Falando mais a sério sobre a questão do Sérgio Conceição, em primeiro lugar acho que vai sair, as coisas só não são mais claras porque muito provavelmente o Mendes está a tratar de conseguir arranjar um bom clube para o Sérgio. Em Itália terá mais mercado e mais aceitação, não só pelo seu passado no campeonato que era a Premier League da altura, a boa imagem que deixou tanto na Lazio como no Inter como grande jogador que foi e também porque enquanto treinador do FC Porto eliminou a Roma, a Juventus, encostou o Inter de Inzaghi às cordas e deu um banho e meio de bola no Milan de Pioli na fase de grupos de 2021/2022. E isso fica na memória dos italianos que naturalmente não veem o campeonatozinho corrupto do tugão.
A análise do trabalho dos treinadores por parte dos adeptos são invariavelmente influenciadas pelos resultados. Basta irem ao fórum dos lagartos e ver o que dizia do Ruben Amorim por esta altura. Estava esgotado, tinha que sair, já não passava daquilo, taticamente o Sporting era muito limitado e não tinha alternativas… está lá tudo … com a contratação de um jogador destruíram o tugao, sem variações táticas, sem sistemas diferentes, o mesmo Ruben Amorim de sempre com um futebol que explora as qualidades físicas do seu avançado e destruíram as defesas do tugao. Já na Europa em 4 jogos com a Atalanta não ganharam nenhum e mereciam ter sido goleados em dois desses jogos. No entanto, de treinador esgotado o Ruben Amorim passou a campeão e a ter notícias que o colocam sob o olhar de diversos bons clubes europeus. Isto é o resumo do que é o futebol em qualquer parte, exceto onde exista uma superioridade muito grande de um clube sobre os outros o que já não é o caso em Portugal desde há mais de 10 anos. Ocorreu com o Amorim, com o próprio Sérgio no passado, com o Jesus nos lamps que esteve quase a ser corrido por ter perdido tudo e no ano seguinte foi campeao.
Fui sempre a favor da continuidade de VP, houve momentos em que o futebol era algo enfadonho e faltava objetividade, mas também é verdade que desfrutei de muitos jogos nessa altura. Na 2a época faltavam jogadores de velocidade e mais objetivos na frente e o plantel era curto.
Com o Lopetegui houve momentos também enfadonhos, mas também desfrutei de diversos jogos e o FC Porto x Bayern foi um dos melhores jogos internacionais do FC Porto no Dragão.
O NES tinha o problema de ser demasiado obcecado pelo equilíbrio e de ser um conas, foi o único que achei que não podia continuar, mesmo que tivesse sido campeão. Com o Sérgio houve de tudo. Teve uma primeira época que impressionou pela forma como conseguiu destruir o tugao com uma dupla de tanques na frente. Desfrutei do futebol dessa época. As 3 épocas seguintes foram de um FC Porto menos acutilante, mas sempre absurdamente competitivo e extremamente difícil de bater. Em 21/22, para mim foi o melhor futebol apresentado por uma equipa do FC Porto desde 10/11. 22/23 foi um Porto de sofrimento e no limite em termos físicos que só não foi campeão meramente por questões arbitrais. Esta temporada foi francamente ma porque desapareceu o FC Porto que era altamente competitivo e detestava perder.
É claro que há vida além de Sergio, há vida além de qualquer profissional do FC Porto. Tenho pena que saia e que tenha adoptado a postura que adoptou durante a campanha eleitoral, porque acho que num Porto como este novo Porto em que o treinador se poderá dedicar única e exclusivamente ao treino, o Sérgio podia fazer coisas ainda melhores.
E como já tinha dito anteriormente, face a todo o contexto, no lugar do AVB faria muito provavelmente a opção de contratar um novo treinador.
Agora é terminar a época, de preferência com a conquista de um título e com o 3o lugar e terminar este ciclo de 7 anos.