Em primeiro lugar, eu não estou a tirar qualquer conclusão. Aquilo é apenas uma constatação de dados objetivos. O que se pretende é exatamente que as pessoas tirem conclusões dos dados que lá estão.
Em segundo lugar, ali estão apenas os dados dos penaltis. Era importante analisar também outras coisas como as faltas, os amarelos e os vermelhos.
Agora, também não podemos deixar-nos levar apenas pelas percepções porque, muitas vezes, são enganadoras.
Essa tua conclusão final, por exemplo, é apenas a tua percepção. Não é a minha, por exemplo. De todo.
Já agora, o Porto antigamente era tão pontualmente prejudicado que dava origem a conferências de imprensa como esta:
Para não me tornar cansativo e repetitivo no parágrafo seguinte vou dizer algo pela última.
Estou cansado de dizer que o Porto tem culpas próprias no desenrolar da época.
Tem porque SC demorou a escolher o melhor sistema em função dos jogadores que tem. Tem porque com esta cena da saída dos jogadores a custo zero porque faz força que isso aconteça o clube perde capacidade financeira para depois ter um plantel melhor. Tem porque por vezes fruto do seu temperamento excede-se sem razão nenhuma, mas reforço as vezes e não sempre, porque em determinadas circunstâncias é natural a sua indignação. A própria SAD também tem muitas culpas fruto de uma gestão errática. Espero que isto interiorizado dê uma vez por todas.
Dito isto, na minha opinião colocaste um vídeo que acaba por não te ajudar a tua linha de pensamento e passo a explicar porquê.
Mourinho, no vídeo diz algo que é a cerne da questão. Diz " somos muito melhores e em condições normais seremos campeões e em situações anormais também".
Ele em 2003 ou 2004 podia dizer isso porque o Porto tinha um plantel com muito mais qualidade que os rivais. Não foi por acaso que se ganhou lá fora o que se ganhou. Agora os rivais estão com plantéis muito mais fortes e não tem só a ver com alguma perda de qualidade no plantel do Porto, também tem, mas tem muito a ver com a qualidade que tanto Benfica como Sporting conseguiram incrementar nesses planteis.
Portanto na actualidade em que as equipas estão próximas em termos de valor tem de existir regras iguais para todos se não a competição é desvirtuada.
E o que passou no fim de semana a competição foi desvirtuada e não tem nada a ver com clubites e estou cansado de tocar neste ponto. É factual.
E o pior é que não foi neste fim de semana que foi desvirtuada. Por exemplo o empurrão sobre Eustáquio foi ignorado, um empurrão nítido que toda a gente viu a não ser que tenha dificuldades de visão, o que também pode acontecer.
Eu estou convicto que se os jogos dos grandes fossem apontados por árbitros estrangeiros, fora deste sistema a pontuação do campeonato seria diferente e o Porto estaria seguramente pelo menos mais próximo dos rivais.
Disso não tenho dúvida nenhuma. Zero dúvidas.
Repito as estatísticas valem o que valem e não me interessa apenas saber os penalties a favor, contra, os amarelos.
O que me interessa é perceber se os penalties foram bem marcados, se houveram penalties escandalosos que ficaram por marcar, se o critério disciplinar é o mesmo para todos e aí perceber porque um jogar encarnado faz inúmeras faltas e não vê um amarelo e um jogador do Porto que faz o número de faltas e da mesma gravidade e é carregado de faltas. Aqui estou a comparar João Neves e Francisco Conceição.
Nesta comparação se me conseguires explicar o motivo desta discrepância agradecia. Mas por favor não com mais estatísticas.
Eu valorizo as estatísticas mas não são tudo porque as estatísticas não explicam muita coisa e conseguem enviesar muito a análise.