão o escolhido e não me parece que de repente a nossa casa se tenha tornado um mal.

Melhorias podem sempre ser feitas, mormente a manutenção isso sim um erro crasso da ex direcção nos últimos anos que deixou o estádio degradar, alguns ajustes como os que referiste também são interessantes.

Adicionar topos etc...isso está-se a ter esta conversa porque como sempre, se os outros prometerem fazer ou estudarem...o tuga gosta é de copiar para não ficar mal no ego.
Então essa do dimensionamento dos topos ser apequenamento, é mesmo coisa de ego sensível.
O SCP tem capacidade similar com os topos fechados...será que não lhes foram apequenadas as centrais?
Quanto ao trafica, é o clube com mais acéfalos por metro quadrado do burgo e em quantidade, natural terem um estádio para a manada maior.

Os clubes em PT não enchem assim tanto o estádio, adicionar topos?
A única coisa que melhoraria seria a acústica sem dúvida.
Mas em termos de lugares era para quê?
Para ter mais para "parecer mais gande"?
Isso é como diz o @fcporto1978 pensamento à parolo um bocadito, é assim a modos que uma benfiquice se não for acompanhado da necessidade de os ter ou capacidade de os ocupar com frequência.

Última edição:

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,692
193,818
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Única razão sequer plausível para aumentar a capacidade do Dragão é para receber eventos de outra dimensão extra jogos do clube

Se for para os jogos do clube, esqueçam isso
Quem me dera que a falta de lugares fosse problema; só será problema se acontecer algo de extraordinário nos próximos anos

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,492
6,082
O Estádio do Dragão com os 50 mil lugares atuais existe porque era imperativo essa capacidade mínima para a realização do Europeu via UEFA/Estado.

Caso Portugal não tivesse sido a opção escolhida, tínhamos um projeto próprio anterior para avançar para um estádio na casa dos 40 mil lugares + Pavilhão, em que as Antas começavam a ser deitadas abaixo em simultâneo com a construção do novo.

Basta um rival afirmar que pretende aumentar a capacidade do seu estádio, quando a média das suas assistências anda nos 40 mil (20% abaixo da capacidade atual) para esta psicose de se querer aumentar a capacidade do nosso, quando a nossa própria média de assistências anda, também, nos 40 mil.

Um dia, daqui a alguns anos, uma década, eventualmente, caso seja fisicamente possível o fecho dos topos.