O Jesualdo teve bom investimento... vivemos os melhores anos em termos de finanças no pós-Gelsenkirchen, mesmo tendo desbaratado muito do dinheiro em 2004/05.
5M por 50% do Hulk em 2008, não é muito diferente do investimento feito no japonês em 2019... a qualidade dos jogadores é que era diferente, mas até digamos que o Nakajima seria um risco menor, pois já tinha épocas a bom nível no tugão... já o Hulk era uma incógnita completa.
Depois... o SC conseguiu dois quartos, enquanto o Jesualdo só chegou aos quartos em 08/09, numa época que chegou a andar bem tremida.
Os plantéis do SC tinham mais profundidade, mas os 11s titulares não tinham tanta qualidade.
E em termos de utilização de jovens... tirando o Bruno Alves, que não era assim tão jovem, não me lembro de lançar qualquer outro com sucesso... e o Bruno Alves até já tinha sido lançado na A em duas épocas diferentes... claro que a qualidade da formação não era a mesma, mas também não é a jogar em jogos menores com o refugo da A que se dão oportunidades aos jovens... aí o Jesualdo esteve malzito... por certo um Vieirinha, um Paulo Machado (foi envolvido no negócio Guarín, sem nunca voltar a ter uma oportunidade, para além dos tempos com o Fernandez), ou um Castro poderiam ter sido melhor aproveitados. Mesmo um Hélder Barbosa (lançado pelo Co) poderia ter sido mais útil que algum refugo que tivemos nesses plantéis...
O Ivanildo até tinha começado bem com o Couceiro, mas depois da lesão nos sub-21, onde foi sobreutilizado (de propósito, ninguem me tira a ideia), nunca mais rendeu... foi uma espécie de Baró desses anos (embora em posições diferentes).
Já o SC lançou com sucesso Vitinha, Fábio Vieira, João Mário, Diogo Costa, Chico, Martim Fernandes...
E ainda foi utilizando várias vezes com os titulares, com maior ou menor sucesso, Gonçalo Paciência (este não foi lançado por ele), José Sá (não é da formação, mas era um jovem), Fábio Silva, Diogo Leite, Baró, Bruno Costa, Bernardo Folha, João Mendes...
A meu ver, o maior erro em termos de formação, foi o tratamento dado ao Oleg...